Autor |
Mensagem |
leoarthur Veterano |
# jul/12
Olá, pessoal.
Pesquisei, mas não encontrei uma resposta objetiva para isso, de alguém que pareça conhecer bem de teoria musical, em outros tópicos. Apenas suposições. Peço desculpas se não procurei direito.
1) A notação de acorde com quarta C4 (ou D4, E4...) existe, ou é uma grafia errada popularizada?
2) Se existe, é equivalente a qual outra notação, Csus4 ou Cadd4?
Abraços!
|
vinibassplayer Veterano |
# jul/12
· votar
C4 existe no CS1.0... se explodir, já era!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
|
flavio guitar Veterano |
# jul/12
· votar
leoarthur
Brother isso existe sim ...
Neste caso você deve ocultar a 3º do acorde ... ou seja o acorde seria formado por C F G
Existe também o C add4 que no caso é o acorde de C normal ( C E G ) + a adição do F que seria a 4º ... ou seja o acorde seria formado por 4 notas ( C E F G )
|
Gus79 Veterano |
# jul/12 · Editado por: Gus79
· votar
leoarthur Vou responder de modo popular e talvez não muito preciso do ponto de vista teórico.
C4 significa o acorde composto pelas notas:
C - F - G
EDIT: o amigo acima já tinha respondido. Foi mal pela resposta redundante.
|
leoarthur Veterano |
# jul/12 · Editado por: leoarthur
· votar
flavio guitar e Gus79, grato pelas respostas.
Gus, eu queria exatamente o que você citou, uma resposta precisa do ponto de vista teórico.
A formação dos acordes eu conheço. Tenho um conhecimento teórico razoável. Minha dúvida é em relação à grafia do acorde mesmo, se está de acordo com alguma norma universal que rege a escrita das cifras (se é que existe). Reforço as perguntas então:
1) Essa acorde que vocês mostraram é o Dó com a quarta suspensa (Csus4). O que vocês estão me afirmando, então, é que "C4 = Csus4". É isso mesmo?
2) Esta notação (C4) é apenas popular, ou está tecnicamente correta?
Abraços!
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/12
· votar
leoarthur
Ainda que muito você veja escrito desse jeito, tecnicamente não se escreve Csus4, é redundância, isso porque Csus, já indica que a 4a é suspensa.
Csus1 Csus2 Csus3 Csus - ou apenas C4 Csus5 Csus6 Csus7
Obs: sou autodidata se estiver falando merda, me corrijam.
|
renatocaster Moderador
|
# jul/12 · Editado por: renatocaster
· votar
Nos acordes "sus" geralmente vem escrito Csus2 ou Csus4. Ou Csus9 e Csus11, sendo uma oitava acima.
Nos acordes sus vc suspende a terça, certo? Então vc tem que indicar se vai colocar a 2ª (sus2) ou a 4ª (sus4) no acorde que teve a sua terça suspensa.
Esse C4 pode acabar sendo o Csus4 ou Cadd4 (ou 11), que nada mais é do que a tríade do acorde mais a nota acrescentada. Só que neste caso, obviamente temos a terça. Eu não acho que essa notação C4 seja correta.
Aí, para saber se é Csus4 ou Cadd4, só ouvindo a música onde esse "C4" foi cifrado.
Mas, assim como o Lelo Mig disse, me corrijam se eu estiver errado.
|
leoarthur Veterano |
# jul/12
· votar
Obrigado, Lelo e Renato.
Ainda pairam algumas incertezas, mas já ajudou.
Lelo, está aí algo que eu não sabia. Se omitirmos o número no acorde sus, por convenção é o de 4ª. Vale o mesmo para acorde add?
Alguém tem alguma referência confiável se a notação C4 se refere ao sus, ao add ou não deve ser usado?
|
JackRocks Veterano |
# jul/12
· votar
Cara, o certo é Csus4, os americanos que usam d+ C 4 quando é C 4 = Csus4. Quando é add, É Cadd4. Ou seja, C 4, a 3M sai fora do acorde e Cadd4 a 3M se mantém. abraço!
|
leoarthur Veterano |
# ago/12
· votar
Valeu, Jack. Abraço!
|
Flavio Jr. Veterano |
# ago/12
· votar
isso acorde com a terça maior suspença, onde é adicionada a quarta justa sus ou 4..
|
Jm7 Veterano |
# ago/12
· votar
ae leoarthur, C4 existe sim, é a tríade de C: C-E-G mais a 4ª nota a partir de C, assim 1ª C, 2ª D, 3ªE,4ª F, assim a tétrade de C4 é C - E - F - G.
|