Grau ou intervalo?

    Autor Mensagem
    mpnzep
    Membro Novato
    # jul/21


    No acorde, C7M, podemos dizer que o acorde tem o sétimo grau maior? Ou devo dizer que o acorde tem um intervalo de sétima maior?
    Obrigado.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/21
    · votar


    mpnzep

    Tanto faz.

    Intervalo é a distância entre um som e outro. Grau é a posição da nota dentro da escala.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/21
    · votar


    mpnzep

    É isso que o LeandroP falou.

    Você deve estar se perguntando o porque de haver duas nomeclaturas, mas é mais uma daquelas coisas que "em música muitas coisas iguais não são iguais".

    Acontece que a música começou de forma irracional, os sons/tons estão ligados a audição e a divisão matemática que foi feita (dividir uma oitava em 7 notas) não é precisa, há diferenças, de uma nota a outra não há as mesmas distâncias (o intervalo entre ré e mi, por exemplo, não é do mesmo tamanho que o de dó para ré, ele é ligeiramente inferior a um tom). O conceito de escala maior já existia, então a divisão foi feita em cima da escala maior, como havia um problema de assimetria sonora na divisão por 7, dividiram por 21 e depois por 12, que é o padrão que permanece até hoje (em instrumentos temperados).

    É um tema meio complexo, escrevi "meia boca", mas é de onde vêm a coisa intervalos e graus. Graus tem a ver com as escalas que já existiam, intervalos é uma coisa matemática, são os "intervalos" da divisão da oitava.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Grau ou intervalo?