Sem idéias para compor !

    Autor Mensagem
    viniciusjau
    Veterano
    # set/03


    Galera estou sem idéias para compor, eu consigo fazer a musica no vioLão na guitarra no baixo e fica dahora, + minhas letras ficam uma bosta... alguém ai me ajude,
    oq faz vcs se inspirarem ??
    ou até mesmo se alguém quiser mandar umas frases meio loucas ai pra mim tentar encaixar nas minhas musicas...

    waleu

    Rider
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Pow cara, cada pessoa, tem uma maneira de compor, mas o principal é ter oq dizer.Se for pra falar besteira nem componha, vai tocando musica dos outros pra se divertir mesmo.
    Mas a dica q eu posso te dar é leia mais, fique por dentro do q acontece no mundo, e naum componha por que precisa, componha quando a ideia vier, valeu?Fui....

    viniciusjau
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Rider
    mais eu faço isso e minhas letras ficam ruins, meus amigos escrevem umas letras mor dahora sabe.... nums ei se sou eu q sou muito perfccionista

    John Andrade
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Exatamente o que o Rider falou... leia mais, fique por dentro de tudo.
    O que você enxerga da vida ? Se você acha que tá tudo lindo, tudo belo, escreva como a sua vida é maravilhosa... se vc acha que tá tudo errado, que os politos roubam, que a TV só ensina porcaria, etc, escreva algo que mostr uma realidade para conscientizar as pessoas... etc... tem tanta coisa que pode ser feita. Só precisa criatividade (nossa principal ferramenta de trabalho), afinal somos músicos !!! E não seres que não pensam ou que se moldam aos padrões que a sociedade impõe. tudo é mais bonito pra um músico.

    GuitarGata
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Eu estou com um problema Parecido, Faço Letras Muuuito Bacanas e Legais mas a Melodia uma MERDA!!!!!
    Por isso que faço sempre a Letra 1º !!!
    quero saber como caprixar na Melodia!!!!

    vongoog
    Veterano
    # set/03
    · votar


    tente ouvir bastante musica GUITARGATA...
    talvez vc pega alguma coisa... pegue um acorde e continue c/ os acordes do campo harmonico dele... isso eh uma boa dica...

    viniciusjau
    Veterano
    # set/03
    · votar


    GuitarGata
    faz assim haha escreve uma letra entaum q eu faço uma melodia.. ha

    maggie
    Veterana
    # set/03
    · votar


    viniciusjau
    GuitarGata
    Procurem inspiração...

    Pode ser em livros, filmes, no tempo, pessoas, amores.. milhões de coisas.

    John Andrade
    Veterano
    # set/03
    · votar


    GuitarGata
    Procure cantar essa letra... depois faça a melodia em cima do que você cantou. NÃO ESQUEÇA DA HARMONIA !!!!

    John Andrade
    Veterano
    # set/03
    · votar


    SERJ, me desculpe... vou colocar seus textos aqui...

    INSPIRAÇÃO - E QUANDO ELA NÃO VEM? (Cover Guitarra nº20)

    Sábado à noite. Você e seus amigos estão dentro de um carro voltando de um show. Todos estão comentando sobre o som, os solos, as músicas.... Mas a sua cabeça está longe, ainda meio atordoada pelo impacto da performance da banda, a música alta... Aí dá uma vontade de ir pra casa e tocar seu instrumento.
    Este exemplo, é uma das situações onde, de repente, você é pego de surpresa pela inspiração. Nestes momentos, é sempre bom você estar bem preparado.
    Na minha opinião, a melhor maneira é ter sempre um gravador portátil pronto pra rodar, e com a fita dentro.
    Aliás, isso é muito importante: não confie na sua memória. Não vale a pena correr o risco.
    Na semana passada, eu compus uma música no exato momento que um amigo estava passando na minha casa. Eu pedi uns três minutos, toquei a melodia umas vezes e pensei: "Pronto! Agora, não esqueço mais!!!"
    Depois que eu voltei pra casa fiquei desesperado. Não conseguia lembrar a melodia. E por causa da preguiça de ligar o gravador, eu perdi a melodia.
    Eu sempre costumo gravar tudo o que faço. Mas desta vez, a falta de disciplina acabou me custando caro...
    Por isso, lembre-se sempre dessa dica. Ela pode salvar uma grande música...



    E QUANDO A INSPIRAÇÃO NÃO VEM... PARTE II (Cover Guitarra nº21)

    Agora vamos continuar com o papo da dica anterior, ou seja, como lidar com situações de total falta de inspiração, visto que nem sempre temos o privilégio de poder largar o instrumento por algumas horas e esperar alguma idéia interessante aparecer. Basicamente, existem duas alternativas que podem ajudar muito. Uma é a criatividade e a outra é o conhecimento musical. Dependendo da situação, você pode escolher uma delas ou mesmo as duas.

    Eu explico: existem várias maneiras de se trabalhar com a criatividade em relação ao instrumento e a musicalidade. Você já experimentou, por exemplo, tocar num ambiente completamente escuro??? Isso funciona muito bem quando se está tentando gravar um solo e o resultado final acaba sempre soando como algo que você (ou outro guitarrista) já fez, ou pior ainda, como um mero exercício de técnica. A luz apagada acaba forçando você a tocar mais intuitivamente, sentindo a música, sem se preocupar tanto com os dedos. Mesmo que no começo você erre algumas notas, logo os seus dedos irão responder melhor ao seu ouvido, ao invés da preocupação de saber onde os seus dedos estão, desenhos de escalas, trastes e cordas.

    Outra idéia muito legal é mudar a afinação do instrumento. Não se detenha simplesmente em descer a sexta corda de mi para ré, como todo mundo faz. Invente mesmo!!! Por exemplo: desça a sexta corda para ré, suba a Terceira de sol para lá, suba a Segunda de si para ré e desça a Primeira de mi para ré... Experimente os mesmos desenhos de acordes que você conhece em cima dessa afinação, invente desenhos de acordes diferentes, use as cordas soltas, harmônicos (que agora terão notas diferentes). Logo você estará brincando com outras sonoridades de acordes totalmente novos.

    Toque olhando pra uma fotografia que te lembre um momento legal (ou não, dependendo da idéia da música), veja um filme, leia um livro, componha em um instrumento com o qual você não está acostumado, ou mesmo crie uma música sem o instrumento.

    COMPONDO... (Cover Guitarra nº48)

    Uma das coisas mais legais em ser músico é o lance da composição, o poder de criar, de experimentar e de fazer algo novo. Eu sempre comparo escrever música ao ato de pintar um quadro. As tintas são as notas, as escalas e os acordes, o pincel é o seu instrumento (guitarra, baixo, etc..). O mais legal é que a gente sempre começa por um quadro em branco, podendo fazer dele o que quiser; usar várias cores, qualquer tipo de tinta, fazer traços mais fortes ou traços mais delicados e explorar qualquer parte da tel. Não há regras! Não existe um padrão a ser seguido.

    Com música é assim, não existe nota que não possa ser tocada em algum lugar, ou escala que seja "errada". É claro que certas notas causarão uma sensação maior de "tensão" para o ouvinte do que outras, e que certos acordes harmonicamente darão maior coesão musical em determinadas situações. Mas na minha opinião, a pessoa que fala que "isso pode" e "isso não pode" está errada. Se quiser tocar uma escala de G# menor melódica sobre um acorde de Am, eu posso!!! Pode até soar estranho (e nesse exemplo vai soar BEM estranho) mas pode ser feito! De repente, a intenção é essa. O que eu estou querendo é um pouco de loucura, tensão, algo muito fora do normal, e por que não fazer???

    É muito importante estudar teoria, harmonia e escalas, mas isso não quer dizer que você tenha que usar isso da mesma maneira que todo mundo usa. Perca os preconceitos, experimente bastante, não se limite. Comece comprando um aparelho para gravar, de preferência a um desses gravadores de 4 canais portáteis - use o máximo que puder. Misture sons, timbres, instrumentos diferentes, instrumentos iguais e procure tocar coisas novas. Inverta acordes, invente outros e deixe de lado qualquer regra que diga o que você TEM que fazer. Grave muito, grave tudo, grave a qualquer hora!!! No dia seguinte, (ou alguns dias depois) ouça o que você fez, você pode se surpreender. Às vezes sai tudo uma porcaria, mas às vezes....

    maggie
    Veterana
    # set/03
    · votar


    John Andrade
    Muito bom.

    :]

    THE CLANSMAN
    Veterano
    # set/03
    · votar


    viniciusjau
    Você primeiro precisa saber qual o clima que sua melodia está proporcionando, e isso engloba várias coisas: estilo, velocidade, tempo, acordes, notas, etc....
    Depois que você conseguir isso decida se a letra vai ficar mais depressiva, alegre, com algum tema específico, etc...
    Vá por partes.
    Pelo menos esse é o caminho mais fácil quando você não está inspirado...

    viniciusjau
    Veterano
    # set/03
    · votar


    John Andrade
    performance da banda, a música alta... Aí dá uma vontade de ir pra casa e tocar seu instrumento
    kara quando minha banda toca em algum lugar eu chego em casa morto e num vejo a hora de dormir hehe,
    mais valeu é legal esse artigo ai hehe

    Fernando
    Veterano
    # set/03
    · votar


    John Andrade
    Po, muito bom esse artigo cara! :)

    fatal
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Cara, toma como exemplo:
    B5, Felipe Dylon(sei la como se escreve essa porra), Rouge e mais....
    Se essas merdas fazem susesso, qualquer um q mande um clipe pra MTV vira famoso!!

    viniciusjau
    Veterano
    # set/03
    · votar


    THE CLANSMAN
    é verdade boa dica, primeiro acho que tenho que ver o tipo de som que eu quero fazer

    Lud
    Veterano
    # set/03
    · votar


    John Andrade
    Muito da hora esses textos!

    Overdoser
    Veterano
    # set/03
    · votar


    John Andrade
    boa


    inspiraçao em mim so vem quando nao tenho nenhum instrumento por perto.... normalmente quando to no trabalho...
    entao eu pego escrevo tudo num papel e ponho no bolso...
    em casa quando penso numa melodia eu toco e gravo no computador... ai depois quando nao tenho o que fazer... pego os montes de papeis e escuto as melodias e tento encaixar um no outro...

    resultado: nunca da certo

    Overdoser
    Veterano
    # set/03
    · votar


    nem sei pra que postei isso heheeh

    Overdoser
    Veterano
    # set/03
    · votar


    pode servir pra: nao façam isso heuhaahauha

    viniciusjau
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Overdoser
    eu faço a mesma coisa q vc cara, dai vou montando a musica tal... e acho que vai fcar bom, o resultado e sempre uma merda haha

    maggie
    Veterana
    # set/03
    · votar


    É legal compor com os amigos também, já fiz músicas assim e até que ficou legal!

    fabiopavan8
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: fabiopavan8
    · votar


    Olá vini, as ideias para a letra da música costumam surgir quando estou caminhando na rua, ou quando estou na sala de aula. (Eu tenho dificuldade para escrever letras em Português e prefiro usar o Inglês).
    Eu gosto de falar de assuntos sérios, eu nunca fiz uma música romântica (porque não quero). Mas se você tem dificuldade em escrever letras pode compor músicas instrumentais (sem letra, apenas instrumentos). Ou você pode procurar um letrista (alguém que escreve letras).
    Tenho outra ideia: você pode transformar poemas de outras pessoas em músicas. Ou criar sua própria versão de uma música que gosta, mas como?
    Você pega apenas a letra da música e compõe ela do zero! Mas não esqueça de pedir a autorização para o dono...

    Casper
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Casper
    · votar


    Momento histórico no FCC!

    Quando o viniciusjau fez a pergunta (2003),
    o fenômeno fabiopavan8 não havia nascido.
    Respondeu literalmente com uma vida de atraso!

    Flipe J.
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Casper

    KKKKKKKKkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sem idéias para compor !