Não seja um autodidata (meu primeiro tópico)

Autor Mensagem
GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


Chinaycustom

manda brasa! :)

MothaFoka
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
GustavoC

Nem sô autodidata, eu apenas copio do guitar pro e toco igual, já eras \o

amador_ssa
Veterano
# nov/11
· votar


GustavoC

É lógico que este tópico ia dar essa polêmica. Se você torce para o São Paulo, e entra na torcida do Corinthians com sua camisa do coração, esculachando com os Gaviões o que acontece? Não percebeu que a maioria das pessoas que frequentam o FCC são autodidatas? Tem gente que faz aulas, eu sei mas se estão aqui, presumo eu, que esses alunos não deixam de ser um caçador de informações. A maioria aqui é autodidata, que busca pelo conhecimento "sozinho", quero dizer sem professor, mas os membros que frequentam aula musical, estão aqui no FCC, para buscar conhecimento, sem professor, às vezes para tirar dúvidas que não são temas de sua aula, nesse momento se tornando um autodidata também, pois esta buscando aprender algo sem ajuda do Doscente. Falei que o pessoal pede ajuda, mas claro que tem gente que ajuda também, e os que só ajudam, nem pedem mais ajuda rsrs

Talvez eu concorde com algumas coisas do seu tópico, depois de editado, mas pelo conjunto da obra, você foi infeliz. Acontece, foi seu primeiro post.

Te aconselho a pensar mais antes de escrever (coisa que eu não faço infelizmente) e ter um pouco mais de humildade, e se alguém tirou onda com sua cara, se defenda claro, mas este tópico foi infeliz, Se perguntar a alguém o que acha do tópico, só quem vai dizer que ta bom é quem é ignorante, pois não esta bem expressado.

MothaFoka
Veterano
# nov/11
· votar


1 pergunta: você faz suas aulas e toca bem e um cara que aprendeu tudo sozinho tambem toca tão bem quanto você... quem é mais foda?

Chap
Veterano
# nov/11 · Editado por: Chap
· votar


mas nao e so saber aonde colocar uma sexta que vai definir um bom musico
Se não sabe o que é uma sexta, muito provavelmente não pode ser considerado músico.

gege_correa
Veterano
# nov/11
· votar


MothaFoka
1 pergunta: você faz suas aulas e toca bem e um cara que aprendeu tudo sozinho tambem toca tão bem quanto você... quem é mais foda?

Nem um, nem outro... música é pra ouvir... pra quem ouve faz alguma diferença se o cara aprendeu sozinho ou não? minha opinião...

Chap
Se não sabe o que é uma sexta, não é músico, simples assim.

Não é bem assim também... senão o cara chega pra você "ah, faz um mi iczolídio com nonagésima terceira sem pestana!"... "Ah, nem sei fazer isso!"... "Então você não é músico!!!!"... hahaha...

Chinaycustom
Veterano
# nov/11 · Editado por: Chinaycustom
· votar


Posso dizer que fiz somente 2 aulas de violão, e a única coisa que eu aprendi, foi afinar um instrumento, porque é um saco. A ÚNICA COISA!

O restante como prática, teoria, ect, eu aprendi sozinho...
Na verdade, quase tudo que faço eu aprendo sozinho. Não acho isso impossível, muito menos errado!

Se o cara chegar e pedir pra eu fazer um mi iczolídio com nonagésima terceira na 7ª casa, se eu não for um profissional da música dando palestra ou workshop, eu mando ele se f%der, porque eu toco guitarra/violão por prazer...
Acho que é muito mais impressionante vc tocar boas músicas no violão/guitarra, do que ficar fazendo acordes soberbos pra impressionar ou provar algo...

Conheço dezenas de pessoas que tocam violão, ou guitarra, ou bateria, ou baixo, ou teclado, muito melhor que professores ou músicos profissionais por aí... Não ter todo o conhecimento teórico (de formação), não significa não saber de música, ou tocar um instrumento. E para aqueles que acham que não dá para aprender sozinho, Vcs já devem ter ouvido falar do Yngwie Malmsteen? Pois é... Ele era auto-didata.

Para o seus conhecimentos:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/2728/

Abç

zedo
Veterano
# nov/11
· votar


Eu acredito que depende de cada um, é uma escolha. Tá sendo feliz sendo autodidata, acha bacana aprender sozinho, isso te dá orgulho e vontade de correr atrás, blz!

EU pretendo fazer aulas para pular etapas. Pelo menos no início sei que estou meio perdido e não sei direito aonde buscar as informações, e acho que demoraria muito tempo p/ aprender o básico (e ainda correndo o risco de aprender errado). Portanto pretendo fazer aulas pelo menos no início, aprender o básico, e depois vou indo sozinho c/ o tempo.

Cada um no seu ritmo, cada um tem facilidade de aprender de uma forma, não acho legal criticar um autodidata por tentar aprender sozinho, e não acho legal criticar um cara que faz aulas chamando de burro/preguiçoso ou sei lá o que, dizendo que poderia ter aprendido sozinho.

Abç.

MothaFoka
Veterano
# nov/11
· votar


zedo
Não verdade não há critica a quem aprende com com quem faz a aula, o criador do post e alguns demais criticaram quem não estuda. Acho que pra um primero topico o cara foi bem infeliz em criticar diretamente quem opta por não estudar.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


MothaFoka
Acho que pra um primero topico o cara foi bem infeliz em criticar diretamente quem opta por não estudar.

O primeiro tópico dele deu mais pessoas do que o meu tópico maior hehe

André Perucci
Veterano
# nov/11
· votar


Chap
Se não sabe o que é uma sexta, muito provavelmente não pode ser considerado músico.

muito provavelmente não, DEFINITIVAMENTE não

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


André Perucci
muito provavelmente não, DEFINITIVAMENTE não

Eu não sei o que é uma sexta :D

André Perucci
Veterano
# nov/11
· votar


GustavoC
A: NOOOSA! Parabéns! Que que você acha de colocar uma sexta naquele Sol? Ia dar uma dissonancia legal!
B: ... ... ... ehnn humm, sei lá, eu não penso assim quando eu toco.


não tem que ser autodidata pra fazer isso, o que te garante que um autodidata não sabe colocar uma sexta num sol? ai vai do nivel de conhecimento da criatura, pega um moleque que faz aula a 2 meses e pede pra ele fazer isso. ele faz aula ué, não tem que saber?

Chinaycustom
Veterano
# nov/11 · Editado por: Chinaycustom
· votar


Gente!
Eu vim aqui falar de um assunto muito polêmico!







Mamilos!
Mamilos são muito polêmicos!

bluesmanjf
Veterano
# nov/11
· votar


Ah cara.. sei la.
Acho que vai muito em função do que vc quer.

Eu, por exemplo, não tenho pretenção alguma de ser um puta guitarrista. Meu foco e prioridades são outros. Ainda que eu tivesse tempo pra praticar, não investiria nisso.

Toco pelo prazer de tocar e só. E sim, sou autodidata. Não tenho o mínimo de teoria musical. Só sei tocar de ouvido. Se ficar surdo, ferrou.

Não vejo problema algum. Como disse, ao meu ver, o negócio aqui é foco.
Agora, claro.. se vc quer crescer musicalmente falando, cai matando no estudo e procure ajuda. Com certeza é um mundo muitíssimo interessante pra se descobrir e aprofundar.

JJJ
Veterano
# nov/11 · Editado por: JJJ
· votar


GustavoC

Pois é, cara...

Eu não vou entrar em celeuma aqui (depois de um tempo de fórum, você se acostuma a fugir de discussões teológicas, políticas e futebolísticas, porque nunca se chega a um acordo), mas você se surpreenderia com a quantidade de gente boa que é (ou foi) autodidata. E não só em música, mas em "n" profissões.

E olha que eu sou professor, hein! E te digo: hoje, tendo um mínimo de jeito pra coisa e tempo e paciência, se consegue achar e aprender sobre qualquer coisa.

O professor não é mais aquela figura (como no passado) que te trazia algo que tu não encontrarias sozinho. O professor serve mais como um catalizador e direcionador, que te faz seguir um caminho mais direto ao ponto, ao invés de ficar dando murro em ponta de faca até achar o caminho, na base da tentativa e erro.

bluesmanjf
Veterano
# nov/11
· votar


JJJ
"O professor não é mais aquela figura (como no passado) que te trazia algo que tu não encontrarias sozinho. O professor serve mais como um catalizador e direcionador".

Rapaz, disse tudo!

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


JJJ
O professor não é mais aquela figura (como no passado) que te trazia algo que tu não encontrarias sozinho. O professor serve mais como um catalizador e direcionador, que te faz seguir um caminho mais direto ao ponto, ao invés de ficar dando murro em ponta de faca até achar o caminho, na base da tentativa e erro.

Já dei muito murro em ponta de faca hehe.

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


E o cara que se diz auto didata, mas chega aqui no fórum e pergunta: Me falem tudo sobre teoria? Como faz isso, do A ao Z?... este é o que?? FOLGADO no mínimo hehe, alem de não se esforçar e fazer pelo menos uma pesquisa básica antes de perguntar algo, ainda acha que a gente tem obrigação de responder prontamente seus questionamentos e mente descaradamente dizendo que pesquisou antes e não achou nada do que precisa, e fica bravo quando leva um "use o google" na cara....

Vai ser autodidata assim lá na china hehe, autodidata, não pode usar um fórum como auxilio, pois aqui tem material humano vivo, o que descaracteriza imediatamente o fator AUTO

banda de dois
Veterano
# nov/11
· votar


auto didata é termo usado para pessoas da época dos livros que substituíam os professores ; hoje não tem como ser autodidata mesmo querendo ser pois quando vc. ta no google pesquisando sempre acaba aqui no fcc , onde tem pessoas para responder suas duvidas 24 horas no ar; antes não vc. lia um livro ... lia e lia . e passava meses para entender um capitulo pois não tinha dicas de ninguém; agora qualquer duvida o cara vai no fcc. vai tocar daqui uma hora e ta com duvida em musica tal... vai na vídeo aula do fulano que ta corrigido; não sabe fazer acorde tal . . vai no fcc e sai sabendo faze-lo;;


mas eu ainda acho que um bom mestre não faz mal a ninguem e so vai te direcionar no rumo certo. na musica existe uns erros e manias que se vc pega-los dificilmente vai ser corrigido;; abçs. de longe.

NoIdeaS
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Não seja um autodidata (meu primeiro tópico)

Foi tão ruim que eu espero que seja o último.²


hehehe, mano tu se expressouo muito mal, muito mal mesmo.
pelo jeito tem um pia q é "popular" na tua sala q toca restartzin pras guria
e tu deve tar com inveja ne safado?

USAHusHusausUHSA

Brincadeira!

ABraço

ricolb
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
Se for levar ao pé da letra, autodidata é impossível ser.
Não tem como você criar uma teoria encima de algo sem ter uma referência.


Eu sempre pensei a respeito disso. Autodidata seria o cara que desenvolve uma didática para si próprio e assim se auto ensina, sem ter noção ou referência de nada, inclusive de afinação, sem ajuda de livros, vídeos, etc.. Será que nos dias de hoje existe alguém assim?

Na minha opinião "Américo Jacomino", o "canhoto" é o maior exemplo e "talvez" o único autodidáta realmente!

Agora, "Ter um professor não desmerece ninguém". Essa frase não é minha, ela é de "Juninho Afram" em uma revista de guitarra. Todos nós sabemos com quem ele estudou, parece até que alguém andou falando o contrário perto dele.

Eu estudei mais de 90% de música sozinho, mas eu concordo com a frase dele, porque nenhum professor ensina tudo ou transforma o aluno no nº 01 do mundo, ele é só um facilitador e se o cara não estiver a fim não adianta nada, então o aluno tem que suar a camisa também.

Seja eu autodidata ou não, nº01 ou não, não posso me supervalorizar ou desmerecer alguém seja ele músico ou não. Porque "nós" músicos nos achamos "a raça superior", "a evolução da humanidade", sobretudo em relação aos não músicos e depois em relação aos "didatas".

Doutra forma também não podemos ser humilhados só porque somos iniciantes, intermediários, amadores ou semipros. ABÇS atodos!

Adler3x3
Veterano
# nov/11
· votar


O mais importante é a música.
E ter criatividade.
Quanto a técnica cada um desenvolve a sua.
Sempre é bom aprender com um professor.
Mas nos dias atuais ser um pouco autodidata é uma consequência natural.
Ser autodidata é experimentar, não ficar preso as convenções, enfim ser livre.
E liberdade na música é fundamental.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


ricolb

Autodidata seria o cara que desenvolve uma didática para si próprio e assim se auto ensina, sem ter noção ou referência de nada, inclusive de afinação, sem ajuda de livros, vídeos, etc.. Será que nos dias de hoje existe alguém assim?

Não, não existe. Nascendo um autodidata nas cidades não. Talvez em países isolados.


"Ter um professor não desmerece ninguém"

Cara acho o ideal é você ir aprendendo a prática básica até domina-la. Depois disso comece as aulas. Porque penso eu que se o aluno entra fértil nas aulas ele acabará tocando parecido com o professor. Pois ele terá o professor como referência única e não vai aprender a fazer o seu próprio estilo com tanta facilidade como o autodidata. Pensou eu assim.

rasjr1305
Veterano
# nov/11
· votar


Caro amigo, os autodidatas gostam de descobrir as coisas por si só. Pelo prazer de tocar guitarra, a gente vai batendo a cabeça até aprender. Existe uma diferença entre saber teoria e ser autodidata, tem muitos autodidatas que sabem teoria.

A música vai além da matemática por traz da harmonia. Nenhuma sequência pré definida de campos harmônicos vai fazer você compor um solo igual ao da stairway to heaven, ok ? Foi o músico que fez o solo, foi encaixando as notas que soavam melhor para ele e eu tenho certeza que ele não estava lá pensando na sétima maior não sei das quantas.

Não zombe de outros guitarristas porque eles não sabem teoria, alguns deles podem dar o maior show tanto na improvisação quanto na hora de tirar uma musica, pelo simples fato de conhecerem o instrumento musical.

Estamos todos atraz de mais conhecimento, uns autodidatas outros não. O que importa realmente é o resultado final, a musica !

MothaFoka
Veterano
# nov/11
· votar


rasjr1305
Já eras.

GustavoC
Pode fechar o tópico já champz.

NoIdeaS
Veterano
# nov/11
· votar


rasjr1305

Palmas.


Fecha esse topico infeliz. ou nao.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


rasjr1305

Isso foi pra mim?

rasjr1305
Veterano
# nov/11
· votar


foi para responder o criador do tópico.

Amago
Membro Novato
# mar/16
· votar


sou autodidata não porque quero mas sim porque não tenho escolha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não seja um autodidata (meu primeiro tópico)