Não seja um autodidata (meu primeiro tópico)

Autor Mensagem
GustavoC
Veterano
# nov/11 · Editado por: GustavoC


ANTES DE QUALQUER COISA: O TÍTULO DO TÓPICO PROVOCOU MUIIIIIIITA CONFUSÃO. VOU CORRIGIR: "NÃO SEJA UM FALSO AUTODIDATA" (LEIA O FINAL DO TEXTO)





A: Ficou legal o seu cover!
B: Obrigado!
A: Com quem você estuda?
B: *todo orgulhoso* Eu nunca fiz aula! Sou AUTODIDATA!!!
A: NOOOSA! Parabéns! Que que você acha de colocar uma sexta naquele Sol? Ia dar uma dissonancia legal!
B: ... ... ... ehnn humm, sei lá, eu não penso assim quando eu toco.
A: ...


ou, essa é real, aconteceu comigo:

Eu: É um mí frígio velho! Não tem Fá sustenido em um mí frígio!
Ele: Eu nem penso modal quando eu toco!
Eu: Como não! É uma base modal! Você ta usando o campo harmonico errado!
Ele: Nada a ver! Mí menor é mí menor. Relaxa, eu sei disso
Eu: Quem tem falo essa besteira?!
Ele: Ninguém, eu nunca fiz aula, não preciso disso. Aprendo melhor sozinho!


Por que que todo abençoado músico tem complexo de autodidatismo???(existe isso?)

Enfim, parece ser um mau comum entre músicos achar que é autodidata ou super dotado!

Na realidade, acredito que ter uma atitude curiosa e um senso auto-crítico para evoluir na música é essencial, não estou defendendo aqueles caras que são totalmente dependentes de professores para tudo! Muito pelo contrário: Meu grilo é com caras que insistem em querer ser autodidatas ou superdotados sem o serem!

Vamos lá: Eu acredito que existam pessoas musicalmente superdotadas (Bach, Mozart)... Aqueles caras que simplesmente nasceram pra isso! Musica é a vida dele, ele respira música e é algo tão natural para ele que o esforço é mínimo para que aprenda, execute etc. Mas, acredito que os seres humanos com essa capacidade sejam pouquissímos, tipo, 1%.