Um fato curioso que ocorreu comigo sobre o Rammstein

    Autor Mensagem
    Skapunk
    Veterano
    # dez/11


    Boa tarde, galera.

    Gostaria de compartilhar um fato curioso que rolou outro dia sobre a banda Rammstein, até por que gostou bastante do som deles, e quem quiser compartilhar e trocar idéias sobre o fato, que me deixou intrigado, é bem vindo!

    Primeiramente, já li muita gente dizendo que eles são Nazistas, neo-nazistas e nazi-fasci, e o pior, dizendo isso sem ter argumentos plausíveis, e já vi muita gente defendendo e explicando muito bem porque defendia, e eu não acredito que eles sejam nada disso. Meu irmão fala alemão, tem proficiência na língua, é muito fã de Rammstein e conhece muitos alemães, assim, sempre levei de boa as críticas, afinal, o povo fala muito sem saber. Enfim, lá vai...

    Um amigo meu hospedou na casa dele uma colega alemã que estava
    conhecendo o Brasil (ela já havia passado por Curitiba, Rio de Janeiro e estava em sampa) e me convidou pra sair com eles e apresentar a noite paulistana pra ela.

    Não dispenso um bom passeio e fui, achei ela muito agradável e descobrimos, no decorrer da noite, que tínhamos interesses musicais em comum. Ambos gostamos muito de Ska, Ska Punk, Ska Core e em especial da banda espanhola SKA-P, e eu resolvi falar também do Rammstein e ver o que ela achava, apesar da discrepância de estilos.

    Nesse momento ela ficou surpresa por eu conhecer e gostar de Rammstein, ela disse que a fama deles não é das melhores na Alemanha, e vendo que fiquei perplexo, me disse que muito da má fama vinha devido a forma que eles usavam para "expressar sua música". Por exemplo: o vocal gutural, o "R" forçado, cantar em alemão de um jeito brutal e também devido as composições férteis em interpretações duvidosas.

    Sutilmente mudei de assunto e encerramos ali o papo Rammstein.

    Mas ai fiquei pensando: Dessa vez, quem disse não foi um fã brasileiro , foi uma pessoa nascida e criada na Alemanha. Algum crédito pra falar ela deve ter! Curioso, não?

    No resumo, fiquei intrigado, continuam algumas canções deles no MP3 pra eu ouvir sozinho, mas a camiseta tá temporariamente aposentada.

    Abraço

    -Dan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Skapunk

    Vc podia ter tirado todas as suas duvidas com ela.
    Ela era gostosinha?

    Skapunk
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    -Dan

    KKKK
    Era das boas sim...

    Meu, ela tava até desconfortável falando... você não acha que eu fiquei perguntando? Depois de um tempo mudei de assunto

    thefuga
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Eles são muito "agressivos" musicalmente falando. É comum não terem boa fama. Isso com certeza não é na Alemanha, mas no mundo todo. Faz um teste: Pega 10 amigos (aleatóriamente) e pergunta pra eles se conhecem a banda. Vai ver que a maioria não conhece. Então pega os que não conhecem e mostra um video "ao-vivo" para eles. Depois colhe as opiniões.

    Eu sinceramente acho exagerado demais, forçação demais, ensenação demais. Não gosto, assim como não gosto de bandas com postura desse tipo. Pro meu ver é muita frescura. A fama deles se tratando do geral é muito pequena, não é só na Alemanha isso.

    E outra: Os alemães entendem totalmente a língua e sabem interpretar melhor do que ninguém. O resto do mundo - mesmo com uma tradução (pode atrapalhar muito a interpretação) - não.

    Skapunk
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Skapunk
    · votar


    thefuga

    O que você diz sobre a língua alemã faz muito sentido. Concordo totalmente! Li estudos que falavam muito da "pureza" de alguns termos e palavras e realmente acredito que só um alemão (em termos culturais) pra ter a exata noção do que algumas coisas querem dizer.

    SevenTool07
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    cara, se você gosta da banda não tem por que deixar de usar a camisa dos caras só opiniões dos outros. As letras do rammstein normalmente falam de putaria e outros temas polêmicos. Normalmente, esse tipo de tema não se encaixa no perfil da maioria da população de um país. Na real, não é por causa disso q tu tem que parar de ouvir. O Volkerball é ótimo exemplo do som que o Rammstein pode produzir.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Skapunk
    Nesse momento ela ficou surpresa por eu conhecer e gostar de Rammstein, ela disse que a fama deles não é das melhores na Alemanha, e vendo que fiquei perplexo, me disse que muito da má fama vinha devido a forma que eles usavam para "expressar sua música". Por exemplo: o vocal gutural, o "R" forçado, cantar em alemão de um jeito brutal e também devido as composições férteis em interpretações duvidosas.

    Cara vocês está falando com uma opinião, e não com uma representante da Alemanha.

    É a mesma coisa que algum gringo te perguntar sobre Capital Inicial ou Engenheiros do Havaii e você só ouvir Bossa Nova ou MPB.

    Duds McCready
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Guilherme Nau
    Tenho um amigo alemão que falou assim para mim: "Ninguém na Alemanha gosta de Rammstein". Será mesmo que é somente uma opinião?! Ela poderia muito bem ter dito que não gostava mas que muitos gostam, o que de fato acontece com Capital Inicial e muitas outras bandas brasileiras, levando em cosnideração essa sua comparação.

    Eu, se fosse perguntado sobre Restart, por exemplo (sem desvituar a tópico, mas sim por ser um exemplo fácil de argumentar, digamos assim), diria que é uma banda que está fazendo sucesso entre os adolescentes no Brasil, mas que o estilo musical não me agrada. Completamente diferente de dizer como a garota disse ao Skapunk.

    Abraços!

    Melkchup
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Skapunk

    Estranho, andei hoje no centro vim pro trabalho, cheguei agora e vi o post. Avistei 3 negos com camisa do Rammstein em BH.

    HEHEHE viva a alemanha e seus preconceitos
    mas todo mundo sabe que os negão nos dão medo !

    ogner
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Skapunk

    Vai ver ela era uma Patricinha alemâ..Não?!
    Hehehehe!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Skapunk
    O Rammstein não é Nazi. Aliás é uma banda de esquerda, como eles mesmo falam na música "Links 1 2 3 4".
    O "R" gutural que o Til Lindeman usa é característico do sul da Alemanha. Coincidentemente, Adolf Hitler tinha esse sotaque (ele era austríaco de Linz), por isso fazem esse inferência descabida.
    Quanto a pessoas dizerem que "ninguém gosta deles na Alemanha"... Bem, há um grande exagero aqui. Basta ver os shows do Rock at Ring e do Waken. Seria como perguntar a um fã de Zeca Pagodinho se ele gosta do Matanza!! Como aliás bem observou o Guilherme Nau.
    O Rammstein não é polêmico atualmente na Alemanha por uma pretensa filiação ao neo-Nazismo (coisa que eles sempre negaram e parece ser assunto superado), mas sim por sua postura iconoclasta e por seu "apelo" a temas sexuais.
    Abç

    Duds McCready
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Duds McCready
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Quanto a pessoas dizerem que "ninguém gosta deles na Alemanha"... Bem, há um grande exagero aqui
    Concordo que palavras como ninguém, todo mundo, sempre, nunca são fortes demais e não acredito que ninguém lá goste da banda, mas apenas relatei exatamente da mesma maneira que ele me disse. Quando ouvi o ninguém desse meu amigo, pensei: "A grande maioria não deve curtir mesmo esses caras...", mas ele não me informou nada além disso e ficou uma informação, de certa forma, vaga.

    Para mim não pareceu ser o caso da amiga do Skapunk o exemplo citado, do Zeca Pagodinho/Matanza, pois pelo que ele relatou, ela disse que boa parte da má fama deles vinha de tais argumentos por ela citados.

    Particularmente gosto da música deles, tem uma identidade muito forte e de fácil percepção só de se ouvir o instrumental.

    Abraços!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Duds McCready
    Particularmente gosto da música deles, tem uma identidade muito forte e de fácil percepção só de se ouvir o instrumental
    Eu também...
    Abç

    overlappingcircles
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Quanto a pessoas dizerem que "ninguém gosta deles na Alemanha"... Bem, há um grande exagero aqui
    concordo totalmente, basta ver isto, estadio cheio em Berlim:


    Arimoxinga
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    PESSOAL

    também teve aquele episodio que dois adolecêntes fizeram um massacre numa escola dos EUA, eram fãs do rammstein e se não me engano ouviam o som deles em quanto matavam o pessoal. Vi isso num documentario do youtube não lembro mais o nome.

    será que é isso a má fama deles? pelo menos com uma parte do país?

    Peace!!

    Junior AJNB
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    overlappingcircles

    E estadio cheio na França tambem



    Essa historia do Rammstein nao ser bem visto se deve porque a banda tem apresentaçoes bem polemicas e tem algumas letras deles que sao bem vulgares, olha Pussy por exemplo, se voce traduz fica bem parecido com alguma letra de Funk Proibidao que toca no celular dos babacas dos onibus

    E essa historia de que a banda é nazista é só porque o vocalista canta as letras em alemao, bem grave e com os Rs enrolados, se tivesse outra banda que tocasse dessa forma as pessoas iriam julgar eles como nazistas

    E tambem a banda é muito famosa no mundo todo, eu vi em algum lugar que o ultimo disco deles estreou em primeiro lugar em quase toda a Europa e em oitavo nos Estados Unidos

    Isso de que eles nao sao bem vindos em varios lugares é porque as pessoas tavam achando que a coisa mais chocante que eles tinham visto no mundo musical fosse Slipknot com suas mascaras...

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Duds McCready
    Tenho um amigo alemão que falou assim para mim: "Ninguém na Alemanha gosta de Rammstein". Será mesmo que é somente uma opinião?! Ela poderia muito bem ter dito que não gostava mas que muitos gostam, o que de fato acontece com Capital Inicial e muitas outras bandas brasileiras, levando em cosnideração essa sua comparação.

    Cara eu não disse que o Capital não faz sucesso, pelo contrário, vejo muita gente berrando quando ouve que os caras vão entrar.

    Mas acontece que muitos dos Alemães tem essa oposição ao estilo dos caras por eles terem sotaque do sul como o Mauricio Luiz Bertola disse.

    Acho que as pessoas pegaram a imagem dos caras e associaram a de Hittler, que não tem nada a ver.

    Trecho de Bertola
    mas sim por sua postura iconoclasta e por seu "apelo" a temas sexuais.

    Pussy que se diga hauahuahau

    Capitão Price
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Skapunk

    Cara,é normal que uma pessoa não curta Rammstein,afinal de contas,gosto é gosto.Os temas abordados pela banda são na maioria das vezes sexo.Então é normal que alguns não gostem do som da banda.Aqui no Brasil,por exemplo,nem todo mundo escuta Raimundos devido ao grande apelo sexual contido nas músicas.E outra,não se deixe levar pela opinião das pessoas,escute o que você gosta,o que te faz bem,se as pessoas não curtem,pouco importa.Sacou?

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Aqui no Brasil,por exemplo,nem todo mundo escuta Raimundos devido ao grande apelo sexual contido nas músicas.

    Melhor uso da palavra buce.... numa frase de rock :D

    Capitão Price
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Guilherme Nau

    Concordo hehe.

    Piggie
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Creio que o pessoal da Alemanha não gostem deles pelo fato de eles passarem uma imagem errada de que os alemães são "brutos". Eu curto Rammstein justamente por isso: eles tem uma "personalidade forte". Escolheram um estilo de música e foram fundo neste estilo.

    Mas agora, desconsiderar as músicas da banda porcausa da "ideologia" é besteira. To nem aí pra quem toca as músicas, se elas forem boas eu estarei ouvindo.

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O que fode é que eu estou ouvindo rammstein (Donaukinder) agora, véi. Deu medo até '-'

    Skapunk
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Skapunk
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Então, até ter trocado idéia com essa alemã, eu partilhava de todas essas informações que vc compartilhou agora, mas não deixei de ouvir não, só fico reticente quanto ao assunto...

    No fim das contas, partilho a opinião do ogner (não sobre ela ser patricinha... kkkk, até pq ela é fã de ska core...) mas acredito que ela simplesmente não curte a banda...

    Como aconteceu de anos atrás eu ter conhecido uma japonesa num intercâmbio e ela tava doida pra conhecer o Brasil e pra ir no show da... Ivete Sangalo... e essa mina ficava "Poeira... poeiraaaa..."

    Fazia sucesso em alguns lugares mundo afora e ela achou que todo mundo aqui adoraavaaaaa, e eu disse que nem era muito fã, que tinha música melhor sendo feita no Brasil de MPB a Rock, passando pelo samba... enfim, tentei mostrar ela até ouviu umas músicas e depois pediu: "Colocar a poeiraaa agora..." kkkkkkkk...

    Enfim... acho que para o estrangeiro deve ser comum pensar que com esse calor e esse carnaval, axé é unanimidade... o que quero dizer com isso é para evitarmos reducionismos... só pq ela é alemã, não é obrigada a conhecer muito mesmo gostar de Rammstein... mas não são nazi não... rs

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um fato curioso que ocorreu comigo sobre o Rammstein