Gravação em Casa

Autor Mensagem
Decline
Veterano
# mar/11


Sei que tem muitos desses tópicos, mas como eram antigos decidi fazer um novo.

Quero gravar guitarra, baixo e voz, possivelmente uma bateria mas to pensando em fazer ela em programas e tal,
penso em usar sonar para editar, mic da shure pra tudo ampl microfonado pra mesa e dai line-out pro pc.

o objetivo é aleatório, queremos nos distrair gravando composições e compondo, a minha preocupação eh com a qualidade, se vocês tiverem dicas para melhor a qualidade com esses equipamento(mesa, mic, pc, baixo condor, guitarra eagle, pedal zoom g1x) agradeço.

Banda Decline


Valeu

Stalingrado
Veterano
# mar/11
· votar


Decline
Compre uma interface de audio decente (pra capturar mais decentemente) e seja feliz. Considero a captação uma das mais importantes etapas de uma produção.

Decline
Veterano
# mar/11
· votar


detalhe uma interface de audio decente ! por avor,

T-Rodman
Veterano
# mar/11
· votar


Decline
só pra você ter uma vaga idéia, qualquer interface aí a partir de 100USD prestaria:
http://www.gigasonic.com/cat-usb-audio-interfaces.htm?page=0&sort=3a

use só para pegar como exemplo de interface. Se comprar no BR, a faixa é a partir de R$ 500.

Decline
Veterano
# mar/11
· votar


Nossa bem baratinha, né ?

valeu, vamos dar o jeitnho brasileiro

qew
Veterano
# mar/11
· votar


O foda de fazer gravações caseiras é que tem uma galera que pensa que todo mundo tem um home-studio e critica a qualidade de um solo gravado numa placa onboard com vst.

Seja no forum, ou em qualquer outro lugar.

Decline
Veterano
# mar/11
· votar


verdade, com um equipamento fera é mais facil, é melhor e tal, mas po é caro mano hasuhuashas.

acho que o que deveria ser apreciado mesmo é a atitude e a criatividade nas musicas, não a marca da guitarra ou o nome famoso do studio que foi gravado.

T-Rodman
Veterano
# mar/11
· votar


qew
Não é bem assim. Em vários sentidos.
Uma porque tem gente aqui que sabe 'tirar leite de pedra' e que prova através de tópicos e mais tópicos. Mas também, eles tem a certeza que não é fácil promover o que eles mesmo fazem, e que não é nenhuma fórmula de bolo trabalhar com placas genéricas e ASIO4All.

Leia primeiramente a proposta inicial de quem abriu o tópico. Ele pediu por qualidade, citou alguns equipamentos bons, e não citou preços. O que você acha que iríamos sugerir?
- ainda que começamos na faixa base, para interfaces com ASIO2 nativo, sem exageros.
Agora que R$500 pode ser muito ou pouco - isso depende de quem está disposto a investir ou não.

Gravar só um solo com VST e onboard é uma coisa. Produzir com Sonar, com gravação de várias faixas, sem uma interface com latência baixa, não é tão fácil assim.

Se for brincar, dá pra ser onboard - mas em termos de programas, o negócio seria ficar no audacity mesmo. Se subirmos de patamar, entrando nas DAWs, somando DAW e VST já começa a real necessidade de se ter uma interface.

Se quiser ver resultado, o Stalingrado mesmo gravou recentemente uma cover e postou qual equipamento ele usa:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/256123/
- e vou falar que: vale mais saber mexer na DAW e ter conhecimento de tudo que você tem, do que só comprar equipamentos.

Decline
Veterano
# mar/11 · Editado por: Decline
· votar


T-Rodman

Cara, eu não queria gastar muito. deskulpa ae por não especificar melhor,
eu queria mais mesmo eh umas dicas de ligação e regulagens com o equipamento qe tenho, tipo usa mic, ou liga direto essas coisas.

pretendo usa apenas studio virtual, não queria gastar nda mesmo, to avaliando alguma interface baratinha mas não adianta ter e não saber usar neh.

a o audacity atrasa as gravações e tals, eh um sako.

Lucast
Veterano
# mar/11
· votar


Concordo que a atitude e criatividade devem ser mais apreciadas. Mas um mínimo de qualidade é necessário. Não precisa ser nada profissional, claro. Mas uma preocupação mínima em eliminar zumbidos é básica. rsss.
E é natural que as gravações sejam melhoradas com o passar o tempo. As primeiras, devemos estar abertos à críticas e tomá-las como ponto para melhorarmos nas próximas. Agora, insistir em levar um som difícil de ser compreendido a outras pessoas só vai fazer com que elas evitem escutar o que você gravar no futuro.

E, como tudo na vida, isso leva tempo! huauha

Preciso de uma máquina do tempo! Ou uma sala do templo tipo a de Dragon Ball Z! 1 dia na terra, 1 ano na sala!!!

Lucast
Veterano
# mar/11
· votar


Decline
Comprei um mic recentemente, um GPA GM570 e fiz um teste de ligar o mic microfonando o ampli direto na placa de som onboard. Ficou muito ruim não... Mas tb não ficou bom. uauauhhau
Pelo que vi, a interface para microfonar é essencial (o mic precisa do phantom power).

Vc pode pegar também aquela interface da Behringer, UGC 102. Pra gravar guitarra, baixo, acho que ela aguenta. Bateria, recomendo que você faça num programa mesmo, pois microfonar bateria acho que não é tão simples e barato.. rsss

Decline
Veterano
# mar/11
· votar


ahsuhasuhasuhs é mesmo uma maquina do tempo ajudaria.

aproveito aki para pedir uma dica de como diminuir ou eliminar akela interferência dos instrumentos o hum, qe soa horrivel, tipo as vezes some me parece qe tem a ver com a eletricidade e o fio terra e tal ,

Decline
Veterano
# mar/11
· votar


Lucast
inventei uma vez de gravar bateria quase acabou a banda, muito stress, como nós precisavamos logo da musica para um concurso desembolsamos grana em um studio, num fiko o bicho tambem mas em casa sem chance,

nao sei se shure sms58 ou 57 num lembro possui esse phantom power poderia me dizer ?
bateria eletronica ? fica legal ? se eu conseguir alguma possa usa-la alguem ja fez assim ?

Decline
Veterano
# mar/11
· votar


T-Rodman
cara, fico muito bom, akela gravação se eu conseguir chegar perto da qualida eu estou morto de felicidade, me digam como posso chegar perto disso ?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/256123/

eu li ali o que ele usou mas num intendi direito

Waves Q10, Waves TrueVerb, CSR Reverb, Guitar Rig 4, Waves CLA Vocals, Waves SoundShifter Pitch, Waves L2
plug in ? pro programas ?

a vale lembra que eu tenho um tecladinho dakeles médio, tem alguns sons bacanas bem simples tem batera nele mas num sei se eh possivel fazer algo legal cum akilo, um compasso talvez mas viradas nunca.

valeuu

Decline
Veterano
# mar/11
· votar


ULTRA DI (DI-100) DIRECT BOX ATIVO DA BEHRINGER

com esse cara eh possivel melhorar a qualidade ?

http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=00266&idDept=87

Gilberto Juba
Veterano
# mar/11
· votar


Decline
aproveito aki para pedir uma dica de como diminuir ou eliminar akela interferência dos instrumentos o hum, qe soa horrivel, tipo as vezes some me parece qe tem a ver com a eletricidade e o fio terra e tal ,

O chiado pode ser provocado por diversos fatores, mas como no seu caso as vezes some, me parece interferência elétrica sim. Uma dica que pode funcionar é observar tudo o que está ligado na sua casa no momento da interferência e ir testando/desligando para ver se descobre a origem. Tive esse problema e a interferência era provocada por uma lâmpada fluorecente de outro quarto.

Decline
Veterano
# mar/11
· votar


Gilberto Juba
hum, eh mesmo lembro que algumas coisas la em casa tipo a tela do pc quando ligava a tv qe fica perto ela baixava a cor dava uma diferença, vou ttestar valeuu

T-Rodman
Veterano
# mar/11
· votar


Decline
Em tese:
1. Ele tem um micro confiável.
2. Ele tem uma placa de som profissional PCI, que é a ESI Maya 44 de 4 canais.
3. Ele tem um pré amp para ligar pelo menos 2 desses canais.
4. Ele sabe usar muito bem tudo que ele citou, principalemente porque mixar e masterizar não é tarefa fácil.

- Eu tenho equipamento melhor e faço pior - justamente porque me falta know-how, tempo e paciência para aprender a mexer corretamente no meu equipamento e DAW.

Tem de saber ponderar. Não precisa de interface cara, mas também, tem de saber da limitação de se ter equipamento mais simples. Quanto mais simples, mais amarrado você fica, na hora de testar uma gravação com a DAW + VST pra ver se não vai dar chiados ou latência. É aí que sempre a gente começa com a indicação de uma interface mais simples de 2 canais que tenha preamp embutido junto phantom power - porque uma placa PCI pode ser mais barata, mas há a necessidade de se ter um pré-amp depois, que somando as coisas, vão custar até mais do que a interface de menor valor.

tudo isso é uma idéia bem geral. Dá pra tentar fazer algo com o que você tem, sim, dá. Dá pra usar uma interface simples e ir aprendendo a mexer em tudo certinho, dá. Tem como errar, mesmo comprando os melhores equipamentos e programas, sim, tambem tem.

Lucast
Veterano
# mar/11
· votar


Então, Decline.
O mic SM57 é perfeito pra microfonar instrumentos. O SM58, para voz.
Fazer a bateria seria no próprio computador. Tem programas que fazem isso, e alguns tópicos aqui discutem vários desses programas. Você não precisa de uma bateria eletrônica para isso.
O Teclado, você precisa de uma entrada midi no seu computador. Muitas interfaces de áudio possuem, se você for comprar alguma, recomendo que considere isso. =]

Decline
Veterano
# mar/11
· votar


Lucast
T-Rodman
Valeu muito ajudaram mesmo.

Lucast

a bateria eu to pensando em addictive drums bem legal, ma to me ferrando por que parece que ela precisa de outro programa pra funciona e tal to me virando, acho qe vai da certo.

se fika mais ou menos apresentavel posto aki o resultado

T-Rodman
Veterano
# mar/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


Decline
Escolha uma DAW e aprenda a dominá-la.
Se quer uma que pelo menos é barata e gratuíta, e funciona nativamente em 64bits, hoje em dia é o Reaper. http://www.reaper.fm
Depois, use o Addictive Drums ou algum outro equivalente para programar a bateria dentro da DAW.

Começa por aí as coisas.
Daí vai usando ASIO4All em seu audio onboard (procure os milhões de tópicos aqui no FCC a respeito do ASIO4All), aprenda a configurar a DAW para usar ele como 'interface', e faça testes e mais testes.
É mais ou menos assim que você vai começar a gravar com o que você já tem em mãos.

Se der errado, se tiver chiado, se tiver muita latência, a solução seria partir para as interfaces.

amplexos

T.


--- edit ---
dê uma lida, por exemplo nesse tópico aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/256192/
- tem muitos links colocados lá que servem de guia para quem está começando a gravar no PC, e está tendo problemas com placas 'genéricas'.

Decline
Veterano
# mar/11
· votar


T-Rodman
Poxa valeuzão,

esse reaper aee, da pra ligaar meu teclado, meu mic, a minha guita no apli(mic) ou direto, baixo microfonado, e usar esse drum com o teclado tipo qe nem esse video ae
http://www.youtube.com/watch?v=Bs7lMlvk0wg&feature=related



eu li ele e tal mas soh qero ter confirmação sse fika legal

T-Rodman
Veterano
# mar/11
· votar


Faz o seguinte:
compre um cabo RCA ou P10 para P2 estéreo, que você vai ligar sua mesa de som ao PC.
Daí você liga 2 canais, um com pan na esquerda e o outro na direita.
Pronto. Agora você tem 2 canais para gravar no PC.

Instale o ASIO4All no seu PC.
Instale o Reaper.

Configure o Reaper para usar o ASIO4All como interface.

Aprenda a mexer no Reaper. Tem coisa por aqui, tem um monte de coisa no youtube e no google.
Instale o addicted drums e aprenda a configurar a bateria dentro do reaper.

Aprenda a mixar. Tem material suficiente tambem aqui no FCC e fora daqui.

Os caminhos em tese são esses, começando com o que você tem.

Tudo que a gente pode te indicar como início já foi citado por aqui. Os passos via de regra são esses.

amplexos

T.

qew
Veterano
# mar/11
· votar


T-Rodman
Se for brincar, dá pra ser onboard - mas em termos de programas, o negócio seria ficar no audacity mesmo. Se subirmos de patamar, entrando nas DAWs, somando DAW e VST já começa a real necessidade de se ter uma interface.

Sim velho.

Não quis me referir a nada realmente citado no tópico, foi na intenção de que por mais que tu se esforce, tem gente que não tem noção de gravação caseira, e na hora de mostrar o trabalho pronto, nego pensa em gravação com qualidade profissional e acaba se decepcionando com o resultado.

Decline
Veterano
# mar/11
· votar


T-Rodman
sim to nu serviço agora, baixei o reaper ja botei a batera ali e tal claro num sei usar nem com gravar mas consegui fazer funcionar daki pra frente eh barbada, o esquema do plug eu tenhu, dai ligo tudo na mesa vai fika tri, mas o que eu perguntei pra vc do video de pra configura apartir do teclado??

overlappingcircles
Veterano
# mar/11
· votar


Decline
desde que vc tenha um teclado com saidas midi da pra configurar sim, alias a partir do momento que vc tenha configurado o reaper a reconhecer o midi do teclado ele fica configurado automaticamente pra vc tocar como no video.

Decline
Veterano
# mar/11
· votar


overlappingcircles
hum, saida midi ? eh a saida que nem da guita soh qe p2 ? a deve ser, tem sim,

T-Rodman
mais uma coisa eu consegui fazer funcionar no cubase no reaper nu achei o vst ta ligado qe num aparece procurei tuto mas soh os cara cum u mesmo erro se for facil diz ae se naum me viro valeu

overlappingcircles
Veterano
# mar/11
· votar


Decline
nao e igual a da guita nao :) olha AQUI

overlappingcircles
Veterano
# mar/11
· votar


qual o teclado que tem?

T-Rodman
Veterano
# mar/11
· votar


em casa, com calma você vai no youtube e pega os tutoriais do Reaper.
Praticamente o Reaper é a DAW oficial aqui no FCC pra quem brinca de home studio (não é a que eu uso).
Então, tem tópicos 'stick' de VST sempre com o Reaper como exemplo.

Procure esses tópicos 'stick' no começo da área de home-studio que você vai conseguir compreender como o Reaper funciona.
no mais, vídeos do youtube complementam o que está escrito por aqui.

amplexos

T.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação em Casa