Por que faculdade de música pra entrar é necessário saber tocar ?

    Autor Mensagem
    TonyBrux
    Veterano
    # out/11


    Pra administração você não precisa nem saber falar direito que tú entra na facul, pra medicina não é necessário experiência e assim vai ...

    Agora porque na faculdade de música você tem que já saber tocar, e o pior, o vestibular não é nada básico, é avançado, obras erúditas e o baralho a 4.

    Ué, penso eu, se estou entrando em uma faculdade é pra aprender, logo não é necessário prévio conhecimento.

    Se for assim a OMB podia abrir prova pra qualquer auto didata fazer a prova e pegar a carteirinha. Se já não é assim.

    Aptidão é uma coisa, agora força de vontade e determinação tá muito acima disso.

    Vale lembrar que Kirk Hammet é um Bom guitarrista, e uma certa época ele ouviu do mestre Satriani que ele não tinha a mínima vocação pra guitarra, e olha aí o que deu. Metallica é uma bandinha qualquer né !?!?!?

    Tô revoltado mesmo huahuahauh, vou xingar muito no Twitter ...

    .omni
    Veterano
    # out/11
    · votar


    TonyBrux
    Faculdade de 4 anos, imagina se for começar do zero. Vai sair da faculdade sabendo o quê? Praticamente nada...

    thefuga
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Não dá pra entrar sem saber nada. Acho que a idéia é ensinar música, não ensinar a tocar. Nem sei de requerimentos, mas imagino que seja como o .omni falou...

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Na faculdade de Direito, Medicina, Engenharia, etc. você entra sem saber ler, escrever, fazer contas, saber um pouco de história, política????

    makumbator
    Moderador
    # out/11
    · votar


    TonyBrux

    a faculdade de música é para aprimorar e desenvolver a performance e o conhecimento teórico. 4 anos não é nada em termos de aprendizado musical.

    Na faculdade se lapida o músico, não é para formar do zero. Para isso existe conservatório, escolas livres e professores particulares.

    guizimm
    Veterano
    # out/11
    · votar


    pra entra numa faculdade de música,é preciso fazer um conservatorio,que é tipo um ensino médio,que te mostra o básico pra vc passa em uma universidade

    TonyBrux
    Veterano
    # out/11
    · votar


    d.u.n.h.a.

    Entra sabendo um pouco, o básico de cada coisa, mas em comparação, o vestibular d música está igual ao saber fazer uma cirugia no de medicina.

    Só isso.

    Agora cá entre nós, quem é de sampa deve saber disso, que conhecimento prévio se tem que ter pra entrar na Uninove ?!?!?!? Nada alem do que básico do básico.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/11
    · votar


    TonyBrux
    Entra sabendo um pouco, o básico de cada coisa, mas em comparação, o vestibular d música está igual ao saber fazer uma cirugia no de medicina.
    Não, comparação errada. O vestibular de música está igual a saber ler e pronunciar bem as palavras, escrever e fazer uma matemática simples. De que adianta entrar pra faculdade se você não sabe reconhecer sons, não sabe ler nem escrever partitura; você não entra em faculdade nenhuma sendo analfabeto!

    Você não entra na faculdade pra aprender, mas pra se aprimorar, pra ser lapidado. Se fosse pra aprender do zero, a faculdade demoraria, por baixo, uns 10 anos.

    El_Cabong
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Depois, dentro de algumas faculdades, ocorre algumas coisas parecidas.

    Eu tinha um professor na engenharia que era doutor, sabia tudo, mas era um péssimo professor. Sempre quando ele ia passar para os alunos uma materia nova, ele passava aquilo como se fosse uma recapitulação (como se todo mundo já soubesse aquilo).

    MMJr
    Veterano
    # out/11
    · votar


    TonyBrux

    Uma pessoa para fazer direito ou medicina ja passou pelo ensino fundamental e segundo grau....e talvez alguns anos de curso preparatorio....Ou seja a pessoa ja estudou por quase 15 anos...

    A faculdade de musica segue a mesma linha....


    Valeu...

    Nickname_SCUM
    Veterano
    # out/11
    · votar


    é o mesmo que tentar fazer um curso de letres sem saber ler e escrever

    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Dental Floss Tycoon
    · votar


    Como é uma habilidade específica, é necessário que já se tenha conhecimento. Você nunca vai entrar no curso de Física sem ter um entendimento de equações, funções... sei lá, algo assim, exatas nunca foi meu forte, haha.

    E, creia-me, tocar dez peças eruditas no violão pra entrar não é nada perto do que você vai ver lá. É como, para o aluno da Letras, saber fazer análise sintática, conhecer a norma formal e os principais autores de cada movimento literário, por alto. Não é querendo assustar nem nada, mas esse é o básico. E perto dos parâmetros internacionais, as faculdades de Música brasileiras ficam bastante atrás ainda... Se nós entrássemos na faculdade para aprender tudo do início, não seria curso superior, mas técnico. Eu mesmo estou tendo bastante dificuldade com algumas matérias no curso, pois não tenho uma base de nível técnico sólida.

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    TonyBrux

    Pergunta pro Philippe Lobo...

    :)

    BuriedAlive
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Quando o Podcast Microfonia voltar ao ar (estão em transição para o novo site) ouça a edição 18 que tem participaçao do Philippe Lobo falando sobre a faculdade...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por que faculdade de música pra entrar é necessário saber tocar ?