Tirar base pela melodia?

    Autor Mensagem
    IgorGabriel41
    Veterano
    # abr/11


    Ae, toco guitarra há uns 2 anos, e mesmo tentando desde o começo tirar coisas de ouvido, percebo que agora que meu ouvido está pronto para isso... Pegando por exemplo a música All My Loving dos Beatles (e sabendo a linha melodica, o tom e o campo harmonico) percebi que o acordes que é a primeira nota do compasso que define qual é o acorde que será tocado durante todo o mesmo compasso. Agora as perguntas:
    - Posso seguir essa ideia com todas as músicas? (se eu só tiver mesmo a intenção de tirar bases, mesmo que essa base nem seja tocada na música, caso de músicas que usam riffs na base)
    - Como achar os acortes tétrades? (acordes que fojem daquele campo harmonico básico com acordes maiores, menores e a sétima diminuta)

    Obs.: Essa pergunta seria pro meu professor, mas o cara tá me enrolando, acho que eu pergunto coisa demais e ele acha que tá perdendo dinheiro com isso hahahah

    Renato F
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    IgorGabriel41


    a primeira nota do compasso que define qual é o acorde que será tocado durante todo o mesmo compasso
    Não. Pode haver mais de um acorde no mesmo compasso. O melhor é basear-se pelos tempos fortes. Num compasso 4/4, por exemplo, vc pode ter um acorde no 1º tempo e mudar pra outro no 3º tempo.

    - Posso seguir essa ideia com todas as músicas? (se eu só tiver mesmo a intenção de tirar bases, mesmo que essa base nem seja tocada na música, caso de músicas que usam riffs na base)
    Sim. Quase sempre de acordo com o que eu disse.

    - Como achar os acortes tétrades? (acordes que fojem daquele campo harmonico básico com acordes maiores, menores e a sétima diminuta)
    Tétrades não "fogem" do campo harmônico. São os mesmos acordes acrescidos de uma terça que está, necessariamente, dentro do mesmo campo harmônico. Ex.:

    C - E - G = C
    C - E - G - B = C7M

    Abç

    Renato F
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    IgorGabriel41

    Só lembrando. Vc sabe que a primeira nota, que vc disse, não será obrigatoriamente a tônica do acorde, né?

    IgorGabriel41
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Renato F

    - Num compasso 4/4, por exemplo, vc pode ter um acorde no 1º tempo e mudar pra outro no 3º tempo.
    É, viajei falando que era em todo o compasso

    - Tétrades não "fogem" do campo harmônico. São os mesmos acordes acrescidos de uma terça que está, necessariamente, dentro do mesmo campo harmônico
    Falei "fugir" pois o campo harmonico que meu professor me passou era, por exemplo: C, Dm, Em, F, G, Am, B° e C; mas eu entendo sim que um C7M não foge (pois esse B está na escala).

    Então pra mim achar , por exemplo, um Am4 (acorde tétrade dentro do CH) ou um F#m (acorde fora do CH) seria só na base do ouvido mesmo, sem regra de CH?

    kiki
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    IgorGabriel41
    Vc sabe que a primeira nota, que vc disse, não será obrigatoriamente a tônica do acorde, né?

    além disso, a nota cantada na "cabeça" do compasso pode harmonizar de maneira diferente. por exemplo, acrescentar uma 9a, ou uma 6a.

    seria só na base do ouvido mesmo, sem regra de CH?
    existem músicas atonais, ou seja, sem tom. acho que é o que chamam de modal, não tenho certeza. são musicas que não seguem essas regras harmonicas.

    Kobberminer
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    IgorGabriel41
    Então pra mim achar , por exemplo, um Am4 (acorde tétrade dentro do CH) ou um F#m (acorde fora do CH) seria só na base do ouvido mesmo, sem regra de CH?

    A regra é: mudou a tônica, saiu do CH. Mas não é a primeira nota da música, do compasso, ou que seja. É simplesmente a tônica do acorde em questão que voce está querendo decifrar. Não haveria sentido em uma música em C aparecer um acorde com uma tônica em C#. Grosseiramente dá pra dizer que este acorde com tônica em C# foge do CH.

    kiki
    existem músicas atonais, ou seja, sem tom. acho que é o que chamam de modal, não tenho certeza. são musicas que não seguem essas regras harmonicas.

    A música modal não é música atonal porque a músicas modal estabelece uma escala definida e uma tonalidade fixa, enquanto que a música atonal rompe completamente (em termos) com qualquer tipo de tonalidade :)

    Digo em termos porque o próprio Schoenberg (o pai da música atonal moderna) dizia que qualquer acorde que se sobressaia numa sucessão qualquer (que se repita, por exemplo), por mais variada que ela (a sucessão) seja, ele (o acorde) vai definir a "tonalidade" da música em questão, mesmo que artificialmente.

    Schoenberg tentou resolver isso com o dodecafonismo, no qual uma sucessão harmonica ou uma música inteira tem sempre a mesma proporção de acordes em cada tom para evitar que um sobressaia sobre o outro, "impedindo" a criação de uma tonalidade

    Seria como misturar todas as cores (tons) em proporção igual para dar o branco (tom nenhum).

    LeandroP
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    IgorGabriel41
    - Como achar os acortes tétrades? (acordes que fojem daquele campo harmonico básico com acordes maiores, menores e a sétima diminuta)

    Tétrade não é isso. Tétrade é um acorde com no mínimo 4 notas.

    Você provavelmente está tocando em tríades (acordes com 3 notas).

    Dê uma pesquisada nos tópicos sobre formação de tríades, tétrades, campos harmônicos, harmonização.

    Se você sabe as notas da melodia, o tom e a tonalidade, não fica muito difícil harmonizar. De um modo geral, eu procuro dividir as sonoridades desta forma: estável ou instável - tensa ou suspensa, e desta forma buscar os acordes que assumem essas funções.

    IgorGabriel41
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    LeandroP
    Falei "fugir" pois o campo harmonico que meu professor me passou era, por exemplo: C, Dm, Em, F, G, Am, B° e C; mas eu entendo sim que, por exemplo um C7M não foge.
    Curti esse seu jeito de dividir as sonoridades, tu que bolou ou tem um lugar que eu possa dar uma olhada?

    kiki
    Vc sabe que a primeira nota, que vc disse, não será obrigatoriamente a tônica do acorde, né?
    Acho que é ai que está o meu problema, seguia a ideia que a nota seria sim a tonica do acorde. Como funciona daí?

    Kobberminer
    Não haveria sentido em uma música em C aparecer um acorde com uma tônica em C#
    Mas acontece.

    Kobberminer
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    IgorGabriel41

    Acontece assim como acontece de nêgo avançar o sinal vermelho, e assim como acontece de supermercado ter produto vencido na prateleira.

    Pelas regras de trânsito, voce não pode atravessar o sinal vermelho. E pelas regras de direito do consumidor, os supermercados não podem ter produtos vencidos nas prateleiras. MAS ACONTECE. E o que define que estas coisas tão erradas? Meramente as regras. Se não houvessem regras, tampouco haveriam erros.

    O que eu to tentando dizer é que, pelas regras clássicas da harmonia, não haveria sentido voce mudar a tônica de um acorde dentro de um campo harmônico, ou frase, ou talvez mesmo a música inteira, "distorcendo" toda a estrutura da sucessão. Seria o mesmo que voce escrever um parágrafo em português e dentro dele escrever uma frase em húngaro sem o menor contexto nem significado.

    Mas se isso (ocorrerem acordes fora da tônica) acontece, deve haver um motivo. E o motivo é: a música, como qualquer outra Arte, não é feita de leis divinas e eternas. As regras servem para ajudar, servem como guia, mas nem de longe são leis. E os que compõe ou improvisam fugindo destas regras, não estão nem um pouco errados, no sentido mais amplo, pois a música é deles e eles criam os acordes da maneira que lhes convir.

    Então quando voce ver um acorde com tônica diferente da tonalidade, saiba que isso, pelas regras, foge do campo harmônico.

    To achando que o seu problema tá em identificar a tônica do acorde. Nesse caso, em primeiro lugar, pegue todas as notas que compõe o acorde. Se elas, da mais grave a mais aguda, formam uma tríade, então a mais grave é a tônica. Se não forma, então o acorde tá invertido. Nesse caso, o ideal é que voce decorasse todas as tríades possíveis (não a ordem das notas, e sim, só as notas) e quando ocorre um acorde do tipo, F - A - D, voce sabe que é um acorde de D invertido (e que não pertence ao campo harmônico de F, e sim, ao de D)

    IgorGabriel41
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Kobberminer
    Cara, nao intendi direito o que tu escreveu mas tu me inspirou numa nova teoria: Por exemplo, a o vocal canta uma melodia A, D, C, F, B. Antes de criar o tópico eu achava que a base seria (no tom de C) Am, Dm, F, Bº. Mas agora penso que pode ser C (ou qualquer acorde do tom de C que tenha um A na triade), G (ou qualquer acorde do tom de C que tenha um D na triade), etc
    Estou certo?

    IgorGabriel41
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ...a cada nota cantada tu tem opções de acordes a serem tocados de acordo com o tom

    Kobberminer
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    IgorGabriel41

    Sim

    Desde que os acordes não fujam da tonalidade, a linha melódica pode empregar as notas dos acordes em qualquer altura (na terça, na quinta, na sexta, etc)

    Aliás, esse é um conceito fundamental de harmonia polifônica. Imagine se todas se todas as notas que o vocalista canta, por exemplo, tivessem que ter a tônica correspondente? Iria virar uma salada de tons que beiraria o caos (sem falar na restrição e dificuldade de se compor sobre tônicas fixas o tempo todo...)

    A tonalidade em si tem como efeito criar uma dominância. Se uma música está em C, todo e qualquer acorde na tonalidade em C pode ser usado em qualquer ordem ou inversão. Eles serão "imperativos" em relação a quaisquer outros fora do tom. O que importa são as tônicas destes acordes estarem em concordância com a tonalidade. De resto, a linha melódica pode fluir do jeito que preferir :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tirar base pela melodia?