A notação C4 existe?

    Autor Mensagem
    leoarthur
    Veterano
    # jul/12


    Olá, pessoal.

    Pesquisei, mas não encontrei uma resposta objetiva para isso, de alguém que pareça conhecer bem de teoria musical, em outros tópicos. Apenas suposições. Peço desculpas se não procurei direito.

    1) A notação de acorde com quarta C4 (ou D4, E4...) existe, ou é uma grafia errada popularizada?

    2) Se existe, é equivalente a qual outra notação, Csus4 ou Cadd4?

    Abraços!

    vinibassplayer
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    C4 existe no CS1.0...
    se explodir, já era!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    flavio guitar
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    leoarthur

    Brother isso existe sim ...

    Neste caso você deve ocultar a 3º do acorde ... ou seja o acorde seria formado por C F G

    Existe também o C add4 que no caso é o acorde de C normal ( C E G ) + a adição do F que seria a 4º ... ou seja o acorde seria formado por 4 notas ( C E F G )

    Gus79
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Gus79
    · votar


    leoarthur
    Vou responder de modo popular e talvez não muito preciso do ponto de vista teórico.

    C4 significa o acorde composto pelas notas:

    C - F - G




    EDIT: o amigo acima já tinha respondido. Foi mal pela resposta redundante.

    leoarthur
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: leoarthur
    · votar


    flavio guitar e Gus79, grato pelas respostas.

    Gus, eu queria exatamente o que você citou, uma resposta precisa do ponto de vista teórico.

    A formação dos acordes eu conheço. Tenho um conhecimento teórico razoável. Minha dúvida é em relação à grafia do acorde mesmo, se está de acordo com alguma norma universal que rege a escrita das cifras (se é que existe). Reforço as perguntas então:

    1) Essa acorde que vocês mostraram é o Dó com a quarta suspensa (Csus4). O que vocês estão me afirmando, então, é que "C4 = Csus4". É isso mesmo?

    2) Esta notação (C4) é apenas popular, ou está tecnicamente correta?

    Abraços!

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    leoarthur

    Ainda que muito você veja escrito desse jeito, tecnicamente não se escreve Csus4, é redundância, isso porque Csus, já indica que a 4a é suspensa.

    Csus1
    Csus2
    Csus3
    Csus - ou apenas C4
    Csus5
    Csus6
    Csus7

    Obs: sou autodidata se estiver falando merda, me corrijam.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Nos acordes "sus" geralmente vem escrito Csus2 ou Csus4. Ou Csus9 e Csus11, sendo uma oitava acima.

    Nos acordes sus vc suspende a terça, certo? Então vc tem que indicar se vai colocar a 2ª (sus2) ou a 4ª (sus4) no acorde que teve a sua terça suspensa.

    Esse C4 pode acabar sendo o Csus4 ou Cadd4 (ou 11), que nada mais é do que a tríade do acorde mais a nota acrescentada. Só que neste caso, obviamente temos a terça. Eu não acho que essa notação C4 seja correta.

    Aí, para saber se é Csus4 ou Cadd4, só ouvindo a música onde esse "C4" foi cifrado.

    Mas, assim como o Lelo Mig disse, me corrijam se eu estiver errado.

    leoarthur
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Obrigado, Lelo e Renato.

    Ainda pairam algumas incertezas, mas já ajudou.

    Lelo, está aí algo que eu não sabia. Se omitirmos o número no acorde sus, por convenção é o de 4ª. Vale o mesmo para acorde add?

    Alguém tem alguma referência confiável se a notação C4 se refere ao sus, ao add ou não deve ser usado?

    JackRocks
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Cara, o certo é Csus4, os americanos que usam d+ C 4
    quando é C 4 = Csus4. Quando é add, É Cadd4. Ou seja, C 4, a 3M sai fora do acorde e Cadd4 a 3M se mantém.
    abraço!

    leoarthur
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Valeu, Jack. Abraço!

    Flavio Jr.
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    isso acorde com a terça maior suspença, onde é adicionada a quarta justa
    sus ou 4..

    Jm7
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ae leoarthur, C4 existe sim, é a tríade de C: C-E-G mais a 4ª nota a partir de C, assim 1ª C, 2ª D, 3ªE,4ª F, assim a tétrade de C4 é C - E - F - G.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A notação C4 existe?