Técnicas de composição

Autor Mensagem
CarlosGuitar
Veterano
# jun/05


E ai galera gostaria que vcs postassem suas tecnicas de composição

Macaco_Guitarrista
Veterano
# jun/05
· votar


Uma voz na minha cabeça me ensina durante os meus sonhos...

Claudio Natureza
Veterano
# jun/05
· votar


CarlosGuitar

eu uso várias técnicas, letra primeiro e melodia depois, solo primeiro, base e letra depois, base primeiro e letra e solo depois, por ai...

King_Honour_Wisdom
Veterano
# jun/05
· votar


Nunca compuz, mas tenho várias idéias em mente, alias me arrependo de não tê-las anotado, pois de algumas já me esqueci.
Eu te aconselharia a bolar um arranjo e as bases primeiro, definir a princípio o tom da musica. Mas isto depende muito também da letra, ser for algo instrumental, é fácil, mas dependendo do tema escolhido, a interpretação dos vocais deve ser precisa, e talvez ja deva ser configurada antes de tudo. Acho que deve-se deixar as ideías fluirem naturalmente, mesmo que demorem a vir, soarão melhor do que qualquer coisa forçada.

CarlosGuitar
Veterano
# jun/05
· votar


King_Honour_Wisdom
kara eu to tentando compor mais som instrumental mesmo, minha maior dificuldade é criar um tema e uma basae q se encaixeim perfeitamente, naum tenho muit noção de teoria, andei estudndo musicas de joe satriani e é exatemante este estilo q eu quero tocar

BLACK FAIRY
Veterano
# jun/05
· votar


Acho que deve-se deixar as ideías fluirem naturalmente, mesmo que demorem a vir, soarão melhor do que qualquer coisa forçada.

Eh issu ae!
Se vc for compor em dupla, faz a melodia primeiro, pq fica "mais fácil", mas se tiver soh vc deixa o negócio rolar como disse o kra ae.

BLACK FAIRY
Veterano
# jun/05
· votar


minha maior dificuldade é criar um tema e uma basae q se encaixeim perfeitamente

Claro! Vc naum pod "criar" a musik, pq ela tem q "surgir"

CarlosGuitar
Veterano
# jun/05
· votar


Valew pessoal pels dicas acho q é isso mesmo, mas o que me falta mesmo é a tão buscada inspiração interior, vo tentar me concentrar mais, e estudar um pouco de teoria é claro....

John Johns II
Veterano
# jun/05
· votar


Vc cria uma coisa e vai além

Jeder KSA
Veterano
# jun/05
· votar


eu até ajudaria mas só sei tocar eruption

King_Honour_Wisdom
Veterano
# jun/05
· votar


CarlosGuitar
Caro amigo, também não sou esclarecido em teorias, toco apenas de ouvido. Mas se tua proposta é instrumental, ao meu ver se torna mais fácil. Tipo se gostas do som do Satriani, um som meio futurista ao meu ver, não deve usar escalas menores, pelo menos não abusar delas, a técnica da digitação talvez o ajudaria e muito, dai vai de você ouvir varias coisas, desde blues, jazz, satriani, até clássica!

CarlosGuitar
Veterano
# jun/05
· votar


King_Honour_Wisdom
Brigadão pela atenção, é bem isso mesmo, satriani é bem baseado em blues , tenho usado o guitar pro pra compor mas tenho dificuldade mais nos tempos.

Jeder KSA
Veterano
# jun/05
· votar


CarlosGuitar

estuda campo harmonico e escalas

King_Honour_Wisdom
Veterano
# jun/05
· votar


CarlosGuitar
Força meu caro, conte comigo quando precisar, desejo-lhe que sejais um excelente músico, muito criativo e competente.

maggie
Veterana
# jun/05
· votar


Se for instrumental, faz a base primeiro e depois improvisa em cima com riffs.

CarlosGuitar
Veterano
# jun/05
· votar


Valeu Kara Brigadão, muita muisica pra vc tmb, sou novo no forum e confesso q me achei aqui, é diço que precisamos informações e trocas de idéias em pessoas q compartilham desta inexoravel obra q é a musica.

BRIGADÂO A TODOS Q ESTÃO POSTANDO SUAS DICAS,

Ed_Vedder
Veterano
# jun/05
· votar


CarlosGuitar
qual o estilo?

Jeder KSA
Veterano
# jun/05
· votar


CarlosGuitar

campeao estuda formação de acordes e campo harmonico, depois pega escalas pentatonicas, escala maior e os modos gregos

CarlosGuitar
Veterano
# jun/05
· votar


EU curto sons instrumentais tipo:
joe satriani, mac alpine steve vai, malmsnteen, jason becker, michael angelo, marty friedman, vinnie moore, etc etc


Ed_Vedder

CarlosGuitar
Veterano
# jun/05
· votar


Valeu vou seguir seu conselho, apesar q escalas eu ja decorei basicamente todas e os modos grago ao meu ver se resumem em escalas quebradas,
Mas valeu pela dica.

Jeder KSA

Ed_Vedder
Veterano
# jun/05
· votar


CarlosGuitar

legal, seja bem vindo cara.

Carla Andréa
Veterano
# jun/05
· votar


CarlosGuitar
Uma vez eu escutei um professora de literatura( na universidade) falar o seguinte: os escritores e compositores geralmente teêm uma maneira mto fácil de compor ou escrever pq sempre estão fazendo isso...a partir do momento q vc começa a exercitar sua mente para isso, as idéias fluem, e a imaginação vai longe...ler tbm é uma boa, pq assim vc terá mais influências, e estará cercado por idéias novas q te ajudaram na hora de compor!

Carla Andréa
Veterano
# jun/05
· votar


CarlosGuitar
É por isso q artistas como Chico Buarque e Djavan, sempre teêm ótimas composições e nunca perdem o jogo de cintura...são feras e sabem o q estão fazendo. Qto mais eles compõem, mais teêm inspiração...

spy2k
Veterano
# jun/05
· votar


pra música instrumental eu acho importante antes de tudo ter uma boa base cara e um timbre de guitarra bem bacana e depois tu pode partir pra melodia, riffs e estruturas.

grave e anote tudo q vc puder, escute vários estilos...

CarlosGuitar
Veterano
# jun/05
· votar


Bem lembrado kara eu tenho uma samik http://www.mococaonline.com.br/logosmusical/guitarras/samick/alavanca0 2.jpg
tem 2 hot rails e um humbucker minha pedaleira é um poko pobrinha é uma zoom 505, eu uso dois programas pra gravação o n-track e coloco efeitos no guitar rig.

CarlosGuitar
Veterano
# jun/05
· votar


Carla Andréa
Legal ta anotado Valew, eu tmb concordo com essa teoria

ophius
Veterano
# jun/05
· votar


Eu componho cagando no mato. :)

MacCa
Veterano
# jun/05
· votar


Contexto letra/música é importantíssimo, eu costumo compor uma letra junto a uma melodia de maneira que as duas casem, começo uma harmonia básica e a enriqueço. Depois eu talho a canção, quebrando a cabeça, pensando em estrutura, em arranjos, em colocação dos arranjos, procurando nunca ser muito simples nem muito complexo, nem repetitivo, para não dispersar a canção e nem tirar a graça dos destaques da música (uma empolgante linha de baixo conbinando ligado e stacato em wlking, por exemplo, se eu ficar repetindo essa magnífica linha o tempo inteiro, ela perde a graça, e o feitiço se vira contra o feiticeiro). Faço sempre o máximo para tornar a música sempre imprevisível e interessante.

MacCa
Veterano
# jun/05
· votar


Só sei que as minhas músicas se transformam de maneira chocante, e se tronam cada vez melhores.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jun/05
· votar


eu jah compus uma musika!
mas foi cantada e acompanhada de violão!

foi em meus 2 meses de violaum..
as notas eram as unicas q eu sabia: Em C G D (usada em muitasssssss musikinhas)

a letra e a melodia achu que fiko bem legalzinha!
foi pra escola, o tema era: AGUA
a letra naum eh taum idiota, a musika eh seria ( naum eh dessas alegrinhas...) e procuro sempre colokar linhas vocais que proporcionam dar ''emoção'' pra musica

ou seja...a musika ficou meio emocionante devido as vozes empolgantes proporcionadas pela linha vocal!

ehehe...
jah compus outra musika tambem, mas naum saiu do GUITAR PRO!
hauhauha...talvez eu faça um final pra ela, e poste aki no forum! mas naum tem a linha vocal!

gostei do topico, vou pegar umas dicas com a galera tambem!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Técnicas de composição