é necessário o solfejo, ou pode-se tocar as notas sem ao menos saber o tempo certo

    Autor Mensagem
    tomorello
    Membro Novato
    # out/13


    Gente é o seguinte, to sendo auto-didata, eu aprendi a solfejar as minimas e semininas no tempo em que eu tinha aula, depois disso na hora de tocar semicolcheias, meu prof não fazia solfejo , ditado nem nada, apenas mandava eu tocar as 4 notas em um tempo.

    se estiver certo a batida do metronomo bater a proxima a nota e der pra tocar as 4 notas em um tempo, tem problema as 4 notas ñ estarem totalmente perfeita?
    ou vc acha que ele fez errado em não solfejar e mandar tocar assim?

    obrigado.

    makumbator
    Moderador
    # out/13
    · votar


    tomorello
    tem problema as 4 notas ñ estarem totalmente perfeita?

    Claro que tem problema...se não está perfeito, está errado...

    E no caso não são meramente 4 notas por tempo, mas sim 4 notas de igual duração por tempo. Pode-se tocar 4 notas dentro de um tempo sem que sejam semicolcheias.

    tomorello
    Membro Novato
    # out/13 · Editado por: tomorello
    · votar


    makumbator

    eu nunca consegui tocar perfeitamente, toco antes do metronomo, mesmo batendo o pé e contando, nunca sai perfeitamente, achei que com o tempo isso mudaria mais pelo visto não..
    aprendi as técnicas todas erradas to completamente fu..

    tomorello
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    e tipo na questão de tocar antes do metronomo toco uns segundos antes, bem pouco será que isso nunca vai mudar? treino diariamente mas de nada resolve.

    makumbator
    Moderador
    # out/13
    · votar


    tomorello

    treino diariamente mas de nada resolve.

    Mas há quanto tempo você toca e treina isso? Dependendo da pessoa pode demorar algum tempo.

    eu nunca consegui tocar perfeitamente, toco antes do metronomo

    Isso é péssimo, e precisa ser corrigido, pois de nada adianta ter boa técnica, conhecimento teórico, bom equipamento e etc e não conseguir tocar no tempo. Converse com o professor sobre isso e peça ajuda específica mais focada nessa questão.

    tomorello
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    eu toco a 1 ano com metronomo

    e não é uma coisa que atrapalha, que adianta de mais o tempo, mas é uma coisa que não é perfeita.

    tomorello
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    me disseram que isso é normal, eu não vou ter professor esse ano infelizmente.

    tomorello
    Membro Novato
    # out/13 · Editado por: tomorello
    · votar


    creio que isso seja ansiedade, e tenho um certo medo de atrasar é uma coisa natural minha, nem tocando devagar e nem rápido.

    makumbator
    Moderador
    # out/13
    · votar


    tomorello
    eu toco a 1 ano com metronomo


    Já é um tempo razoável...

    me disseram que isso é normal, eu não vou ter professor esse ano infelizmente.

    Não acho normal. Claro que não somos robôs com perfeição matemática na execução, mas quando a margem de erro fica audível não deve ser encarada como normal.


    Você precisa "aprender" a estudar com o metrônomo (e não apenas praticar com ele ligado). Há exercícios específicos para esses casos de dificuldade.

    O mais comum é subdividir os tempos em frações menores mentalmente. Outra coisa importante é estudar lento, pois é mais difícil tocar devagar e no tempo (principalmente se o tempo for realmente muito lento).

    Também é preciso aprender a ouvi-lo. É ele que manda no tempo, e não você. O aluno precisa deixar ser levado pelo tempo do metrônomo (e pulsar junto com ele), e não tentar brigar e se impor a ele.

    LeandroP
    Moderador
    # out/13
    · votar


    Claro que tem problema...se não está perfeito, está errado...

    E no caso não são meramente 4 notas por tempo, mas sim 4 notas de igual duração por tempo. Pode-se tocar 4 notas dentro de um tempo sem que sejam semicolcheias.


    2

    tomorello
    Membro Novato
    # out/13 · Editado por: tomorello
    · votar


    eu treino diariamente e até as mesmas músicas , de vez em quando uma que seja bem simples sem colcheia até que vai bem, tipo meu antigo professor me ensinou a bater o pé, e contar junto com o metronomo, mas de nada adianta, já tentei fazer exercicios até com os olhos fechados..

    e sem contar que todo dia eu faço o solfejo com um vídeo aqui da internet, agora estou indo pras colcheias, mas então quer dizer que eu nem dominei as colcheias? :(

    ogner
    Veterano
    # out/13
    · votar


    tomorello
    vc aprendeu errado e esta viciado.

    Precisa de uma boa clinica de reabilitação de guitarra!! hehe

    makumbator
    Moderador
    # out/13
    · votar


    tomorello
    tipo meu antigo professor me ensinou a bater o pé, e contar junto com o metronomo

    Eu não gosto dessa história de bater o pé com iniciantes ou pessoas com dificuldade em tempo. Cria um vício. Não permito que meus alunos batam o pezinho.

    Deixa o metrônomo bater o tempo por você, ele já está fazendo isso. Ouça-o (primeiro sem tocar). Só comece a executar no instrumento quando entender o tempo e fizer mentalmente junto com as batidas as figuras rítmicas que pretende estudar.

    O melhor é contar e principalmente SUBDIVIDIR mentalmente. Principalmente em tempos lentos.

    Pode-se também configurar o metrônomo para ele fazer a subdivisão em alguns exercícios (por exemplo, se a semínima vale 60, coloque em 120, simulando um subdivisão em colcheias).

    tomorello
    Membro Novato
    # out/13 · Editado por: tomorello
    · votar


    kk eu sempre coloco rápido pros erros ficarem menos visíveis
    vou ouvir mais o metronomo

    ogner

    pois é , e nem para meu professor corrigir isso ele deixou..

    INARELI
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    tomorello
    isso é normal cara, mesmo vc tocando fora da primeira batida, é legal vc aprender a se localizar na música.

    tomorello
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    INARELI

    sei la, eu achei q com o tempo isso melhoraria

    tomorello
    Membro Novato
    # out/13 · Editado por: tomorello
    · votar


    vlw

    INARELI
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    tomorello
    isso é normal cara, mesmo vc tocando fora da primeira batida, é legal vc aprender a se localizar na música.

    INARELI
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    tomorello
    ajuste o seu metronomo para 6 tempos numa música de 4 tempos, você vai tocar, isso ajuda mesmo, no contratempo da primeira batida. comece usando as notas mais breves.

    tomorello
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    INARELI
    e o que eu faço com o tempo que sobra? hehe eu ñ entendi.

    tomorello
    Membro Novato
    # out/13 · Editado por: tomorello
    · votar


    gente obrigado

    Ismah
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Tá e quem sai tocando e dá certo?!

    Até que li isso não sabia o que era solfejo (ainda não sei BEM ao certo)... Não sei se essa percepção de tempo vem do teclado já, mas simplesmente sei onde estou, e acerto os tempos (ou será que penso que acerto?!)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a é necessário o solfejo, ou pode-se tocar as notas sem ao menos saber o tempo certo