O que estudar pra compor igual o Nobuo Uematsu ?

    Autor Mensagem
    Toby Johnson
    Membro Novato
    # ago/13


    O que estudar pra compor igual o Nobuo Uematsu ?
    O que ele estudou pra conseguir compor desse jeito ?
    Alguém sabe como é o processo de composição?

    Kaique.Chainsaw
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Kaique.Chainsaw
    · votar


    Pelo que sei ele era autodidata, devia saber acordes, escalas e campo harmonico. Que tal postar uma musica de referencia?

    Vou tentar mostrar de uma maneira bem simples, pelo que eu percebi e li até hoje, não que seja o mesmo ou o melhor processo, mas é o que eu conheço ok? .
    Você tem que pensar na primeira nota do compasso,
    Tem uma musica do Chrono Trigger que se chama "Secret of the forest"
    Ela começa com uma base assim.
    S S S S S S S S S S S S S
    E||--------13-18-------13-18-------13-18-----
    B||-----16----------16----------16----------1
    G||--15----------15----------15----------15--
    D||------------------------------------------
    A||------------------------------------------
    E||------------------------------------------
    S S S S S S S S S S S S S S
    --------13-18-------13-18-------13-18-------1
    -----16----------16----------16----------16--
    --15----------15----------15----------15-----
    ---------------------------------------------
    ---------------------------------------------
    ---------------------------------------------
    S S S S S S S S S S S S S S
    --------15-16-------15-16-------15-16-------1
    -----16----------16----------16----------16--
    --17----------17----------17----------17-----
    ---------------------------------------------
    ---------------------------------------------
    ---------------------------------------------
    S S S S S S S S S S S S S S
    --------15-16-------15-16-------15-16-------1
    -----16----------16----------16----------16--
    --17----------17----------17----------17-----
    ---------------------------------------------
    ---------------------------------------------
    ---------------------------------------------
    Escuta o começo e perceba como ela começa com o La# que é a casa 15, e depois vai para o Dó que é a casa 17.
    Sem essa base, a melodia dessa musica não ia ter esse "Sentimento"
    É por isso que chamamos de base, e muitas vezes é mais importante que o solo, pq o solo depende dessa base para dar o "feeling" principal.
    Então sempre que você escutar uma musica, presta atenção em como é importante essa "progressão de acordes" Acorde menores e maiores também dão diferença, analise isso.

    Entender o campo harmonico facilita pra compor, saber acordes, saber harmonizar acordes, analisar os instrumentos de outras musicas, seja bateria, baixo, ou instrumentos de orquestra..
    Mas isso vem com o tempo, é claro que tem mais coisas ... Só que eu acho essa parte mais importante pra compreender de inicio.
    Boa sorte no seu caminho cara!

    Toby Johnson
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Muito Obrigado Caique !

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Toby Johnson
    O que estudar pra compor igual o Nobuo Uematsu ?

    O que todo compositor (autodidata ou não) tem que estudar: construção de melodia, harmonização, formas, orquestração...

    Contraponto é uma boa porque mescla vários elementos disso, e te dá um controle de fluxo incrível. Análise também é importante - escute muita música e anote sempre as características que te chamem atenção, progressão harmônica, ritmos. Se conseguir acesso à partitura, isso fica mais fácil porque você visualiza o que acontece. Depois eu volto com um método interessante de análise e apreciação que qualquer um pode fazer.

    O que ele estudou pra conseguir compor desse jeito ?
    Não só estudou, como compôs muito também. O importante é tentar aplicar sempre aquilo que se estuda, só assim você consegue fazer de fato.

    Alguém sabe como é o processo de composição?
    Cada compositor tem sua particularidade nessa hora. Mas, pelo lado técnico, geralmente é próximo disto aqui, porque dá mais liberdade no trato do material:

    *Você cria uma melodia;
    *Você cria várias formas diferentes de harmonizar sua melodia (vários climas diferentes, por exemplo);
    *Você cria variações do material que já tem;
    *Você, então, começa a instrumentar e orquestrar estes materiais - às vezes não fica bom em cordas, mas fica em metais, ou se passar a melodia pra percussão talvez melhore etc. Aqui você tem que saber os detalhes do som que quer, para inclusive se for o caso, criar timbres novos num sintetizador.

    Tem gente que prefere começar a trabalhar pela harmonia, mas eu acho pior fazer isso porque a melodia vai ficar "presa". Harmonização é tranquilo, dá pra fazer milhares diferentes numa mesma música, mas a melodia não.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Ken Himura
    Análise também é importante - escute muita música e anote sempre as características que te chamem atenção, progressão harmônica, ritmos.

    Com certeza. Todos os pontos que você citou são importantes, mas esse merece destaque.
    Queria ter saco pra fazer isso, sei que se eu parasse pra analisar a fundo todas as partes geniais que eu acho interessantes, com certeza eu seria muito foda em composição, orquestração, arranjo e etc =/

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Sem dúvida, análise é fundamental! Não seja preguiçoso! hehehe

    Toby Johnson
    Como prometido, voltei.

    Um método sensacional de apreciação/análise é o SHMRG; ele é ótimo para entender, numa primeira audição, aspectos e características que chamem atenção na música - é fácil de, por exemplo, com isso você precisar o estilo, compositor, ano de composição... desde que você tenha um amplo repertório na memória para fazer as comparações.

    SHMRG é um método criado por um musicólogo (Jan LaRue) especializado em análise, principalmente em músicas do século XVIII. Ele permite que você "disseque" o som em 5 grupos de características, para depois se focar especificamente em algum subtópico. Você lista o que ouve e depois vai analisar pra entender cada uma delas.

    Sound (som) - aspectos relativos à qualidade som em si: timbres, articulações, qualidade de timbre, orquestração, textura, dinâmica etc;
    Harmony (harmonia) - aspectos relativos ao "empilhamento" de sons; combinação de sons simultâneos; visão vertical: progressão/cadências, complexidade, modulação, tratamento de dissonância etc;
    Melody (melodia) - aspectos relativos à combinação de sons sucessivos; visão horizontal: intervalos, escalas, tessitura, padrão etc;
    Rhythm (ritmo) - aspectos relativos à divisão e organização do tempo: divisão, subdivisão (prolatio), agrupamentos, ritmos característicos, polirritmia/camadas etc;
    Growth (crescimento) - aspectos relativos à estrutura/forma; como a música se organiza e se apresenta conforme o tempo: formas, frases, seções, contrastes, incisos/motivos, variações etc.

    Sendo que você pode aplicar esta análise do micro (nota a nota) ao macro (uma música de vários movimentos); vai depender do seu objetivo. Desenvolvendo e praticando este método ao ouvir músicas novas, você vai treinando seu ouvido analítico. Com o tempo, você terá bons ganhos em memória e conseguirá analisar e comparar trechos musicais de cabeça, sem ter que recorrer à partitura para entender o que acontece.

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Depois desse trabalho, fica bem mais fácil, por exemplo, fazer uma análise motívica da música. Ou outras mais pesadas, como a shenkeriana ou a da teoria dos conjuntos.

    O importante é estruturar sua audição para ouvir (e compreender) os aspectos que você quiser.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que estudar pra compor igual o Nobuo Uematsu ?