porque a maioria das musicas são feitas por homens?

Autor Mensagem
badari
Membro
# set/13


porque a maioria das musicas são feitas por homens?
porque as mulheres qnd fazem musica é só no pop ou mpb?
será porque os homens tem mais paciencia, mais emoção,mais foco ou mais criatividade?
o que significa para você, homem ou mulher, a música?

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


Poucas mulheres se interessam pela música. Então imagine quantas delas irão tocar estilos menos populares..

brunohardrocker
Veterano
# set/13
· votar


irrelevante se o individuo que fez a musica tem penis ou vagina.

badari
Membro
# set/13
· votar


irrelevante se o individuo que fez a musica tem penis ou vagina.
levou para o lado pessoal
nao falei nesse sentido, de denegrir
falei no sentido de que nao vejo mulheres se interessando por musicas menos populares (nem tanto em ouvir, mas em relação a compor, a teoria e etc). e quero saber o porque disso.

badari
Membro
# set/13
· votar


Poucas mulheres se interessam pela música. Então imagine quantas delas irão tocar estilos menos populares..
sim, mas o porque disso?
porque essa falta de interesse?
o que os homens tem que elas nao tem, e vice-versa?

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


badari
Falta de incentivo..

Desde meninas, são educadas para gostarem de coisas fúteis, como brinquedos e tal (meninos também são educados assim nesse sentido) mas então, hoje em dia, as adolescentes fazem o quê? Tiram foto no espelho para postar no Facebook (8) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ou são educadas, manipuladas para virarem donas de casa ou ******. Conheço poucas que se interessaram pela música, seja em ouvir (maioria só fica escutando uma merda de batida bem grave saindo do alto falante de um carro) ou até em levar a prática, seja de tocar um instrumento, de se interessar pela teoria. Acho que conheço só 3 que tocam algum instrumento musical, e 1 delas sabe um pouco de teoria.

badari
Membro
# set/13
· votar


Falta de incentivo..

é aqui que quero chegar.
eu tbm não tenho incetivo de nada, como milhares ou milhões de homens. mas mesmo assim, vamos a luta. aprendemos, tocamos e compomos! mesmo sem incetivo e com dificuldades. coisa que nao vejo nas mulheres. ai entra a pergunta no inicio do tópico: porque? os homens tem mais foco? sao mais emotivos? sentem mais necessidade de expor os pensamentos? mais criativos? ou uma mistura disso ou nada disso?

cafe_com_leite
Veterano
# set/13
· votar


badari
irrelevante se o individuo que fez a musica tem penis ou vagina.

levou para o lado pessoal
nao falei nesse sentido, de denegrir

Mas onde que que ele denegriu alguma coisa aí? Os órgãos sexuais são coisas desrespeitosas para você?


Em relação ao tópico, só tenho uma coisa a dizer: A arte imita a vida vice versa.

badari
Membro
# set/13
· votar


Mas onde que que ele denegriu alguma coisa aí? Os órgãos sexuais são coisas desrespeitosas para você?
falei em relação ao meu primeiro post, na qual ele respondeu.
quis dizer que nao queria denegrir o sexo feminino por (quase)nao fazer musica e etc.

kiki
Moderador
# set/13
· votar


badari
porque a maioria das musicas são feitas por homens?
porque as mulheres qnd fazem musica é só no pop ou mpb?

de onde voce tirou isso?

Metal_Owns
Poucas mulheres se interessam pela música.
de onde voce tirou isso?

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


kiki
Do mundo á minha volta. Tomando por exemplo só a situação da minha cidade. Sequer a maioria dos homens realmente se interessam pela música, quem dirá as mulheres.

de onde voce tirou isso?

Em grande maioria é Pop ou Mpb. NUNCA vi na minha frente uma instrumentista/vocalista/compositora de outro estilo que não sejam os estilos populares, sequer do meu Metalzinho..

cafe_com_leite
Peace Sells.. But Who's Buying (8)

Lelo Mig
Membro
# set/13
· votar


badari

Até outro dia (década de 50)as mulheres não podiam fazer nada e valiam igual ou menos que um cachorro, resquício de uma sociedade machista por séculos e séculos.

Até as coisas se igualarem, ainda leva muito tempo.

musica é só no pop ou mpb?

Acho que é uma questão de procurar mais e melhor....







Poderia, facinho, colocar algumas dezenas de mulheres em gêneros distintos ao pop e mpb aqui.

Ainda é pouco perto do número de homens? Sim!

Sorte sua, porque como em outras áreas, onde elas entram, elas dominam....

kiki
Moderador
# set/13 · Editado por: kiki
· votar


Metal_Owns
Do mundo á minha volta. Tomando por exemplo só a situação da minha cidade.
voce precisa tomr mais cuidado, é muito facil a gente achar que o que conhecemos de perto pode ser generalizado pro todo.

eu acho impossivel voce dizer que a musica como um todo nao tem mulheres.
no maximo, tem uma predominancia masculina, que é igual a qualquer area, fruto de seculos de uma sociedade machista como aponto o sabio Lelo Mig.

Em grande maioria é Pop ou Mpb. NUNCA vi na minha frente uma instrumentista/vocalista/compositora de outro estilo que não sejam os estilos populares, sequer do meu Metalzinho..

precisa procurar mais.

eu que ouço pouco metal já consigo lembrar de cabeça do nightwish, que é bem famoso, e teve mais de uma vocalista.
no rock em geral já dá pra listar mais outra cacetada.
se voce for pro meio erudito tem muitas mulheres instrumentistas.

antifacebook
Veterano
# set/13
· votar


Ótimo questionamento, também me incomoda muito conhecermos tão poucas mulheres realmente instrumentistas e não apenas cantoras pop, as quais temos em considerável quantidade.
Já colocaram aí a questão do machismo muito forte até os anos 50, etc. Também concordo com quem disse que garotas são menos incentivadas a estudar música. Há uma questão, pelo menos ao meu ver, midiática. Quem a gente vê em filmes adolescentes formando bandas? Meninos. É muito comum vermos em propagandas, séries, filmes, o icônico adolescente que não consegue pegar ninguém formando um grupo com seus amiguinhos. Entenderam? É cultural o carinha aprender a tocar violão pra "pegar menina" e não o contrário, já que nós temos que ser passivas, de acordo com a sociedade. Sim, foi uma divagação meio estranha da minha parte, mas talvez seja válida...
Outro ponto a ser analisado é o senso de responsabilidade feminino que acaba sendo maior que o masculino. Muitas vezes são as filhas que ajudam as mães nas tarefas domésticas e sobra aos meninos mais tempo para desenvolver atividades como música. Quanto à questão de sensibilidade artística, penso que é a mesma para os dois gêneros, tanto é que tem muitas mulheres no ramo erudito ,pop e gospel. O ponto fraco é o rock. Em geral, ao menos é o que eu noto, a participação feminina no gênero fica quase restrita ao punk e pop rock. No metal, em bandas como o Nightwish, onde o vocal é quase lírico. Muitas devem pensar que subgeneros como hard rock e blues são muito "masculinos"...=P

badari
Membro
# set/13
· votar


meus amigos, voces fugiram um pouco do tema inicial (que há mulheres na música, sem duvida (embora sejam em menor quantidade que homens)), que é porque a maioria das musicas são feitas por homens?

badari
Membro
# set/13
· votar


antifacebook

então, (hipoteticamente falando)em um ambiente totalmente igualitário, sem problemas históricos e etc, as mulheres também seriam grandes compositoras iguais os homens? digo, nao somente igual bach,mozart,bethoveen,(mais atualmente h. zimmer), mas também igual beatles,queen,iron maiden,jotaquest,skank e etc?

kiki
Moderador
# set/13
· votar


que é porque a maioria das musicas são feitas por homens?

feita, voce quer dizer, composta?

fazer musica é muitas coisas: compor a harmonia e melodia; escrever a letra; fazer o arranjo; executar.

badari
digo, nao somente igual bach,mozart,bethoveen,(mais atualmente h. zimmer), mas também igual beatles,queen,iron maiden,jotaquest,skank e etc?

e voce acha que nao?

eu cito o exemplo da rita lee, que apesar de depois ter virado mais pop, nos mutantes era muito rock and roll, e compos muitas musicas que pra mim sao do nivel de beatles e led zeppelin.

Blitzkrieg Bop
Membro
# set/13
· votar


eu acho que as mulheres não tem tanta coragem de se arriscar no mundo da música, elas procuram áreas que garantam uma estabilidade financeira.

Obs. sou mulher, haha

badari
Membro
# set/13
· votar


kiki
Moderador


fugiu do assunto
eu nao disse que nenhuma mulher nunca fez musica, eu disse que porque a maioria é feita por homens.(todos sabemos que é a maioria) ai retorna o questionamento inicial do meu primeiro post

feita, voce quer dizer, composta?
sim meu amigo, dentro de toas as possibilidades possiveis no processo de uma musica, de todos os generos.

poxa, as mulheres entenderam a pergunta e estão respondendo muitíssimo bem. mas agora os homens....putz

badari
Membro
# set/13
· votar


eu acho que as mulheres não tem tanta coragem de se arriscar no mundo da música, elas procuram áreas que garantam uma estabilidade financeira.

Obs. sou mulher, haha


mas sempre existiram mulheres ricas e pobres, e homens também. mesmo assim, muito mais homens criam musicas.
veja um exemplo: sabemos que em muitas culturas é desde cedo que os pais educam os filhos a tocar instrumentos, mas raramente uma mulher se destaca. (e olha que hoje em dia basta ser gravado tropeçando pra ganhar milhoes de acessos)

Lelo Mig
Membro
# set/13
· votar


badari

A minha resposta em nada muda com o sentido perguntado de "fazer música".

A relação de executar ou compor não muda. Ou seja, minha opinião é a mesma tanto no sentido de executar ou de compor.

badari
Membro
# set/13
· votar


A minha resposta em nada muda com o sentido perguntado de "fazer música".

A relação de executar ou compor não muda. Ou seja, minha opinião é a mesma tanto no sentido de executar ou de compor.


mas hoje em dia a coisa é diferente. qualquer um faz o que quer...
mas entao, hipoteticamente, num ambiente sem resquicios históricos ruins, tanto homens como mulheres iriam compor óperas,trilhas sonoras, álbuns inteiros, de todo e qualquer ritmo?

MauricioBahia
Moderador
# set/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


porque a maioria das musicas são feitas por homens?

Porque a maioria das mulheres choram muito (vide show do John Mayer), vivem nos shopping centers, academias malhando, comprando roupas ou se enfeitando em casa. hehe

Chuva de negativos...


ps. falando sério, eu não sei a resposta.

Lelo Mig
Membro
# set/13
· votar


badari

Exatamente!

Isso só não aconteceu, porque até um passado, recente, as artes eram proibidas as mulheres.

Elas não podiam nem aprender a ler e escrever. Apenas podiam aprender ofícios ligados às tarefas de ser esposa e mãe. Em muitas culturas, como alguns países muçulmanos, isso ainda predomina até hoje.

Imagine as artes e ciências, como uma corrida... Os homens largaram a 3.000 mil anos, as mulheres a apenas a algumas décadas.

Tirando poucas exceções, rebeldes, que destoam da realidade geral, a única coisa que distância o número de artistas, pensadores, intelectuais e cientistas homens de mulheres em termos de quantidade, é a desigualdade provocada pela sociedade machista.

Lembre-se, até o século 19, 80% das mulheres eram analfabetas e sem acesso qualquer a instituições promovedoras de cultura e pensamento.

Achar que o homem é mais sensível, intelectualmente superior, mais apto ou mais dedicado é resquício de séculos de obscurantismo.

Led Zé
Veterano
# set/13
· votar


É apenas um reflexo da sociedade que criamos. As mulheres são minoria em quase todas as áreas que não sejam relacionadas com moda, beleza, limpeza, cozinha, etc...Galera tá complicando aí mas é bem simples a questão. É bem isso que o Lelo Mig explicou. Tudo consequência de como nós, homens, exergávamos o sexo oposto.

TG Aoshi
Veterano
# set/13
· votar


badari
Não leve isso pro lado pessoal, mas eu acho que você precisa melhorar sua amostragem, que te falta mais vivência...

É óbvio que não tem diferença nenhuma quanto a capacidade. Se a proporção é aparentemente maior, a única explicação razoável é que a abertura desse mundo (como o Lelo tentou explicar) pras mulheres é um processo "recente". Além disso é um mundo de diferença deduzir que tem "poucas" mulheres músicas só porque a proporção é supostamente muito menor.

De 1800 pra cá dá pra citar um monte de mulheres que se destacaram em qualquer área musical, seja performance, seja composição, etc...

Só pra citar alguns exemplos brasileiros:
- Os maiores e mais importantes pianistas eruditos brasileiros são mulheres. Guiomar Novaes, Antonieta Rudge e a Magda Tagliaferro foram (e são) mundialmente reconhecidas e tem status lendário como pianistas. Só o trabalho pedagógico da Tagliaferro é inestimável.

- Chiquinha Gonzaga.

- Um bom exemplo de gênio musical recente é a Clarice Assad. Pouca gente no mundo consegue transitar tão bem entre o popular e o erudito com tamanha desenvoltura, seja em composição, performance ou arranjo.

cafe_com_leite
Veterano
# set/13
· votar


Em relação ao tópico, só tenho uma coisa a dizer: A arte imita a vida vice versa.

Lelo Mig
Até outro dia (década de 50)as mulheres não podiam fazer nada e valiam igual ou menos que um cachorro, resquício de uma sociedade machista por séculos e séculos.

Exatamente oque eu quis dizer.

badari
Membro
# set/13
· votar


mas ainda não responderam: hipoteticamente falando, em um ambiente sem resquícios históricos negativos, tanto homens como mulheres teriam a mesma porcentagem/importância em todos os estilos musicais?

entamoeba
Membro Novato
# set/13 · Editado por: entamoeba
· votar


Ah, mulheres são bichos diferentes. Machismo é achar que elas são iguais, aí seremos obrigados a julgá-las pelos nossos padrões e interesses, e elas perderiam.

O vídeo dessa pesquisadora é interessante para reflexão:
http://www.youtube.com/watch?v=AdoKvkbYNrk

Eu, por exemplo, tenho a impressão que só existe "música ruim" por causa das mulheres. Mulheres, em geral, tem uma relação esquisita com a música. Tem a coisa da dança e da poesia melosa, de ouvir palavras bonitas que as enalteçam.

entamoeba
Membro Novato
# set/13
· votar


mas ainda não responderam: hipoteticamente falando, em um ambiente sem resquícios históricos negativos, tanto homens como mulheres teriam a mesma porcentagem/importância em todos os estilos musicais?

badari, dá para conceber todo o tipo de cenário imaginável, mas é muito difícil de afirmar como as coisas seriam se as estruturas que constituem o presente tivessem se formado de maneira diferente. Tudo seria afetado. Pouco pode-se afirmar, dada a complexidade histórica da nossa estrutura cultural.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a porque a maioria das musicas são feitas por homens?