explique-me tons vizinhos!

    Autor Mensagem
    renilson
    Veterano
    # mar/04


    tons vizinhos: o que são?

    yield
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Um Tom que mora ao lado de outro Tom, podemos dizer que são Tons vizinhos

    yield
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    desculpem a piada infame, não resisti

    yield
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Agora falando sério, creio eu que sejam tons em sequencia, como fá e sol, sol e lá ...

    Lizard King
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    FELIPE BUTTERFIELD NA ÁREA!!!

    YIELD:

    TUDO BEM???
    KKKKKKKKKKKKK

    jlennon86
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Lizard King
    e da-lhe raulzito neh? tsc tsc

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Tons que possuem o mínimo de divergências de acidentes.

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Tons que possuem o mínimo de divergências de acidentes. Mas eu já te respondi isto....hehehehehe

    megadeth2612
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Pessoal, me desculpem ressucitar o tópico, mas estou em dúvida sobre o que seriam tons vizinhos.

    Por acaso seriam o IV, V intervalos e a relativa menor de uma escala? (será que consegui me expressar com clareza?)

    megadeth2612
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    E se me pudessem explicar também o conceito de Graus Modais e Graus Tonais eu ficaria muito grato! =)





    Obs.: Voltei a ler meu caderno de música quando estudava na Villa Lobos, mas esqueci tudo e na época, como era muito novo e imaturo, eu não anotava as coisas. Agora tomei jeito rs

    Mega
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Tons vizinhos são tons que possuem uma alteração a mais, ou uma alteração a menos em sua escala, em relação a um outro Tom

    Existem dois tipos de tons vizinhos:

    Diretos: São tons que tem a mesma "grandeza" da Tônica
    indiretos: Seus relativos, menores ou maiores dependendo do Tom

    Tons vizinhos aparece em progressões harmônicas, que trata-se de vc pegar os IV e V grau de uma Tônica, e os três relativos

    Exemplo: Tom de C (Dó maior)
    Tônica (I grau) = o próprio C (Cuja escala são as notas naturais, sem bemol ou sustenido)
    IV = Fá (Possui uma alteração a mais em relação ao C, que é um Bemol em relação ao Dó: Bb)
    V = Sol (Possui a alteração a mais em relação ao C: F#)

    Como aí estão colocados apenas tons maiores em relação ao Dó maior, eles são vizinhos diretos. Os vizinhos indiretos são justamente os relativos menores, os relativos menores são o sexto grau de cada um dos tons citados (Am, Dm e Em, respectivamente).

    Mega
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Grau modal está na escala modal, são os famosos modos gregos, cada nota natural forma uma escala modal, nas escalas modais só se vêem notas naturais, nada de sustenido ou bemol. Mas para saber o grau de cada um dos modos gregos, o mais indicado é que vc monte a escala modal desejada e veja os intervalos, a partir dos intervalos vc saberá qual é a alteração que aquele grau sofreu.

    Graus tonais é basicamente os que seguem uma escala modelo, intervalos padronizados que facilitam a transposição de tom, a escala modelo para as tonais maiores é o próprio Dó maior (que é o mesmo que o modo grego iônio, se não me engano), é só vc montar a escala e ver a distância entre cada nota e repetir isso para as outras escalas maiores, no caso das escalas maiores que apresentam sustenidos, vc vai evidenciar o que se chama de "ciclo de quintas". Nas escalas com bemol, esse ciclo também funciona, mas funciona ao contrário, monte cada uma das escalas e veja as alterações produzidas e vc vai entender o que eu to falando... E para tons menores, a escala de Am é a modelo (que é o mesmo que o modo Eólio, se não me falha a memória). Mas cada tom menor vai apresentar as mesmas notas que seus tons vizinhos indiretos (ou seja, o relativo maior), a diferença é a nota inicial.

    megadeth2612
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: megadeth2612
    · votar


    Mega


    Então eu posso realizar improvisos em cima da escala de Fá Maior e Sol Maior quando a música estiver Dó Maior, certo? As indiretas menores (Ré menor, Mí menor, Lá menor) também?

    megadeth2612
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: megadeth2612
    · votar


    Mega

    Amigão, eu não entendi nada nessa segunda parte explicando o conceito sobre Grau Modal e Grau Tonal. Obrigado mesmo por tentar explicar! Teria algum material na internet explicando esses dois conceitos e com uma linguagem mais "simples" ? Estou enferrujado, esqueci muita coisa.

    Mega
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    megadeth2612
    na verdade, tem um tópico fixo no fórum de guitarra que explica isso detalhadamente, essa minha explicação sobre as escalas modais e tonais pressupõe uma grande quantidade de deduções por parte de quem lê, talvez venha a ser por isso que falta clareza nela. Mas lá no tópico fixo vc encontrará suas respostas, e eu posso prosseguir com esclarecimentos lá caso vc não os encontre, mas eu duvido que não venha a encontrar...
    Quanto às improvisações, elas tem uma base teórica sim, mas é algo muito complexo para explicar por aqui, mas eu diria que de uma maneira ou de outra vc "desperta" isso em vc com o tempo, é só ter paciência, procurar aprimorar o ouvido, sacar o som dos acordes, sacar o sentimento que a música passa, e por aí vai..

    _FrEd_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Mega

    nas escalas modais só se vêem notas naturais, nada de sustenido ou bemol

    ein?

    megadeth2612
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Mega

    Beleza, vou dar uma procurada no fórum de guitarras! Obrigado pela ajuda. Um abração!

    baeta18
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Galera, foi mau ressuscitar um tópico de 4 anos atras, mas eu li, reli e li de novo, sobre tons vizinhos. Beleza intendi que os graus vizinhos de um tom, seria seu IV(subdominantes) V(dominante) o relativo menor do tom, e os relativos do IV e V graus e que são determinados vizinhos por ter o mínimo de diferenças de acidentes entre eles.
    Ou mais precisamente:
    vizinhos = relativa - subdominante - dominante - relativas da sub e da dominante.

    O que eu queria na verdade é um exemplo dessa utilização, vi que isso é usado pra modulação, ao meu entendimento seria a mudança de tom de uma determinada passagem da música, porém não consegui achar um exemplo, mesmo procurando nos foruns, se alguem pudesse me fornecer um ficaria muito grato.

    Darlan Felix
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    baeta18

    Se você estiver tocando em Sol Maior e modular para Lá Maior. de G para A, consideramos tons vizinhos.

    baeta18
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    O que você diz sobre modular seria, pegar todos os acordes da música e encaixar os graus desses acordes nos graus da escala de A?

    Renato F
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Renato F
    · votar


    Darlan Felix

    Se você estiver tocando em Sol Maior e modular para Lá Maior. de G para A, consideramos tons vizinhos.

    Não. Os tons vizinhos de Sol são Em (sua relativa) e mais, Dó, Ré e suas relativas menores. São chamados tons vizinhos porque essas tonalidades tem apenas uma nota diferente de Sol Maior.


    baeta18

    Modulação = Mudança de Tom

    Ex.:
    4/4||: C | F | G | C C7 | F | Bb | Gm | G7 :||


    Fiz a harmonia de cabeça, não sei se tá legal. (musicalmente falando, rsrsrsrs)

    A harmonia está em Dó. Seus tons vizinhos são Fá e Sol.

    Bem simples e direto:
    No 4º compasso o C7 modula para Fá, segue esse tom até o 7º compasso, no 8º o G7 prepara a volta para Dó.

    Releia o tópico, mais acima explicaram como saber quais os tons vizinhos.

    Abraço.

    Renato F
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Para os que precisam de uma explicação mais detalhada:

    São chamados tons vizinhos porque essas tonalidades tem apenas uma nota diferente de Sol Maior.

    Na pauta musical a armadura de Sol Maior tem o Fá Sustenido.

    1 - Se acrescentarmos mais um sustenido - C# - teremos a armadura de Ré maior.

    2 - Se retirarmos o F#, então teremos Dó Maior.

    Conclui-se, então, que o tons vizinhos de Sol Maior serão Ré Maior e Dó Maior.

    Abraço.

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    megadeth2612
    E se me pudessem explicar também o conceito de Graus Modais e Graus Tonais eu ficaria muito grato! =)


    Pra responder essa porra certo aí porque só deram explicação estranha. Grau modal: indica o modo da escala. No sistema tonal, os modos são 2: Maior e Menor. Grau tonal indica a tonalidade da escala.

    Simples assim.
    ---

    Tons vizinhos: Tons que têm armadura de clave bem parecidas, com no máximo 1 alteração de diferença. Na prática: diretos: Subdominante (IV), Dominante (V); indiretos: os relativos do tom e dos vizinhos diretos.

    Exemplos:

    Mi maior (4 sustenidos):
    Vizinhos diretos - Lá Maior (IV - 3 sustenidos), Si Maior (V - 5 sustenidos);
    Vizinhos indiretos - Dó# menor (relativa menor de I - 4 sustenidos), Fá# menor (relativa menor de IV - 3 sustenidos), Sol# menor (relativa menor de V - 5 sustenidos).

    Fá menor (4 bemóis):
    Vizinhos diretos - Dó menor (V - 3 bemóis), Sib menor (IV - 5 bemóis);
    Vizinhos indiretos - Láb Maior (relativa Maior de I - 4 bemóis), Mib Maior (relativa Maior de V - 3 bemóis), Réb Maior (relativa Maior de IV - 5 bemóis).

    Dó maior (nenhum acidente):
    Diretos: Sol maior (V - 1 sustenido), Fá maior (IV - 1 bemol)
    Indiretos: Lá menor (relativa menor de I - sem acidentes), Mi menor (relativa menor de V - 1 sustenido), Ré menor (relativa menor de IV - 1 bemol).

    Si menor (2 sustenidos):
    Diretos: Fá# menor (V - 3 sustenidos), Mi menor (IV - 1 sustenido);
    Indiretos: Ré Maior (relativa Maior de I - 2 sustenidos), Lá Maior (relativa Maior de V - 3 sustenidos), Sol Maior (relativa Maior de IV - 1 sustenido).

    É moleza, é só contar os intervalos certinhos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a explique-me tons vizinhos!