O que está acontecendo com a música?

Autor Mensagem
TerraSkilll
Veterano
# mar/11
· votar

Gaiteiro15
O que está acontecendo com a música?
Não se preocupe. Você não será o primeiro, nem será o último, a reclamar disso. Quando olhamos o passado (mesmo um passado recente), fica a impressão, em muitos casos, de que as coisas não vão bem. Pode ser as músicas, a educação, a política, etc.

rhoadsvsvai
Li ou ouvi em algum lugar (não lembro onde) que a internet é um "espelho" e "amplifica" a sociedade e seus hábitos. Tanto as coisas ruins quanto as boas aparecem mais quando chegam a ela. E já que costumamos (eu pelo menos sim, pra não generalizar) dar mais atenção ao lado ruim que ao bom, fica a impressão de que internet só tem porcaria. Sabemos que não é verdade, mas...

Gaiteiro15
Tinha um tópico em que o Bog comentava (acho que é esse) sobre a mídia e que concordo: é um processo de retroalimentação, ou seja, a mídia mostra porque o povo quer e o povo quer porque a mídia mostra. Se há um "problema" com essa atitude da mídia, então como resolvê-lo? Seria esse um dos pontos?

Its Fucking Boring To Death
o que tá rolando é a banalização da música em nome da grana.
Empresas visam lucro (não precisa ser um nerd pra dizer isso). Um modo de se obter o máximo de lucro com o mínimo de custo/esforço geralmente é preferível, mesmo se em outros aspectos o produto/serviço deixe a desejar. A questão é que, embora muita gente ache isso errado, ainda não foi possível convencer as grandes empresas a usar de outras políticas que não essa.

jberbetz
Sabe uma coisa que me incomoda: esse negócio de "o povo isso", "o povo aquilo", "a massa é burra", "a população é ignorante". É uma crítica sim, e espero que não leve a mal, mas quando alguém escreve isso parece que essa pessoa não faz parte desse mesmo povo que chama de ignorante, de burro, etc. Como se toda a população de uma nação inteira (quando não do mundo) fosse ignorante e só quem fala isso fosse sábio e iluminado. Sabemos que não é bem assim.

Gaiteiro15

Abraços.

jberbetz
Veterano
# mar/11
· votar

TerraSkilll

Entendo o que quer dizer. Não acho que toda a população seja ignorante, e não acho que sou sábio e iluminado. Faço parte do povo, mas não tenho vergonha de dizer que não me considero parte da massa "burra" a que me referi.

De fato, a maioria da nossa população não recebe uma educação de qualidade e também não recebe nenhum estimulo à cultura.

Enquanto a maior audiência da TV for a do Faustão, das novelas da globo e do Zorra Total, vou continuar encarando a "maioria" (ou o "povo") da mesma maneira já citada...

Overdrive CH
Veterano
# mar/11 · Editado por: Overdrive CH
· votar

TerraSkilll
jberbetz
Pensando em massa burra e ignorante, cara vamos ser honestos, nenhum de dos, comentando nesse topico agora, pode dizer que fazemos parte dessa massa!!!!
Temos uma conciencia profunda de que a midia entre outro fatores no mundo contribuem para a "ignorantização" da população...POREEEEEEM eles apenas pintam o que já foi desenhado pelo grande artista, o "povo"
A galera ouve Funk pq é facil de ver o objetivo das letras, e pq o povo gosta de putari.....
Ouvem Restart pq ele deixa bem especificado o que ele quer dizer com a musica!!!
As poesias cantadas por Renato Russo, Cazuza, Cassia Eler, Elis Regina, Lobão, João Bosco, Chico Science entre outro tantos artistas magnificos que nosso pais teve o privilégio de abrigar, criam obras complexas demais para as mentes preguiçosas da massa!!!!
"Povo", "massa", "maioria ignorante"... ela existe e estamos dentro dela... mas somos no minimo mais cultos do que eles, essa maioria gosta do caminho facil, não querem pegar uma letra em mãos, ler, interpretar, apreciar... querem apenas rebola a jaca!!!!

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar

Marcelo Bico
Bicho, essa sua preocupação com a queda de qualidade na música vai além da música.

Isto é verdade mesmo. Acompanho também muita coisa do mercado literário dos últimos tempos. A pergunta é a mesma para essa arte: What the fuck is happening?
O efeito é o mesmo: livros cada vez mais comerciais, e a "arte" que eles contém é muito inferior aos autores antigos. O próprio Paulo Coelho, que é o brasileiro que mais vendeu livros na história, e se não me engano é um dos autores mais lidos da história mundial. Mas seus livros são de uma qualidade IMENSAMENTE inferior aos de outros escritores brasileiros, como o próprio Moacyr Scliar, que morreu faz pouquíssimo tempo.
Voltando ao assunto da música, teve a questão da internet que foi citada: realmente existem os dois lados da moeda, ajuda na propagação da música ruim, mas em compensação, eu baixei a discografia completa do João Bosco pela internet, de graça. Até vou criar um tópico falando dele, eu acho.Marcelo Bico
Ah, e parabéns pela sua capacidade de articular um texto desses com apenas 15 anos. Não é preconceito, mas isso é incomum
Bah, valeu mesmo cara, é que eu gosto muito de ler, daí flui bem naturalmente.

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar

Gaiteiro15
Haaaa, depende muito do livro hein cara, os autores que fazem livros bons não perdem credibilidade com a chegada de livros piores, pelo contrario, acho até melhor que as pessoas corram atras dos Crepusculos da vida, assim todu mundo vende os livros bons pro sebo e eu me esbado depois
ehauheuaheuhauehauheuaheuhaeuhauehuaheuaheuahuehuaheu

dan_shencker
Veterano
# mar/11
· votar

esse é o resultado da banalização da música hoje em dia, qualquer um que invente uma moda grudenta fica famoso

===============================
http://erudimetal.blogspot.com/

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar

dan_shencker
A parte boa é que na mesma velocidade que aparecem, eles somem. Quanto pior a qualidade do trabalho, mais efêmero.

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar

Marcelo Bico
A parte boa é que na mesma velocidade que aparecem, eles somem. Quanto pior a qualidade do trabalho, mais efêmero.

Isto realmente é verdade. Lá no meu colégio algumas pessoas que gostavam de Restart já não gostam, do mesmo jeito que gostavam da Cine e já não gostam mais, e aí vai uma lista de imbecibilidades: Nxzero, Hevo 84, Fiuk e sua Hori, etc. Até mesmo o Justin Bieber saiu de moda. O pagode se perdeu faz tempo, assim como o pancadão (não consigo mais chamar isso de funk).
Por incrível que pareça tem muitos adolescentes que estão aderindo à uma espécie de "retrô". Muita gente ouvindo Legião Urbana (embora eu não goste, admito que é um som show de bola), Beatles, Rolling Stones, Led Zepellin, AC/DC, Cazuza, Rita Lee, Cássia, entre outros; já é um grande avanço.
Claro que estes não são minoria, ainda existe uma massa bovina que adere às modinhas, a mídia está longe de ser derrotada.

Loues
Veterano
# mar/11 · Editado por: Loues
· votar

Acho que nessas horas, devemos também voltar os olhos pro presente e pro futuro.

Claro que tem música mais tosca muito difundida, e quem ouve nem tem aquele apego, ouve meio por ouvir, passivamente. Claro que quem tá ouvido assim viaja conforme a maré, logo a moda passa, as pessoas crescem e mudam, e vão ouvir outra coisa.

Mas, música ruim sempre teve, e tinha boas também. E tem música ruim consagrada, música boa consagrada, música ruim esquecida, música boa esquecida, e todo o meio termo de tudo isso.

Assim, não devemos achar que só o antigo consagrado é bom, e pra ser bom tem que ser assim. Vamos viver também a música do presente, que se procurar acha coisa boa; e também olhar pra frente - tudo muda, a música não fica de fora disso. Até porque, nem sempre as pessoas foram tão saudosistas. Houve épocas anteriores em que as pessoas queriam saber é do novo, da última tendência, da vanguarda, e isso inclusive na música de alta qualidade.

(Também chamo a atenção pras reclamações estilo: ah, mas hoje em dia eles se vendem tudo por dinheiro, assassinam a arte, a "mídia" faz isso, nhém, nhém, nhém... Essa visão de uma arte "pura e imaculada" não existe, nem nunca existiu, quem acredita nisso deixe de ser trouxa.)

Enfim, a mensagem que deixo não é a de abandonar o passado, mas também não ficar lá imóvel. É a de procurar, ouvir e fazer a música nova, de hoje e de amanhã...

ppaulo
Veterano
# mar/11
· votar

A mídia é a principal causa, ela molda a cabeça das pessoas para não terem um senso crítico de música em si, para ouvirem aquilo que enche o bolso dos empresários de dinheiro, oque eles chamam de música, mas não passa de uns barulhos horríveis, e atualmente existe musica boa, e muito boa mesmo, mas as que fazem ''sucesso'' infelizmente são as de pouca qualidade tanto técnica como sentimental, que não transmitem nada além de um ritmo a ser acompanhado e uma refrão que não diz nada com nada...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a O que está acontecendo com a música?