É verdade sobre o Tons da musica?

    Autor Mensagem
    Kaitlyn
    Veterano
    # jul/11


    Tipo se eu tiver a musica em G ... eu só preciso tocar o Campo harmônico de Sol que dá tudo certo ? se tiver o tom C , uso o campo harmônico de Dó , simples assim?

    celotoledo
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: celotoledo
    · votar


    Kaitlyn

    Como respondi para você no outro tópico que abriu, não é tão simples assim. O assunto é um pouco complexo.

    Mas se o objetivo for tocar no tom correto é isso. Cada tom possui 7 notas distintas. Mas como depende do acorde, algumas notas vão soar melhor que outras e algumas, mesmo dentro do tom podem gerar tensões que chegam a soar quase fora....

    Use a busca. Pesquise sobre harmonia e sistema modal, modos gregos. Assista as video aulas do Cifra Club sobre escalas, tem muitas dicas de aplicação. E se for o caso procure um professor.

    Annoying_Guitar
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Annoying_Guitar
    · votar


    EDIT

    Ja te responderam!!

    Carregando
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    musica em G ... eu só preciso tocar o Campo harmônico de Sol que dá tudo certo ?


    sim...
    porém se tu estudar um pouco mais, vai notar que existem varias possibilidades alem dessa.

    Jack_RS
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    A principio pode pensar assim,mas a musica veio antes da historia do campo harmonico, sendo este criado apenas para organizar mais as coisas,mas podem se usar outros acordes fora do campo harmonico , como os acordes de emprestimo modal por exemplo, tire musicas e as analise harmonicamente e vc descobrira varias opçoes de acordes q podem ser usados de fora do campo harmonico em questao, sendo assim requer um pouco de atençao e estudo
    espero tr esclarecido um pouquinho
    Abraçao ae

    Kaitlyn
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Pessoal Muiiiito Obrigada pela ajuda... Mais vamos supor que eu esqueci as notas... Eu posso usar entao o C.H pra Enrolar neh

    celotoledo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Kaitlyn

    Eu posso usar entao o C.H pra Enrolar neh

    Não é bem assim......não é para enrolar. As notas de passagem não são tão importantes quanto as notas de repouso (aquelas em que se dá um bend ou descasa por um tempo maior). Por isso é importante saber qual acorde está sendo tocado, pois as notas que soam melhor do campor harmônico são as que compões o acorde da harmonia tocada.

    Via de regra, soa muito melhor suar as notas de repouso da tônica, terça, quinta e sétima que formam o acorde. Se repousar na quarta vai rolar uma dissonância e tensão, embora seja do campo harmônico.

    Tomando como exemplo a tonalidade de G e supondo que estamos tocando o acorde de G, as melhores notas do campo harmônico são: G, B, D e F#, respectivas tônica, terça, quinta e sétima. Se repousar em C, vai soar estranho, embora esteja no campo hamônico.

    Kaitlyn
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Aaa... muito bom,obrigada, E é facil solar com a escala de G ... tipo eu posso sai solando só na escala de Sol ou pentatonica?

    celotoledo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Kaitlyn

    Na pentatônica as chanches de saber bem logo de cara são maiores. Já que temos 2 duas a menos e justamente as mais dissonantes do campo harmônico.

    Experimente e respeite seus ouvidos, eles lhe dirão o que soa melhor...

    Kaitlyn
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    celotoledo , valeu viu .

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a É verdade sobre o Tons da musica?