Dúvida em notação musical.

    Autor Mensagem
    fernandodezeug
    Veterano
    # out/12


    Boa tarde amigos. Tenho uma dúvida quanto a escrita no programa Sibelius, mas quem souber a resposta para outro software já estará ajudando. Quando eu escrevo para um instrumento que necessita de transposição de tom (um sax tenor ou uma flauta em sol, por exemplo) e depois dou play para executar o áudio, ele não soa transposto e sim na altura correspondente a partitura comum. É assim mesmo? Não existe uma maneira de escrever transposto e do programa executar na altura real?
    Desde já, grato!

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/12
    · votar


    mas quem souber a resposta para outro software já estará ajudando
    eu nunca mexi com isso mas fiquei curioso e fui ver no encore que é o unico que tenho aqui

    de cara se transpor soa transposto
    então no encore tem a no menu "windows" a opção "staff sheet" que é uma tela onde coloco o nº do timbre (prog change) canal midi volume e tem a opção key que é um transpose

    então no meu caso
    escrevi em Dó
    abaixei uma terça menor como se eu estivesse pensando em um SAX
    no transpose do Staff Sheet coloquei pra soar uma terça menor
    acima

    na tela eu fiquei com algo escrito transposto e soando no meu tom

    fernandodezeug
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ok, vou procurar algo semelhante no Sibelius, obrigado!

    juninholiveira
    Veterano
    # out/12
    · votar


    No GuitarPro ele transpõe certinho. Não sei se entendi, mas pelo menos eu ja fiz isso no GuitarPro, vou na opção de transpor, escolho o intervalo tal crescente ou decrescente e pronto, o programa transpõe toda a linha selecionada (ou todos os intruemtnso se quiser). As vezes algumas notas se perdem na transposição.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/12
    · votar


    juninholiveira
    Não sei se entendi
    a ideia é transpor a escrita mas não transpor o que você ouve (ou o inverso disso)

    algo nesse pensamento:
    eu tenho um trecho com estes acordes, que eu quero escrever assim na tela:
    E B E A E...

    mas o guitarrista vai usar capotraste na 3ª casa, então vai soar:
    G D G C G....

    eu quero escrever E mas ouvir G com o resto dos outros instrumentos escritos em G: piano, baixo.....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida em notação musical.