Tabela - Cache (minimo) - OMB - 2011

Autor Mensagem
thefuga
Veterano
# out/11
· votar


Deco_ufrj
Não adianta "profissionalizar" tudo. A procura nas escolas aumentarão. Vai ter um monte de semi-analfabeto querendo se formar em edificações pra poder fazer obra no banheiro e puxadinho. Vão ter que facilitar, ou não vai formar ninguém. Se não forma ninguém, fica tudo sem serviço. Imagina se TODO pedreiro precisasse ser formado em edificações. O pessoal já tem dificuldade de trazer gente da paraíba pra trabalhar na construção dos estádios, se precisar de mão de obra qualificada, aí sim acaba.

Deco_ufrj
Veterano
# out/11
· votar


Mas então o negócio é fechar todas as casas que contratam o pessoal sem filiação junto a OMB. Porque vai faltar músico!
Mas olha só, pra vc se filiar a OMB só precisa saber tocar instrumento... é facil se legalizar...

Mas vamos dizer que fosse faltar musicos... então os cachês iriam aumentar... não é essa a questão que iniciou o topico??

mas melhorou, a um tempo atras se apresentar em bares, restaurantes não dava mais que 300$, agora da 450$, ta melhorando(o minimo).


Tá melhorando, mas tem certas coisas que deveriam ser melhores ainda. Tipo a parte de arranjo, pagar por música é sacanagem com o compositor/arranjador. Deveriam pagar por compasso escrito, pra ser mais justo - exatamente como fazem lá fora.

A hora/aula também tá com um valor discrepante. É alto pra quem não é muito titulado e baixíssimo pra quem tem doutorado, por exemplo.



carnaval:
500 reais por baile
aqui me aparece "propostas indecorosas" de 500 (até menos) no total por 5 noites + 2 matines


Posso até ter entendido errado, mas esses posts não parecem posts de pessoas que estão satisfeitas com o que ganham....

thefuga
Veterano
# out/11 · Editado por: thefuga
· votar


Eu acho que essas coisas são invejinha de músico para com os "não-músicos". É como professor: Sabe que o salário é complicado, escolhe a profissão mesmo assim e depois quer reclamar e fazer greve! Sabe que não é a melhor profissão, não faz!
Mas não é só nessa área, sempre tem os "formados" querendo encrencar com quem não é. É inveja, porque eles fazem igual ou melhor por menos... Aí claro, tem que ser profissional "de verdade", senão não pode...
Música da noite não tem que ser séria, tem que ser descontraída. Prefiro ver um bom show de uma banda que vai ser paga com cerveja e batatinha do que ver um monte de músicos fazendo um show sem graça.

Não tem exame nem nada ? Não custa os olhos da cara ?
E se o cara for "filiado" a OMB e cobrar abaixo da tabela ? Os músicos vão encrencar também ?

Edit:
O problema é que se falta músico e o cache aumenta, o dono da casa vai preferir colocar ele mesmo o som. Senão vai perder o lucro pagando músico ou DJ (que pelo que eu entendi também tão querendo profissionalizar - absurdo diga-se de passagem, querer exigir coisa pra apertar botão ?). Será que a prostituição vai ser profissionalizada também ? rsrs

Deco_ufrj
Veterano
# out/11
· votar


Não tem exame nem nada ? Não custa os olhos da cara ?
E se o cara for "filiado" a OMB e cobrar abaixo da tabela ? Os músicos vão encrencar também ?


Tem um exame... mas é facil, um amigo meu baterista tirou a carteira dele tocando pandeiro...

[/i]O problema é que se falta músico e o cache aumenta, o dono da casa vai preferir colocar ele mesmo o som. Senão vai perder o lucro pagando músico.[/i]

mas ele colocar um CD não passa nem 10% da animação que um musico ou banda passa... não é atoa que tem lugares que só tem musica ao vivo, tem lugares que tem os dois, e tem lugares que só tem DJ.... mas isso ja é especulação...

thefuga
Veterano
# out/11
· votar


Deco_ufrj
Pois é, aí tá a questão da facilidade. Pra que ter que ser filiado se "qualquer um" pode fazer... Bom, seria uma profissão "legítima", mas ainda assim os mesmos caras que tocam por cerveja e batatinha poderiam continuar fazendo isso, mas iam ter o nome num documento... rsrs
Essas coisas não tem fim. Mesmo tendo obrigações, não tem fiscalização mesmo. Não tem fiscalização nem na área da saúde. Os caras vendem bebida pra menor, deixam menor entrar em casas noturnas onde se vende bebidas alcoólicas - que eu saiba isso é proibido (pelo menos era). Cara sai na noite e vê pirralha que não tem nem peito bebendo e fumando, e não tem punição nem fiscalização pra isso. Imagina para fiscalizar os estabelecimentos quanto aos músicos...

Deco_ufrj
Veterano
# out/11
· votar


Essas coisas não tem fim. Mesmo tendo obrigações, não tem fiscalização mesmo. Não tem fiscalização nem na área da saúde. Os caras vendem bebida pra menor, deixam menor entrar em casas noturnas onde se vende bebidas alcoólicas - que eu saiba isso é proibido (pelo menos era). Cara sai na noite e vê pirralha que não tem nem peito bebendo e fumando, e não tem punição nem fiscalização pra isso. Imagina para fiscalizar os estabelecimentos quanto aos músicos...

Pois é, mas aí o problema é mais embaixo.... é como eu disse no topico sobre o ECAD, no brasil, se não há fiscalização, a lei não é cumprida... e mesmo quando tem fiscalização, tem a corrupção (como disseram aí em cima)...

Mas até hoje, o unico jeito de melhorar efetivamente as coisas foi investindo em educação e mão de obra qualificada.... temos varios exemplos! Japão, Coreia, China... só que aqui é mais facil criar cotas na universidade, do que melhorar o ensino publico... é mais facil criar a nova lei seca do que fiscalizar a antiga... o ensino técnico aqui é muito pouco incentivado... você ouve falar mais dos cursos do sebrae, senai, senac do que dos cefets da vida...

fernando tecladista
Veterano
# out/11 · Editado por: fernando tecladista
· votar


músico é um ser egocentrico, acho interessante o fato:

"o cara é músico porém trampa de padeiro pra completar a renda"

a visão que eu vi aqui é que tem um padeiro tirando emprego de músico e não um músico tirando o emprego do padeiro
sonha em ser o único músico do pedaço e assim vai ter todos os trampos pra ele no preço dele
sonha em ver a omb dando carteirada em músico pra tirar do mercado no lugar dela criar caminhos pra que todos ganhem bem

tipica visão de quem ainda mora com os pais e ganha no máximo 600 com música e se acha o rei da cocada preta

quando sair de casa vai conhecer o que é pagar aluguel, condomínio, impostos, gastos da casa e carro, agua, luz, tel internet...escola das crianças, e tudo mais que nem faz ideia...
vai saber o que é adiar a troca de corda, a afinação do piano pra pagar o carnê do carro
saindo de casa para na hora com esse discurso e se o tal padeiro chamar pra tocar com ele no barzinho por 100 ele vai porque segunda vence o aluguel


----------------------------------------------------------------

ninguem entende que mundo capitalista precisa de "mercado aquecido"


pelo que lí o pessoal aqui tá até querendo que a OMB tem que fechar bar, tirar música ao vivo do que criar meios para aumentar isso, prefere algo elitizado para poucos e caro

pra você ter muitos alunos, esses precisam ter interesse em tocar, você tem interesse em coisas que vê
tirando pontos de música ao vivo, perde interesse e o tal professor de música perde aluno e vai se ajudante do tal padeiro


-------------------

pra quem defende o seu com música, tem seu espaço e não fica com mimimi, parabéns
pra quem está no meio do caminho e começou a ver a luz que pode viver de música parabéns

pra quem tá na saia da mãe e vive na utopia fica achando que tem gente pegando espaço e mimimi.... aprenda que o buraco é mais em baixo

músico ruim toca em lugar ruim, músico bom toca em lugar bom
não sei porque o pessoal se incomoda se um desafinado que toca 3 acordes sem fazer pestana canta no forró do risca faca por 50,00... invejinha?

Deco_ufrj
Veterano
# out/11
· votar


fernando tecladista
Fernando, cansei de tentar justificar qq coisa... a tabela é linda, e pena q não funciona.... pronto, encerro com o que você mesmo disse...

Ken Himura
Veterano
# out/11 · Editado por: Ken Himura
· votar


Deco_ufrj
O que uma coisa tem a ver com outra??? Se uma pessoa atua como advogado, e não pertence a OAB, é exercicio ilegal da profissão! Se uma pessoa atua como arquiteto e não é formado em arquitetura, é exercício ilegal da profissão! Se uma pessoa atua vendendo apartamento como corretor de im[oveis e não pertence ao CRECI, é exercício ilegal da profissão!
Cara, põe na sua cabeça que não existe exercício ilegal de profissão artística. Várias decisões e portarias recentes reforçam esta idéia. Se um cara falar "eu sou músico" não há nada que ninguém possa fazer pra dizer o contrário. Mesma coisa com pintores, escritores, escutores, cenógrafos, atores... até mesmo com jornalistas.

A OMB tem sofrido várias derrotas judiciais e em vários Estados já não é mais necessário nem ser filiado pra tocar profissionalmente em qualquer lugar. Essa tal lei da década de 60 foi usada como instrumento de censura do governo ditatorial e já foi contestada em diversas esferas, praticamente não vale mais hoje em dia. O próprio ECAD, que deveria ter uma função nobre, é um dos órgãos mais corruptos do país. O Ministério da Cultura tá vendo só uma maneira de extinguir o ECAD, já já acontece.

O legal seria todo mundo se sindicalizar, e o sindicato funcionar. Como nem uma coisa nem a outra acontecem direito aqui no país, fica um empasse. Um exemplo recente dessa zona que é o sindicato dos músicos foi o que aconteceu com a OSB este ano. Cadê o sindicato pra ajudar os músicos? Cadê o boicote? Nada aconteceu e os músicos que se fuderam no final das contas.

Outra coisa que essa lei é falha: Compositores. Compositores trabalham sob comissão e recebem royalties pela obra. Não tem como dizer quem é ou não é compositor, se um cara muda algo em alguma música já é uma composição, um arranjo. Só há argumentos pra qualificar o compositor. Mesmo assim, como ganhar direitos trabalhistas se seu trabalho não é fixo? Você só recebe por obra comissionada, ou quando usam obras suas. Os chamados "compositores fixos" duma casa (Globo, SBT, Record) geralmente não tem contrato de vínculo empregatício com o lugar, eles têm é a confiança dos diretores que sempre comissionam deles.

No mais, não tem tanto mistério. Pra ter o que todo trabalhador comum tem, é só entrar no INSS como autônomo (maioria dos músicos que trabalham na noite) ou fazer uma previdência privada. Os corpos fixos de teatro e fundações com orquestras geralmente já incluem isso tudo no salário dos artistas. Só não contribui quem não sabe disso, não quer ou não tá nem aí.

A verdade é que estabilidade dentro da arte é dificílimo de obter, até no meio erudito. E quem faz arte só pensando na grana se frustra com muita facilidade.

Deco_ufrj
Veterano
# out/11
· votar


Ken Himura
Várias decisões e portarias recentes reforçam esta idéia.
Me mostra alguma... vc ja é a segunda pessoa que fala isso... eu quero ver. Eu argumentei e mostrei a lei, mas se vc diz que a lei caiu, então me mostra a diretriz ou portaria que diz isso... é só o qu epeço...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/11 · Editado por: Christhian
· votar


Deco_ufrj

Cara, estuda antes de argumentar besteira, pelamordedeus!

Me mostra alguma...

Lei 12.547 de 31/01/2007, sancionada pelo então governador José Serra, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 01/02/2007.


(Projeto de lei nº 1302/2003, do Deputado Alberto "Turco Loco" Hiar - PSDB)
Dispõe sobre a dispensa de apresentação da Carteira da Ordem dos Músicos do Brasil, na participação de músicos em shows e espetáculos afins que se realizem no Estado de São Paulo

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Artigo 1º - Ficam os músicos, no Estado de São Paulo, dispensados da apresentação da Carteira da Ordem dos Músicos do Brasil na participação de shows e afins.

Artigo 2º - Esta lei será regulamentada no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar de sua publicação, estabelecendo-se os critérios e as penalidades a serem impostas aos infratores.

Artigo 3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 31 de janeiro de 2007.

JOSÉ SERRA
João Sayad
Secretário da Cultura
Aloysio Nunes Ferreira Filho
Secretário-Chefe da Casa Civil
Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 31
de janeiro de 2007


http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/DO/BuscaDO2001Documento_11_ 4.aspx?link=/2007/executivo%2520secao%2520i/fevereiro/01/pag_0001_3RJJ INS59COTGeC4JS6QMKNGPVM.pdf&pagina=1&data=01/02/2007&caderno=Executivo %20I&paginaordenacao=10001

Abraços.

Deco_ufrj
Veterano
# out/11
· votar


Christhian
Gostei... serio mesmo... vou procurar se tem alguma aqui no RJ... vai facilitar minha vida...

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


Por isso cancelei minha OMB...

Ken Himura
Veterano
# out/11
· votar


Olha, eu mesmo não acho errado a idéia de se sindicalizar, pelo contrário, sou super a favor. Mas o sindicato tem que funcionar, não pode ser essa bagunça que é por aqui não.

Vejo o SindMusi lançando várias coisas legais por aí, mas defender os músicos no caso OSB não vi. Cadê a função básica do sindicato?

A OMB então, nossa...

Por isso tudo, prefiro ser autônomo por enquanto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tabela - Cache (minimo) - OMB - 2011