Um intervalo de ( Eb — Cb ) é um Intervalo de "qual" 3ª ? E por quê ?

Autor Mensagem
Carregando
Veterano
# jul/11
· votar


Pé de chinelo


upei aqui... ve se da pra entender

http://www.4shared.com/photo/Z4i2a-Rv/Note.html

http://www.4shared.com/photo/fT9Dk7fO/inverso.html

Pé de chinelo
Veterano
# jul/11
· votar


Carregando

Valeu cara!! ja baixei aqui e vou estudar isso, qlq dúvida falo com vc de novo!

Abraços!

Endurance
Veterano
# jul/11
· votar


Só upando pra explicar direito, porque os caras complicaram demais um negócio simples:

O intervalo dó bemol para mi bemol é uma terça maior, considerando a escala de DÓ BEMOL
O intervalo mi bemol para do bemol é uma sexta menor, considerando a escala de MI BEMOL

No seguinte exemplo: http://www.ivanmeyer.com.br/forum/uploads/monthly_07_2011/post-47180-1 311090938.jpg

No caso, o mi bemol desceu uma terça maior, ou seja, dó bemol.

Renato F
Veterano
# jul/11
· votar


Endurance

Na verdade:

O intervalo dó bemol para mi bemol é uma terça maior, considerando QUALQUER ESCALA, HARMONIA OU MELODIA EM QUE APAREÇAM AS DUAS NOTAS;

O intervalo mi bemol para do bemol é uma sexta menor, considerando QUALQUER ESCALA, HARMONIA OU MELODIA EM QUE APAREÇAM AS DUAS NOTAS.

Abç.

Richard Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


na verdade não existe misterio nenhum.

o intervalo não pode ser classificado sem saber em que direção ele está indo.

em se tratando de escala.
o intervalo de dó para mi mesmo na escala de dó maior pode ser tanto uma 3ª maior quanto uma 6ª menor. o que vai definir se é uma ou outra é a direção em que a escala está indo.

se a escala está C D E F G A B então o intervalo é uma 3ª maior
se a escala está C B A G F E D então o intervalo é uma 6ª menor

abraço

Renato F
Veterano
# jul/11
· votar


Richard Guitar
Na verdade, o intervalo deve ser SEMPRE pensado de forma ascendente. Não importa a direção da escala ou da melodia.

Já escrevi isso várias vezes, não entendo como ainda fazem confusão. Essa é a maneira mais simples de se estudar/entender intervalos.

Como escrevi antes:

É claro que temos movimentos descendentes, mas se vc tocar (na Clave de Sol) um Dó (3º espaço) e depois um Mi (1ª linha) esse intervalo é de 6ªm, porque do Mi pro Dó (lembrem-se: pensamento ascendente) existem 6 notas (E F G A B C). Mesmo que vc toque o Dó primeiro o INTERVALO é E - C.

Abraço.

Richard Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


Renato F
o intervalo deve ser SEMPRE pensado de forma ascendente.

É claro que temos movimentos descendentes, mas se vc tocar (na Clave de Sol) um Dó (3º espaço) e depois um Mi (1ª linha) esse intervalo é de 6ªm, porque do Mi pro Dó (lembrem-se: pensamento ascendente) existem 6 notas (E F G A B C). Mesmo que vc toque o Dó primeiro o INTERVALO é E - C.


eu acho que é justamente esse pensamento que deixa confuso.

não seria muito mais fácil e prático dizer que simplesmente é uma 6ªm pois é justamente essa a distância que está escrita na pauta? e não porque se decorou a escala de Mi maior de forma ascendente e depois decorou que do Mi pro Dó é uma 6ªm?

acaba virando uma grande decoreba.

a escala que é derivada dos intervalos e não o contrário.

abraço.

Renato F
Veterano
# jul/11
· votar


Richard Guitar
Os intervalos não devem ser pensados somente em relação à pauta. Pois acredite, há música além das partituras. rsrsrs

acaba virando uma grande decoreba.

não seria muito mais fácil e prático dizer que simplesmente é uma 6ªm pois é justamente essa a distância que está escrita na pauta? e não porque se decorou a escala de Mi maior de forma ascendente e depois decorou que do Mi pro Dó é uma 6ªm?

Você confundiu. Não existe Dó em Mi Maior, mas Dó sustenido.

Pra quem lê e entende a pauta musical os intervalos são claros, está tudo escrito ali, na nossa cara.

Quem não sabe ler partitura, não pode saber que o intervalo C - E é uma 3M?

É essa decoreba que ajuda essa galera. E pra quem toca bastante, aprende essas coisas rapidinho. E tenho quase certeza que esse pessoal que tem dúvida, não sabe ler ainda.

a escala que é derivada dos intervalos e não o contrário.

Em quantas escalas temos essas duas notas, (Dó - Mi)?

Em várias. E sempre será 3M, em sentido ascendente.

Acho mais fácil:
Se você falar Dó - Mi = 3M;
Se você falar Mi - Dó = 6m.

Não importa o tom.

Entendi e concordo com o que você escreveu, apenas acho mais prático aprender os intervalos desta maneira.

Abraço.

Richard Guitar
Veterano
# jul/11 · Editado por: Richard Guitar
· votar


Renato F
Os intervalos não devem ser pensados somente em relação à pauta. Pois acredite, há música além das partituras. rsrsrs
Com certeza ! e isso reforça mais ainda a idéia de que os intervalos em uma melodia por exemplo estão em movimento, e sua analise deve ser baseada em movimento.

Você confundiu. Não existe Dó em Mi Maior, mas Dó sustenido.
entrou mais uma nota aí pra confundir mais ainda.
a pessoa vai olhar a escala de Mi maior e vai encontrar um Dó#, e não um Dó. mas um motivo para olhar apenas as notas em questão, no nosso caso aqui o Dó e o Mi. e não procurar uma referencia em uma escala que nem Dó tem.

Quem não sabe ler partitura, não pode saber que o intervalo C - E é uma 3M?
claro que sim, desde que ele saiba que isso é baseado em um movimento ascendente.

É essa decoreba que ajuda essa galera.
eu acho que é essa decoreba que faz a pessoa aprender até um certo ponto e estacionar lá na frente.

a escala que é derivada dos intervalos e não o contrário.
Em quantas escalas temos essas duas notas, (Dó - Mi)?
em qualquer escala maior com a tonica em Dó.
além de tantas outras. (Um Bb lídio por exemplo)

a escala é formada por um conjunto de intervalos.
não existiria escada (escala) se não tivesse os degraus (intervalos).

Em várias. E sempre será 3M, em sentido ascendente.
exatamente, em sentido ascendente.

abraço.

Ken Himura
Veterano
# ago/11 · Editado por: Ken Himura
· votar


Renato F
Na verdade, o intervalo deve ser SEMPRE pensado de forma ascendente. Não importa a direção da escala ou da melodia.
Quem disse isso? Por esse tipo de pensamento bizarro, muita gente toma bomba em prova.

Intervalos podem ser ascendentes e descendentes, isto é o fato. Deve-se sempre pensar no sentido do movimento das alturas pra classificar o intervalo. Muita gente se embanana em matérias de faculdade por classificar intervalos erradamente por só pensar de forma ascendente (ou só descendente) e faz exercícios cheios de erros. E pensar assim também cria um puta problemão na hora de criar variações duma melodia: aumentação, diminuição, inversão e sequência retrógrada.

Renato F
Veterano
# ago/11
· votar


Ken Himura
Por esse tipo de pensamento bizarro, muita gente toma bomba em prova.

Bizarro é uma pessoa fazer faculdade e não conseguir classificar um intervalo. Na moral, que vão procurar outra profissão.

Mas voltando:
Quando escrevi ascendente foi porque, aqui no forum, não escrevemos apenas para quem faz faculdade ou lê partitura. Que, supõe-se, já domina esse assunto.

O cara aprende contando os intervalos na mão mesmo.

Como eu escrevi:
"Pra quem lê e entende a pauta musical os intervalos são claros, está tudo escrito ali, na nossa cara."

Mas a LINGUAGEM ESCRITA usada aqui...

Se vc ESCREVER as cifras C - E, não será a mesma coisa de ESCREVER E - C.

Só isso...

Ken Himura
Veterano
# ago/11
· votar


Renato F
Cara, não tenta dar explicação, pensar de forma só ascendente é errado e causa problema. Muita gente aprende assim por maus professores (ou más fontes de informação) e tem um problemão depois pra corrigir. Exemplo: tem gente dizendo aos quatro cantos por aí que a família dos violinos é afinada em 4as.

Seja qual for o nível do praticante, do mais básico ao mais avançado, sabendo ler ou não partitura, é melhor ter mais qualidade nas informações passadas pra não criar distorções como esta. Por isso aparece aí tanta merda escrita em fóruns, principalmente quando se tratam de harmonia. Nesse fórum mesmo, as vezes surgem umas loucuras que até deprimem.

E não sei porque tanto desprezo pela partitura que muitos aqui têm. Você gostaria de ser analfabeto por escolha própria?

Mística Lua
Veterano
# ago/11
· votar


Tópico legal, pude esclarecer algumas coisas.
E vamos lá, galera, estudar é o caminho!

Parabéns para quem contribuiu!

LeandroP
Moderador
# ago/11 · Editado por: LeandroP
· votar


Renato F
Não existe Dó em Mi Maior, mas Dó sustenido.

Só se a escala for "maior harmônica", que tem o VIº grau abaixado...

De qualquer maneira a armadura se faz com o Dó sustenido mesmo e utiliza-se o bequadro na nota Dó.

Richard Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


LeandroP
Só se a escala for "maior harmônica", que tem o VIº grau abaixado...

De qualquer maneira a armadura se faz com o Dó sustenido mesmo e utiliza-se o bequadro na nota Dó.


show de bola !!
ótimo gancho para estudo.

LeandroP
Moderador
# ago/11
· votar


Richard Guitar

Essa escala é legal tocar sobre I7M - IVm7 (não precisa ser com 7a se quiser). A sonoridade é muito melódica... ótima pra viajar sobre o baixo das cordas Mi e Lá soltas (bordões)

E - Am (escala Mi maior harmônica: E, F#, G#, A, B, C, D#)

Richard Guitar
Veterano
# ago/11 · Editado por: Richard Guitar
· votar


LeandroP
Bacana, o Iº um Jônio 6m

Agora o IVº que eu achei legal
Dórico 7+ e 4#
Ou Menor Melodica 4#
Fazendo uma Tétrade Diminuta partindo da tônica consegue pegar a 6 e a 4# do IVº com um único pensamento
De um modo mais simplistas, um "Lídio menor" esse IVm
Agora o IVm com 7M


A Maior Harmonica eu acho mais lógico pensar que a terça da Menor Harmonica que subiu transformando-a em uma escala Maior propriamente dita e não que a sexta da Maior Natural que desceu.

Agora em termos práticos, pelo menos para mim, acho mais fácil pensar como uma Maior Natural com a 6m mesmo, assim como a Menor Melódica como uma Escala Maior (Jônio) com a "3m", além de muitos pensarem também como um Dórico 7M.

Abraço.

blonski
Veterano
# out/13
· votar


E hoje nem é terça, muito menos sexta, é quinta, intervalo de almoço, e fico feliz que o tópico tenha rendido frutos inconspícuos.

Ken Himura
Veterano
# out/13
· votar


blonski
Cara, não inventa moda. Intervalo formado por E - C (e qualquer variação com bemóis ou sustenidos) é de sexta ou terça, dependendo de qual nota está embaixo. Nunca que isso vai formar uma quinta - no máximo do máximo se você forçar a barra com alguma enarmonia, que claramente não é o contexto aqui.

makumbator
Moderador
# out/13
· votar


Ken Himura

Acho que ele estava só brincando com os nomes dos dias. Observe que ele postou a mensagem em uma quinta feira.

Ken Himura
Veterano
# out/13
· votar


makumbator
Putz, hahaha

Eu nem olho as datas!

blonski
Veterano
# dez/13
· votar


Sim, hoje é quinta-feira novamente, não é terça, muito menos sexta, é quinta, intervalo de almoço, e fico feliz que o tópico tenha rendido frutos inconspícuos.

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


blonski

E pelo horário, partindo do princípio, que você mora na cidade que esta em seu perfil, poderíamos dizer que é uma "quinta justa ascendendo para uma quinta aumentada".... né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um intervalo de ( Eb — Cb ) é um Intervalo de "qual" 3ª ? E por quê ?