é possível ficar rico com música ?

Autor Mensagem
DuLopes
Veterano
# fev/13


bem,existem muitas pessoas que saíram do zero,do nada pra fama total e consequentemente muito dinheiro pela música (alguns cantores sertanejos como zezé di camargo e luciano são exemplos),em contrapartida,tem músicos que as vezes chegam a passar necessidade, na opinião de vcs,a sorte conta muito nesse meio , ou o talento acaba sempre falando mais alto ?
qual o "erro" dos músicos/bandas que não dão certo ? qual o segredo ?

Jube
Veterano
# fev/13
· votar


DuLopes
Cara, é muito simples, de uma leve olhadinha, sim uma olhadinha e lá estão centenas de milhares de músicos talentosíssimos. Não existe segredo, o obvio é que se deve estudar bastante e ser persistente como em qualquer área, mas eu diria que é preciso estar na hora certa no lugar certo para ficar "rico", igual histórias que vemos de grandes empresários que estiveram no lugar certo na hora certa e conseguiram criar grandes empresas, eles escrevem livros com as receitas do sucesso, mas vai muito além disso.

sebber
Veterano
# fev/13
· votar


DuLopes

Dá uma olhada nos tópicos com "caminhos para viver de música" no título. É uma série legal que o Lelo Mig fez.

Jeff_fryer
Veterano
# fev/13
· votar


Nesta área, o QI (quem indica) conta muito, você precisa de sorte, e é claro, saber fazer musica.

GabrielRhoads
Veterano
# fev/13
· votar


Depende, o que você vai tocar e onde.
Se você for tocar Rock no Brasil, você morre de fome.
Antigamente o músico vivia para a música, hoje em dia não é bem assim, por mais bom que você seja se você não tocar o que o público quer não vai sair do chão ou seja, se Ludwig Van Beethoven vivesse nos tempos de hoje, ele estaria morrendo de fome.
E a questão de ONDE você vai tocar porque, cada lugar tem sua cultura, e não me leve a mau o Brasil não tem uma boa cultura. Salvo a Bossa Nova.

odion
Veterano
# fev/13
· votar


GabrielRhoads
discordo de vc, o brasil é um país musical, que tem bons ouvintes de música boa. seja o rítmo que for.

tchedovollosky
Veterano
# fev/13
· votar


Tópico respondido!

ricardo_ssa
Veterano
# fev/13
· votar


Não quero induzir ninguem a nada...mas dizem q fazer pactos demoniacos e outras ofertas macabras, bizarras, espirituais, satanicas, diabolicas, ajudaram muitos musicos q hj vivem da música...ñ sei até q ponto isso eh verdade...eu sei q nunk irei por esse caminho...e tbm recomendo que ninguem o faça...uhauhauha

MarcosMalmsteen
Veterano
# fev/13
· votar


Tão facil quanto ganhar na loteria! =D

DuLopes
Veterano
# fev/13
· votar


mas por exemplo,Michael Jackson,mundialmente conhecido,o mundo sabe quem é,ficou milionário com a música,claro,não tem como dizer que ele não era talentoso,pq tinha muito talento,mas até que parte o talento influencia ?
oq vale mais,talento ou sorte ? será que realmente é impossível alcançar o auge cantando e tocando oq vc quer ? sem ter que se tornar um "produto da mídia" ?

MarcosMalmsteen
Veterano
# fev/13
· votar


DuLopes
Cara... Acho que, alcançar o sucesso mundial mainstream hj em dia, realmente pra isso, vc tem q ser um produto da midia ..
Um produto!, até dentro do rock, vc tem q seguir as tendencias, quais sao as bandas novas que estão ai hj em dia??... Kings Of Leon, Machine Head, nao sei de mtas bandas novas que alcançaram o Mainstream... e mesmo assim tem que ter um pouco de talento, "ninguem está lá atoa" e o principal, ter a sorte de um magnata da midia ir com a sua cara...

fernando tecladista
Veterano
# fev/13
· votar


odion
discordo de vc, o brasil é um país musical, que tem bons ouvintes de música boa. seja o rítmo que for

sim tem ouvintes de boa música, mas não são grandes gastadores de grana
organize um evento assim: chame varios músicos bons, que tocam a tal "música boa" , e vai aparecer 3 bicho grilo que pensou que era de graça, mais 4 que querem pagar meia na portaria, (isso porque a entrada é 5,00 pra doar pra um orfanato) mas 100 amigos teus do facebook que falaram que iriam, mas vão te dizer depois que apareceu um compromisso e não puderam ir

organize um baladinha, entrada a 15,00, qualquer chame um duplinha sertaneja e mais um dj entope de gente com metade da divulgação que você fez para o evento acima

se possivel no mesmo dia, então você vai ver que o tal compromisso daqueles 100 era a baladinha

----------------------------------------------

do mais é bom sempre você ver com quem toca
se alguém da banda já se sente estrela tocando na festa do milho do teu bairro, esquece que esse não vai pra frente nunca
do mais que vejo hoje o artista é o produto de algum empresario/produtor, o famoso artista rico é só a ponta de uma empresa por tras dele, então tem que fazer concessões, tem que entrar em acordos, respeitar contratos....
no resumo como já ouvi "dinheiro gera dinheiro"

Jube
Veterano
# fev/13
· votar


do mais que vejo hoje o artista é o produto de algum empresario/produtor, o famoso artista rico é só a ponta de uma empresa por tras dele, então tem que fazer concessões, tem que entrar em acordos, respeitar contratos....
no resumo como já ouvi "dinheiro gera dinheiro"


Falou tudo.

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Uma coisa mudou e não se trata de saudosismo (por favor xiitas, não estou falando que era melhor ou pior, apenas diferente), mas durante muito tempo a industria da música faturava com o artista, mas ele fazia sucesso por si mesmo primeiro.

Ou seja, o cara gravava um álbum, algum DJ tocava (nas décadas passadas DJs tinham apenas o horário nas rádios, mas os discos tocados eram de sua propriedade e gosto pessoal)....então havia mais variação e estilos rolando.

Aí esse cara ia ficando conhecido, seus shows começavam a lotar e as gravadoras tinha os "olheiros" que iam nos locais de grande agito e contratavam esses caras.

Acontece que um cara que já tinha ralado 5, 10 anos e tinha seu próprio público era bem mais difícil de domar e este processo saia bem caro, conforme os artistas foram tomando consciência e aumentando suas exigências.

Aí as gravadoras perceberam que era mais lucrativo investir num hit, invez de um álbum, com isso os DJs começaram a serem subornados a tocarem tal música e os DJs sérios foram perdendo espaço para funcionários de gravadoras dentro das rádios, em troca de grana (o famoso Jabá).

O processo final, foi perceber que era mais barato ainda "fabricar" o artista dentro da própria gravadora, decidindo estilo, visual, tipo de música, público alvo e etc.

O mercado, como todo negócio, foi ficando mais enxuto e mais lucrativo e o espaço para tantos artistas diferentes, diminuindo.

Hoje com a internet e downloads, as gravadoras morreram, mas o músico tem mais trabalho. Ele, além de tocar e compor,precisa gravar seu próprio material, gravar vídeos prá internet, manter blogs ou sites, fazer sua própria divulgação e etc.

Devido a facilidade a concorrência aumentou prá caramba e os espaços são os mesmos que o da fórmula antiga ou até menos, porque essa geração internet vai menos a shows, vive um mundo mais virtual.

Então, sempre haverá quem ganha dinheiro com música e sempre quem não ganha.

Mas isso não é diferente de qualquer profissão......

O mercado mudou, as regras mudaram........e como em qualquer profissão, quem insiste no modelo antigo....tá fora!

Rednef2
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Concordo com tudo que tu disse.

MMI
Veterano
# fev/13 · Editado por: MMI
· votar


Lelo Mig

Lelo, qualquer dia você poderia fazer um tópico explicando essas coisas para a moçada. Eu posso te ajudar, a coisa é bem diferente do que pensam...

Obs: lógico que é possível ficar rico com música, vide Michel Teló, Ivete, Banda Calypso, Bruno e Marrone etc.

Jabijirous
Veterano
# fev/13
· votar


Hoje com a internet e downloads, as gravadoras morreram, mas o músico tem mais trabalho. Ele, além de tocar e compor, grava seu próprio material, grava vídeos prá internet, mantém blogs ou sites, faz sua própria divulgação e etc.
Lelo Mig

Acho que a palavra certa não é trabalho e sim oportunidade, você não acha? Com essa oportunidade da internet é que vem o trabalho.

JJJ
Veterano
# fev/13 · Editado por: JJJ
· votar


Claro que é possível ficar rico com música...

Dá uma olhada aqui (tem uns caras que eu nunca ouvi falar!...):

http://popdust.com/2013/01/22/the-richest-musicians-of-all-time/

Agora, tenha em mente o seguinte:

Pra cada Paul McCartney, cheio da nota, tem centenas (senão milhares) de Zé Ruelas desconhecidos e falidos... Portanto, muita hora nessa calma...

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Jabijirous

Não..o sentido da palavra trabalho aí colocado é esse mesmo.

O que quis dizer, é que no modelo antigo, um músico só precisava tocar, compor e se apresentar.

Se ele conseguia um contrato com gravadora, gravação, video clips, material de divulgação, revistas, e shows era tudo responsabilidade de gravadora/produtor.

Hoje, com a "morte" das gravadoras a Internet/Youtube se tornaram a porta principal de divulgação. E nesse esquema impera o "Do it yourself"....

O cara grava as canções, os clips de vídeo, faz material de divulgação, produção e etc, ele mesmo, ou recorre a amigos....

....e ainda têm que compor, estudar e tocar.

Jabijirous
Veterano
# fev/13
· votar


Esse modelo antigo ainda é válido, não podemos descartar. O que eu quis dizer é que com a internet, o cidadão tem a oportunidade de fazer todo esse trabalho.

Só que vai chegar uma hora que ou você toca ou vc vai ser produtor. Ou você vive de uma coisa ou você morre de estresse fazendo tudo. O início é foda, tem que fazer tudo e depois que começa a entrar grana dá pra relaxar um pouco pq deu pra contratar umas pessoas.

O Papel do produtor é exatamente esse, resolver problemas para o músico apenas fazer o que ele sabe fazer de melhor, tocar (cantar)

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Jabijirous

Esse modelo antigo ainda é válido, não podemos descartar. O que eu quis dizer é que com a internet, o cidadão tem a oportunidade de fazer todo esse trabalho.

Eu acho essa visão um tanto quanto "romântica". O Showbiz ( termo para show business, ou seja o negócio) não funciona bem assim há muito tempo. Já se perguntaram o por que de um contrato com gravadora, se caso o CD fizer sucesso ele vai ser pirateado e não gerar muito lucro, já que vai ser comercializado em camelôs ou de graça por download? O business da coisa vai bem além, botar na internet também não gera grana, pelo menos não muita. A coisa se sofisticou...

odion
Veterano
# fev/13
· votar


internet é algo do tipo power to the people. com um pc o cara copia, reproduz a cópia, distribui e vende. nao dá pra viver de música e reclamar disso ao mesmo tempo. o negócio é uma mao lava a outra. e olha que tomar banho ja foi pecado. hehe

DuLopes
Veterano
# fev/13
· votar


O business da coisa vai bem além, botar na internet também não gera grana

então,de certa forma,ficou meio impossível lucrar com música hoje em dia ? tendo em vista que vender álbuns já não é lucrativo hj em dia ...

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


DuLopes

Vender álbuns nunca foi lucrativo... acontece que a vendagem de álbuns ampliavam as execuções em rádio, exposição na mídia e serviam como termômetro para o potencial em shows.

Shows é que dão dinheiro ao artista.

Nos anos 80 um artista (comum) ganhava entre 0,15 e 0,30 centavos por álbum. No Brasil um álbum de grande tiragem do rock nacional, atingia marcas de 300 mil cópias (Barão Vermelho, Titãs, Paralamas) em 1 ano.

300 mil cópias igual à 67.500, numa banda como os Titãs 67.500/8...8.437,50 para cada músico...8.437,50/12 = 703,00 reais por mês!! Dinheiro de pinga!

Em compensação um show dos Titãs nos tempos áureos custava 300 mil reais, chutando baixo metade desse valor era dividido entre os 8 integrantes 150 mil/8 = 18.750 x uma média de 15 shows por mês = 280 mil dinheiros no bolso!

DuLopes
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig

então vender álbuns seria mais um meio do artista ficar "conhecido" e com fama,assim quanto mais álbuns se vendiam,mais pessoas iam aos shows,mais ou menos isso ?

como citou o MMI
alguns artistas exemplo Michel teló,que fazem grande sucesso hoje em dia,mas na minha opinião,a música dele não é das melhores,então fica a duvida,levanto em conta que existam músicos melhores que Michel teló,pq ele faz tanto sucesso,que muitos músicos bons não alcançam ?

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


DuLopes

Eu convivo com valores bem diferentes desses que o Lelo falou... Esquece o preconceito e esse papo que a "a música dele não é das melhores". Você pode não gostar, mas o cara foi bom prá caramba para estourar no mundo todo, eu vi várias rádios tocando a música dele na Europa, vi uma rapaziada tentando cantar junto dentro de um shopping na Espanha, por exemplo. Numa proporção menor, o Tiririca estourou no Brasil inteiro cantando Florentina de Jesus. Para falar português claro, é foda, mas não tire os méritos deles não...

Se o que você busca é ficar rico, como diz o título do tópico, esquece as exibições técnicas, harmônicas etc. Tem que ir atrás do que vende, tem que virar. O Sepultura é uma exceção (nem sei se estão ricos mesmo ou só bem de vida), mas o segmento de metal, jazz, blues ou mesmo rock no Brasil é pequeno, talvez até no mundo, para superar os monstros sagrados e ficar rico. Esquece também o sonho da maioria da garotada, de estar tocando com sua banda numa biboca, ser assistido por um empresário ou dono de gravadora que vai despejar um caminhão de dinheiro no seu sucesso, levar a grandes produções, CDs e palcos. Esquece, não é assim!

Antigamente, antes da era da internet e downloads, grande parte do faturamento das bandas vinha da venda de álbuns, principalmente LPs, mas um pouco da era dos CDs também. Isso era importante no faturamento, dava altas brigas e processos, os grandes nomes eram disputados pelas gravadoras, a grana envolvida era alta. O difícil era conseguir gravar um álbum. Hoje é fácil, dá para gravar até dentro do próprio quarto. Algumas coisas mudaram, outras nem tanto.

O que vejo, gravando para algumas bandas e artistas... As gravadoras praticamente não investem mais, mesmo os grandes nomes não significam um faturamento absurdo para eles. Empresários depejando dinheiro numa banda? Só se for consagrada e politicamente correta, a outra alternativa é que o empresário toca na banda ou é pai de um dos integrantes.

Para começar, eu vejo que tem rolado geralmente assim... Tem que ser bom, tocar bem, cantar melhor ainda. Grava-se muito bem gravado, num grande estúdio, um técnico bom, de preferência um bom produtor que saiba o que está fazendo. Gravação caseira, amadora? Não, não rola, se rolar custa bem mais caro. De posse disso, precisa um contrato com uma gravadora (arruma-se = $$$), uma produtora comercial e uma distribuidora. Se não sabe negociar, precisa um escritório para empresariar e negociar. Paga-se uma tiragem, por exemplo, de 2 mil CDs, para serem distribuídos na região Sudeste e Nordeste, por exemplo. Uma assessoria de imprensa arruma entrevistas em TV, rádios, revistas e sites. Daí entra o jabá, ou seja, os contratos com as rádios e eventualmente TVs. O custo mínimo que vi foi (ano passado) uns 40 mil reais num lançamento bem modesto, há uns anos vi gastarem 1 milhão. E aí se separam homens de meninos...

Obs.: os últimos contratos de gravadoras, daqueles de esfolar o c*, propuseram entre 2 e 3 reais por CD vendido a músicos "iniciantes" (no mercado, lógico). Mas para esses, a tiragem no máximo chega a 5 mil CDs.

DuLopes
Veterano
# fev/13
· votar


MMI

não quis dizer que o Michel teló,ñ tem talento,nem tirei os méritos dele,mas olha por exemplo





existe uma diferença grande entre as músicas,e não só no estilo,no trabalho,na letra,na harmonia, enfim em tudo ....
no entanto a banda Live pouco é conhecida,não que o Michel teló ñ cante bem,ou não faça músicas boa,mas é como se fosse em uma empresa,onde tem um funcionário + ou - (Michel Teló) e um funcionário exemplar (Live) e o funcionário + ou - ganha mais que o exemplar ,
foi mais ou menos isso que eu quis dizer !

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


DuLopes

Para deixar claro, não sou nenhum fã de Michel Teló... Ainda assim, tenho que reconhecer que não é bem isso que você falou, ele supera claramente em alguns aspectos nessa comparação (que tortura ter que ouvir para comparar). E tanto é que há 1 ano atrás a Europa se dobrava a ele e eu mesmo vi uma rapaziada cantando essa música na ruas. Então deixando de lado meu gosto e o que escolho para entrar na minha casa, tenho que admitir que ele tem suas qualidades e soube fazer algo que pegou na cabeça, estourou no mundo, o resto é mimimi. E nisso até o Tiririca foi bom o suficiente para tocar no Brasil todo.

é como se fosse em uma empresa,onde tem um funcionário + ou - (Michel Teló) e um funcionário exemplar (Live) e o funcionário + ou - ganha mais que o exemplar

Não sei se seu cadastro aqui é correto... Talvez você seja novo e não tenha visto que isso é absolutamente normal acontecer. Seja em empresas, carreiras universitárias ou em várias situações uma pessoa brilhante não sobe como outra mais limitada. E isso ocorre por uma série de questões, como comunicação, política, capacidade de trabalhar em grupo etc. Em última análise essa comparação musical pode ser só o que acontece frequentemente na sociedade.

De Ros
Veterano
# fev/13
· votar


Esse tópico está excelente!!!

DuLopes
Veterano
# fev/13 · Editado por: DuLopes
· votar


MMI

então pode se dizer que sorte vale mais que talento ?

pq sem querer ser preconceituoso com a música dele,mas não precisa ser um grande músico pra fazer uma música assim né ?
pra deixar claro,acho que ele canta bem,e toca bem tbm,mas ainda assim não vejo muita qualidade na música dele,vou citar alguns motivos:

1°letras fracas ( a letra conta e muito pra mim em uma música)
2° sempre os mesmos temas na maioria das músicas ( beber e pegar uma mulher)

mas como disse,ñ acho ele um cantor ruim,nem um cara sem talento,mas conheço cantores com mais talento que ele,e com menos reconhecimento e fama ... isso que acho "estranho"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a é possível ficar rico com música ?