Samba e pagode, montar um grupo sem grandes pretensões pra tocar uns covers.

    Autor Mensagem
    MessiasLeproso
    Veterano
    # jan/13


    Fala rapaziada, então, e mais 4 amigos decidimos fazer um grupinho de samba/pagode. Um quer tocar violão, outro quer tocar cavaquinho, eu no caso, ficaria com o pandeiro ou o rebolo, mas não decidi ainda. Eu tenho algumas perguntas pra galera que manja:

    1-O cara do violão ta meio iludido eu acho, se pah ele ta pensando que eh a mesma coisa que tocar Legião Urbana. Violão nesse estilo eh muito difícil de aprender, ou eh mais batida, dedilhado, ou sei la oque?

    2-O cara do cavaquinho ta em duvida se ele vai conseguir engrenar no instrumento, por que ele trabalha e estuda de dia e de noite, por isso o horário eh apertado pra ele. Uns 10min de aprendizado nos dias de semana + tempo livre do final de semana sera que da pra aprender legal? Quanto tempo demorou pra vocês, e como aprenderam?

    3-Eu me interessei pelos instrumentos de batida, principalmente pandeiro e rebolo, até por que parece ser os mais fáceis. Porem, ja me intimaram pra cantar (queremos todo mundo cantando). Me indicam pandeiro ou rebolo? Também me encontro na situação do cara do cavaco, tenho pouco tempo livre pra estudo.

    4-Ou seja, por enquanto o grupo eh cavaco + violão + pandeiro (ou rebolo, depende do qual eu escolher). Os outros dois não se decidiram ainda, o que ta faltando que esses dois caras podem fazer?

    Agradeço desde já. Me deem uma luz :D

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MessiasLeproso
    1-O cara do violão ta meio iludido eu acho, se pah ele ta pensando que eh a mesma coisa que tocar Legião Urbana. Violão nesse estilo eh muito difícil de aprender, ou eh mais batida, dedilhado, ou sei la oque?

    É mais complicado que tocar legião concerteza, vai envolver rítimo e acordes mais complexos. com 7ª, 9º etc.

    [i]2-O cara do cavaquinho ta em duvida se ele vai conseguir engrenar no instrumento, por que ele trabalha e estuda de dia e de noite, por isso o horário eh apertado pra ele. Uns 10min de aprendizado nos dias de semana + tempo livre do final de semana sera que da pra aprender legal? Quanto tempo demorou pra vocês, e como aprenderam?


    Se vocês não tiverem pressa, o cavaco é simples de aprender, tem uns acordes difíceis pois o braço é pequeno, mas assim 10 min durante a semana é melhor que 1 hora na segunda e nenhum minuto nos outros rs. o importante é praticar.

    3-Eu me interessei pelos instrumentos de batida, principalmente pandeiro e rebolo, até por que parece ser os mais fáceis. Porem, ja me intimaram pra cantar (queremos todo mundo cantando). Me indicam pandeiro ou rebolo? Também me encontro na situação do cara do cavaco, tenho pouco tempo livre pra estudo.


    Apesar do pandeiro parecer um instrumento simples por ser de percussão, tem várias batidas, rítimos e manhas assim como todo instrumento, você vai ter que praticar, inclusive cantar e tocar ao mesmo tempo.

    4-Ou seja, por enquanto o grupo eh cavaco + violão + pandeiro (ou rebolo, depende do qual eu escolher). Os outros dois não se decidiram ainda, o que ta faltando que esses dois caras podem fazer?


    Dá pra colocar uma timba que não pode faltar no samba e o surdo.

    Dá uma conferida no youtube o som desses dois intrumentos ai são marcantes no samba e no pagode.

    MessiasLeproso
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: MessiasLeproso
    · votar


    alexdiffer
    1-O cara do violão ta meio iludido eu acho, se pah ele ta pensando que eh a mesma coisa que tocar Legião Urbana. Violão nesse estilo eh muito difícil de aprender, ou eh mais batida, dedilhado, ou sei la oque?

    É mais complicado que tocar legião concerteza, vai envolver rítimo e acordes mais complexos. com 7ª, 9º etc.

    [i]2-O cara do cavaquinho ta em duvida se ele vai conseguir engrenar no instrumento, por que ele trabalha e estuda de dia e de noite, por isso o horário eh apertado pra ele. Uns 10min de aprendizado nos dias de semana + tempo livre do final de semana sera que da pra aprender legal? Quanto tempo demorou pra vocês, e como aprenderam?

    Se vocês não tiverem pressa, o cavaco é simples de aprender, tem uns acordes difíceis pois o braço é pequeno, mas assim 10 min durante a semana é melhor que 1 hora na segunda e nenhum minuto nos outros rs. o importante é praticar.

    3-Eu me interessei pelos instrumentos de batida, principalmente pandeiro e rebolo, até por que parece ser os mais fáceis. Porem, ja me intimaram pra cantar (queremos todo mundo cantando). Me indicam pandeiro ou rebolo? Também me encontro na situação do cara do cavaco, tenho pouco tempo livre pra estudo.


    Apesar do pandeiro parecer um instrumento simples por ser de percussão, tem várias batidas, rítimos e manhas assim como todo instrumento, você vai ter que praticar, inclusive cantar e tocar ao mesmo tempo.

    4-Ou seja, por enquanto o grupo eh cavaco + violão + pandeiro (ou rebolo, depende do qual eu escolher). Os outros dois não se decidiram ainda, o que ta faltando que esses dois caras podem fazer?


    Dá pra colocar uma timba que não pode faltar no samba e o surdo.

    Dá uma conferida no youtube o som desses dois intrumentos ai são marcantes no samba e no pagode.


    Muito obrigado, alex. Mas voltando ao violão, pra mim ele não é um instrumento tão essencial assim, você acha que daria pra por outro instrumento no lugar?

    rafaeljsdacosta
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    também to nessa de querer formar um grupo de pagode. eu componho e coloco melodia nas letras e só. ah e também produzo (gravo) instrumentos e voz, menos bateria ainda. infelizmente não toco nada, a galera por aqui que toca só quer tocar música dos outros por tocar mesmo, quando venho com um projeto de querer formar um grupo e tentar alguma coisa sempre fazem corpo mole.

    mas enfim, acredito que a princípio, se você conseguir gravar voz e violão ou cavaquinho e divulgar no YouTube, com certeza você irá chamar atenção de outras pessoas que queiram fazer parte do seu grupo e que saibam tocar alguma coisa, eu tô nessa pegada. me adiciona no Whats pra gente trocar uma ideia: 21983404755. Sucesso!

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Porque é mais fácil ser músico que artista. Tocar alguma coisa ajudará, e pode te abrir portas para voz e violão. Pense nisso.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    eu componho e coloco melodia nas letras e só.
    ah e também produzo (gravo) instrumentos e voz,

    infelizmente não toco nada
    aqui não entendi porque você disse que toca tudo menos a bateria

    a galera por aqui que toca só quer tocar música dos outros por tocar mesmo
    sim até eu....

    imagina a situação, eu faço as letras, músicas, melodias, harmonias.... ai saio procurando uma galera pra ensaiar comigo e tocar "minhas" músicas

    primeiro que teria que ter uma força descomunal pra ser algo onde todo mundo possa mexer nas suas músicas, mudar arranjo, trocar harmonia, até dar palpite nas letras, forma, refrão e também onde cada um traga suas músicas e elas tenham mesma importância que as suas

    tem que ser uma mão de duas vias, e por mais que se tente ser assim, não fica
    sempre vai ter um que vai achar que suas músicas não entram como entram as dos outros, sempre vai ter outro que não vai aceitar trocar o G7 por C#º e ai começar a discussão que ninguem aceitas tsuas ideias

    segundo que pra ter um projeto autoral onde já existe boa parte das músicas prontas, precisa ter um "plano de ascensão", você já teria que ter shows por ai onde faz violão e voz no minimo, e encaixar a banda nisso, conhecer gente do ramo que te encaixe pra tocar ali e aqui

    então compensa juntar uma galera pra fazer cover e com isso ter lugar garantido pra tocar e tentar colocar umas duas músicas autorais no meio pra ver se da liga

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Samba e pagode, montar um grupo sem grandes pretensões pra tocar uns covers.