Carteirinha Da Ordem Dos Músicos!!!

Autor Mensagem
marcioguita
Veterano
# jul/09
· votar


Aqui em macaé tem um escritorio da ecad que enchem o saco. ja pago crea, nao vou pagar omb nenhuma. =/

caspite
Veterano
# jul/09 · Editado por: caspite
· votar


-Dan
Teria um link de facil acesso?

Acesse www.pgr.mpf.gov.br/contatos/entre-em-contato e mande o email para direitos do cidadão. pfdc@pgr.mpf.gov.br

Vamos lá pessoal, manifestem o seu apoio à iniciativa da procuradoria e sugiram uma sindicância nas contas da OMB. Chegou a hora de alguém pagar por esta maracutaia.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


caspite
sindicância nas contas da OMB

É ver para crer. Eu acho que a OMB não tem que acabar. Mas sim a obrigatoriedade de filiação, e também a taxa para ter a carteira ser menor. Os valores de hoje são abusivos, totalmente fora da nossa realidade. A anuidade tería que ser R$ 20,00, e a taxa de exame mais uns R$30,00. Mas já estava na hora de alguém se pronunciar. Segundo dizem, a lei foi criada para que o músico fosse mais respeitado, e não tratado como vagabundo como era nos anos 60. Mas hoje isso não faz o menor sentido, a não ser para efeitos de aposentadoria, porque se a profissão acaba, os direitos também acabam. A profissão músico vai ser igual a de Pastor. Ou seja: não existe. Não sei se é bom ou ruim. Sinceramente, pra mim não faz diferença.

Um abraço

caspite
Veterano
# jul/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Eu acho que a OMB não tem que acabar

Veja só Rosélio, você é Delegado Regional da OMB e também não sabe o que é feito com a arrecadação.
Qualquer músico ficaria satisfeito em contribuir se algo fosse feito em favor da classe, como, por exemplo:

1- A lei contemplasse uma obrigatoriedade percentual de música ao vivo em todas as casas de shows.

2- Isentasse os membros da ordem de impostos sobre ferramenta de trabalho. (taxistas)

3- Obrigasse as casas que cobram "couvert" artístico a repassar 100% do que arrecadam.

4- Utilizasse o valor arrecadado na criação de festivais onde os músicos poderiam mostrar seu trabalho.

5- Contratar seguradora para indenização de músicos que venham a sofrer acidentes que os impeçam de continuar atuando.

6- Organizar site em que contratantes possam escolher o tipo de músicos que lhes interessam, através de vídeos, áudios, etc.

7- Prestar contas anualmente sobre a arrecadação e sua utilização.

E mais uma série de coisas que com certeza outros companheiros poderiam acrescentar ou aperfeiçoar.

Esta OMB de hoje, realmente não dá pra engolir.

Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


caspite
sugiram uma sindicância nas contas da OMB. Chegou a hora de alguém pagar por esta maracutaia.

Fazer uma sindicância até que é possível. Mas acabar com a OMB, eu acho que não vai acontecer. O pessoal de BH também acha isso. A OMB é uma instituição antiga, e se fossem para mudar alguma coisa teriam feito na nova constituição. No entanto nem sequer mencionaram a OMB. Pode haver mudanças sim, mas eu não creio que serão tão radicais. Se mudar, serão coisas pequenas, como: Valores para obter a carteira, forma de avaliação. É tudo muito complicado, tem muita gente grande atráz disso. Só nos resta aguardar pra ver. Mas acabar com a profissão de músico é retroceder, isso não pode acontecer. Se realmente forem acabar com a profissão, os músicos vão deixar escapar um direito ou um benefício que muitas categorias lutam para conseguir. Como os motoboys, que só conseguiram ser reconhecidos como profissionais este mes, e mesmo assim depois de muita luta. Sei la. essa é minha opinião.

Um abraço

caspite
Veterano
# jul/09 · Editado por: caspite
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Mas acabar com a OMB, eu acho que não vai acontecer
tem muita gente grande atráz disso

A única gente grande que existe agora é o Supremo Tribunal Federal, o mesmo que recentemente desregulamentou a profissão de jornalista, coisa que muita gente grande não acreditava fosse acontecer.
Jornalistas continuarão a ser jornalistas, só não precisarão de diploma para exercer a profissão.
Músicos continuarão sendo músicos, só não precisarão apresentar carteirinha da OMB.
Artistas plásticos sempre foram artistas plásticos, sem carteirinha nenhuma.
Artesãos sempre foram artesãos, sem carteirinha nenhuma.
Poetas sempre foram poetas, sem carteirinha nenhuma.
Escritores sempre foram escritores, sem carteirinha nenhuma.
Atores sempre foram atores, sem carteirinha nenhuma.

A arte, o talento, a criatividade, são atributos que independem de regulamentação. Quem quiser cobrar alguma coisa por isto estará, com certeza, querendo se aproveitar.
A comparação com os motoboys não é pertinente, pois reconhecimento não é o mesmo que regulamentação, além disso eles não precisarão pagar anuidade nenhuma.

O pessoal de BH também acha isso.

Estranho, A terra da Inconfidência Mineira, onde Tiradentes morreu enforcado por se rebelar contra a "derrama", que invadia lares e confiscava bens de quem não conseguia pagar os altos impostos exigidos pela corte portuguesa.

-Dan
Veterano
# jul/09
· votar


caspite
Estranho, A terra da Inconfidência Mineira, onde Tiradentes morreu enforcado por se rebelar contra a "derrama", que invadia lares e confiscava bens de quem não conseguia pagar os altos impostos exigidos pela corte portuguesa.


É amigo.. os tempos são outros.. se vc soubesse dos bastidores da ultima eleição municipal nessa cidade, vc vomitaria...

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
A profissão músico vai ser igual a de Pastor

Pra efeitos de previdencia, existe a profissão de Ministro de culto religioso (que é o que um pastor ou padre ou sacerdote são), pode ir no site do Ministério do Trabalho, e procurar no CBO (Classificação Brasileira de Ocupções), todas as profissões reconhecidas estão registradas lá, e inclusive o registro na carteira profissional ou no INSS deve conter a nomenclatura oficial lá apresentada.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
caspite
A única gente grande que existe agora é o Supremo Tribunal Federal, o mesmo que recentemente desregulamentou a profissão de jornalista, coisa que muita gente grande não acreditava fosse acontecer.
Jornalistas continuarão a ser jornalistas, só não precisarão de diploma para exercer a profissão.


E isso foi bom? O que pode acontecer, ou está acontecendo é que ninguém vai querer estudar jornalismo,( Ou a emissora, seja qual for, não vai aceitar quem não estudar jornalismo) Aí me diz para que serviu essa burrada que eles fizeram? Para nada. E com isso vão aparecer os "fanfarrões", pessoas que não se sabe se pode confiar no que eles estão dizendo ou não. Na música já acontece isso. Muitas casas de shows pedem a carteira de músico não é por medo da fiscalização. É porque eles sabem que alguém viu este individuo tocar, não importa de que forma foi. Qualquer um vai dizer: Eu sou músico. Então prova que é. Se o cara toca piano? Então espera aí, que vou na minha casa buscar o piano. Eu acho que a carteira não devería ser obrigatória, mas não acabar com ela. Tira quem quizer, paga anuidade quem quizer, faz shows onde quizer e pronto. Acaba com a lei da obrigatoríedade, mas não com a instituição. Eu acho!!!

Um braço

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
vão aparecer os "fanfarrões", pessoas que não se sabe se pode confiar no que eles estão dizendo ou não. Na música já acontece isso.

Tem razão. Os fanfarrões só mancham o nome da profissão.

Com a desregulamentação da profissão, um critério será o principal para contratação de um músico: Competência. Evidentemente estudo será essencial, então vão acabar os malucos que acham que por saberem entoar meia dúzia de acordes já podem se dizer profissionais.

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
E isso foi bom? O que pode acontecer, ou está acontecendo é que ninguém vai querer estudar jornalismo,( Ou a emissora, seja qual for, não vai aceitar quem não estudar jornalismo) Aí me diz para que serviu essa burrada que eles fizeram?

Cara, não mudou praticamente nada, o lance é que era uma grande confusõ em jornais e emissoras por conta de que em geral matérias específicas, como as da Área economica, eram ocupadas por quem na pratica não sabia de economia, então o jornal tinha que pagar um economista pra escrever como comentarista economico e um jornalista pra assinar a matéria, sem contar que em geral jornalista só fazia lambança quando tinha q fazer materias de outras áreas.

A decisão do supreo só serviu pra regularizar a cituação desse pessoal que na pratica já estava lá e agora pode exercer a profissão sem precisar de um jornalista pra meter o bedelho e fazer lambança.

Ironicamente quem disse isso foi o coordenador da especialização em jornalismo economico da USP, em um programa da TV Cultura, ele inclusive defendia que com isso o economista que se especializasse em jornalismo poderia exercer a profissão na sua área específica, em geral melhor que o jornalista,

Na música já acontece isso. Muitas casas de shows pedem a carteira de músico não é por medo da fiscalização. É porque eles sabem que alguém viu este individuo tocar, não importa de que forma foi.

Rapaz, depois que tu disse aqui, que tu participou da banca de avaliação de um tocador de berrante e que o cara conseguiu a carteirinha da OMB, tu perdeu toda moral pra falar isso.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
Rapaz, depois que tu disse aqui, que tu participou da banca de avaliação de um tocador de berrante e que o cara conseguiu a carteirinha da OMB, tu perdeu toda moral pra falar isso.

Eu perguntei aqui se berrante era um instrumento. E a maioría achou que era. Então onde está o erro? Eu não morro de amores pela OMB, mas não acho que ela deva acabar. É só minha opinião. Não sou dono da verdade. Se ela tem que mudar? É claro que tem. E o mais rápido possível. Eu concordo com voce. Não é um simples teste na OMB que vai definir a qualidade do músico. A sua indignação é a minha e de uma grande parte dos músicos filiados à OMB ou não.

Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Aí estão as respostas. E acredite ou não, elas serviram de parâmetro para avaliação ou não do berrante como instrumeto músical. Eu estudei durante 2 meses, só para saber se os toques do Sr. que fez exame estavam como deveríam ser. As vezes eu pareço ser uma monte coisas que disseram aqui. Mas pode acreditar, de bobo eu só tenho a cara e o jeito de andar.
Obs: A copia deste tópico fica na minha pasta, caso alguém queira contestar este assunto. As opiniões aqui postadas foram de muita utilidade.

Um abraço

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/206351/

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Rapaz, eu não me importo com a OMB pra ter uma pinião, nunca me encheram, nunca me pediram carteira, e se vierem reclamar eu nem musico profissional sou, é só um hobbie que eventualmente me dá um extra com a banda, tanto que faço shows aqui e ali, via de regra ganho mais que a maioria dos musicos profissionais que conheço pra fazer esses shows, justamente pq eu não faço questão de fazer show e não vivo isso, então quem quiser que eu toque e ganhar em cima disso, vai ter que me dar uma parte desses ganhos, e em geral recuso mais shows do que aceito.

Eu acho que a OMB, devia sim era profissionalizar os musicos, promover cursos pra essas pessoas aprenderem a se gerenciar, por isso, eu que sou um dos que vc chama de "fanfarrões" termino ganhando mais com meus Blues do que muito musico profissional por essas bandas daqui, onde a OMB só cobra a anuidade e mesmo o teste pra entrada, é tão imbecilmente simples que até quem não sabe nada de musica já conseguiu carteira.

krydes
Veterano
# jul/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
de bobo eu só tenho a cara e o jeito de andar.

KKKKK robério (só pra zuar),legal a espirituosidade, todo mundo tem a solução pra tudo no país mas vc pode ver que o povo fica só no berrante,kkkkk.

caspite
apesar da besteira que vc disse (acabar com a omb) eu mesmo não sendo músico acho que é legal ter um órgão regulamentador da profissão(opinião minha) acho que o que deve mudar é a direção da mesma,(para que ela se torne tudo o que vc e todos músicos esperam que ela seja )vc se lembra dos cara-pintadas
anti collor ? Que tal uma invasão (estilo sem terra) de músicos,aspirantes a músico,tomando a OMB e exigindo + trabalho em favor do músico ? com eleições diretas Sam para presidente da OMB // puxa-saco on hehe, mas a idéia do site com músicos por região,estilos,com vídeos,etc é muito boa coisa de gênio,um abraço a todos !!!

krydes
Veterano
# jul/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo


Agora que tenho conhecimento de que vc é juiz de prova de berrante, podes dar notas aos berradores descontentes iltda,outro abraço !!

caspite
Veterano
# jul/09
· votar


krydes
apesar da besteira que vc disse (acabar com a omb)

Pode ser besteira, questão de opinião. O que eu digo é que esta OMB não serve aos músicos. E olha que sou músico do tempo em que fui obrigado a estudar muita teoria e solfejo para conseguir minha carteira. Paguei muitas anuidades e fui acionado judicialmente porque passei cinco anos sem pagar. Arquei com as anuidades atrasadas, mais multas, mais custas de advogado, mais custas processuais para não ter bens penhorados. Tudo porque não sabia que, mesmo estando sem exercer a profissão, teria que dar baixa na OMB.
Até 10 anos atraz, a OMB vendia licença a qualquer um sem qualquer exame. Objetivo? aumentar a arrecadação. Fiquei sabendo agora que isto acabou. No entanto, criaram o "músico prático" (tocador de berrante). Objetivo? aumentar a arrecadação.

Uma Ordem ou associação criada para beneficiar os músicos, sem obrigatoriedade de filiação, seria muito benvinda, pois teria de trabalhar muito em prol da classe para angariar mais e mais adeptos.

-Dan
Veterano
# jul/09
· votar


caspite
Uma Ordem ou associação criada para beneficiar os músicos, sem obrigatoriedade de filiação, seria muito benvinda, pois teria de trabalhar muito em prol da classe para angariar mais e mais adeptos.

Sim. Nesse caso os musicos se filiariam não por ser obrigado e sim por ser realmente útil.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


caspite
Uma Ordem ou associação criada para beneficiar os músicos, sem obrigatoriedade de filiação, seria muito benvinda, pois teria de trabalhar muito em prol da classe para angariar mais e mais adeptos.

3

É exatamente o que tem que acontecer.


krydes
Agora que tenho conhecimento de que vc é juiz de prova de berrante,

Estou tentando descobrir em que tom a vaca berra. É sério. Ela berra em algum tom. E eu vou descobrir. Também estou querendo saber se o boi berra mais grave ou mais agudo do que a vaca. rsrsrsrs

Um abraço

caspite
Veterano
# jul/09
· votar


Será que se fazendo uns buraquinhos no chifre o berrante não faria uma escala?

krydes
Veterano
# jul/09
· votar


caspite

então cara algumas idéias suas são boas,muito boas mesmo,tente por em prática a parada do site é 10 nem se precisa da OMB
um abraço !

Prof. Rosélio Araujo

ô Rosélio, cumé qui a gente faz pra ser o chefe lá na OMB ? tem que puxar o saco de quem ?

Já pensou se entrar lá alguém com vontade de fazer alguma coisa ?
Um abraço !

Pompermayer
Veterano
# jul/09
· votar


krydes

Vai ser engolido pela enorme massa com vontade de ganhar dinheiro sem fazer nada ou você acha que o congresso é feito só de gente sem vergonha na cara? O negócio é que os políticos são o reflexo da população, o político representa o povo e se o cara é porco, infelizmente a população é também, até porque, foi ela quem o colocou lá... temas pra outro debate.

Galera

Dando um up porque é importante.
Temos a chance de ver o presidente a OMB-SP responder a pergunta que não quer calar: "O que é feito da anuidade dos músicos?" agora na MTV, no entanto ele não parece muito disposto a sanar essa dúvida e nenhuma outra, parece que está ali pra inglês ver.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


krydes
ô Rosélio, cumé qui a gente faz pra ser o chefe lá na OMB ?

Encerraram-se as vagas.

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/09
· votar


Pompermayer
Temos a chance de ver o presidente a OMB-SP responder a pergunta que não quer calar: "O que é feito da anuidade dos músicos?" agora na MTV, no entanto ele não parece muito disposto a sanar essa dúvida e nenhuma outra, parece que está ali pra inglês ver.

Esta pergunta está sem resposta desde 1960.

Pompermayer
Veterano
# jul/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Quando você recebe uma grana tem que declarar e pagar o imposto dela. Quando você compra uma mansão tem que dizer de onde sai a grana. Engraçado como a nossa querida e amada OMB pode contrariar todas essas regras e continuar por aí arrecadando dinheiro sem nenhum tipo de transparência.

A Ordem dos músicos é uma instituição
fanáticamente democrática. Apesar de 99,99% dos músicos do Brasil clamarem pelo fim da ordem, permanece firme e forme.

caspite
Veterano
# jul/09
· votar


ei pessoal já mandaram e-mail pra procuradoria geral?

Não vamos deixar morrer o assunto. Pressão.

pacman jp
Veterano
# jul/09
· votar


caspite
Uma Ordem ou associação criada para beneficiar os músicos, sem obrigatoriedade de filiação, seria muito benvinda, pois teria de trabalhar muito em prol da classe para angariar mais e mais adeptos.

bingo!

Close Topic!

Will Bejar
Veterano
# jul/09
· votar


Por isso que dei baixa na minha...não pago, mas toco!!! Não me cobrem!!!

Tocador de berrante foi boa...hehehehehe...

zedoidiao
Veterano
# ago/09
· votar


Uma dúvida cruél,se eu compor minhas músicas e registra-las com a carteirinha e pah...aí eu paro de pagar a mensalidade eu perco os meus direitos sobre elas?

caspite
Veterano
# ago/09
· votar


zedoidiao
Uma dúvida cruél,se eu compor minhas músicas e registra-las com a carteirinha e pah...aí eu paro de pagar a mensalidade eu perco os meus direitos sobre elas?
Seus direitos autorais, desde que registrados, não se perderão em nenhuma hipótese.
Como compositores estão enquadrados como músicos pela lei, o máximo que poderá ocorrer é você ter de pagar as anuidades em atraso, ou simplesmente dar baixa na carteira. Ademais, nunca soube que a OMB fiscalizasse compositores, além de que se você entrar com uma ação, com certeza vai ganhar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Carteirinha Da Ordem Dos Músicos!!!