Não seja um autodidata (meu primeiro tópico)

Autor Mensagem
GustavoC
Veterano
# nov/11 · Editado por: GustavoC


ANTES DE QUALQUER COISA: O TÍTULO DO TÓPICO PROVOCOU MUIIIIIIITA CONFUSÃO. VOU CORRIGIR: "NÃO SEJA UM FALSO AUTODIDATA" (LEIA O FINAL DO TEXTO)





A: Ficou legal o seu cover!
B: Obrigado!
A: Com quem você estuda?
B: *todo orgulhoso* Eu nunca fiz aula! Sou AUTODIDATA!!!
A: NOOOSA! Parabéns! Que que você acha de colocar uma sexta naquele Sol? Ia dar uma dissonancia legal!
B: ... ... ... ehnn humm, sei lá, eu não penso assim quando eu toco.
A: ...


ou, essa é real, aconteceu comigo:

Eu: É um mí frígio velho! Não tem Fá sustenido em um mí frígio!
Ele: Eu nem penso modal quando eu toco!
Eu: Como não! É uma base modal! Você ta usando o campo harmonico errado!
Ele: Nada a ver! Mí menor é mí menor. Relaxa, eu sei disso
Eu: Quem tem falo essa besteira?!
Ele: Ninguém, eu nunca fiz aula, não preciso disso. Aprendo melhor sozinho!


Por que que todo abençoado músico tem complexo de autodidatismo???(existe isso?)

Enfim, parece ser um mau comum entre músicos achar que é autodidata ou super dotado!

Na realidade, acredito que ter uma atitude curiosa e um senso auto-crítico para evoluir na música é essencial, não estou defendendo aqueles caras que são totalmente dependentes de professores para tudo! Muito pelo contrário: Meu grilo é com caras que insistem em querer ser autodidatas ou superdotados sem o serem!

Vamos lá: Eu acredito que existam pessoas musicalmente superdotadas (Bach, Mozart)... Aqueles caras que simplesmente nasceram pra isso! Musica é a vida dele, ele respira música e é algo tão natural para ele que o esforço é mínimo para que aprenda, execute etc. Mas, acredito que os seres humanos com essa capacidade sejam pouquissímos, tipo, 1%.

Também existem aqueles que não são superdotados, com super poderes musicais, mas que realmente são autodidatas! São pessoas que têm a capacidade de aprender sozinhas, sem um professor ou método. As vezes isso não chega a ser um dom. Somente uma habilidade e atitude de pesquisa e auto correção. Estas pessoas tendem a entender sistemas com facilidade e têm a capacidade de identificar seus próprios erros.

Em uma terceira categoria temos os músicos normais. Aqueles que estudam sozinhos e tiram dúvidas com professores... aqueles que passam horas e horas treinando escalas, técnicas, tirando músicas (seja de ouvido ou não), conversando sobre música, postando aqui, indo a workshops, etc. Esses são os guerreiros! Acredito que entre os músicos de verdade a maioria se encaixa aqui. Caras que vencem pelo esforço, caras que fazem seu próprio talento! São músicos não superdotados e que talvez não tenham a habilidade de aprenderem tudo sem um professor, mas que, ainda assim, podem ser músicos excelentes, excepcionais. Pô, para e pensa... você acha que todo músico bem sucedido e bom é um gênio? Você realmente acha que é fácil assim ser um gênio? Você sabe o que é um gênio?
Tudo bem que, talvez o cara tenha sido favorecido e já nasceu com facilidade... mas isso não quer dizer que você não possa ser tão bom quanto ele se trabalhar duro.

Por último, temos aqueles projetos de guitarrista do Restart que se auto nomeiam autodidatas! Chamei mais a atenção para o termo autodidata do que para o termo superdotado porque esses caras não seriam estupidos o suficiente para se auto entitularem superdotados, por isso dizem "Sou autodidata". Mas a atitude deles é de superdotado. Entenda:

O cara acha que a capacidade musical vai vir divinamente. Um dia, de tanto ler cifras no cifra club e tocar o riff do sweet child o' mine, esse cara vai acordar solando magnificamente. Sem nunca ter relado em um metronomo, ele acha que vai conseguir tocar todas as figuras ritmicas em um improviso... por quê? "Porque eu tenho filingui! Sou Autodidata!"

Autodidata meu p.. de óculos mermão!

Esses caras acham que é um pecado fazer aula! Desnecessario treinar com o metronomo e perca de tempo fazer exercicio de memorização de escala (na guitarra/ baixo/ violao).

"Eu não tenho paciência! Prefiro tocar de ouvido, intuição"


Sabe o que mais que você não tem? Competência, qualidade, dignidade, musicalidade, graça, dignidade (2X)... e se insistir nesse papo não vai ter dente mais também não. (Nofffffa)

Faça me, a mim, que passo 2 horas na madruga treinando exercicio cromatico, um favor. Não fale que você é autodidata só porque você sabe ler tablatura e porque sabe tocar Sweet Child o'mine (isso se não tiver tudo errado). Isso só prova que você tem internet. Próxima vez que alguém perguntar, fala assim:

"Eu não estudo com ninguém porque eu sou preguiçoso e porque minha atitude é confortavél e desprovida de inteligência. Eu sei algumas coisinhas que eu aprendi com alguém mais capacitado do que eu, que provavelmente estudou e treinou duro para aprender... ou porque eu tava coçando o saco e entrei na internet... mas como era muito complicado estudar teoria e muito chato treinar, eu passo o dia lendo cifras e tabs e tocando na frente do espelho me sentindo o slash.

concluindo,
NÃO TENHO NADA CONTRA AUTODIDATAS OU PESSOAS QUE APRENDEM SOZINHAS! MUITO PELO O CONTRÁRIO, COMO TENTEI DEFENDER NOS TEXTO (TALVEZ DE MANEIRA FRACA) ACREDITO QUE TODO MÚSICA TENHA QUE SER UM POUCO AUTODIDATA:

MINHA CRITICA É PARA O "MÚSICO" INCOMPETENTE E PREGUIÇOSO QUE ACHA QUE SEM ESTUDAR, SEM PRATICAR, SEM SE ESFORÇAR VAI UM DIA ACORDAR E DESCOBRIR QUE É UM VIRTUOSE, UM SUPER MÚSICO! E PARA JUSTIFICAR SUA PREGUIÇA EM ESTUDAR O MÚSICO SE AUTOINTITULA "AUTODIDATA"

Enfim, fica aí minha opinião. Desculpem a má formatação do texto e os erros de português e etc... fiz isso no trabalho então ficou meio nas coxas!

Espero que gostem... criticas construtivas seram bem vindas... críticas descontrutivas.... vai ficar sem os dentes. :)

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


Devo avisar que... após ler meu próprio texto, fiquei insatisfeito com sua qualidade... e pretendo edita-lo para melhor.... inclusive adicionando uma conclusão que faltou.

Chap
Veterano
# nov/11
· votar


Você confunde autodidatismo com incompetência. Qualquer um pode ser autodidata se for competente, não precisa ser gênio. Até hoje nenhum professor me passou informações que não poderia conseguir sozinho.

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


Chap

Na realidade o que eu tentei dizer no texto foi isso... incompetentes se autointitulam autodidatas.

Acredito no autodidatismo e em pessoas que conseguem aprender sozinhas.. o problema são aquelas que são incompetentes e preguiçosos e se escondem atraz do suposto "autodidatismo".

Chap
Veterano
# nov/11
· votar


GustavoC
Com esse título dá outra impressão.

André Perucci
Veterano
# nov/11
· votar


Você confunde autodidatismo com incompetência.

Curly
Veterano
# nov/11
· votar


GustavoC

o ideal é poder fazer muitas aulas e estudar teoria. eu só consegui aprender assim. mas temos vários casos aqui no forum de companheiros que aprenderam sozinhos e hoje sabem muito, inclusive o Leandro Panucci que além de saber muito, ensinou teoria musica para centenas de pessoas com o seu site e seus posts aqui. Hoje, com a internet, y2b e tal ficou muito mais fácil. não é o ideal mas com esforço tudo é possível.

da maneira como vc colocou, está desqualificando ou ate desestimulando esses nossos companheiros que não podem fazer aulas, isso não é bom.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


GustavoC

Santana > Autodidata
Jimi Hendrix > Autodidata
Slash > Autodidata

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


GustavoC
o problema são aquelas que são incompetentes e preguiçosos e se escondem atraz do suposto "autodidatismo".

Ah, isso é verdade... Já vi muito poser assim.

Daniel Orp.
Veterano
# nov/11
· votar


Realmente, isso não faz sentido nenhum. É claro que quando você tem aula, você é praticamente "forçado" a aprender isso, e você tem um professor pra te explicar a importância de aprender essas matérias que geralmente guitarras iniciantes não tem muito interesse. Mas não é por que o cara é autodidata que ele é preguiçoso ou não tem conhecimento.
 
O pouco tempo que fiz aula, mais ou menos por 1 ano (tinha 8 na época), de violão, meu professor, que era um conhecido da igreja, era autodidata, agora ele faz aula, mas foi fazer depois de um bom tempo, ele cresceu tocando violão e perguntando pras pessoas que ele conhecia e eram músicos e tal, e o cara toca demais, mesmo!
 
 
Jimi Hendrix > Autodidata
 
E o pior, em uma época em que a guitarra não era difundida, era simplesmente mais um instrumento que começava a ganhar notoriedade, mas eles dizem que foi justamente isso que fez Hendrix tocar tanto assim, pelo fato de ele tratar a guitarra como algo "sem passado", ele não se prendia ao o que as pessoas falavam, se estava tocando em campo harmônico errado, ou que ele tinha que aprender primeiro tal coisa ou outra, ele tocava o que soava bem, e como ele devia ter um ouvido excelente, tudo soava bem :D

Spect
Veterano
# nov/11 · Editado por: Spect
· votar


A: NOOOSA! Parabéns! Que que você acha de colocar uma sexta naquele Sol? Ia dar uma dissonancia legal!
B: ... ... ... ehnn humm, sei lá, eu não penso assim quando eu toco.
A: ...


Se você falar isso para grande parte dos grandes guitarristas da década de 60 e 70, que foram quem definiu a guitarra como ela existe hoje, provavelmente a reação deles seria algo bem parecido com isso.

- Ah, mas então você tá dizendo que eles tem o mesmo conhecimento de um iniciante que não sabe nada de teoria?!?

Claro que não, mas esses caras fizeram o que fizeram aprendendo da boca do cavalo, na prática, sem ter todo o vasto acesso à teoria musical que se tem atualmente. E o principal: em vez de ficar em fórum de internet falando sobre equipamentos em discussões que não vão levar à lugar nenhum, eles saiam da porra do quarto e iam aprender a tocar.

- Então esse é o exemplo que deve ser seguido? Se eu fizer o mesmo vou ser o novo Jeff Beck?

Também não é assim. O ponto é que, desde que você não se proponha a ser um músico completo, não vejo pecado algum em só aprender até o que você sente que é necessário.

No mais, concordo plenamente que não saber teoria não é mérito algum, como alguns tentam parecer ser.

ppaulo
Veterano
# nov/11
· votar


curti muito o texto, também odeio não só os ignorantes que se intitulam autodidata, mas também os ignorantes musicalmente falando que acham que sabem tudo, fez uma aula de teoria e sai por ai falando escala disso sei la oque, campo harmonico nao sei oque mais, a nao isso é diminuto.. porra
eu estudo musica para mim, gasto horas com isso porque eu amo musica, oque os outros acharem vai ser consequencia do meu esforço em cima de algo que gosto..

Natanael Gama
Veterano
# nov/11
· votar


GustavoC

Poh cara as vezes somos obrigados a ser auto didata pelo fator de professores acharem q somos bobos.. cobrar 50 reais a hora pra falar de teoria e ensinar afinar violão é abuso de inteligencia! A Gente aprende sozinho é porq tem capacidade e não é porq tem preguiça cada caso é um caso Vc não pode simplesmente definir como regra isso.

Acho falta de respeito essa sua atitude uns aprendem sozinhos pois não tem condição de pagar aulas, outros não tem tempo.. enfim cada caso é um caso e o q vale é a pessoa ser musico porq gosta, agora se quer investir em algo profissional e tiver talento acompanhamento será necessario e aki no forum somos todos pessoas comuns se fossemos ricos ou musicos fantasticos estariamos em outro lugar e não aki!!

Então pare e pense criticas são bem vindas mas tem q ser critica CONSCIENTE!!!!!!

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Se for levar ao pé da letra, autodidata é impossível ser.

Não tem como você criar uma teoria encima de algo sem ter uma referência.

Não tem como você tirar um solo sem ouvi-lo, exemplo.

Acho que o termo autodidata é referente a uma pessoa que aprendeu a tocar (nada de teoria) sozinho na frente do PC ou ouvindo mesmo.

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


Chap
Valeu pelo toque, cara, espero que tenha ficado mais claro agora.

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


André Perucci

Talvez tenha sido essa a idéia que eu, erroneamente, passei no texto. Mas não penso assim... tentei corrigir.

Melhorou?

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


Daniel Orp.

Hendrix era um gênio cara... é diferente... eu tentei corrigir minha fala... ve se vc entende agora.

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


Natanael Gama

VElho eu concordo totalmente com voce... vou pedir desculpas de novo... minha critica nao é a quem nao pode estudar,.... minha critica sao aos poser que nao estudam por que nao querem e se escondem atraz dessa fala "sou autodidata".... como quem diz "não preciso estudar.... um dia vou acordar e tocar melhor que o Steve Vai!" esses caras confundem ser autodidata com ser superdotado.

tentei corrigir, nao quis faltar com respeito a ninguem...

Ve se voce entende agora.

Excelion
Veterano
# nov/11
· votar


GustavoC

Esses caras acham que é um pecado fazer aula! Desnecessario treinar com o metronomo e perca de tempo fazer exercicio de memorização de escala (na guitarra/ baixo/ violao).

Não sei quanto a você, mas eu toco pra me divertir. E ficar memorizando escalas ou fazendo os ditos 'exercícios de técnica' é algo que passa bem longe da minha concepção de diversão.

Conheço o suficiente de teoria pra me divertir e não pratico ou memorizo porra nenhuma, incluindo músicas alheias, só toco.

makumbator
Moderador
# nov/11
· votar


GustavoC
Vamos lá: Eu acredito que existam pessoas musicalmente superdotadas (Bach, Mozart)... Aqueles caras que simplesmente nasceram pra isso!

Devemos lembrar que tanto Mozart quanto o velho Bach tiveram professores de música, e se gênios do calibre deles sentiram necessidade de aula, eu, um mero mortal na música só posso concordar e também buscar o auxílio e orientação de um professor.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Não seja um autodidata (meu primeiro tópico)

Foi tão ruim que eu espero que seja o último.

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


Excelion

Cara... eu toco por diversão... só que eu amo a música e por isso vou sempre querer tocar bem... bem não, melhor... não é só diversão... eu não pretendo ser profissional.... mas para mim a música vai morrer quando minha vontade de melhorar e meus objetivos deixarem de existir...

Se você quer tocar só por diversão... então tudo bem... fica tirando musica do iron maiden e do guns a vida inteira... sem problemas... agora se pra voce, assim como para mim, música é desafio e você quer tocar sempre melhor, se superar e etc... o caminho é estudar, praticar e dar duro.

Tem muito cara que tem preguiça de fazer isso... falta atitude... e por isso temos tantos Restarts, Cine, NXzero e etc.

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Sinto te decepcionar, mas muito provavelmente vai ser o primeiro de muitos. Não gostou? Problema é seu... próxima vez que ver meu nome em algum tópico faça a nós dois um favor: passe longe.

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


makumbator
Obrigado pelo seu comentário. Gostaria de saber o que achou do tópico.

Excelion
Veterano
# nov/11 · Editado por: Excelion
· votar


Se você quer tocar só por diversão... então tudo bem... fica tirando musica do iron maiden e do guns a vida inteira... sem problemas... agora se pra voce, assim como para mim, música é desafio e você quer tocar sempre melhor, se superar e etc... o caminho é estudar, praticar e dar duro.

Zeus me livre dessas bandas dos anos 80.

Quando digo tocar por diversão, não digo cover. Digo compor e fazer jams entre amigos.

Eu acho que o progresso vem por si só, sem querer ou almejar. Sempre se aprende algo tocando com pessoas diferentes ou escrevendo partitura.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Obrigado pelo seu comentário. Gostaria de saber o que achou do tópico.

Gostaria mesmo?
Ou vai ficar de mimimimi se alguém disser que não gostou?


Hohohohohoho

Excelion
Veterano
# nov/11 · Editado por: Excelion
· votar


Die Kunst der Fuge

E aí peço-lhe encarecidamente que me recomende uma fuga em algum tom menor, estou spleen hoje.

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Depende, se o cara for educado como muitos foram eu vou aceitar e tentar melhorar...

se for otário que nem você faço como fiz com você: Esculacho.


hohohohohohoh

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Excelion

Uma bem Down:



GustavoC

Bravo!

fernando tecladista
Veterano
# nov/11
· votar


Santana > Autodidata
Jimi Hendrix > Autodidata
Slash > Autodidata


citar nomes assim é facil~


tá igual aos tópicos sobre ler ou não partitura e ja aparece a lista
ray charles
stevie wonder.....

quero ver pessoal postar
zé fura zabumba > autodidata
tonho 3 dedos > autodidata
fuinha não pestana > autodidata
tião mão de pedreiro > autodidata
jão pé de elefante > autodidata
wirso pescoção > grande saxfonista autodidata
pedrão tecla branca, otimo tecladista > autodidata

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não seja um autodidata (meu primeiro tópico)