SpectrosGuitarman Veterano |
# nov/11
Eu nasci numa epoca em que as bandas começavam a tirar suas maquiagens glam e os grunges maltrapilhos começavam a aflorar por todos os lados. Em suma, jamais vi um verdadeiro gigante em seus tempos de glória - a não ser, o Metallica no Rock in Rio, é claro, mas eles são apenas funcionários das grandes forjas do metal, e não os criadores (isso não quer dizer que goste menos ou mais deles).
O primeiro disco que ouvi do Led Zeppelin foi o How the West Was Won, que na verdade é uma compilação de shows realizados no Long Beach Arena e no LA Forum. Esse album mudou minha maneira de ver a musica, de tocar, enfim, mudou minha vida, melhor dizendo. E estabeleceu um padrão para mim de como analisar o Led.
[aqui começa o review] Nas 520 páginas da biografia escrita por Mick Wall, é possível viajar pelas histórias da banda, desde o começo, quando Jimmy Page se juntou a Peter Grant para formar sua própria banda quando o Yardbirds foi para o buraco até os dias atuais onde o Robert Plant tem sua carreira solo de 5 grammys com a Alisson Kraus e não quer mais saber do Led. O fato é, para compreender o livro, voce precisa necessáriamente gostar de Led Zeppelin e procurar um sentido em como a coisa funciona. O livro descreve a gravação de todos os albuns e em que circunstancias foram feitas, a escolha das capas, as decisões de como seriam lançados, as estratégias de marketing, a polemica gerada na época, a briga do Led com a mídia, os shows, histórias com groupies, envolvimento da banda, de Peter Grant e Richard Cole com as drogas, e todo o redemoinho de histórias que cerca uma banda desse calibre. Não sei se foi a forma como o livro foi escrito (é uma narrativa com depoimentos de várias pessoas) ou se foi o meu vício pelo Led mas durante a leitura, eu realmente me senti parte desse mundo, como se fosse intimo da banda, como se tivesse assistido tudo isso e quando o livro acabou, veio a pesada consciencia de que tudo isso aconteceu antes mesmo de eu ter nascido e que jamais verei algo parecido. Pode ser que boa parte dessas histórias tenham sido alteradas para ficar mais agradáveis de ser contadas, muitas histórias podem ter sido omitidas, e só quem viveu nessa época pode dizer como foi, mas eu senti pelo menos o gostinho.
Fica até dificil transmitir em palavras tudo o que significa pra mim. Vou parar por aqui, depois escrevo mais alguma coisa.
|