Ajuda para show - Ideias para palco

    Autor Mensagem
    mariajuliarb
    Veterano
    # set/11


    Minha banda vai tocar em um pequeno concurso de bandas daqui um mês. São apenas 5 músicas. Nas quais temos 3 preparadíssimas:
    The Cranberries - Zombie
    Paramore - Decode
    The Pretty Reckless - Make Me Wanna Die
    Sem nenhuma sequência,claro. Mas continuando... São duas guitarras,bateria,um baixo e um duas meninas no vocal. Por isso a escolha das músicas de acordo com a tonalidade e potência das duas vozes. Enfim,eu sou a vocalista principal e preciso de alguns conselhos. Sou MUITO tímida e fico completamente nervosa em qualquer apresentação,só me solto lá para a quarta música. E o show é em um colégio,na hora do intervalo,palco ao ar livre,umas 500 pessoas. Aí que está o problema: Não sei o que dizer quando chegar,quando a música acabar,fico tensa sobre o que fazer,andar pelo palco e tudo mais. Na abertura de um show internacional que eu fui,a banda que abriu,mal tinha experiência e a vocalista já chegou correndo e deu um pulo no palco e começou a música. Nós somos bem parecidos com estilo deles e precisamos de algo parecido para levantar o pessoal. Eu admiro o estilo da Hayley Williams,do Paramore,que chega e balança o cabelo e percorre todo o palco,etc. Preciso de umas idéias sobre o que fazer,algo que uma menina ficaria interessante dizendo ou atuando. Algumas dicas para parar com a timidez,o nervoso? O que dizer quando for apresentar a banda,e na hora de sair do palco? O que fazer quando entrar no palco? Preciso de ajuda com minha presença de palco. Sem brincadeiras,por favor.

    Del-Rei
    Veterano
    # set/11
    · votar


    mariajuliarb
    Algumas dicas para parar com a timidez,o nervoso?

    Ensaiar bastante para ter confiança... E fazer shows sempre que possível.
    Dificilmente alguém faz o primeiro show sem estar nervoso.


    O que dizer quando for apresentar a banda,e na hora de sair do palco? O que fazer quando entrar no palco?

    Presença de palco é importante.
    Não tem como escrever um passo-a-passo aqui... Ficaria muito robotizado.
    Por que você não assiste aos shows das bandas que curte?
    Certamente terá boas idéias.

    Um aceno de longe!!!

    gpeddino
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Presença de palco tem muito a ver com a sua personalidade e com o que você quer transmitir. Procure vídeos ao vivo no YouTube das cantoras que você admira e preste atenção em como elas agem no palco, como se movem, os gestos, os olhares, a roupa... Tudo conta!

    Aulas de teatro te cairiam bem, pelo que entendi. Finja que você é um personagem quando subir no palco.

    Eu mesmo sou vocalista e fico muito nervoso antes de me apresentar. Mas ao subir no palco, coloco na minha cabeça que, pelo menos por alguns minutos, uma hora, duas horas (ou o tempo que o show durar), EU sou o astro ali e todo mundo está ali pra ME ver (mesmo que não esteja, rs). É questão de desenvolver uma autoconfiança no que faz (cantar bem, que é o foco principal) e fingir que não tem ninguém olhando. Leva tempo, mas você chega lá. Basta querer!

    Doggy
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Não pense no que fazer, apenas faça!

    Edu_Afram
    Veterano
    # set/11
    · votar


    uma dica para falar entre uma música e outra é:

    Essa música é dedicado professora "tal" que me deu um zero na prova por isso e por aquilo.. ai vc enrola mais umas coisas..

    (de preferencia escolha aquela professora de matemática bem chata que tem 60 anos de carteira assinada mas só da aula porque acha que manda na escola, quando ela morrer vão misturar as cinzas dela no concreto da parede da diretoria.)

    Guilherme Nau
    Veterano
    # set/11
    · votar


    É impossível não ficar nervosa na primeira apresentação.não se preocupe com o que falar,postura no palco e gestos bem feitos fazem o pessoal pensar que você tem experiência.Tudo bem que eu só faço acústicos xD mas ta na fila já.
    Eu gosto sim de ficar nervoso antes de tocar.Você sobe de um jeito e quando ta lá é uma pilha e uma adrenalina que sobe e você faz como se estivesse no choveiro kkk.

    Na passagem das músicas faça o público rir com alguma coisa falada mas não faça nada se não sabe falar alguma graça.

    Músicas lentas é o que mais te possibilita fazer gestos que façam a plateia delirar.

    Fiz um acústico (com guitarra sem distorção) numa escola com pouco mais de 300 pessoas.Mas cara,é muito pior que 500 porque todo mundo vai ficar te encarando,não tem aquele pessoal berrando.Todo mundo na platéia fica quieto e qualquer errinho no acústico o pessoal percebe com facilidade.

    Mas um show de verdade com guitarras e bastante gente te faz enlouquecer e mandar a ver.E ao sair,de aquele "obrigado" do fundo do pulamão.Sabe né?Valeuuuu pessoallll.Se bem que fica meio Luan Santana mais pra meninas fica legal kk.

    O show vai sair de acordo com a sua experiencia na música.Como o outro post aqui do usuário,sempre que puder faça shows,toque com os amigos,vai numa festinha?Churrasco?Praia piquinique?Leve o violão e toque porque além de fama você ganha uma alto confiança que as pessoas vão te admirar.Pra provar que não estou mentindo aí tem um vídeo de uma da músicas do acústico solo com Patience - Guns'N'Roses



    Lifoi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Também sou muito tímido, aprendi que a melhor maneira de não ficar nervoso em uma apresentação é ensaiar BUYTÔO!
    Pode parecer clichê, mas é o melhor jeito de ganhar confiança.

    Melkchup
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Sim, o melhor jeito é ensaiar no estúdio, fingir que ta falando com o publico, como minha banda é de punk rock, gosto de pular, ensaiar pulos com a ainda [e olha que sou gordinho]
    Evite fazer piadas e tudo mais, treine por exemplo, algumas entradas no show, exemplo a minha banda toca a musica
    Paraíso Proibido - Strike Abrimos o show com ela, bem no inicio do show fazemos duas notas. e pedimos pra galera gritar "HEY"
    exemplo:
    "Tum tum" [HEY]
    "Tum tum" [HEY]
    "Tum tum" [HEY]

    E assim começamos a musica.

    Na composição propiá eu me ajoelho no chão quando a musica fica suave, cordas limpas e tudo mais, dai quando volta pro peso. eu já vou pulando com a banda.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    mariajuliarb

    O que é posso sugerir é pensar que se "fulano" sobe no palco tranquilo pq você eu vou ficar tenso? Se não fosse eu ali no palco, seria outro, mas ainda bem que sou eu!!! :) Vibre com essa situação. Enfim, a tensão quem cria é a gente mesmo. Na verdade não existe pressão e nem tensão. É algo da nossa cabeça e na boa, ninguém tá dando muita bola pra isso. O pessoal que ouvir música.

    Outra coisa é pensar que você tá ali pra se divertir e se errar, todo mundo erra. O erro é um detalhe comum. Nós não somo diferentes de ninguém.

    Apresente-se como se você estivesse entre amigos querendo curtir e como já disseram, estar bem preparado é importante, mas isso é bom pra qualquer coisa na vida.

    Sobre aparência/gestos, seja você. Isso é o maior diferencial de uma pessoa, na minha opinião. Forçar a barra é "fake".

    Boa sorte.

    Duds McCready
    Veterano
    # set/11
    · votar


    mariajuliarb
    Eu diria para vc entrar no palco pensando que "quem manda é vc... quem sabe cantar e tocar são vcs da banda", ou seja, vcs que tem o controle sobre o público!! Tem que entrar com essa confiança, senão a chance de a apresentação desandar...

    Quanto a presença de palco, ensaiem algumas vezes como se fosse uma apresentação, pirem, aproveitem para arriscar e errar nos ensaios... Quando a apresentação chegar, a adrenalina vai estar a mil e vcs todos confiantes. O resto é mandar ver!!

    Abraços!

    sollrackguitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Tente interpreta a musica com seus gestos fechar de olhos, mãos, simuntaneamente !

    e não tentar imaginar o q as pessoas estam achando de vc e da banda na primeira musica, ou se o som tah legal deixa isso pra vc fazer na segunda musica pra frente,

    a primeira musica é tudo vc entra concentrado e interpreta bem , que vc mata a parada!! flw

    Duds McCready
    Veterano
    # set/11
    · votar


    sollrackguitar
    ou se o som tah legal deixa isso pra vc fazer na segunda musica pra frente,

    Discordo de vc nesse aspecto. Começar um show com o som ruim tende a vc perder a confiança e a concentração e se preocupar com algo que deveria estar ok antes mesmo de começar a tocar. O som tem que estar redondo, antes de entrar no palco. Já passei por isso algumas vezes e o negócio fica tenso...

    Abraços!

    Del-Rei
    Veterano
    # set/11
    · votar


    sollrackguitar
    Concordo com o Duds McCready, cara.

    Começar a tocar já com o som ruim tem uma grande chance de comprometer todo o restante do show.
    Psicologicamente é péssimo tocar assim.

    Sem falar que sempre que vou a um show de alguma banda e acho o som ruim, já fico com uma má impressão sobre a banda.

    Um aceno de longe!!!

    mariajuliarb
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gostei das respostas. Todas com idéias únicas semelhantes de alguma forma...Acho que vou assistir muitos vídeos de bandas que curto e deixar levar na hora da música. Só fico pensando no que falar na hora de entrar e apresentar a banda ): Guilherme Nau,a apresentação foi ótima,parabéns mesmo haha. E outra,sollrackguitar,eu gosto mesmo de fechar os olhos e tudo,mas realmente tocar com o som ruim é encrenca,a primeira apresentação da banda foi furada por causa do som e a acústica do local. Duds McCready,algumas pessoas disseram também para entrar pensando que quem manda é a banda,e todos estão ali para NOS ver,mesmo que não seja verdade,hahaha. Obrigada todo mundo pelas respostas :)

    Duds McCready
    Veterano
    # set/11
    · votar


    mariajuliarb
    Isso, é que me referi a vc, por ser um problema seu que vc citou, mas o ideal é a banda inteira entrar com esse sentimento de ser a "dona do pedaço"... Todos pensando sobretudo no sucesso da aprensetação da banda né... hehe, sem egoísmo ;)

    O resto é diversão pura!

    Boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para show - Ideias para palco