Dicas de métodos para composição

    Autor Mensagem
    Gui Tsuu
    Veterano
    # dez/12


    Galera,

    Tava vendo alguns tópicos sobre composições e etc aqui pelo fórum, e decide compartilhar alguns métodos que eu utilizo para compor, acho interessante e não sei as pessoas costumam utilizar métodos também, se tiverem compartilhem comigo também ;]

    Deixo claro que não estou aqui querendo compartilhar técnicas de desenvolvimentos de composição, nem tenho tanta habilidade assim e isso se adquiri estudando o/ . mas vamos voltar para os métodos:

    O primeiro é sobre a maneira de armazenar as letras, acho que acontece e aconteceu com muitos, escrever em caderno e acabar perdendo o caderno, colocar localmente em sua maquina, e acabar perdendo o arquivo por formatações ou etc, escrever emails para você mesmo ou registrar em notas de um celular e acabar virando uma bagunça tão grande que você acaba desistindo de utilizar esses meios. Tudo isso já aconteceu muito comigo, e achei uma maneira muito organizada através do "Cloud computing" do google de guardar minhas composições. Vocês, já ouviram falar no google drive (antigo google docs)? É um espaço na internet onde você pode armazenar arquivos no estilo Office (Word,Excel,P.POINT...). Vantagens: além de você gerar arquivos de texto bem organizados e poder acessar em qualquer lugar que tenha internet, você ainda pode compartilhar e dar privilégios para outros usuários alterarem o arquivo, ou seja mais de uma pessoa pode compor a letra simultaneamente (caso esteja compondo em conjunto). Desvantagem: precisa ter acesso a internet. De todos os métodos para armazenar foi o melhor que eu encontrei e mais estavél (você só ira perder o arquivo se perder sua conta do google), e o melhor que você pode dar continuação a suas composições de qualquer lugar, não sei se vocês sofrem também de crises de inspiração quando estão fora de casa XD

    Gui Tsuu
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Segundo método que utilizo muito, e é sobre composição da melodia vocal. Esse método é bem simples e acho que muitos utilizam, normalmente não levo muito trabalho com o instrumental, normalmente crio a base, ciclos dos versos,refrão e intro... "brisando" e encaixando as notas, quanto mais original e fugindo de qualquer padrão que alguma outra música segue melhor pra mim XDD. Agora que vem a parte que me dava muito trabalho, encaixar uma melodia vocal (as vezes ela sai antes da base também). Já criaram uma melodia, e ficaram tão focados nela, que não conseguiam encaixar uma letra descente? Comigo isso sempre acontece, querer respeitar aquele padrão que a sua melodia exerce, e encaixar palavras nela em vez de fazer a melodia se encaixar as palavras que você quer usar, e uma coisa que to fazendo muito recentemente é em cima de uma mesma base criar pelo menos três melodias vocais, e ir mesclando elas durante a sequência de versos da maneira que for mais interessante para música e letra, e isso gera um resultado muito bom em minhas músicas, elas ficam bem imprevisíveis fugindo da mesmisse, e algumas melodias que acabam não encaixando já fica de auxilio pra encaixar alguns backing vocals.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Terceiro, gravar a composição em n estilos, testando uma versão mais lenta, uma mais rápida, uma agressiva, outra calma...e em cada uma delas encaixar algum detalhe, isso gera elementos interessantes no final das minhas músicas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas de métodos para composição