Técnicas e Dicas de Composição

Autor Mensagem
gpeddino
Veterano
# mai/17
· votar


Eu poderia refutar todas as questões citadas pelo vitorsouza70 com exemplos práticos, mas não acho necessário. Seguir regras dessa maneira fechada pode servir pra criar canções hiper-genéricas, mas pensando artística e criativamente, o interessante é justamente burlar esse tipo de regra.

vitorsouza70
Membro Novato
# mai/17
· votar


Pratique bastante.

Ken Himura
Veterano
# jun/17
· votar


Felipe Stathopoulos
Outro dia estava assistindo uma entrevista da Alanis Morissette e ela disse que compôs o "Jagged Little Pill" em DOIS dias! E que qualquer música que ela demore mais de 45 minutos pra compor a idéia básica ela não grava.

Tento me guiar por este esquema: se complicou demais é porque não merece virar música.


Mahler demorou 5 anos para compor sua 2ª sinfonia, e mais 1 orquestrando.

Entre a Alanis e o Mahler, em música, fico com o Mahler.

Lucas Newton Pontin Jobim
Membro Novato
# jun/17
· votar


Este assunto é interessante...

Acho a composição um processo extremamente interessante. Mas tenho um sério problema chamado Bossa Nova. Os seus acordes extremamente complicados me fascinam. É claro, há básicos que conseguem ter efeitos bonitos. É mentira se eu disser que algumas vezes lanço mão de alguns simples acordes com sétima.

Porém, acho que a composição requer começar do básico, E eu não comecei disso. Já compus uma espécie de samba canção (muito mais canção do que samba) bastante interessante, porém não consigo terminá-lo.

Acho que muito Tom Jobim faz mal kkk.

Bom, mas enfim, eu gosto de técnicas avançadas, mas gostaria de aprender um método em que eu começasse do mais fácil para o mais dificil e não o contrário.

Lucas Newton Pontin Jobim
Membro Novato
# jun/17
· votar


Este assunto é interessante...

Acho a composição um processo extremamente interessante. Mas tenho um sério problema chamado Bossa Nova. Os seus acordes extremamente complicados me fascinam. É claro, há básicos que conseguem ter efeitos bonitos. É mentira se eu disser que algumas vezes lanço mão de alguns simples acordes com sétima.

Porém, acho que a composição requer começar do básico, E eu não comecei disso. Já compus uma espécie de samba canção (muito mais canção do que samba) bastante interessante, porém não consigo terminá-lo.

Acho que muito Tom Jobim faz mal kkk.

Bom, mas enfim, eu gosto de técnicas avançadas, mas gostaria de aprender um método em que eu começasse do mais fácil para o mais dificil e não o contrário.

Lucas Newton Pontin Jobim
Membro Novato
# jun/17
· votar


Obs: sou Bossa Nova, e quem quiser falar que é Bosta Nova.... bom, isso não vai mudar meu amor por este estilo.

Lelo Mig
Membro
# jun/17
· votar


Lucas Newton Pontin Jobim

"gostaria de aprender um método em que eu começasse do mais fácil para o mais dificil e não o contrário."

Cara, acho que é uma questão de prioridade, independente do estilo. Explico:

Usando a Bossa omo exemplo, me dá a impressão que você (pelo seu comentário) parte compor de uma harmonia complexa, principalmente.

Ok, é um caminho, não há certo ou errado. Apenas acho que isso pode comprometer por desprezar o simples.

Eu, pelo contrário (repito: não há certo ou errado), gosto que a canção funcione, principalmente melodicamente. Em meu conceito a força de uma canção esta na qualidade de sua melodia.

Quando moldo esta melodia, não me preocupo se esta sobre uma base e ritmos pobres ou simples. Ao encontra-la, definitivamente, procuro dedicar meu tempo a lapidar harmonicamente e ritmicamente, incluir frases e etc, tornando-a mais complexa, sem diluir a força "bruta" da melodia inicial.

Resumindo, não me preocupo com a complexidade ou não ao imaginar. Apenas "assovio" a canção.... todo o resto será uma roupagem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Técnicas e Dicas de Composição