Tocar de Ouvido em Tempo Real

Autor Mensagem
Rick Pac
Veterano
# jan/13 · Editado por: Rick Pac
· votar


Conheço 2 músicos que fazem isto : um é paranormal e o outro é médium kardecista que recebe o espírito de Mozart.

tecladogospel
Veterano
# jan/13
· votar


Cara eu toco em igreja há uns 8 anos, e pelo menos comigo acontece assim, grande parte das músicas cantadas nós tocadores já conhecemos, então fica mais fácil sabendo a tonalidade é usar o campo harmônico. Em uma segunda situação de não conhecer a música é só torcer para que o cantor saiba pelo menos se manter em uma tonalidade daí tentar fazer o melhor que puder e tentar tocar.
Mas com certeza estudar o básico tipo, intervalos, campo harmônico, pentatônicas vai te ajudar e muito para tocar em igreja ou tocar música sem ensaiar.

Henry Souza
Veterano
# jan/13
· votar


Bem, se eu já conhecer a música, mesmo que vagamente, consigo sim acompanhar em tempo real. Modéstia a parte tenho um ótimo ouvido, rs... Acho que foram os anos de muita prática nas mais diversas bandas que vocês possam imaginar...

viktor 999
Veterano
# jan/13 · Editado por: viktor 999
· votar



Pessoal esse video e muito bom, vi no Face ensina muito , o que realmente vc tem que fazer pra tocar de ouvido.

fernando tecladista
Veterano
# fev/13
· votar


Tocar de Ouvido em Tempo Real

escolas que acho que ajuda muito pra começar com isso:

level easy

-tocar na missa, mas aquelas músicas básicas de missa: estilo "padre zezinho": oração da familia, a barca, buscai primeiro....

tem muita gente bam-bam-bam de tecnica, improvisos, fritações.... mas leva um couro desse pessoal de missa que nem manja de teoria porque essas músicas em sí são simples e lá usam um esquema assim
(ex em dó)
1ª de Dó - é o próprio acorde de Dó
2ª de Dó - é o acorde de Sol (a ideia de chamar segunda e pelo grau de importância do acorde na música e não o seu lugar na escala)
3ª de Dó - é o acorde de Fá
preparação - acorde de SOL7

então quando você está lá no meio sem saber o que vai tocar, eles te dizem: a próxima é em Lá é simples basicamente , só 1ª 2ª 3ª
e você faz as contas vou usar: La, Mi e Ré e quando ouvir Mi7 volto pro LA

level normal
-tocar sertanejo, não essa mesmice de hoje que fica no "quadrado magico de Bm, G, D, A," mas sim os antigos: fio de cabelo, menino da porteira, nuvem de lagrimas, majestade o sabiá....

tocar baião, forró e xote
não o de hoje que também é sem noção, mas os antigos estilo luiz gonzaga
não é cheio de pirueta harmonia e acordeon trabalha com os baixos em 5 ª
então sanfoneiro tem um botão que é o Dó, botão de cima é o SOL e o botão abaixo do Dó é um Fá, e como é comodo não tirar a mão dali, então tem o mesmo esquema do violão de missa acima

o cara pode nunca ter feito uma aula de harmonia na vida, mas um mês tocando isso ele saca a sonoridade do acorde com 7ª onde ele aparece e pra onde vai


nivel hard

- tocar marchinhas de carnaval, é outra escola de sacar lance de harmonia,
tá cheio de 7ª "escancaradas pra saber o próximo acorde, cheio de passagem de diminutos C / Cº / Dm e dá pra fazer muito II-V-I Dm - G7 - C
também o fato que delas, não se acha harmonias prontas e boas pela net, quem toca isso todo ano não tem mais saco de ensaiar a mesma coisa então te jogam na agua e você aprende a nadar na marra

claudio shalon
Veterano
# fev/13
· votar


conheço um guitarrista que toca desde criança na igreja, ele toca qualquer música que você cantar, e interessante que quando a pessoa troca de tom no meio da música (na hora do coro acontece muito isso) ele acompanha quase de imediato e ainda faz um monte de fírulas eu digo pra ele que ele não é normal

Berg Varela
Veterano
# fev/13
· votar


nivel hard

- tocar marchinhas de carnaval, é outra escola de sacar lance de harmonia,
tá cheio de 7ª "escancaradas pra saber o próximo acorde, cheio de passagem de diminutos C / Cº / Dm e dá pra fazer muito II-V-I Dm - G7 - C
também o fato que delas, não se acha harmonias prontas e boas pela net, quem toca isso todo ano não tem mais saco de ensaiar a mesma coisa então te jogam na agua e você aprende a nadar na marra



É Verdade,todo mundo aprende a tocar isso na marra,e vc ouvindo acha que é fácil,mas quando vc ta lá,se vc não for experto o bicho pega,já vi muito neguinho dançar com essas harmonias de carnaval.

Rockeira_2015
Membro Novato
# 20/set/22 01:28
· votar


Pessoal, desculpem ressuscitar o topico. Mas quero melhorar o meu ouvido e nao sei como estudar pra melhorar. Tenho tentando tirar musicas, mas acho q so isso nao é o suficiente, quero tocar na igreja tbm, mas meu ouvido nao é bom pra tal. Mesmo conhecendo a musica e achando o tom na maioria das vezes nao consigo acompanhar, quero mto melhorar isso. Se puderem me orientar por qual caminho seguir, dicas e tals fico grata

TrebleH
Veterano
# 20/set/22 13:23 · Editado por: TrebleH
· votar


Rockeira_2015

Olá, tudo bem?

Primeiro, parabéns pela iniciativa.
Em segundo, eu não sei se concordo com a opinião do colega, com todo o respeito, claro.

Eu acredito que é possível trabalhar com o ouvido sim, tanto que tenho vários colegas que era bem ruins de ouvido, sendo muito dependentes de cifra/partituras, mas que hoje já conseguem ter um mínimo de percepção musical.

Eu toco de ouvido desde criança (alguns já me disseram que eu tenho ouvido absoluto, mas não sei se concordo com isso). O que funciona pra mim é o seguinte, se você não conseguir memorizar o som das notas musicais e associá-las ao nome delas (como se fossem cores), passe a tentar memorizar a partir de uma música/nota conhecida (ouvido relativo). Exemplo: eu usava a música Polly, do Nirvana como referência para a nota Mi (que é o começo da música). Por algum motivo, eu consegui gravar na cabeça, exatamente, o som da nota inicial, que era Mi. Dessa forma, eu afinada meu violão e comparava com outras notas, se precisasse. Então, talvez, se vc começar a trabalhar com a memória musical, baseada em alguma música conhecida, você já melhore bem a questão da percepção.

Outra coisa, NUNCA, deixe de trabalhar o ouvido, nem a teoria musical (campo harmônico, principalmente). Sempre tente identificar a nota que está tocando. Hoje tem aplicativos para isso, tem vídeos no Youtube com treinamentos etc. Além disso, acompanhar em igrejas/banda, vai ser um exercício que vai te ajudar a desenvolver MUUUUITO.

Tente pegar músicas simples de ouvido ( Asa branca, por exemplo). Com o passar do tempo, você vai ir melhorando e pegando coisas mais sofisticadas.
Talvez, você não chegue a desenvolver um ouvido absoluto, mas pode desenvolver seu ouvido relativo. Com ele, você já pode fazer muitas coisas, tendo um instrumento para comparar. É isso, desculpe o textão hehehehe

Lelo Mig
Membro
# 20/set/22 18:01 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Rockeira_2015

"Mesmo conhecendo a musica e achando o tom na maioria das vezes nao consigo acompanhar, quero mto melhorar isso."

Isso não deixa claro qual é o seu problema.

Não consegue acompanhar como? Não acha os acordes ou coloca acordes errados? Erra linhas melódicas? Têm problema com andamento e ritmo?

Via de regra as pessoas possuem um conceito totalmente errado sobre essa questão ao qual costumam dizer "tocar de ouvido" ou "ter problema com ouvido", "melhorar o ouvido" e etc.

Ter "problema com ouvido", de forma geral é ter problema com afinação. Fulano não percebe que está fora do tom. Você pode tocar notas erradas porque lhe falta prática, falta conhecimento, falta teoria musical, mas ao dar a nota fora, ao colocar o acorde errado, ele destoa, soa fora de lugar, soa de forma desagradável.

Se percebe isso, não têm problema de ouvido. Problema de ouvido têm quem não percebe isso.

Então, explique melhor qual a deficiência exata, o que acontece ou está faltando, qual o tipo de erro está cometendo. É você que nota o erro ou outras pessoas?

Explique melhor, para obter respostas menos vagas.

Rockeira_2015
Membro Novato
# 20/set/22 20:39
· votar


Lelo Mig

No caso nao consigo acompanhar enquanto alguem canta, tipo quando a pessoa desenvolve um ouvido relativo legal, ela conhecendo a música, depois que pega o tom vai embora meio que tirando a progressao e tals. E eu acabo errando, tiro o tom e nao sei pra onde ir kkk. Queria saber como treinar pra melhorar isso.

Lelo Mig
Membro
# 20/set/22 21:07 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Rockeira_2015

Bom, agora ficou claro, e você mesmo deu a resposta "treinar o ouvido relativo".
Eu desenvolveria isso de maneiras isoladas e fazendo treinamento em blocos.

- Escolha uma nota aleatória em seu instrumento, toque-a e cante-a (solfejo) em voz alta (cantar, emitir o som exato, você pode até falar o nome da nota, mas o importante é o tom, o mesmo som). Treine isso e ajuste isso até emitir o som exato.

- Depois de cantar uma nota perfeitamente, comece a treinar com sequências (pequenos riffs, escalas, etc.)

- Por último, uma inversão. Pense uma nota, emita seu som cantando e procure no instrumento. No começo você vai errar bastante, mas com o tempo, vai perceber que começa a chegar perto (por exemplo, pensa um Ré e emite um Dó#)... demora um pouco não tenha pressa, mas é muito eficaz.

- Quando estiver indo razoavelmente bem (não precisa estar 100%), comece a fazer com harmonia. Emita o som de um Lá Maior, por exemplo, cante o Lá e vá cantando suas variações, maiores, menores, com sétima e percebendo/decorando estas variações de tensão.

E, para finalizar e ajudar (ajuda muito) comece a estudar as harmonias de músicas simples que você toca e irá perceber que muitas progressões harmônicas são muito recorrentes. Muitas se repetem na maioria das canções, são bastante comuns.
Por exemplo:

I, IV, V (Dó, Fá, Sol)
I, V, VI m, IV (Dó, Sol, Lá m, Fá)

Só exemplos, porque estas progressões harmônicas têm várias progressões que decorar é bem útil. E ajuda muito quando precisar mudar uma canção de tom.

Treine bastante isso, não tenha pressa e essa "intuição" do som que "deverá vir" passa a ser bem assimilado. Com o desenvolvimento dessa memória sonora somado ao conhecer as progressões mais recorrentes, sua chances de acerto aumentam muito.

Toquei muito na noite, onde um cantor que você nunca viu na vida sobe no palco e diz: Sol Menor... e você nem sabe que canção ele irá cantar... hehehe. Acostuma, dá uns tropeços no primeiro compasso, poucos acordes, só na cabeça do tempo... mas, se bobear, do meio para o fim da música a banda tá tocando igual o CD...kkk

Hoje em dia existem aplicativos de celular bastante legais para treino de ouvido (ear training app). Dê uma pesquisada.

Rockeira_2015
Membro Novato
# 03/out/22 00:22
· votar


Lelo Mig

Mto obg pelas dicas :)

Schelb
Veterano
# 03/out/22 08:56
· votar


Eu vou só reforçar o que o Lelo falou sobre treinar progressões. Isso de tocar acompanhando alguém é basicamente aplicar conceitos e sonoridades que você já tem na cabeça. O Nelson Faria, no canal dele, sempre fala que na música você tem que colecionar um album de figurinhas de sonoridades, e daí, depois de repetir essas figurinhas várias vezes ela se torna sua, dentro do seu repertório e você passa a saber usá-la na hora que ela se encaixa.
Essa habilidade só se consegue com treino (alguns precisam de mais outros de menos .. claro). Treina as cadências de acordes pensando no campo harmônico e vai tirando música de ouvido tentando reconhecer as harmonias "manjadas" .. pega as músicas que vc já conhece da sua igreja e confere quais cadências elas usam ... com o tempo, depois de muito exercitar isso, repetir bastante, você começa a saber intuitivamente o que esta acontecendo na música e o que você deve fazer.

Ismah
Veterano
# 24/out/22 15:20
· votar


Meus 5 centavos...

Existem apps que correlacionam notas e sons. Ajuda bastante a treinar o ouvido. Modéstia a parte, é graças a esse jogo, que consigo acertar com boa precisão as frequências.

warto
Membro Novato
# 25/out/22 13:42
· votar


Rockeira_2015,

Vou tentar colaborar aqui um pouco, mas da uma revisada no tópico todo, tem dicas valiosas aqui.
Sobre tópicos de estudos, o pessoal já colaborou com itens chave, como escalas, intervalos, formação e inversão de acordes, campo harmônico e progressões harmônicas.
Tudo isso tem material bom na Internet de graça, seja tutorial, vídeo-aulas no YouTube, artigos em sites. Como também de forma paga através de bons livros de teoria musical, harmonia e aulas com professor.
Vou tentar agregar um ponto a mais, que pode parecer bobo, mas é essencial para que a teoria seja objetiva através da prática no dia a dia.
Nada melhor do que treinar o ouvido, como você mencionou que quer tocar na igreja, você pode fazer um treino simples.
Escolha algum cântico, corinho, hino que seja simples. Só de você ouvir, já saberá se a música é simples ou não.
Algumas sugestões de musica para começar (não sei se você frequenta a católica ou alguma evangélica [se for outra denominação religiosa, siga o exemplo e aplique pra sua religião em questão], então coloquei 1 exemplo de música tocada em cada igreja):

1 - Erguei as Mãos (Padre Marcelo)
2 - Ousado Amor (Isaias Saad, Baruk)

O que fazer com essas músicas? Comece a ouvi-las frase a frase, e tente identificar os acordes em cada frase. Bem passo a passo mesmo, toca a frase e aperte pause, e tenta tirar o acorde, não conseguiu identificar o acorde, volte a frase da música e tente de novo. Conseguiu achar os acordes daquela frase, da play na frase e toque junto e avance para outra frase, repetindo o processo passo a passo. Evite anotar os acordes em papel, tente memorizar.
Esse processo no parágrafo anterior, é um exemplo de como você pode começar a treinar seu ouvido, enquanto faz os estudos dos temas sugeridos pelo pessoal. Você verá que com o tempo e prática, a ação de play / pause por frase mudará para uma estrofe completa, depois refrão e com o tempo não precisará dar pause em frases ou estrofes. Apenas terá o tempo inicial de achar o tom da musica e fluirá o acompanhamento e descobertas de acordes de forma "mais natural".
Esse treino também possibilitará você identificar a teoria estudada, uma vez que saberá os acordes do campo harmônico em questão, sua percepção musical mais estudada, identificando o próximo acorde do campo harmônico, te mostrará o intervalo que foi aplicado, e a sequencia de 3 ou 4 acordes te mostrará a progressão harmônica utilizada como base na música.
Além de também você selecionar músicas mais complexas conforme vai estudando e praticando o ouvido, você também pode pegar as músicas anteriormente estudadas e mudar de tom, inicialmente subindo apenas 1 tom ou meio tom, e futuramente subindo já de começo 4 ou 5 tons, sendo que já terá o conhecimento harmônico das músicas, o "transpose" (ouvido) será pensado nos intervalos e não nos acordes do tom original + x tons.
E não se compare com outros, caso alguém tenha mais facilidade em tocar de ouvido que você. Isso é uma coisa normal em qualquer área, cada pessoa tem uma facilidade em uma determinada área, mas com treinamento e persistência, o resultado acontecerá.

Boa sorte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar de Ouvido em Tempo Real