Levita tocar secularmente, pecado ou trabalho?

Autor Mensagem
izael
Veterano
# mar/11 · Editado por: izael


Galera, sou levita e toco na igreja a muito tempo, mas nunca toquei secularmente.
se você toca, ja tocou ou não tocaria, deixe sua opinião. você acha que é pecado ou simplesmente uma forma de ganhar um troco a mais?

Allan.Melo
Veterano
# mar/11
· votar


Você faz isso pois é seu trabalho, por que seria "pecado"? (Não sou da Igreja e não sigo a nenhuma religião.)



Prevendo discurssões religiosas neste tópico

\/

izael
Veterano
# mar/11
· votar


Allan.Melo

vlw por responder, mas quem toca em igreja, sabe que algumas religiões proibem essa prática pelos músicos..

Loues
Veterano
# mar/11
· votar


izael
O conceito de pecado vai da religião e da fé de cada um, melhor discutir lá na sua igreja.

Não sei se é uma boa idéia botar pauta religiosa aqui no fórum que tem gente que adora generalizar e falar mal de tudo...

PS.: O que é "levita", e "tocar secularmente"?

Gus79
Veterano
# mar/11
· votar


Levita, do verbo levitar.

Aquele pessoal que quando reza sai do chão e flutua por alguns minutos.

MauricioBahia
Moderador
# mar/11
· votar


O que significa Levita e Tocar Secularmente?

Abç

White G3
Veterano
# mar/11
· votar


Tbm sou "Levita".E eu não toco e nem nunca tocarei "securlamente".

LeandroP
Moderador
# mar/11
· votar


izael

Você acha que é pecado? Medo do preconceito?!

Acho que você precisa conversar mais com você mesmo. Se quiser pode convidar Deus também pra essa conversa.

Minha opinião: nada de mal em tocar música em geral.

White G3
Veterano
# mar/11
· votar


uma forma de ganhar um troco a mais?

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

Filipenses 4.19


makumbator
Moderador
# mar/11
· votar


izael

Olha, eu não tenho religião, mas tenho muitos amigos músicos que fazem parte das mais diversas denominações religiosas. Algumas igrejas são mais abertas à prática musical secular que outras. E mesmo dentro de uma religião, pode haver correntes diferentes. Então tem de tudo nesse meio.

Tenho amigos que fazem parte de igrejas mais "radicais" , mas que por acharem que tocar no mundo secular não é pecado, tocam livremente sem culpa.

Mas o que acho que deve te guiar nessa decisão é sua própria sensação quanto a isso.

Vc se sente desconfortável em tocar no meio secular ou sua preocupação é unicamente com a opinião(negativa) que alguns membros de sua igreja podem ter desse fato?

No seu íntimo, vc considera isso um pecado ou não?


Caso não se sinta desconfortável e não veja pecado nisso(eu não vejo, mas o que eu sei? Afinal, sou um herege...hehehe), porque não tocar?

LeandroP
Moderador
# mar/11
· votar


makumbator

Bem sensato +1

Loues
Veterano
# mar/11
· votar


Gus79
Foi a primeira coisa que pensei xD

makumbator
Moderador
# mar/11 · Editado por: makumbator
· votar


MauricioBahia

Levita:

http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/adorador/levitas_quem.htm

secular é como as pessoas do meio religioso chamam tudo aquilo que é fora do ambiente e tradição de igreja(não é necessariamente um termo pejorativo, mas algumas vezes é usado dessa forma).

Por exemplo, J.S. Bach compunha música religiosa(Cantatas religiosas, motetos, missas, paixões etc...) e música secular(concertos, suítes, sonatas, fantasias,etc...).

Ele transitava nos dois meios sem nenhuma culpa. Bach nasceu e viveu boa parte da vida como luterano, mas no finalzinho da vida se converteu ao catolicismo(sendo inclusive enterrado em uma igreja católica). Mesmo quando era luterano, compôs missas breves e missas latinas(católicas).

izael
Veterano
# mar/11
· votar


o cara entende..

james_the_bronson
Veterano
# mar/11
· votar


Então levita, Dhalsim :D !!!

Stalingrado
Veterano
# mar/11
· votar


izael
Acho esse lance de "música secular" uma grande bobagem.
Pelo que entendo do argumento dos mais religiosos, a música foi feita só para adorar a Deus e ponto final. Tocar música que não fala de Deus é pecado.

Ora, se Deus criou tudo, falar de outras coisas também é falar de Deus.

Óbvio que tem muita música aí que adora o Satanás, mas isso não é problema meu! haha

Ele está em tudo, e a música, só por ser uma criação belíssima d'Ele, já é uma forma de adorá-lo.

Não sigo nenhuma religião, nem frequento igreja, apenas acredito estar bem com a minha fé.

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/11
· votar


aff , é de rir ver pessoas se impedindo de ganhar dinheiro com oque gostam por causa de algums dogmas estupidos.

izael
Veterano
# mar/11
· votar


Stalingrado

Óbvio que tem muita música aí que adora o Satanás, mas isso não é problema meu! haha


sabias palavras!!

R. Marcone
Veterano
# mar/11
· votar


izael

É meu "velho" voce já está com um pé no mundão e nem percebeu. Vigia, porque a sua mente já foi. E o resto agora é fácil. E com esses pensamentos voce não é levita nem aqui e nem na China. Seu louvor não está passando do teto da igreja.

Um abraço

R. Marcone
Veterano
# mar/11
· votar


izael
simplesmente uma forma de ganhar um troco a mais?

Voce está querendo comer migalhas. Quando Deus coloca uma mesa farta à sua frente. Que pena. Voce é mais um coitado!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/11
· votar


Tocar por séculos faz flutuar?

Acho que meu vocabulário está defasado...

:(

erick_guitar
Veterano
# mar/11
· votar


sou levita e toco na igreja a muito tempo

Ai que ta, levita até o porteiro da sua igreja é! Levita é todo aquele que faz a obra de Deus, ou seja o a faxineira da igreja os diaconos também são levitas.

Sobre tocar fora da igreja, procure respostas na biblia e com o seu pastor a respeito, se não quer pecar então siga a palavra e não opiniões sem fundamentos biblicos.

Essa é a minha opinião, é pecado porque sei que biblicamente isso é errado.


Você por ser um levita (músico, adorador) de igreja deveria meio que saber isso ja, desculpe a sinceridade...

Abraços

R. Marcone
Veterano
# mar/11
· votar


erick_guitar
Levita é todo aquele que faz a obra de Deus

Não é. Levita é quem tem o ministério de louvor. Ou seja: Os que ministram através da música. Tocando algum instrumento ou cantando!

Essa é a minha opinião, é pecado porque sei que biblicamente isso é errado.

Concordo!

makumbator
Moderador
# mar/11
· votar


erick_guitar
R. Marcone

Mas então vcs consideram os músicos profissionais seculares(fora do meio religioso) pecadores? Ou apenas podem ser considerados assim os que estão ligados à uma igreja, mas tocam também fora da mesma?

J.S. Bach, um dos maiores(senão o maior) gênio da música era um pecador para vcs? Afinal, ele era bastante religioso, mas ao mesmo tempo muito cosmopolita, e considerava que compor e tocar APENAS música religiosa era um cerceamento à liberdade artística de um músico.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/11
· votar


Deus não existe, se você deixar de ganhar dinheiro, vai perder o dinheiro, não tem recompensa nenhuma depois. Pronto, problema resolvido.

makumbator
Moderador
# mar/11
· votar


Black Fire

Hheheh! Mas o lance é que eles não pensam assim...a culpa é um fardo pesado para muita gente. O fato da existência ou não de Deus não muda essa questão psicológica.

P.S. Não acredito na existência divina, mas compreendo a importância histórica e cultural da religião(para o bem e para o mal).

erick_guitar
Veterano
# mar/11
· votar


R. Marcone
Não é. Levita é quem tem o ministério de louvor. Ou seja: Os que ministram através da música. Tocando algum instrumento ou cantando!

Meu caro amigo, minha opinião se baseia nisso. E tem base biblica...

De onde então vem o conceito de "levita"? Tomamos por empréstimo de Israel e do Velho Testamento. Originalmente, "levita" significa "descendente de Levi", que era um dos 12 filhos de Jacó. Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx 32:26). Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18).

Naquele tempo, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Afinal, não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios incluíssem o sentido de louvor, adoração e ações de graças.

Muito tempo depois, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (I Sm 16:23). Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Em I Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (II Crônicas 5:13; 34:12).

Considerando o paralelo existente entre Israel e a Igreja de Jesus Cristo, podemos até utilizar o nome "levita", embora não sejamos descendentes de Levi. Mas, se queremos assim considerar, então todos os que servem em qualquer ministério podem ser chamados "levitas". O levita é aquele que executa qualquer serviço ligado ao culto. O levita é simplesmente um servo e não alguém que esteja na igreja para ser alvo da glória humana.

Fonte: http://estudosbiblicos.spaceblog.com.br/60487/O-que-e-um-levita/

makumbator

Mas então vcs consideram os músicos profissionais seculares(fora do meio religioso) pecadores? Ou apenas podem ser considerados assim os que estão ligados à uma igreja, mas tocam também fora da mesma?

Cara depende para o que a música é feita, o sentido dela, existem músicas com letras diabólicas e até com oferendas a demonios (mas se começar falar disso, vai gerar um monte comentarios aqui que não vai dar em nada a não ser em opiniões diferentes) e esses mesmos que fazem essas músicas são pecadores sim.

Todos nós somos falhos, ninguém é perfeito muito menos quem é ''religiosoo'' ou evangélico, a questão é que o músico cristão ou qualquer cristão que segue a biblia tem que pelo menos viver uma vida buscando não ter falhas.

Abraço

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


makumbator

Mas então vcs consideram os músicos profissionais seculares(fora do meio religioso) pecadores? Ou apenas podem ser considerados assim os que estão ligados à uma igreja, mas tocam também fora da mesma?

Isso é realmente estranho. Se tu considera que grandes músicos que não toquem na igreja pecadores, está negando a própria raiz divina que há na música.
Tem muita gente que considera música um "atestado religioso", ou seja, a música precisa ter uma letra louvando a Deus, e não interessa o resto, não interessa a música mesmo (que deveria ser o centro de tudo). Mas você fazendo isto está até mesmo desmerecendo a mais maravilhosa entre as artes, a música. Está deixando de apreciar coisas belíssimas que foram feitas por artistas consagrados só porque não tem uma letrinha de louvor.
A música gospel é muito show, mas isso não quer dizer que Deus ficaria bravo com você se tocasse samba de raiz. É uma pura questão reflexiva: quem decide se a música que você está tocando (num cabaré por exemplo) é para Deus ou não é você e ninguém deve se meter numa questão tão íntima assim.

Abraços, e glória a Deus.

makumbator
Moderador
# mar/11
· votar


erick_guitar
Cara depende para o que a música é feita, o sentido dela, existem músicas com letras diabólicas e até com oferendas a demonios (mas se começar falar disso, vai gerar um monte comentarios aqui que não vai dar em nada a não ser em opiniões diferentes) e esses mesmos que fazem essas músicas são pecadores sim.

Sim, mas isso não seria uma interpretação mais "moderna" da Bíblia? Alguns amigos meus evangélicos já me falaram que no fundo TODA música expressamente não religiosa seria necessariamente pecadora, caso fôssemos tomar a coisa ao pé da letra.

Segundo ele, J.S. Bach era um pecador por escrever música secular, mesmo que ela não tivesse nenhuma intenção "maléfica".

Bruno Floyd
Veterano
# mar/11
· votar


é por essas e outras que eu curto um sabbath

essa galera levita é tipo um black metal ao contrario

my name is lucifer please take my hand hahahahahahaha (gargalhada maligna off)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Levita tocar secularmente, pecado ou trabalho?