Os opostos se atraem: Rock e Erudito

Autor Mensagem
Kingeer
Veterano
# abr/11 · Editado por: Kingeer


Desde as épocas mais remotas o homem encontra um jeito de fazer música com o que é disponibilizado para ele, assim que surgiu o Erudito, ritmo musical com muita harmonia e riqueza musical, ao contrário do Rock que foi criado com o propósito de protestar "os tiranos". São ritmos musicais bem distintos, porém quando se juntam é muito bonito, o Rock e Erudito quando se encontram há ao mesmo tempo uma música bem harmica e ao mesmo tempo muito feeling.

Alguns exemplos são: Paganini Caprice No.5 (Transcrito para guitarra por Steve Vai), e Albioni Adagio (Transcrito para guitarra por Yngwie Malmsteen) ouça essas músicas e veja como é bonito, outro exemplo é o Deep Purple que realizava muitos shows em orquestra.

E vocês, o que acham da combinação Rock & Erudito ?

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Se não me engano tem uma do Angra (acho que está no Rebirth), que também é uma adaptação de uma música do Chopin, eu acho.

Muito legal, tem uma coluna do Andreas Kisser que ele fala justamente disto e mostra vários exemplos. Todos muito interessantes.

JoaoPauloGuitar
Veterano
# abr/11
· votar


Kingeer
Aqui no fórum temos um exemplo vivo dessa combinação!
O grande De Ros!

Abraços!

Kingeer
Veterano
# abr/11
· votar


Existe uma música que tem no Guitar Hero chamada: "Play with me" que no começo tem um solo de violino erudito bem famoso, mas não sei de quem.

pulgadopc
Veterano
# abr/11
· votar


Ilustrando o tópico.




Master_Fire
Veterano
# abr/11
· votar


Existe uma música que tem no Guitar Hero chamada: "Play with me" que no começo tem um solo de violino erudito bem famoso, mas não sei de quem.


Essa música seria do Extreme?

pulgadopc
Veterano
# abr/11
· votar


Paganini Caprice No.5 (Transcrito para guitarra por Steve Vai)



Acho que não hein...

Kingeer
Veterano
# abr/11
· votar


Sim :)

Kingeer
Veterano
# abr/11 · Editado por: Kingeer
· votar


pulgadopc

Steve Vai transcreveu essa música e tocou a mesma no filme "Encruzilhada" (Crossroad). E o nome da música na guitarra é "Eugene's Trick Bag".

Kobberminer
Veterano
# abr/11
· votar


A falta de harmonia de um compensa a falta de fritação do outro...

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Kobberminer
A falta de harmonia de um compensa a falta de fritação do outro...

Respectivamente ou não?

Kobberminer
Veterano
# abr/11
· votar


Gaiteiro15

Depende...
O que voce acha?

fgr
Veterano
# abr/11
· votar


Verdade...

Rock consegue ser nerd e undergorund ao mesmo tempo!!
Limpo e sujo..
Masculo e gay.. e nem me efiro aos emos...

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


Barockestra



Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Kobberminer
Depende...
O que voce acha?


Depende...

Na música erudita também tem umas fritações mutcho lokas. E no rock tem umas harmonias interessantes.
Embora, é claro, o oposto é a maioria.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Kingeer
Paganini Caprice No.5 (Transcrito para guitarra por Steve Vai, e Albioni Adagio (Transcrito para guitarra por Yngwie Malmsteen)

A menos que Rock seja definido como: "Toda e qualquer música que contenha guitarra distorcida.", estes exemplos não são casos de Rock misturado com erudito, são apenas transcrições para guitarra.

E vocês, o que acham da combinação Rock & Erudito ?

Quando bem feita é claro que fica bom.
Pena que isso é raro, e normalmente a dose de Rock costuma ser bem maior, o que contribui para a queda da qualidade total, pro meu gosto.

Kobberminer
A falta de harmonia de um compensa a falta de fritação do outro...

Poxa, cê tá de brinks, né?

Gaiteiro15
Embora, é claro, o oposto é a maioria.

Poxa, cê tá de brinks, né?

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Poxa, cê tá de brinks, né?


Não, senhor.

Eu, pelo menos eu, escuto mais fritação no rock do que na música erudita e mais harmonia da música erudita que no rock.
Entretanto, como eu já disse, o contrário existe também.

Kobberminer
Veterano
# abr/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Gaiteiro15

Na música erudita também tem umas fritações mutcho lokas. E no rock tem umas harmonias interessantes.
Embora, é claro, o oposto é a maioria.


Isso ae :)

Die Kunst der Fuge
Poxa, cê tá de brinks, né?

Cara, eu AMO música erudita, mas não posso colocar a emoção a frente da razão. Como regra geral, foi aquilo que o Gaiteiro15 falou: escuto mais fritação no rock do que na música erudita e mais harmonia da música erudita que no rock..

Claro que há excessões. No Rock eu não posso dizer muito (nos últimos 3 anos tenho ouvido quase nada desse estilo e não estou a par do movimento hoje). Mas da Música Erduita, bom, há vários exemplos que conheço de fritação com ou sem harmonia por trás. Beethoven, Mozart, Chopin, e até mesmo Bach (vai me dizer que o solo do cravo no Concerto de Brandenburgo no. 5 não é pura fritação?) tem várias obras nesse "estilo". Evidente que na Música Erudita a harmonia sempre foi uma preocupação (aliás, isso é uma das coisas que a "define" como gênero), mas isso não impede dos compositores incorporarem um pouco de Malmsteen de vez em quando. Paganini que o diga...

dibass
Veterano
# abr/11
· votar


...eu particularmente não sou fã da mistura dos dois estilos.
Gosto do rock no rock e erudito no erudito.
Aprecio os dois estilos mas de forma distinta.

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Kobberminer

Principalmente os compositores que foram grandes virtuoses.
Ultra friteichon. :)

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Kobberminer e Gaiteiro15

Eu não sei o que vocês ouvem de Erudito, mas eu não conheço um compositor sequer que não tenha pelo menos várias peças com passagens virtuosas.

Já bandas de Rock, conheço várias que não tem nem sequer uma música com virtuosismo.

Em suma, conheço mais virtuosismo em músicas Eruditas do que em todo o Rock.

E acho que vocês é que estão se baseando nas exceções.

mas isso não impede dos compositores incorporarem um pouco de Malmsteen de vez em quando.

Poxa, essa foi braba, muito braba.
O Malmsteen que tenta desesperadamente incorporar os compositores e não o contrário. Não vou nem comentar o quão próximo disso ele consegue chegar, pra não dar briga aqui.

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11 · Editado por: Gaiteiro15
· votar


Die Kunst der Fuge

Eu gosto de separar virtuosismo e velocidade, de fritação.

Talvez se considere a mesma coisa, mas eu, na minha humilde opinião, gosto de separar.

pra não dar briga aqui.

Fica tranquilo, bota um Bob Marley, faz uma uma fogueira, corta uns matinho... ahhhh.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


Gaiteiro15
Eu gosto de separar virtuosismo e velocidade, de fritação.

Quais são as suas definições?

Se fritação for um termo pejorativo que descreva a má utilização da velocidade na música, ai eu posso concordar que em música erudita tenha menos fritação do que no Rock.

Diz ae, abraços.

Helix
Veterano
# abr/11
· votar


Olha, concordo com isso, mas não apenas o rock. Assisti a um show do artista pernambucano Antonio Nóbrega, que juntou ritmos do norte-nordeste com....Bach ! E posso garantir, ficou o fino.

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Quais são as suas definições?

Se fritação for um termo pejorativo que descreva a má utilização da velocidade na música, ai eu posso concordar que em música erudita tenha menos fritação do que no Rock.


Não necessariamente perjorativo. Eu gosto de chamar fritação aquele troço fodão cujo principal objetivo é a exibição técnica. Em determinados momentos fica legal, pra dar aquele momento "quebra-tudo" no final de uma música ou de um show, por exemplo.
O virtuosismo ou a velocidade, é tipo aquele solo no começo da Sonata ao Luar, de Beethoven, é um solo rápido e bem executado, mas que entra no contexto musical do negócio. Um cara que eu acho que de vez em quando mete velocidade desnecessária é o Kiko Loureiro, embora goste bastante dele.

Claro, se alguém que entenda mesmo de rock e música clássica (60% do fórum) não vai concordar, ou vai negativar, ou vai citar e acrescentar: huhuahauahauahauahu, ou vai simplesmente trollar.
Mas é a minha opinião.

Abraços.

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Helix

Tem um artista, acho que é Elomar, algo assim.
Ele mistura a música nordestina com o barroco. O resultado fica indescritível.

Kobberminer
Veterano
# abr/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Die Kunst der Fuge
Se fritação for um termo pejorativo que descreva a má utilização da velocidade na música, ai eu posso concordar que em música erudita tenha menos fritação do que no Rock.

É exatamente isso que eu to me referindo... fritação em sentido pejorativo (aliás, só deve ter este sentido mesmo...). Virtuosse quase todos os compositores tem, isso é inegável. Como eu disse, compositores de Música Erudita tem uma maior preocupação com a harmonia, e devido a isso tendem a não cair na fritação excessiva. Aliás, este é um dos motivos que faz muita gente não gostar de Música Erudita... voce já deve ter ouvido de várias pessoas coisas tipo "ahhh... isso é parado demais....". Só o fato de 99% do Erudito não ter uma bateria já tira e muito da graça da música para aqueles que não tem ouvido muito acostumado a harmonia.

Pois vamos ser sinceros... eu duvido que voce goste de Música Erudita por causa de virtuossismo. O que dá a graça nas obras de caras como Mahler, Bartok, Shostakovich, etc são justamente suas doideiras harmônicas que criam timbres, ritmos, formas, dissonâncias, etc que dão todo o "tesão de ouvir" de suas músicas :)

Kobberminer
mas isso não impede dos compositores incorporarem um pouco de Malmsteen de vez em quando.

Die Kunst der Fuge
Poxa, essa foi braba, muito braba.


É... confesso que forcei um pouco a barra, rsrsrs

Bizet
Veterano
# abr/11
· votar




patudodi
Veterano
# abr/11
· votar


Avenged é praticamente feito de partes eruditas...

Sheev
Veterano
# abr/11
· votar


Eu gosto muito dessas releituras. Acho muito criativo e mostra que música não tem barreiras.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os opostos se atraem: Rock e Erudito