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sanabria Veterano |
# mar/13
Olha essa musica tem 3 tons, achei intressante
Link: http://www.cifraclub.com.br/shania-twain/from-this-moment-on/
Ela começa em A e depois vai para o refrão para B
E depois volta o pré-refrão e vai para o refrão para C#
A cantora canta em 3 tons!!
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waltercruz Veterano |
# mar/13
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O comum seria dizer que a música é em A, e ela modula depois para B e depois para C#.
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makumbator Moderador
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# mar/13
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sanabria
Isso é super comum. Não tem nada demais.
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sanabria Veterano |
# mar/13
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makumbator Só conhecia músicas com 2 tons, essa foi a primeira com 3, não sou músico profissional, apenas um aprendiz.
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sanabria Veterano |
# mar/13
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"O comum seria dizer que a música é em A, e ela modula depois para B e depois para C#". [i][/i]
Foi isso que quis dizer rsrs
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waltercruz Veterano |
# mar/13
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sanabria tranquilo! pode ter músicas em vários tons, embora eu não lembre de nenhuma no momento que tenha um número muito grande de variações.
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oBruno Veterano |
# mar/13
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As músicas de contesto mais acústico do Jack White fazem isto de uma maneira que eu considero incrível hehe
Olhe esta: http://www.youtube.com/watch?v=sz90QvjL0Fo Aquela virada de A para Am dá até um arrepio! ASHIUAUISSUISIASH
Titãs faz bastante também ^^ Da uma ouvida em Epitáfio hehe
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JJJ Veterano
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# mar/13 · Editado por: JJJ
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Mudança de tom durante a música? Hummm... ouçam "The Nile Song" do Pink Floyd.
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renatocaster Moderador
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# mar/13
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Naquela parte final da música Perfect Strangers do Deep Purple, onde fica só o instrumental, também rola umas mudanças de tom.
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mvrasseli Veterano
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# mar/13
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Existem músicas de até 12 tons, é o caso das dodecafônicas. Existem músicas microtonais e atonais, é um universo gigante de possibilidades. waltercruz O comum seria dizer que a música é em A, e ela modula depois para B e depois para C#. Sim, mas o tom da música é sempre o último, ou seja, ela começa em A, modula pra B e termina em C#, que é o tom dela.
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makumbator Moderador
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# mar/13
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mvrasseli Sim, mas o tom da música é sempre o último, ou seja, ela começa em A, modula pra B e termina em C#, que é o tom dela.
Não necessariamente, pois pode-se perfeitamente considerar a tonalidade mais presente como a principal da peça, mesmo que não seja a última ou a primeira.
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mvrasseli Veterano
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# mar/13
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makumbator
A sua informação é baseado em que? Eu aprendi que o último tom que determina a tonalidade.
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Vinicius Yuki Membro |
# mar/13
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Ela modula em grupos de 1 tom ascendente !
Tente fazer o inverso, a modulação descendente pra você descobrir o efeito interessante que fica.
Module pra G na hora que ela vai pra B e module para F na hora do C#
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makumbator Moderador
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# mar/13
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mvrasseli A sua informação é baseado em que? Eu aprendi que o último tom que determina a tonalidade.
Em geral na música erudita a tonalidade principal (seja a mais presente ou a que possui as partes e temas mais importantes da peça) é aquela tida como a "da peça". Apesar disso não ser realmente uma regra. Essa informação está disponível no dicionário de música Grove (e em outros também, possivelmente).
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Lelo Mig Membro
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# mar/13 · Editado por: Lelo Mig
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mvrasseli
O makumbator esta certo, não existe uma regra que defina que o tom da música seja o primeiro, o do meio ou o último, portanto o que "sustenta" a música por mais tempo, costuma ser o considerado.
De qualquer forma, essas modulações ditam as alternativas em cada tonalidade, então dizer que a música X é em tom Y pode ser relativo.
E existem casos onde uma peça modula em vários tons de tempos semelhantes e o compositor batiza de Tocatta em Ré menor, por exemplo.
Aí vale o que ele mandou......"não vamos discutir com Bach, né? "..hehehe, a música é dele ele batiza como quiser...rs
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renatocaster Moderador
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# mar/13
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A música pode ter várias modulações, mas ela costuma girar em torno de um tom predominante, que não é necessariamente o último.
Se for seguir este raciocínio, vc teria uma música inteira tocada em Ré, e ali no finalzinho o cara muda pra Mi, por exemplo. O tom desta música seria Mi? Acho que não.....
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