Banda com 2 baixos. Rola?

Autor Mensagem
PedroGuit
Veterano
# jan/11


Seguinte, eu to afim de monta uma banda e pensei a seguinte formação :
VOCAL/GUITARRA BASE eu
TECLADO/PIANO/VOCAL meu amigo
BAIXO BASE
BAIXO SOLO
BATERA
* a banda não vai ter um esitlo definido! tipo toca qulker ritmo, menos funk, axé e metal.

Pode parecer meio estranho não ter guitarra solo, mas o baixo pode dar conta, e não musicas que prescisar de um solo mais agudo o piano pode dar conta, ou ainda o piano faz a base e a guitarra o solo!

o q vcs acham, como eu não tenho experiencia com bandas queria a opinião de quem conhece melhor. vlw!

carlcarl
Veterano
# jan/11
· votar


Vale tudo,
basta organizar a bagunça(lol).
não me recordo o nome da banda(porque estava intessado na banda principal)mas no ano passado assisti um show em que na bigband 2 baixistas tocavam ao mesmo tempo.
separem as frequencias de atuação para cada um dos baixos:um tocando nos graves,outro na região média grave e deixem os agudos para o piano e a guitarra base(que a meu ver não devera tocar acordes tendo notas tocadas nas cordas La e Mi grave senão embola e se possivel que o piano tambem evite tocar notas graves ).
desta forma não tem briga entre as frequencias.
carlcarl

kiki
Moderador
# jan/11
· votar


o maior problema é que sons graves tendem a embolar mais, precisa ter muito cuidado nos arranjos.
mas é perfeitamente possivel.

Borges Rafael
Veterano
# jan/11
· votar


Banda com 2 baixos. Rola?

Não

PedroGuit
Veterano
# jan/11
· votar


carlcarl, eu tava pensando +/- do jeito que voce disse o baixo "base" ia ser um baixo tocando "normal" e o solo ia tocar principalmente nas 2 cordas mais agudas do baixo, e o piano ia ser tocado "so com a mao direita", parte mais aguda, e a guita base nos acordes.
kiki, concordo com voce, vai dar mas trabolho, mas mesmo com uma formação padrao é prescido ter cuidado, e eu acredito que com um maior numero de gaves e os agudos com as sonoridades da guita e do piano, podendo mudar a funçao de cada instrumento, faz o som fika legal, e da muitas possibilidades sonoras diferentes!

PedroGuit
Veterano
# jan/11
· votar


Borges Rafael, blz sua opinião, mas explica melhor, o que eu quero aqui não é a resposta, são os argumentos, pra saber com ficaria mais legal!

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


da cara, da pra ter 2 baixos, 3 baixos, 2 baterias, 5 teclados, 9 guitarras...

mas se vai ficar bom? acho que não

2 baixos vai deixar o grave muito estourado, vai deixar sua banda muito experimental e alternativa

sem falar que vai quebrar todos as coisas de vidro no lugar que vcs tiverem tocando!! kkkk

PedroGuit
Veterano
# jan/11
· votar


Pé de chinelo kkkkkkkkkkkk
Falnado serio, mesmo um sendo um baixo sendo tocado normal, e um para solo, tocado nas cordas menos graves vc axa que não rola?

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


PedroGuit

Acho que não cara, pq o outro baixo não ficar fazendo solo toda hora, uma hora ele vai ter que voltar pra base...

e se for pro baixo fazer a base la pras casas 12 onde é mais agudo, não tem sentido pq vai ficar na mesma frequência da guitarra ou violão

abs!

rocknroll1234
Veterano
# jan/11
· votar


Eu faria assim:
um baixo para fazer a base,o outro para fazer acordes junto com o piano.
Mas de preferência o segundo fazendo pelo menos as setimas acima.

Mas você faz do jeito que quiser,afinal o artista é você.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar


Mande um dos seus amigos baixistas procurar outra banda.

patudodi
Veterano
# jan/11
· votar


Olha cara, eu ja percebi que as bandas que fazem sucesso sao originais, vcs vao ter que criar um estilo totalmente novo, os baixistas vao ter que estudar pra caralho ( quantas bandas possuem 2 baixos?) Se voces conseguirem algo decente garanto que faz sucesso, mas tendo o cuidado pros baixos nao encobrirem tudo, que eh algo que pode ferrar bonito

patudodi
Veterano
# jan/11
· votar


Olha, experimenta, der deu nao deu nao deu.

PedroGuit
Veterano
# jan/11
· votar


mas tbm tem uma coisa, o q fode a maioria das bandas pequenas é a equalização, ou o batera cobre todo mundo ou as cordas cobrem a voz!
ë so sabe equaliza!

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar


É só tocar com um dos dois desligado.

André Perucci
Veterano
# jan/11
· votar


larga de viagem e kicka um ai

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jan/11
· votar




guizimm
Veterano
# jan/11
· votar


pod se q vc revolucione musica pra sempre e defina uma nova formaçao para as bandas rsrsrsrs

marcusVinicius
Veterano
# jan/11
· votar


Eu li em algum lugar que o Stanley Clarke tem um baixista na banda; quando ele sola o baixista segura os graves.

Eu não vejo problema em ter dois numa banda, mas vão ter que estudar muito e criar arranjos específicos e originais. Um pode ficar fazendo a marcação enquanto o outro, numa região mais aguda, pode ficar no walking bass - é um exemplo.

elyts
Veterano
# jan/11
· votar


desnecessario

zackslashvai
Veterano
# jan/11
· votar


elyts

ninguem esta falando em ser nescessario ou nao!!! o povo só ta tentando fazer coisas novas e diferentes !!

MauricioBahia
Moderador
# jan/11
· votar


Eu acho até que rola, mas tem que ter um entrosamento fenomenal pra não virar "pastelão".

Enfim, deve ser uma tarefa complexa e não sei se vale a pena.

Como "arte" não tem fronteiras, tudo é possível!

Abs

Badico
Veterano
# jan/11
· votar


James Brown tinha na banda dois baixistas...
Vai lá, não vais ser o primeiro nem o ultimo

Loues
Veterano
# jan/11
· votar


Dois baixos? Talvez até vai... mas dois baixos, uma guitarra uma batera e um teclado... vai dar um trabalho pra arranjar isso tudo hein? As músicas vocês vão compor, adaptar ou ambos?

Uma dica é tentar não ter muita gente tocando notas em alturas parecidas ao mesmo tempo, como já falaram, e também cada um saber a hora de se recolher e prestar atenção no som como um todo (ouvir gravações de si mesmos ajuda). É como ter várias cores pra fazer um quadro, te abre mais opções, mas também pode estragar, depende aí da sensibilidade e bom gosto do artista...

Acho que ficaria legal colocar os amps dos baixos em lados opostos, aí tentar podia tentar umas passagens em uníssono, passagens iguais intercaladas entre um e outro baixista (fazendo tipo um som estereo, sabe?) alguns diálogos entre os dois, fazer acordes com o baixo... Claro que não tudo isso numa música só, e acertando bem a equalização.

O teclado e a guitarra poderiam ficar mais nos médios/agudos, que dois baixos já é o bastante... Tocar a mesma melodia com instrumentos diferentes ao mesmo tempo é legal às vezes também, dá uma riqueza no timbre...

Só acho que com guitarra, teclado e um baixo ocasional nos médios/agudos, não teria muito espaço pra voz, eu faria instrumental.

E da bateria eu não entendo muito, acho que seria legal mais pra dar um brilho, que o ritmo até já daria pra fazer com os outros instrumentos, acho que que "grudar" ela com os ritmos de outros instrumentos também funciona...

Já a divisão solo/base é algo que não acato, acho que isso só limita idéias e pensamentos...

Mas, enfim, me alonguei demais, e a banda é de vocês, façam o que acharem melhor, as idéias estão aí se quiserem aproveitar... Postem aqui quando tocar bem a primeira música, e vão em frente!

GuiMolusco
Veterano
# jan/11
· votar


q tipo de musicavc pretendem tocar, tem isso tbm!

vcs vão tocar cover, musica própria?

PedroGuit
Veterano
# jan/11
· votar


vlw a galera toda dando opiniao!
minha ideia é um BAIXO NOS GRAVES, marcação, o outro BAIXO PARA SOLOS E RIFFS, em alguns casos acoppanhando a guitarra em outra oitava, uma GUITARRA NA BASE, e um PIANO/TECLADO nos riffs agudos e em algumas bases.

GuiMolusco, não vaiter um estilo, mas vai variar desde os pops e romanticos mais lento até um bluess e rock fora metal. Praticamente tudo. talvez até passando or samba e bossa.

Loues
Só acho que com guitarra, teclado e um baixo ocasional nos médios/agudos, não teria muito espaço pra voz, eu faria instrumental.
Na verdade eu não gostaria de fazer instrumental, mas a parada do baixo, se der errado fica só um e entra uma guita base, ou o piano faz o papel de guita base.

Já a divisão solo/base é algo que não acato, acho que isso só limita idéias e pensamentos...
Essa divisão não é bem assim, essa é a formação básica da banda, mas o piano pode fazer base e guitar solo, os dois baixos na base ou solo em tons diferentes, enfim, não é rigida essa divisão!

fernando tecladista
Veterano
# jan/11 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Badico
James Brown tinha na banda dois baixistas...
Vai lá, não vais ser o primeiro nem o ultimo


mas era um esquema onde quando um ficava "meia-bomba" ele pedia pra revezar
-------------------------------------------

PedroGuit

vai rolar se for um esquema de projeto proprio, sonoridade nova, se for pra fazer cover não tem onde enfiar o outro baixista

ou um projeto instrumental solo como o baixo, arruma ai um baixo de 6, 7 cordas e enquanto um toca o tema o outro de leve segura a onda
------------------------------

-já vi um projeto com 4 contra-baixos acusticos, onde eles tocavam adaptações de música erudita
- tem o bonerama que tem 4 trombones e uma tuba o que também fica todo mundo em um registro mais grave, mas o som é bom
-----------------------
na minha banda eu já tenho que tomar cuidado com a minha mão esquerda pra não entrar nas area do baixo
------------------------

de boa, tem que ser algo muito bem ensaiado, pensado, mas você tem 16 anos se o resto da banda for na faixa, é muito hormônio juvenil pra tirar um som lapidado da forma que precisa

o resto da formação tá boa:

VOCAL/GUITARRA BASE eu
TECLADO/PIANO/VOCAL meu amigo
BAIXO BASE
BATERA


se o lance for de você não ter dominio pra fazer alguns solos de guitarra ou o tecladista também suprir essa falta
dá mais jogo procurar algum outro maluco que toca gaita ou sax

janick
Veterano
# jan/11
· votar


PedroGuit
16 anos

Somado à descrição da tua ideia, tu ta é querendo inventar moda, me desculpe a sinceridade.

PedroGuit
Veterano
# jan/11
· votar


se o lance for de você não ter dominio pra fazer alguns solos de guitarra ou o tecladista também suprir essa falta
dá mais jogo procurar algum outro maluco que toca gaita ou sax

na verdade, eu tava pensando em formações legais, ai eu pensei nessa, mas a parada dos solo nem é por isso eu conhco 2 guitarristas foda da minha idade.
eu tava pensando era, nas musicas mais calmas o PIANO sola e nas mais agresivas o BAIXO

PedroGuit
Veterano
# jan/11
· votar


Somado à descrição da tua ideia, tu ta é querendo inventar moda, me desculpe a sinceridade.
na verdade não, é porque eu não tava afim de colaca duas guitas, e eu curto paca a sonoridade do BAIXO, ai coloca dois pode ser legal, mas por enquanto eu to só tendo ideias.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Banda com 2 baixos. Rola?