Uma pergunta sobre bandas de 3 músicos

Autor Mensagem
Sedank
Veterano
# jul/11


Estou tentando montar uma banda, o problema é que não curto bandas com dezenas de integrantes, prefiro uma banda de 3-5 no máximo.

E nessa história acho que só será possível formar uma banda com 3 músicos (eu tocando guitarra base-solo), um baterista e um baixista (que toca bem).

Aí é o seguinte: o que deve ser acertado/modificado na música na hora do solo?

O baixista consegue compensar a falta de um guitarrista?

Alguém aí já tocou com essa formação, 1 guitarrista, 1 baixista e 1 baterista?

Guitar_RdS
Veterano
# jul/11
· votar


Dá pra tocar com 3 sim. Mas não é qualquer música que vai ficar bem se vcs não souberem interagir ou até mesmo modificar algumas delas.

Eu prefiro tocar só comigo na guitarra, acho q dá mais personalidade pro guitarrista (e não é vaidade não)

Doggy
Veterano
# jul/11
· votar


Minha banda faz isso atualmente, o que mais tem reclamado é o baixista, rs...

To brincando. Mas o que realmente percebemos é que o baixista tem que se destacar nas horas certas.

Na hora de um solo de guitarra, por exemplo, porquê o baixista (e até o baterista) não "solarem" também? Rush (Geddy Lee) e Sabbath (Geezer Butler) são mestres nisso.

Sedank
Veterano
# jul/11
· votar


Guitar_RdS

É, e tb tem o fato de ser difícil de achar um outro guitarrista que fique no nível meu e do meu amigo (estamos bem acima da média).

Doggy

Mas aí teríamos que ensaiar muito mais vezes e não rola : (

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# jul/11
· votar


fato de ser difícil de achar um outro guitarrista que fique no nível meu e do meu amigo (estamos bem acima da média).

Gostei da humildade!

Sedank
Veterano
# jul/11
· votar


iMPeLLiTTeRi

Mas é de boa. Hoje em dia a maior parte da galera que começa a tocar guitarra/violão para de se dedicar em 1 ano. Até conheço alguns que tocam bem, só que esses já tem banda!

NunoMorelli
Veterano
# jul/11
· votar


Sedank

Então, como guitarrista me considero bem lento e fraquinho, até dá pra brincar em alguns solos, mas prefiro base/rítmica. Estudo pra ter noções claras de harmonia e estruturação musical. Mas hoje acredito que musicalmente se possa tudo.

Como contrabaixista eu me garanto, hoje estudo guitarra mas minha primeira formação é voltada pro grave, com direito a acordes e solo com slap dobrado e pedal note. Posso dizer que funciona pra quase tudo, claro que há estilos e músicas que é quase impraticável arranjar para trio.. impossível não, mas difícil.

Já fiz parte de um power-trio chamado PacRock (extinto) na zona lost de Sampa, há uns 7 anos. Hoje to parado, só estudando, mas se alguém vir a precisar de baixo, como aqui não pode, deve contatar via "forme sua banda", aqui no servidor do Terra.. mas aí já trato somente por lá.

fernando tecladista
Veterano
# jul/11
· votar


banda de 3 músicos (no maximo 4) é a melhor coisa que tem

Sedank
Veterano
# jul/11
· votar


Estamos em busca de um baterista...

Guitar_RdS
Veterano
# jul/11
· votar


Sedank
Amigo, se você quer mesmo uma banda (ou ao menos pretende mantê-la por no mínimo 2 ou 3 ensaios) comece buscando a humildade. E isso não é trollagem, é um conselho.

GuiMolusco
Veterano
# jul/11
· votar


Guitar_RdS

GENIAL!

MauricioBahia
Moderador
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Sedank

Eu acho que tocar em "power trio" e manter o som cheio, sem deixar eventuais buracos, deve ser dificílimo. Quem canta na banda? É instrumental?

Abs

Black Horse Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


Verifica o Dr. Sin

Spect
Veterano
# jul/11 · Editado por: Spect
· votar


Não achei que o comentário do Sedank foi arrogante, caso eu tenha intepretado corretamente.

Pelo o que eu entendi, ele quis dizer que tá acima da média do pessoal da idade dele, nessa faixa de 13-17, se referindo aos "guitarristas" que só pegam músicas simples e não se preocupam em evoluir mais, que é o que mais tem por aí. Uma coisa é você ver o nível aqui no fórum, que é formado por um grupo de pessoas que estão mais interessadas pela música, outra é comparar com o mundo "real".

Btw, caso não conheça, ouça Cream. Eu sei que não é exatamente o que você pergunta no tópico, mas se nunca tiver ouvido, dá uma olhada que ao menos pode te dar umas idéias novas.

MauricioBahia
Moderador
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Power Trios famosos:

Rush
The Police
Nirvana
Paralamas
Motörhead
The Jimi Hendrix Experience
Cream
Grand Funk Railroad
The Jam
Robin Trower
Emerson, Lake & Palmer

Etc.

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar


Então mano, é possível. Eu tava numa banda assim a um bom tempo.

Mas é o seguinte, o peso é pesado nas costas de todo mundo, e o baixista tem que soar alto, ficar bem audível. Senão fica faltando som.
Você vai trabalhar na maior parte com o baixista. Ambos vão trabalhar com o bateirista claro, mas o baixista é essencial, vai ser sua harmonia. Não to sabendo explicar direito, essa hora as palavras não vêm, mas aqui um exemplo do que quero dizer:







E claro, tem que saber cantar alguém. Mas não é difícil, acho até melhor pro que a gente tocava quer era mais coisa dos anos 60 como Cream, Hendrix e The Who. E dale fuzz!

ivandeff
Veterano
# jul/11
· votar


Aí vai uma dica, se vc nãoquer outro guitarrista, e tem receiois de o som não fique "encorpado" o suficiente só com um trio, arruma um tecladista, não serve para todas as músicas, claro, mas dá um peso legal na maioria delas, além de permitir uma infinidade de arranjos que só um trio, ou mesmo um quarteto com duas guitarras não conseguiriam fazer.

Leo Limabass
Veterano
# jul/11 · Editado por: Leo Limabass
· votar


Sedank

power trio concerteza dá certo, é divertido e fica muito legal !!

exemplo disso: rush, system of a down e red hot (da pra tocar com 3), paralamas, the police, nirvana e outros...

só ira exigir mais eficiencia dos tres musicos, pra nao dar sensaçao de vazio, principalmente o baixista na hora dos solos da guitarra. se mesmo assim ainda faltar algo, é interessante usar um pedal q fica mto bom

legal tambem se todos da banda souberem cantar e fazer backs melhor ainda !!

Calime
Veterano
# jul/11
· votar


Como ainda não citaram aqui:

Esses kras me influenciam bastante, já fui em um show deles e achei irado!
Morro de vontade de fazer um som assim, mas não acho baixista!

Codinome Jones
Veterano
# jul/11
· votar


Consegue o tecladista vei

Van_Lorien
Veterano
# jul/11
· votar


Sedank
Ouvir Cream é uma aula de como tocar em power trio. Presta atenção em como muda a sonoridade do baixo e da bateria na hora do solo.



É muito importante que o baterista consiga segurar as pontas na hora do solo. Deixar os pratos soarem mais ajuda a preencher o vazio que fica. Com o baixo a mesma coisa, é bom até usar uma leve saturação pra preencher mais o som. O guitarrista sempre que der pode usar double stops pra compensar a falta de uma guitarra base.

fernando tecladista
banda de 3 músicos (no maximo 4) é a melhor coisa que tem

Aí eu já discordo. The Allman Brothers Band (acho que é minha banda favorita) possui hoje em dia 7 músicos (tecladista, dois guitarristas, dois bateristas, um baixista e um percussionista) e fazem chover no palco. Tá certo que são músicos muito bons e alguns tocam juntos há mais de 40 anos.

Abs

rotiv
Veterano
# jul/11 · Editado por: rotiv
· votar


Calime
Quando vi power trio pensei em falar do Macaco Bong, mas você falou primeiro hehe. Aqui tem mais um deles:


johnFrusciante
Veterano
# jul/11
· votar


rotiv
Bem louco esse Macaco Bong... Post-rock nacional de qualidade!

rotiv
Veterano
# jul/11
· votar


johnFrusciante
Sim cara, eles tocam pra caramba e são aqui da minha cidade (Cuiabá-MT) e inclusive tocaram naquele festival SWU no ano passado.

Chad Stroke
Veterano
# jul/11
· votar


Post só para acompanhar.

GuiMolusco
Veterano
# jul/11
· votar


Grand Funk Railroad

SIMPLESMENTE SENSACIONALMENTE SIMPLES E SENSACIONAL!

dibass
Veterano
# jul/11
· votar


Em todo caso, ja vi banda nessa formação usando samplers. De certo modo preenche o vazio.

Calime
Veterano
# jul/11
· votar


rotiv
johnFrusciante
De fto o som deles é mto irado. troquei uma idéia rápida com o guitarrista que alem de tocar mto é mto gente fina tbm.

Marcelo Bico
Veterano
# jul/11
· votar


Sedank
Cara, a minha banda começou como power-trio ( eu era o vocalista, horrível ), chamamos um vocalista e hoje colocamos mais um guitarrista.
Na minha opinião, o som fica mais cheio, mais alegre. De qualquer maneira, acho que prá tocar em trio, seus solos tem que ser matadores, voce tem que dar uma dinâmica legal e o seu baixista tem que encher bem os espaços. Mas a minha opinião é que duas guitarras dão mais dinâmica, já que são duas pessoas diferentes, timbres diferentes, solos diferentes...
Ah, sem julgar se seu comentário foi prepotente ou não: o Cream durou apenas tres anos porque todo mundo queria solar junto, as músicas se tornaram enormes, cada um queria aparecer mais do que o outro, começaram a sair na porrada e a banda acabou. Ouça um disco ao vivo do Cream. Se formar seu power-trio, use a humildade como guia para os tres integrantes.

rotiv
Veterano
# jul/11
· votar


Outro Power Trio que eu curto muito é o Muse, e o legal é que além de ter só 3 integrantes, em alguns momentos o Matthew Bellamy não toca a guitarra e a bateria (Dominic Howard) e o baixo (Chris Wolstenholme) seguram bem a música.

Calime
Ps. Você é de Cuiabá? rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma pergunta sobre bandas de 3 músicos