:::: Tributo Beatles FCC :::: Fenomenal! Não deixem de ouvir!

Autor Mensagem
Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


MauricioBahia
Conhece os plugins Abbey Road?

Não. Eu tenho estudado muito o T-Racks. Estes da Abbey Road não conhecia.

Enfim, comparar e tentar soar parecido me parece uma tarefa hercúlea! :)
Concordo - não é para simples mortais...

Porque eu sou um simples mortal?? Porque?? Porque??

he he he

Não diria que quero chegar lá, longe disso. Mas eu quero entender onde está a diferença, quero saber o porquê, quando encontrar um sujeito desses (não simples normal) pela rua quero poder conversar com o cara numa boa - isso eu quero - get it?

kiki
Moderador
# fev/11
· votar


MauricioBahia
Últimas estatísticas (1775 views!! Nada mal. :)
a strawberry fields é tão famosa assim?

ta sempre no topo! e nem ficou assim uma versao boa...
=p

Marcus Cerutti
MauricioBahia
é dificil dizer que é o equip analogico, ou o estudio, ou o que...

buscar o timbre analogico hoje em dia é só pra quem tá afim (tipo o dave grohl)...

não precisa inverter a roda da historia, acho que dá pra conseguir ótimos resultados com digital sim, mas tem que dominar.

JJJ
Veterano
# fev/11
· votar


Quer dar um "toque" analógico facinho, facinho?

Pega a gravação digital, passa para um bom gravador analógico de fita (k7, rolo, porta studio, etc.) e passa de volta para o digital.

Se não quiser ter esse trabalho, tem plugins que fazem isso (simulador de tape), mas acho que não tem o mesmo resultado.

Agora, se o objetivo é mixar/masterizar melhor, aí é outro papo.

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


JJJ

Quer dar um "toque" analógico facinho, facinho?
Sim!

Pega a gravação digital, passa para um bom gravador analógico de fita (k7, rolo, porta studio, etc.) e passa de volta para o digital.
Meu sistema super avançado de monitoração é um Sony AD-1500 igual a este. Ou seja, eu tenho um gravador analógico de fita do meu lado. O problema é que ele não é um bom gravador... tá velhinho já.

Bom, fiz isso agora pela manhã e dá resultado mesmo. Idéia interessante cara.

A primeira coisa que notei, é que aparece uma grande diferença na forma de onda: imagem da forma de onda. Ela parece ser mais encorpada e tem diversas fases invertidas em relação à original. Pode ser aí que está o ponto.

Quanto ao som, acho que realmente deu uma esquentadinha. Um trecho aqui.

Infelizmente o meu gravador não é grande coisa e dois efeitos colaterais negativos ocorreram... o primeiro é a chiadeira sshshshhshshs - complicou tudo; o segundo é que quando gravei de volta do tape para o Reaper, pensei que poderia mixar as duas versões, criando uma versão mix AD porém (!!) o gravador tem uma variação de velocidade entre a reprodução e a gravação, fica completamente fora de sincronia. Sim, eu acertei o início e o fim e teoricamente estaria tudo certo. Além disso, ele oscila a velocidade ao longo da reprodução.

Acho que a idéia é muito boa, mas tem que ser com rolo, senão perde muito em qualidade. Ou seja, não é tão facinho, facinho he he he.

ogner
Veterano
# fev/11
· votar


Marcus Cerutti

Hauheuhua!! Boa!! O cientista maluco das masters!!!
Gostei da imagem das ondas!!! Interessante!

Ou seja, não é tão facinho, facinho he he he.
Não mesmo....Sem mouse ou Crtl + C ou Crtl + V, complica!!!
hehe!!

No som, o velocidade de reprodução realmente varia bastante. Limpa os cabeçotes do tape com cotonete e alcool!! Ja fez isso!?

ogner
Veterano
# fev/11
· votar


Marcus Cerutti

Minha proxima compra!!!!

\o/

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11 · Editado por: Marcus Cerutti
· votar


ogner - posso ser teu sócio nele? he he

Eu sou um cara mais modesto... havia pensado neste Akai.

O cara está aqui em Poa mesmo, vou levar o lepitópi e a AudioGram na casa dele e testar!!! Vai que fica bacana e sem efeitos colaterais??

No som, o velocidade de reprodução realmente varia bastante. Limpa os cabeçotes do tape com cotonete e alcool!! Ja fez isso!?
Limpei apenas rapidamente com o que tinha em casa - alcool sempre tem aqui, mas é difícil de isolar ele (!!). Vou dar uma olhada nisso com mais carinho, podexá.

JJJ
Veterano
# fev/11 · Editado por: JJJ
· votar


Marcus Cerutti
dois efeitos colaterais negativos ocorreram... o primeiro é a chiadeira sshshshhshshs - complicou tudo; o segundo é que quando gravei de volta do tape para o Reaper, pensei que poderia mixar as duas versões, criando uma versão mix AD porém (!!) o gravador tem uma variação de velocidade entre a reprodução e a gravação, fica completamente fora de sincronia. Sim, eu acertei o início e o fim e teoricamente estaria tudo certo. Além disso, ele oscila a velocidade ao longo da reprodução.


O primeiro efeito colateral é mole de resolver com plugins de redução de ruído.

O segundo é uma das "bossas" do analógico! Ligeiras variações no tempo fazem parte da graça. Claro que não pode ser demais, né? Porque o pitch também é alterado nessa...

PS: Vou patentear a ideia! hehehe (putz, será que ninguém fez isso antes???)

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


JJJ
O primeiro efeito colateral é mole de resolver com plugins de redução de ruído.
Vou dar uma olhada nisso. Sugestão de plug-in?

O segundo é uma das "bossas" do analógico! Ligeiras variações no tempo fazem parte da graça. Claro que não pode ser demais, né? Porque o pitch também é alterado nessa...
Exato, a alteração tem que ser imperceptível. A gente sabe que esta variação existe, mas não sabe onde ela está.

Bom, refiz o esquema com duas coisas diferentes:
1. tomei mais cuidado com o nível de sinal de entrada no gravador. Fiz com que a saída digital saturasse o gravador e então fui baixando até sentir que a saturação tinha sumido, procurando uma baixa relação ruído/sinal.

2. fiz uma faxina no tape deck do Sonyzinho com alcool isopropílico.

O resultado está aqui.

É impressionante o que a fita magnética faz com o som. Parece que ela comprime as frequencias, amassa o som.

Gostei da brincadeira...

PS: Vou patentear a ideia! hehehe (putz, será que ninguém fez isso antes???)
Boa! Seria bacana ter um gravador de rolo USB... he he he.

JJJ
Veterano
# fev/11
· votar


Marcus Cerutti
Sugestão de plug-in?

O noise reduction da Sonic Foundry (casa do Sound Forge, agora da Sony) é velhinho e Direct-X, mas funciona direitinho.

Acho que a Waves também tem um plugin de redução de ruído.

MauricioBahia
Moderador
# fev/11
· votar


1868 "plays"! Um bom público! :)

Últimas estatísticas:

Obviamente o safado do Christhian, com seu fan club de loiras, morenas, mulatas, verdinhas e ruivas, lidera... hehe

http://img251.imageshack.us/img251/9158/beatlesstats.gif

Abs

Luiz Frusciante
Veterano
# fev/11
· votar


MauricioBahia

Será que não vai rolar um RE-Tributo no futuro não?

=X

MauricioBahia
Moderador
# fev/11
· votar


Luiz Frusciante: Será que não vai rolar um RE-Tributo no futuro não?

Tudo é possível!!! :) Tô organizando este: http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/252736/

Abs

kiki
Moderador
# fev/11
· votar


MauricioBahia
Últimas estatísticas:
putz!

perdi uma posição!

<o>

MauricioBahia
Moderador
# fev/11
· votar


kiki

Eu e o Root nem aparecemos no restorvisor... hhehe

Abs

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


MauricioBahia
Eu e o Root nem aparecemos no restorvisor... hhehe

Sem stress, lembra que...os últimos serão os primeiros!!

(hehehe... sei que não se aplica, mas não pude conter hehehe)

MauricioBahia
Moderador
# fev/11
· votar


Marcus Cerutti

:) Próximo tributo vou organizar um bolão pra dar mais emoção! hehe

Abs

kiki
Moderador
# fev/11
· votar


MauricioBahia
diz uma coisa: strawberry tá entre as "mais pedidas" dos beatles?

por que foi a que eu fiz mais correndo, não tá bem cantada, cheia de pequenos furos... recebeu algumas criticas severas por aqui (com razao)

e mesmo assim tá sendo bem procurada. mesmo quando mostrei pra gente proxima, fora do forum, foi a mais comentada.

e olha que eu quase não fechava ela...

alias, se rolar um segundo round, acho que re-faço ela (aceito parcerias, principalmente vocais).

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


kiki: strawberry tá entre as "mais pedidas" dos beatles?

As 10 mais de todos os tempos! hehe

http://img291.imageshack.us/img291/5092/tballtime.gif

Abs

[edit] agora que vi esse "todos os tempos"!!! Havia postado estatísticas de períodos, tipo "último mês"... :(

kiki
Moderador
# fev/11
· votar


MauricioBahia
[edit] agora que vi esse "todos os tempos"!!! Havia postado estatísticas de períodos, tipo "último mês"... :(

pios é!

e agora eu reparei que lá tá a she came in through, e não strawberry!
=p

eu tava esperando já ser essa, que tava semrpe no top 10 que nem me toquei...

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


kiki

Ráá! Soundcloud rulezzzzzzzzzzz!

Abs

makumbator
Moderador
# fev/11 · Editado por: makumbator
· votar


Marcus Cerutti
JJJ
ogner
MauricioBahia

Tem um estúdio aqui na minha cidade em que algumas vezes costumam gravar em um Studer multipista de rolo, e depois passam as faixas separadas para o Pro Tools, e aí segue o caminho normal de gravação e edição digital. Realmente dá uma esquentada no som. Mas tem os custos envolvidos na manutenção do gravador(principalmente desmagnetização periódica) e os rolos de fita, além do tempo para passar digitalizar cada pista depois.

Em outras ocasiões eles passam apenas a mix final para o rolo, e depois retornam para o Pro Tools, também fica bom.

Aqui uns Studer:

http://www.taperecorder.co.uk/studer.htm

JJJ
Veterano
# fev/11 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator
Marcus Cerutti
ogner
MauricioBahia


Um outro aparelho que foi usado para esse fim há tempos atrás foi o VHS hi-fi. O som desses aparelhos (onde o som stereo é gravado tal como o vídeo em passadas diagonais / / / / / / / / - diferente do som dos gravadores VHS comuns) é muito bom e muita gente finalizava neles, pouco antes do DAT (que também já "morreu").

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator
JJJ
Marcus Cerutti
ogner


Eu uso o método "verde": deixo o computador no sol por 15 minutos e salvo a mixagem em seguida. Esquenta que é uma beleza!

Abs

makumbator
Moderador
# fev/11 · Editado por: makumbator
· votar


MauricioBahia

O ruim desse seu método é que só fica mais legal no verão...

JJJ

É, nunca vi fazerem com VHS Hi-Fi, mas já tinha ouvido falar que ele também era usado com esse fim.

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


MauricioBahia
Eu uso o método "verde": deixo o computador no sol por 15 minutos e salvo a mixagem em seguida. Esquenta que é uma beleza!

kkkkkkkkk.... sem comentários...

makumbator - legal seu comentário.
Em outras ocasiões eles passam apenas a mix final para o rolo, e depois retornam para o Pro Tools, também fica bom.

Você chegou a escutar este pedaço de mix que eu passei pelo cassete? Foi isso que fiz, porém com cassete ao invés de rolo.

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


makumbator - tem um anúncio no ML ofertando um gravador desses por 14 milhas... é isso mesmo?

Achei que era mais barato.

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


JJJ - sobre seu comentário de gravar em VHS hi-fi, olha isso.

JJJ
Veterano
# fev/11
· votar


Marcus Cerutti

Pois é... foi usado para esse fim, sim. Mas tem que deixar bem claro que não é qualquer videocassete. Tem que ter som HiFi.

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner
makumbator
Marcus Cerutti
JJJ
kiki

Que tal isso?



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a :::: Tributo Beatles FCC :::: Fenomenal! Não deixem de ouvir!