O que está acontecendo com a música?

Autor Mensagem
kevinluis
Veterano
# mar/11
· votar


Gaiteiro15

eu concordo com tudo o que voce disse, eu não escuto nada do que voce citou, somente metal, rock e blues, porem nos musicos com o tempo amadurecemos e aprendemos a olhar a qualidade musical mesmo em musicas que nos não gostamos, assim aprendemos a respeitar o trabalho de pessoas que merecem ser respeitadas como por exemplo todos os musicos que voce citou.

agora a minha opniao formada com a ajuda do meu professor de teoria musical formado no conservatorio da minha cidade que me desculpem eu esqueci o nome, porem so citei isso para dizer que ele teve um estudo musical amplo para poder fazer suas afirmações.

entao aqui vai. A primeira conclusão que chegamos foi que em breve o sertanejo universitario provalvelmente se tornara um sub-genero do rock, mais precisamente do pop-rock, percebam como de sertanejo quase não ha mais nada, não parece que as duplas realmente vieram do sertão e sim de grandes cidades, não existe mais a viola caipira, o violão cada vez mais esta sendo substituido por outros instrumentos como guitarra, bateria e ate o baixo, intrumentos caracteristicos do rock, os solos estao cada vez menos caipiras e mais urbanizados, sertanejo não foi criado só para falar de amor, e ha outras coisas mas eu to quase dormindo aqui no teclado entao vou tentar ser o mais breve possivel.

segunda conclusão: funk carioca, acho ridiculo esse nome pois de funk não tem nada, é basicamente o estilo musical mais escroto de todos, não ha motivo para defende-lo, as letras são ridiculas, a linguagem é totalmente como vou dizer ah ignorante para não falar outras coisas, não ha nenhum estudo musical para se formar uma musica, assim para ser cantor de funk carioca não precisa estudar nada de musica ou canto, pois é mais falado do que cantando, a musica não quer passar nada para quem esta ouvindo, basicamente se alguem quer culpar um estilo musical pela existencia de DSTs no Brasil essa pessoa culparia o funk carioca, antes de me criticarem entendão que eu apenas estava dando um exemplo não se pode culpar um estilo musical por uma doença que esta presente no nosso pais desde muitos anos antes de ele nascer.

enfim é so isso hehe, por favor não venham falar sobre cultura comigo que eu ja cansei de discutir sobre isso, deixo isso com o Gaiteiro15

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11 · Editado por: Gaiteiro15
· votar


AAAAAAAAAAA safado! Queria aproveitar minhas ausência e me apunhalar pelas costas!!!!! *celso roth off*

Foi mal, era só... não sei o que eu quis dizer, mas a impressão que ficou foi esta. Estamos chegando perto de chegar a um acordo. O que acontece é que nós concordamos e estamos colocando termos de diferente interpretações.
Os movimentos artísticos surgem com fins específicos, mas passam (ou passavam) pela prova de fogo: o tempo.

O tempo apenas define o que continuará sendo "consagrado", não o que é/será bom ou ruim.



Só quero um exemplo de algo ruim que foi consagrado. Se algo foi consagrado é pela qualidade. Se algo foi consagrado por fatores culturais, este só entrou para a cultura popular pela qualidade apresentada.

Só quero evitar este relativismo, não é só questão de ponto de vista. Luan Santana, Restart, Cine, Jorge&Mateus, Fiuk e cia são artistas MUITO fracos, cujas composições não possuem conteúdo artístico nenhum, além de terem uma qualidade interretativa e musical medíocre.
Para comparar eu vou pegar um peixe bem pequeno da MPB, um artista muito contestado, mas que mesmo assim consegue elaborar umas melodias muito bem feitinhas:




Ele é contestado e realmente sua qualidade é muito inferior a outros nomes, mas tem uns trinta anos de carreira, porque composições como A lista, Intuição e Bandolins podem não ter letras boas, mas suas melodias são marcantes, com caractéristicas fortes, assim como sua personalidade. Espero que tenha entendido. ABAIXO AO RELATIVISMO!!!!!

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


kevinluis

Foi mal, o comentário que eu fiz foi pro Doggy.

Tu sintetizaste toda a opinião que eu tenho sobre estes estilos. O sertanejo tenta colocar características de música boa (rock) numa música insuportável.

Isto que tu disse a respeito de reconhecer qualidade em coisas que não se gosta, eu tenho inúmeros exemplos.

Mas estes artistas que eu citei como ruins, só foram citados assim pois eu fiz uma análise crítica, e como disse no começo do tópico, até gostei porque toquei muito e ouvi muito por um bom tempo. Isto me dá uma certa autoridade neste estilo, por isso fiz o tópico.

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/11
· votar


eh engraçado isso , eu tambem via o principal culpado como a midia .
mas vejamos bem ,qual o pais mais alienado do mundo?mais influenciado pela midia?
EUA sem absoluta duvida nenhuma.

e sabe de uma coisa? aqui nos eua ,tem radio de musica erudita,radio de country,radio de pop,radio de jazz ,radio de blues .tudo, a situação eh bem diferente, oque nao significa que as garotas de 13 anos nao sejam loucas pelo justin bieber e os garotos de 17 se acharem o snoopy dog , porém não tem essa coisa do pop matar todos os outros estilos musicais como tem no brasil aqui voce nao prescisa nessesariamente recorrer a internet pra fujir da cultura musical de massa.

então acho que essa questão midia ,não eh o principal ponto. O PROBLEMA É O BRASILEIRO . a nossa massa é historicamente muito acomodada ,ja indo pra um exemplo que foje um pouco ao topico ,mas o pior que o povo brasileiro faz quando os deputados aumentam o salario deles eh fazer passeata;qualquer povo que tivesse o minimo de respeito proprio ja teria ido em multidao colocar os politicos e seus parentes na fogueira depois disso somos autosuficientes em recursos e nao temos um misero hospital publico descente em todo o pais,e não tou falando de lula não tou falando de serra dilma fhc color e todo cidadão que colaborou pra fazer do nosso pais esse grande pedaço de merda verde ,essa passividade se reflete tambem na influencia dos meios de comunicação sobre as massas aqui ,se aceita oque eh posto na radio e na mtv, para o bem e para o mal eles são tao influentes sobre as massas que se colocarem litzs pra tocar 24h\7 na jovem pan a teenzada vai começar a gostar de litzs assim como gosta de restart hoje em dia . porque não o fazem?hora , questão de disponibilidade de recursos , talentos são 1 em 1000 então eh mais facil achar um bando de adolescentes bonitinhos que saibam power chords ,doque achar um sunga jung da vida .

a midia ,funciona atravez de empresas, essas seguem os valores do mercado vizam lucro,procurar o mais barato eh o papel delas porra!dar audiencia ao mais barato eh culpa do povo, cabe ao povo o DEVER de filtrar oque o mercado oferesce ,se não o mercado oferesce oque for mais facil e vagabundo ,e eh justamente oque ta acontescendo no brasil.

Doggy
Veterano
# mar/11 · Editado por: Doggy
· votar


Gaiteiro15
Só quero um exemplo de algo ruim que foi consagrado. Se algo foi consagrado é pela qualidade. Se algo foi consagrado por fatores culturais, este só entrou para a cultura popular pela qualidade apresentada.

O que é ruim não e nunca será consagrado, mas o que eu quis dizer é que não é porque não se consagrou é sinônimo de ser de baixa qualidade. Concordo com sua afirmação.



Só quero evitar este relativismo, não é só questão de ponto de vista. Luan Santana, Restart, Cine, Jorge&Mateus, Fiuk e cia são artistas MUITO fracos, cujas composições não possuem conteúdo artístico nenhum, além de terem uma qualidade interretativa e musical medíocre.


Concordo novamente. Mas eu penso o seguinte: Isso é o que eu acho, não me sinto na liberdade de falar que é ou não é, definitvamente, uma arte bem ou mal feita... Entende?

Novamente: Compreendo o que você diz, mas só quero deixar claro a minha visào sobre isso tudo.

Estamos chegando perto de chegar a um acordo. O que acontece é que nós concordamos e estamos colocando termos de diferente interpretações.

Concordo novamente, rs.

Abç

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


Eu tinha dois amigos que só gostavam de rap e hip hop. Os antigos defensores deste estilo eram realmente bons no que faziam, mas os nomes "mudérnusss" deste estilo, por favor!!!!! Eu os encontrei nesta situação, e fui debater com eles a respeito, falando que não possui melodia nenhuma, que a batida é ruim, que as letras são um lixo total. Me perguntaram na hora o que eu ouvia. Neste momento eu tive que me sacrificar, eu sabia que eles tinham uma queda pelo rock, e sabia que os pais de algns deles gostavam de rock dos anos 70-80. Resultado: mostrei o som do AC/DC pra eles, falando estes tinham estilo próprio, arranjos legais, etc. E eles simplesmente SE APAIXONARAM pelo que ouviram. Música de qualidade, até pra quem é alienado faz efeito. Agora os caras escutam AC/DC, Rolling Stones, Beatles, Guns, entre outros. Se mostro um samba do Cartola pra eles, eles dizem que não é o estilo deles mas é legal. Antes me bateriam.
È a prova que música de qualidade existe e é imortal.

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


É diferente, um pouco:



Rabbit
Veterano
# mar/11
· votar


Gaiteiro15

Caramba fiote, depois de passar o tópico querendo dizer que VOCÊ sabe o que é música de qualidade. Você termina dando o AC/DC como exemplo de música de qualidade? hahahahahaha

Eu gosto muito do AC/DC, inclusive fui no show deles ano passado e foi muuuuuuito bom. Mas dai usar o AC/DC como exemplo de música de qualidade foi hilário. Isso só demonstra o quanto você é comprado pela mídia do mesmo jeito, e que esse seu rompante de revolta nesse tópico tem mais a ver com você querer se considerar seu gosto superior aos outros.

É um cara que comer caviá querer dizer que o povo que gosta de comer feijão com arroz não sabe o que é bom.

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


Eu não estou dizendo que somente eu sei o que é música de qualidade. Se tu tivesse lido o que eu falei tu ia compreender. Eu não su comprado pela mídia, eu citei o AC/DC porque perto do estilos que eles escutavam o AC/DC é praticamente o J.S.Bach.
Esta banda não é um exemplo máximo de qualidade, mas tem umas músicas bem legais, melodias bem feitas e arranjos de guitarra quase geniais. Não é exemplo total, mas não faz feio. Quanto ao considerar meu gosto superior, eu só tenho certeza que tu não acompanhou a discussão.

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


Pessoal
Eu acho, analisando aos debates acima, que a galera tá confundindo: qualidade com liberdade!

Por exemplo: o Lobão está ERRADO em criticar a música de quem quer que seja, pois todo mundo tem o direito de ouvir o que quer!

Mas...

O Lobão está CERTO em dizer que a música atual caiu culturalmente e que obviamente os Universitáris não são como os da décadas de 70, 80 e 90, onde a música era voltada para os sentimentos e relacionamentos humanos, a situação política e as causas sociais, obviamente e ninguémpode constestar que as músicas antigas tinham mais qualidade! orsitários não sabem nem o que é isso hoje, querem vestir um chapéu, uma calça e fivelão sem nunca ter montado num cavalo!.

A música moveu os universitários a várias causas históricas no Brasil!
Lobão sabe um pouco do que diz, porque hoje eu penso igual a música dele que a 25 anos é atual e diz ainda hoje: "Eu ligo o rádio e Bla, blá,blá,blá"!

Também não creio no que alguns dizem, que qualquer música é cultura, porque se o Brasil inteiro tivesse cantando "Florentina, Florentina, Florentina de Jesus, não se se tu me amas..." e "Arerê, um loby, loby com você", chamaríamos isso de cultura?

Não pessoal, há um movimento forte entre os universitários, mas não é cultural, porque o que é cultural, não se perde, é histórico!
Você se lembra do que o RPM, Renato Russo e Cazuza cantou a 20 e tantos anos, mas não se lembra da música que o SPC, Latino fez a dois anos "Baby, baby, me leeeeeeeva!"

Nem tudo é cultura, o que um país ouve pode ser classificado como sua própria bagagem cultural, nesse caso, me orgulho mais de um Lobão, do que mil ovelhinhas de calça laranja e camiseta verde com o cabelo cheio de gel e laquê!

É o relatório!

Natis
Veterano
# mar/11
· votar


o que está acontecendo?
A PROFETA DIZ:

-Estamos no século da ciência e da tecnologia os séculos reservados para as artes já se foram,agora é só esperarmos mais três séculos pra chegar o tempo de inspiração do homem e a artes se renovarem!

Guitar_Gafanhoto
Veterano
# mar/11
· votar


o cara reclama das letras de rap e vem elogiar as do ac/dc.

vai entender...

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


Guitar_Gafanhoto
o cara reclama das letras de rap e vem elogiar as do ac/dc.

vai entender...


Como eu já afirmei anteriormente, só quis ilustrar, é inegável que o 50 cent tenha muito menos qualidade que o AC/DC, mas esta banda não é o modelo ideal de qualidade musical, só que é bem boa.

Leomju

Este aí é quase o ponto que eu quero chegar.

marcio-moura
Veterano
# mar/11
· votar


O sertanejo brasileiro, assim como o rock, teve o seu fim.
Sertanejo Universitário - Música pop tocada por pseudos-caipiras.
Rock - Chamado de rock pois tem guitarra, baixo e bateria.

Queria ter 15 anos nos anos 1980
fim.

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


marcio-moura
Queria ter 15 anos nos anos 1980

Não seria bom viver numa ditadura eternamente.

marcio-moura
Veterano
# mar/11
· votar


Gaiteiro15
Esqueci de mencionar que eu queria ter nascido em Londres. hehe
Brasil nessa época só tinha mpb, bossa nova...
não curto muito.

Del-Rei
Veterano
# mar/11
· votar


O que está acontecendo com a música?

A pergunga certa não é essa.

A pergunta certa é:
O que está acontecendo com os brasileiros, e com o mundo?

A música consumida pela massa, nada mais é o reflexo da necessidade própria massa. A massa consome isso.

Pra avaliar esse tipo de questão, é necessário avaliar o contexto histórico, social, econômico e político do país.
E não estou falando merda.

Isso dá HORAS de conversa.

Tudo de ruim (ruim = pobre musicalmente) que temos hoje, temos porque é consumido pela grande massa.
Esse consumo gera dinheiro. Todos querem dinheiro, afinal, é o que importa no mundo capitalista.

Antigamente havia rádios em que ouvíamos excelentes músucas: RPC, Transamérica, Rádio Cidade... Excelentes rádios.
Hoje a maioria não existe mais, e as que existem só tocam merda.

Hoje as rádios que ouço são: MPB FM, Paradiso e coisas assim...
Até a Antena 1 Light FM acabou!!!!

Mas tudo bem, respeitaremos os gostos de todos... Se querem ouvir estas músicas, que ouçam, mas não precisavam acabar com as boas músicas que antigamente tínhamos disponíveis.

O que acontece hoje, nada mais é do que o reflexo da sociedade brasileira, que fica cada vez mais tosca.

Um aceno de longe!!!

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


Na época que meu avô era adolescente, eles tinham um conjunto que tocavam o que tocava nas rádios da época: Demônios da Garoa, Vicente Celestino, Moda de Viola, Pedro Raimundo, Teixeiriha, etc. Só que na época as coisas não funcionavam assim, ninguém coneguia intervir na programação, só que todo mundo era apaixonado por estes artistas que eram realmente muito bons, aí fica o mistério: os donos de rádio selecionava o melhor, e este melhor era imposto, mas, será que o que está acontecendo hoje é resultado de um gosto popular mais aienado ou de mídia mais comercial?

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


Gaiteiro15

"Na época que meu avô era adolescente, eles tinham um conjunto que tocavam o que tocava nas rádios da época: Demônios da Garoa, Vicente Celestino, Moda de Viola, Pedro Raimundo, Teixeiriha, etc."

Inveja de ter um avõ desses...


Por favor, edita e põe um video debaixo do outro aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/256017/p1#7406943

Pois tá horrivel de ler essa página por causa disso (pelo menos para mim...).

Valeu!!

Loues
Veterano
# mar/11
· votar


Gaiteiro15
Você acha que a música caminha pra uma decadência, é isso?

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# mar/11
· votar


O que está acontecendo com a música?

o que tá rolando é a banalização da música em nome da grana.

antes que algum nerd venha me encher o saco, eu sei que nós vivemos num sistema capitalista e bla bla bla.

o que me parece é que, antigamente, havia mais critério por parte das gravadoras. Por exemplo: nos anos 60 já existiam boybands como The Temptations e The Ronettes que era uma parada totalmente comercial. Ainda assim, dá pra notar que se tratava de pessoas talentosas e que gravaram ótimas músicas.

outra ponto é a internet, que se tornou mais um veículo pra oportunistas. O sujeito grava uma música simplória com uma letra besta, produz um clipe tosco, posta lá no youtube e bum... vira o "artista" do momento e tudo aquilo que a gente já sabe.

a internet democratizou a distribuição de música, mas não a ponto de músicos talentosos ganharem espaço em programas como Faustão ou Caldeirão do Huck. Infelizmente, são programas como esses que impõe o que o povão tem que ouvir e pronto.

o que nos resta é compensar tudo isso com o máximo de qualidade que a gente puder. Não tem outro jeito.

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11 · Editado por: Gaiteiro15
· votar


Its Fucking Boring To Death

Exatamente! Pega artistas como os prórpios Beatles. O começo deles também era de certa forma comercial, explorando o máximo a relação progesterona/música. Mas mesmo estas músicas eram bem feitas por caras que eram talentosos ao extremo, e quando se tornaram mais "tiozinhos", se tornaram a maior banda de rock da história.

Hoje já não e bem assim.

Master_Fire
Veterano
# mar/11
· votar


Acredito que isso,se resume na seguinte maneira:

A midia e as grandes gravadoras,estão trocando a qualidade pela quantidade produzindo música em massa,pra não deixar parado o mercado fonográfico.

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


Pequeno relato para acrescentar ao tópico:

Eu assisti recentemente no programa do Gabriel Chalita uma entrevista (feita pelo mesmo) com o Pedro Mariano, filho da Elis Regina. Ele lançou (ou vai lançar, não me recordo) um CD independente, por não suportar o sistema usado pelas gravadoras e pelo mercado de música atual.
O que ele falou foi aproximadamente o seguinte: as gravadoras que conseguiram fazer estourar algum ou alguns artistas, seguem este modelo à risca para qualquer outro artista que venha até a gravadora, retirando assim, tudo o que se conhece a respeito de personalidade e caráter artístico. Tentam tornar os atistas todos iguais (leia-se ruins).

Isto explica muita coisa...

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/11
· votar


refletindo bem a internet não mudou o jogo tanto assim.

ela facilita o acesso a musica boa pra quem gosta de musica boa ,mais ao mesmo tempo facilita o acesso de musica ruim pra quem não ve musica como arte,ou não tem capacidade de apreciar uma arte. e como a maioria das pessoas ta no segundo grupo ,a musica ruim ganha mais com a internet que a musica boa

Gaiteiro15
Veterano
# mar/11
· votar


aí entra a alienação musical das pessoas.

Overdrive CH
Veterano
# mar/11 · Editado por: Overdrive CH
· votar


Em alguns pontos eu devo descordar, cuidado ao generalizar, vivemos em um mundo muito ecletico, existem musicos muito bons por traz de idiotas, e as vezes o "idiota" pra vc é um "musico fudid0" pra mim...
Porem, ou exemplos que vc passou que são Funk(o de hj), sertanejo universitario, pagode e 50 Cents e derivados (pela história de Rap e Hip Hop 50 Cent num tem nada a ver) realmente o mundo da musica esta um lixo msm... Mas vou lhe dizer pq!!!
A midia não só esta agradando a maioria alienada mas tbm esta emburrecendo quem, originalmente, teria um potencial pensamento "inteligente"!!!
Isso é pq nos ultimos 3 seculos a musica se transformou numa maneira de abrir os olhos das pessoas!!!
No decorrer dos anos 80 e 90 a situação piorou, pois bandas de Rock nacionais, internacionais, cantores de mpb, sambistas, começaram a se rebelar contra o abuso da midia... e, apesar de seu talento inestimavel, começaram a fazer shows por conta propria cobrando o minimo possivel, isso quando não davam shows de graça... e pior ainda, começaram a trabalhar em canções contra a fama!!!!
Isso gerou um desequilibrio ENORME na "ordem natural" da midia, ela já não conseguia controlalos...
Infelizmente alguem notou (aqui no brasil) um grupo de pessoas que cantavam coisas idiotas e improprias, mas que não tinham o msm pensamento que os grande musicos...
O que a midia fez foi chegar em um grupo de pessoas que gostavam de falar besteira e disse "se vc cantar 'tchan' ao inves de buce... e coloca duas mina gostosas pra dança, eu ti levo pro Faustão!"
Nos EUA foi a msm coisaresultado!!!! A midia tomou o poder divolta, e pior de tudo, ela não só manipula seu gosto musical como faz coisa totalmente idiotas e normais no meio musical parecerem incriveis como:
-Olha só, ele num é negro, usa cabelinho emo, canta um 50 Cent's music com letra romantica e tem só 15 aninhos!
O meio musical esta uma porcaria pq a propria midia fez ele ficar assim, para manter o seu controle!!!
Por isso eu sou a favor de que a musica torne-se uma materia fundamental, assim como pulitica...
Mas não fiquei triste cara, vc não esta sozinho nesse mundo cara relaxa... Graças a pessoas como vc, eu e ALGUNS outro aqui no FCC o mundo ainda tem esperança!!!
Mas use os ignorantes para ganhar dinheiro, estude bastante e trabalhe par eles!!! Ai um dia vc faz uma faz um programa cultural pra "limpar" a mente das pessoas!!!!! ehuaheuaheuaheuahue

PS: adoro esse tipo de assunto!!!! EDIT!!!

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


MUSICA!
LITERATURA!
PINTURA!
TEATRO!
Vamo invoca o Capitão Cultura ai galera!!!

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Gaiteiro15
Bicho, essa sua preocupação com a queda de qualidade na música vai além da música. Isso se dá em boa parte das produções ditas culturais. A cultura pop está se emburrecendo para emburrecer a massa.
Uma grande gravadora "produz" um mito desses aí de " 15 segundos de fama" ( Fiuk, Luan , Restart ou qualquer coisa parecida ) por que a massa consome? Ou a massa consome porque os conglomerados da indústria cultural os empurra goela abaixo?
Dos dois um pouco de cada.

Ah, e parabéns pela sua capacidade de articular um texto desses com apenas 15 anos. Não é preconceito, mas isso é incomum.

jberbetz
Veterano
# mar/11
· votar


Eu concordo com quem falou que é gosto pessoal.

O que dói é saber que tem gente que gosta de Faustão, que gosta de ver novela, que gosta de Funk Carioca, ou seja, que gosta de merda. Mas é gosto né...gosto pessoal.

Enquanto o povo for burro, o povo vai gostar de coisa ruim. É necessário, de certa forma, uma evolução do indivíduo para que este consiga compreender e admirar coisas mais evoluidas.

É que nem comparar Seinfield com Zorra Total. Se alguém falar que gosta mais de Zorra Total e que é por questão de gosto pessoal, só posso lamentar...

Enquanto a massa for desprovida de educação e cultura, quem tem bom gosto vai continuar sofrendo...

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que está acontecendo com a música?