Preconceito Musical, o que você acha?

Autor Mensagem
Nefish
Veterano
# out/12


Bom galera boa noite.
Gostaria de saber o porquê de tanto preconceito no meio musical?
Por exemplo nasci na Bahia ouvindo pagode é um ritmo que me agrada bastante , mas quase todos tem preconceito e isso me acaba me desanimando ,todos só sabem dizer que é porcaria . eu não sou assim escuto de tudo jazz,soul,forro,rock ,reggae etc e nunca tive esse tipo de preconceito geralmente os "rockeiros" são assim acho isso uma idiotice e vocês digam sinceramente e aqui deixo uma das musicas que mais gosto no pagode Baiano.
http://www.youtube.com/watch?v=b8t6t-xh70o

Migs_LesPaul
Veterano
# out/12
· votar


Nefish
Preconceito nunca é legal, não importa aonde. Se você gosta de pagode o problema é seu, eu confesso que não sou chegado em pagode, forró, mas eu tento absorver conhecimento musical de qualquer música, de qualquer lugar. Exemplo: eu tento ter o molejo da palhetada do Chimbinha, desses caras que tocam forró em geral...

Nefish
Veterano
# out/12
· votar


Migs_LesPaul
Bom ponto de vista o seu que pena que os outros não pensam assim , basta perguntarem vc toca em que banda ai eu falo de pagode ahhhhhhh que nada n sei como vc gosta disso mas ninguém nem ouve pra ver se é tao ruim assim,.

Lelo Mig
Membro
# out/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


\o/

Scrutinizer
Veterano
# out/12
· votar


Besteira, arte é absolutamente subjetivo (e.g. Bach NÃO é melhor que tati quebra barraco nem o contrário é verdade), se você não consegue perceber isso você é apenas mais um pré-adolescente elitista e egocêntrico.

Rednef2
Veterano
# out/12
· votar


Rapaz não é por nada não, mas tem alguém aqui perseguindo outro hahahahahaahhaaha

Lelo Mig
Membro
# out/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


\o/

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


O conceito de Arte, pessoalmente, não é subjetivo.

Caramba.

Meu conceito artístico é feito sob meus parâmetros e filtros pessoais, definidos por meu gosto e abalizados por tudo que ouvi, li, assisti e vivi na minha vida.

não é subjetivo.

Caramba.

Mas repito, prá mim é Bosta, sub produto artístico direcionado para seminalfabetos continuarem sob tal condição.

não é subjetivo.

Caramba.

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O preconceito leva à ignorância. A ignorância leva ao extremismo. Isso não pode ser bom em hipótese alguma no meu entender.

Quando ouço, vejo algo que não gosto, (isso é feito por comparação imediata de experiências próprias) simplesmente fico calado ou digo que não gostei caso alguém me pergunte. Se estou num ambiente onde a música que não gosto está tocando, ignoro ou vou embora.

Não vou mudar uma pessoa que houve um certo estilo de música dizendo que é ruim. O máximo que posso fazer é, quem sabe, mostrar algo diferente para que ela faça um comparativo pessoal.

Só sei que eu tenho ouvido muito coisa ruim na mídia aberta como TV e rádio. Já no Youtube, MySpace e outros sites é questão de garimpar pra tentar achar coisa legal.

Sobre estilos musicais, eu prefiro nem discutir pois cada indivíduo tem sua vida, cultura e seus estágios de maturidade. Eu era metaleiro. Não sou mais. Eu mudei, assim como minha predileção por estilos.

Tudo muda, por isso que eu acho que preconceito não serve pra nada, só pra gerar discórdia. É, mais ou menos, o papo "não ouvi e não gostei!"

Abs!

sr. das caravelas
Veterano
# out/12
· votar


Tenho alguns, mas simplesmente os ignoro, sem bitolagem.

FabioDeze13
Veterano
# out/12
· votar


Não importa quantas discuções teremos neste forum ou em qualquer outro, o preconceito musical sempre existirá como sempre existirá o preconceito social, racial e ect... O que precisamos fixar na cabeça é que o mundo tem espaço para todos os estilos musicas, pois necessitamos dessa diversidade porque não importa o tipo de genero que o agrade mais, o ser humano está sempre em constante mudança. A quem goste de ser mais vintage a quem goste de ser mais eclético, a unica coisa que realmente importa é que haja sempre musicos de qualidade e que atendam a nossa sede cultura e boa musica.

sebber
Veterano
# out/12
· votar


Às vezes é inevitável, mas na medida do possível tento evitar me meter com pessoas com gosto radicalmente diferente do meu, por exemplo, se eu gosto de rock eu não vou querer tocar num bar que eu sei que não dá gente que também curte. Simples assim. O preconceito existe e isso não vai mudar.

FabioDeze13
Veterano
# out/12
· votar


Besteira, arte é absolutamente subjetivo (e.g. Bach NÃO é melhor que tati quebra barraco nem o contrário é verdade) Bem Scrutinizer, não funciona bem assim, desse modo você não faz uma comparação de gênero, mas sim de técnica e de profissionalismo, Não digo que funk é pior do que outros tipos de generos (mesmo achando repugnante), mas a comparação de musicalidade, técnica e conhecimento é totalmente desleal.

Bob Mauley
Veterano
# out/12
· votar


preconceito musical e uma merda, aki eh rock na veia funk na cadeia kkkkkkkk

One In A Million
Veterano
# out/12
· votar


Tá certo que preconceito é uma coisa que é mal encarada por todos. Mas pra mim é um termo que tá com muito mais fama do que qualquer coisa.

Não se pode criticar nada que vem alguém com esse papinho de preconceito. Isso sim, é um saco.

Muito disso, porque muitas pessoas não aguentam ouvir críticas. Pra mim, das críticas surge o debate, e isso é importante.

atmospherick
Veterano
# out/12
· votar


Bem resumidamente eu acho que não presisávamos de mais um tópico direcionado a um assunto que não deveria nem ser discutido.

Edson Caetano
Veterano
# out/12
· votar


Scrutinizer
Sim, ARTE, totalmente subjetivo, cada indivíduo tem uma visão do que é arte

Se eu pegar uma obra de Picasso original, que eu, PARTICULARMENTE, acho um lixo, e botar fogo, vai ter gente me achando um herege, mas faria isso fácil, acho pinturas sem noção

Agora se eu me deparar com um papel rascunhado de Beethoven, depois de chorar e muito, vou avaliar algo dessa natureza a nivel de ARTE, que para mim seria tremenda

Igual ao pagodeiro, no teclado muitos tem uma noção de ataque com metais fora do normal, quem ignorar isso é um tolo

Mas eu, tenho ZERO de preconceito, azar de quem nao quer ter a mente aberta

Hawklord
Veterano
# out/12
· votar


To ficando atoladinha tem o único metarefrão polisemiótico e microtonal da música popular brasileira.

fernando tecladista
Veterano
# out/12
· votar


Preconceito Musical, o que você acha?

as vezes um forma errônea de lutar pelo seu espaço
se você sente que o estilo que você gosta não tem espaço na mídia, no lugar de lutar pra isso é mais facil esculhambar outros estilos

também uma forma de reclamar sobre tudo lugar que você vê ou pisa tem o mesmo estilo

aqui pra SP tá entupindo de dupla sertaneja, DJ sertanejo, balada sertaneja, radio sertaneja, sertanejo na TV
posso até gostar de sertanejo, mas também gosto de outros, e isso não tem
ouvir "ai se eu te pego do teló" um dia sim, um dia não, seria lindo, mas 6 vezes ao dia fica insuportavel, nessa começo reclamar que a música é uma mer** quando na verdade é a forma de divulgação dela

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Hehehe, que tópico engraçado. Não consegui chegar a conclusão alguma , só graça, kkkkkkkkkkk.

Adler3x3
Veterano
# out/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


O Preconceito é uma forma de pensar superficial.
Na música já antecipa e classifica algo sem mesmo ouvir.
Por exemplo:
Grande parte do acervo musical de música Sertaneja não agrada uma pessoa.
Ao se deparar com a possibilidade de ouvir uma nova música neste estilo, já pré qualifica como ruim, e deixa de ouvir.
O preconceito tem dois lados, e pode ter duas vitimas:
- o alvo do preconceito, quando uma pessoa;
- e o próprio preconceituoso, que também perde.
o seu preconceito não o deixa apreciar boas músicas, que existem em todos os estilos e gêneros, e assim desta forma sai perdendo também, pois é vitima de si mesmo.
O Preconceito é uma visão errada da realidade.

Gui Tsuu
Veterano
# out/12 · Editado por: Gui Tsuu
· votar


Eu já tenho um ponto de vista diferente, apoio o preconceito musical, quando praticado com absoluto respeito!

Exemplo: Não adianta mesmo, qualquer funk brasileiro que eu escuto, é a mesma batida, as mesmas besteiras pronunciada por um cara que muitas vezes "fala" em vez de cantar.

Tenho esse preconceito musical sim, evito ouvir qualquer tipo de funk, pois sei que não vou gostar, mas não chego para um funkeiro e digo "o que você escuta é um lixo" apesar da minha opinião ser realmente essa, o respeito vem em primeiro lugar!

Conclusão: meu preconceito sonoro, apenas evita de eu perder tempo ouvindo algo que sei que não vou gostar, mas ele foi formado por experiência própria, nenhum tipo de influência de outros fez eu criar essa opinião.

sr. das caravelas
Veterano
# out/12
· votar


/\ Perfeito!

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Sobre o jeito de ligar com músicas que não gosto é complicado...
Não sei se é um preconceito que tenho com algumas músicas por que muita vezes a pessoa fala, " o cara toca tal estilo vamos lá ver?". Eu nem quero ver pelo fato dele tocar tal estilo, por mais que faça uma música que ache que é boa, eu nem quero ouvir porque eu não curto determinados estilos...

Obs: cada um tem seu gosto, e nada dá o direto da falar mal, mesmo que realmente seja uma merda.

E outra coisa, eu acho que preciso me tratar.
Tem determinados estilo que se eu acordar ouvindo, eu fico de mal humor na hora. kkk'

Gui Tsuu
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes

Não tem nada de errado você banalizar um estilo musical, o gosto é seu! Talvez como musico você perca algumas coisas, por exemplo: quantos guitarristas metaleiros, não conseguem fazer uma batidinha de reggae? tem dificuldade de fazer algo simples, e quando você toca com banda é sempre bom você ter um leque de estilos e sempre respeitar a opinião dos outros integrantes.

Mas quando o assunto é você, seu gosto, acho que você pode ter qual preconceito sonoro você quiser! o problema é que a palavra "preconceito" é banalizada e confundida com desrespeito

usa a frase "Eu sou preconceituoso" em algum lugar pra você ver, você é visto como um marginal que não tem amor a vida!
kkkk

sebber
Veterano
# out/12
· votar


A discussão está ficando boa e eealmente estamos chegando a algum lugar:

Já foi defendido que o preconceito não é totalmente mal, e complemento dizendo que ter a mente aberta também não é totalmente bom.

Uma vez que nenhum dos extremos vai ser visto como o ideal, estamos nos aproximando para o entendimento de que as duas partes coexistem, e cabe a nós sabermos lidar com o que tem de bom e ruim no preconceito e na mente aberta.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Gui Tsuu
cara nem é questão de perder a versatilidade ou estagnar num estilo somente, gosto de muita coisa até.. entre blues, jazz, rock (diversas derivações dele), reggae, funk (americano), country , pop e etc...
Os estilos de músicas que vamos gostando de ouvir é mais reflexo de cultura, de alguem que gostamos de ouvir e etc...

Por exemplo, eu não gostava de rock mais pesadinho, até ouvir determinada banda e começar a gostar sacas?

Mas parece que aqui no Brasil o preconceito gera mais para pessoas que ouve musica brasileira, pois quem ouve musica brasileira está nem ai...

Quer ver, quais as músicas brasileiras que são taxadas como ruins?
Funk, pagode, axé, sertanejo, e por ai vai. Quem diz que é ruim? pessoas que ouve outros estilos, que abre a mente para o que tem fora do brasil tambem...

Pode ver, os grandes músicos brasileiros sempre se espelham em musicos de outros lugares...

Será que gloriosa cultura musical brasileira é uma bosta, ou nós não damos valores?

leo2505
Veterano
# out/12
· votar


Eu sou bem preconceituoso musical. Gosto de um leque de estilos do rap ao rock. Mas detesto pagode, funk carioca, sertanejo universitario... e na boa, sem hipocrisia, não vejo mal nenhum nisso, cada um gosta ou deixa de gostar do que quiser, não tento impor minha vontade e não me deixo levar por opiniões contrárias...

Eu posso estar equivocado, mas quando existia uma certa crítica rigorosa no passado a música era tratada com mais respeito, não era qualquer um que fazia a cabeça da crítica e consequentemente do público, que querendo ou não é influenciável sim.

leo2505
Veterano
# out/12
· votar


Ah e só para complementar... eu vejo a música como uma forma de expressão cultural e social e não de comércio, parece meio óbvio para quem pensa assim também mas HOJE não é mais assim que funciona... quanto mais ridículo e "pobre" (musicalmente falando) mais faz sucesso, porque gravadoras e a mídia em sí não querem uma banda para amadurecer, "treinar" e quando chegar a hora de fazer sucesso se dissolver ou passar a "febre da época", querem algo a curto prazo pra condizer com a moda atual.

É só ver a época emo: Vendia-se a música, a roupa, ideologia e a imagem...
Época restart: Vendia-se a música, a roupa, ideologia e a imagem...

É inegável que a música vem sendo tratada como subcomércio para fortalecer a indústria da moda desde, sei lá, inicio dos anos 2000 (pelo menos até onde eu tenho conhecimento), me lembro vagamente do fim dos anos 90...

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


O pessoal tem preconceito do preconceito alheio, aí não pode...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preconceito Musical, o que você acha?