Nichendrix's Piano Bar Chat - Jazz, Blues, Rock Mulheres e One Bourbon, One Scotch and One Beer

Autor Mensagem
buddy guy
Veterano
# fev/12 · Editado por: buddy guy
· votar

Konrad

Já que o Buddy voltou.... volto também.

Ae professor,seja bem vindo,velho............Tem uma data heim?

Como o nobre MMI,comentou,cadê os novos sons?.......hehehe

MMI

Caramba!!!! A volta dos sumidos!

Vocês fazem muita falta por aqui! Maldade de vocês não aparecerem para conversar no bar!

Abraço!

Grande MMI,sempre gentil !!!! Tamos na área MMI.......Aqui no FCC,uma vez que o camarada entra,fica difícil de sair. Pois a gente acaba criando certos vínculos com uma galera muito bacana.Onde a gente aprende e acaba adquirindo muito conhecimento bacana. Sem contar a amizade,algo tão escasso de se criar hoje em dia.

nichendrix

buddy guy

O ruim é o carnaval troiando, a festa acontecendo e eu aqui parecendo um veiozinho com os quarto dolorido e essa febre que não passa e meu sorriso sem graça (vixe, tá virando até musica da legião).

Hehehe................logo melhora,man.Estas coisas são passageiras.São chatas pra caramba,mas passa !!!

renatocaster
Moderador
# fev/12 · Editado por: renatocaster
· votar

MMI
nichendrix

Acabei de descobrir que a escala em ébano é uma das mais confortáveis que eu já toquei na minha vida. Algum dos meus gurus compartilham do mesmo gosto?

Já tive (e tenho) guitarras com escalas em rosewood e marfim. Nada se compara ao ébano, adorei ele!

Abs

buddy guy

Eu sou novo por aqui. Não me passe trote ou me faça andar no corredor polonês, valeu? uheuhehueuhe.

Abs!

Saul Morello
Veterano
# fev/12
· votar

renatocaster
Non entendo porque o ébano é tão reverenciado, para mim (que nunca toquei em um braço com essa madeira) não passa de uma escala mais escura. Ela tem diferença em comparação ao timbre gerado pela de rosewood?

buddy guy
Veterano
· votar

renatocaster
MMI
nichendrix

Acabei de descobrir que a escala em ébano é uma das mais confortáveis que eu já toquei na minha vida. Algum dos meus gurus compartilham do mesmo gosto?

Já tive (e tenho) guitarras com escalas em rosewood e marfim. Nada se compara ao ébano, adorei ele!

Abs

Grande Renato,tudo tranquilo? Velho,será que este detalhe que vc mencionou(sobre conforto),não teria haver com o shape da escala? Acredito que sim.Pois qual a correlação entre estas madeiras,para que mudasse o conforto ao tocar ? Isso aí, tem haver com o shape e não com a madeira !!!!!

Abração !!

buddy guy

Eu sou novo por aqui. Não me passe trote ou me faça andar no corredor polonês, valeu? uheuhehueuhe.

Abs!

Ashaushaush............não seria má idéia,não...hehehe

renatocaster
Moderador
# fev/12
· votar

Saul Morello
buddy guy

Será amigos, que é só impressão minha? Sabe, eu tinha uma Washburn que o shape da escala era bem parecido com esse da N4. Só que era de rosewood, e o rosewood tem aquelas "ranhuras" enquanto o ébano é "fechado", liso.

Já o marfim da strato era envernizado, era fogo, hehehe.

buddy guy
Veterano
· votar

renatocaster
Saul Morello
buddy guy

Será amigos, que é só impressão minha? Sabe, eu tinha uma Washburn que o shape da escala era bem parecido com esse da N4. Só que era de rosewood, e o rosewood tem aquelas "ranhuras" enquanto o ébano é "fechado", liso.

Já o marfim da strato era envernizado, era fogo, hehehe.

Vem cá,que guitarra que é que está usando o ébano? Caso seja lespaul,aí é que dá diferença(e das grandes),para uma strat.
Pois aí não fica só no shape de escala,neste caso,já modifica até o tamanho da escala.Que nas Lespaul,são menores que as strats(no que abaixa a tensão de corda etc).

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar

renatocaster

Elas são gostosas de tocar sim, não diria que tenho uma preferência por ele, mas é bem macio de tocar, em grande parte por ter veios bem juntos, então a textura é mais macia.

Só que isso varia da espécie e qualidade da madeira também, pois veios bem juntos e essa macies é uma característica de um Rosewood top de linha, como é o caso do Jacarandá da Bahia e em parte é por isso que algumas guitarras vintage como as Lespa dos anos 50 e Fenders até 61, valem tanto, eram feitas com escala de madeira brasileira, entre outras características que as faziam "especiais".

Quanto ao timbre, o ebano é mais aveludado, embora ele na escala dê pra notar bem pouco a diferença,

Em termos de textura a melhor escala que tenho hoje nas minhas guitarras é um braço one piece de grumixava, o velho Tagima fez um trabalho e tanto na minha tele, está com a textura aveludada que eu gosto e o flame da grumixava ficou bem bonito no braço. No geral acho o braço da ES-135 mais gostoso de tocar, mas em textura o braço da Tele é mais macio ao toque.

Em maciez geral os braços mais macios que já toquei foram duma Les Paul Custom 1968, que é de ébano e de uma Strato 1961 de Jacarandá da Bahia.

Saul Morello
Ela tem diferença em comparação ao timbre gerado pela de rosewood?

Tem diferença de timbre e de textura, via de regra o timbre do ebano é mais "mellow", mais aveludado e também a textura é mais fina, a granulação da madeira é menor por ter veios mais próximos.

Saul Morello
Veterano
# fev/12
· votar

nichendrix
Legal,por isso vejo tanta gente criticando algumas gibsons por elas serem com a escala em rosewood e não ébano. Já vi que o tio nich tem um baita experiencia =P.

buddy guy
Veterano
· votar

nichendrix
renatocaster

Rapazes,neste lance de textura e etc que o Nich comentou,até acredito que tem haver.Mas lance de conforto ao tocar(lance que o Renato,mencionou),tem haver com raio de escala,comprimento etc.E não com textura em sí só. Creio que o Renato deva ter sentido a diferença "comum" entre strat e lespaul(coisa que vai ter mesmo).Até mesmo por conta de tamanho da escala(que nas lespaul,são menores que nas strats),fazendo com que baixe a tensão das cordas..Por estas e outras que ele sentiu diferença.

MMI
Veterano
# fev/12
· votar

renatocaster

Bom, o Nic já falou muita coisa, sobrou bem pouco... Mas vamos lá.

Para começar, se você procurar na net sobre isso, vai achar um texto do Ed Roman bem interessante a respeito:

Gaboon Ebony

O Ed Roman é um cara meio radical, adora artigos bombásticos e detonar a PRS, mas tem muita verdade no que diz. Para quem não quiser ler ou tiver dificuldade em inglês, basicamente ele diz que o ébano do Gabão é o melhor ébano, diferente do "Macassar ebony" (família botânica diferente), caro, dificil de trabalhar, difícil de preservar as tábuas e difícil de fazer inlay. Mas é muito bonito, rígido, polido fica perfeito (suave e liso), proporciona um som percussivo melhor ao fazer two hands ou hammer on, diminui a fadiga dos dedos, cosmeticamente bonito e muito forte e estável, chega a salvar um braço de quebrar. Por isso encarece muito o produto. Até aí só estou repassando o que peguei do Ed Roman.

O ébano está acabando, principalmente esse de alta qualidade. Tem meio ano que não entra nos EUA uma peça nova. Vai virar coisa rara e vintage...

MInhas impressões agora. Tenho ou tive guitarras e violões com o que você imaginar, maple, indian rosewood, jacarandá da bahia, macassar ebony e Gaboon ebony. Desculpe a burrice minha, mas acho muito difícil tocar em guitarras diferentes, captadores diferentes, madeiras diferentes e tudo o mais, depois afirmar que um detalhe do timbre é por causa da escala que é de madeira tal. Fato é que eu não curto muito as Les Paul Custom de escala de ébano e sem tampo em maple, acho um timbre muito fechado. Porém atualmente em ébano tenho a Lucille, a Dark Fire, os violões Taylor e a Benedetto, tenho a PRS 513 que tem o braço todo em Brazilian Rosewood. Posso dizer que o ébano usado pela Benedetto é perfeito, de fato é aveludado, textura fina, lisa e lindo visualmente (o ébano é usado na escala, no escudo, no cordal, nas tarrachas e nos botões dos potenciômetros). De forma geral, concordo que fica muito bonito e confortável, o aveludado da madeira dá uma impressão de maciez ao tocar. Dessa forma, talvez seja sim o que há de melhor para escalas, não vou discordar de você nem do Ed Roman, porém tem o jacarandá da bahia que nas guitarras que eu toquei com essa escala, são foderosas. Mas daí falar que dá um banho no Brazilian rosewood ou que cansa menos quando se toca por longos períodos, isso não vou falar não. O jarandá da bahia além de tudo tem um cheiro característico, dá aquela sensação multi-sensorial ao tocar. Tem aquelas escalas sintéticas daquelas guitarras tops de braço em fibra de carbono que sempre me agradaram também, mas acho que fica uma coisinha abaixo dessa briga de cachorro grande.

E aí? Qual a sua conclusão? Confundi mais que expliquei, né? rsrsrsrs

PS.: ainda bem que estão falando só em corredor polonês, ninguém falou em coisa pior... kkkk Por mim, é bem vindo e dispenso o teste do sofá com barbado.

Curly
Veterano
# fev/12
· votar

Um abç ao Buddy e aos outros amigos do tópico !!!

continuando a sessão "oldies", quem lembra de "ela é horrível.." ??

buddy guy
Veterano
# fev/12
· votar

Curly

Um abç ao Buddy e aos outros amigos do tópico !!!

Olha o velho lobo aí.Abração,seja bem vindo !!

continuando a sessão "oldies", quem lembra de "ela é horrível.." ??

Nussa,eu morro e não vejo tudo !!!!

MMI
Veterano
# fev/12
· votar

Curly

Seu título para a música é ótimo! kkkkkkk

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar

MMI
O jarandá da bahia além de tudo tem um cheiro característico, dá aquela sensação multi-sensorial ao tocar.

Só nunca tente sentir esse cheiro na hora que a madeira está saindo da madeireira, quando ainda tem seiva escorrendo, especialmente se molhar, mogno e jacarandá da bahia ainda com seiva tem cheiro de bunda de veio suada (ou assim imagino que seja). Engraçado que o Jacarandá depois fica com aquele cheiro doce, já o mogno fica com um cheiro forte e meio almiscarado. Enfim, coisas das minhas experiências de fazer uma telecaster... hehehehehe

Cara eu também acho muito difícil notar essas coisas no som, na boa, é até mais ou menos simples em violões ou archtops, Já toquei em alguns violões de Nylon que a única diferença era a escala (rosewood e ebano), aí dá pra notar com alguma nitidez, mas não muita, em guitarra elétrica só notei alguma diferença porque tive aulas por anos com duas lespas, uma standard com escala de rosewood e uma custom com escala de ebano, ambas maple top, mas é aquele tipo da coisa, é um pentelho de saco de diferença.

Curly

Só tu pra me animar nesta dengue que não me larga, todo dia acordo parecendo que dormi numa luta do MMA.

Curly
Veterano
# fev/12
· votar

nichendrix

Só tu pra me animar nesta dengue que não me larga, todo dia acordo parecendo que dormi numa luta do MMA.

é msm véio ? que M... hein ? logo no carnaval... Se precisar de algo em BH bate um fio... melhoras aí negão !

buddy guy
Veterano
· votar

Curly

Velho,não é a toa que este video que vc postou(do yellow river),me fez lembrar de algo.Eu já tinha escutado este hit,mas não tava me recordando de onde(e na hora me remeteu a jovem guarda) !!

Olha só :

EDIT Inclusíve,olha só o que comentou um user do y2b,por lá:

"yellow River......a gente cantava nos bailes : Ela é horrível.....!! ahahah

MusicTheEarth 1 ano atrás"

MMI
Veterano
# fev/12
· votar

nichendrix

Já toquei em alguns violões de Nylon que a única diferença era a escala (rosewood e ebano),

Mesmo assim, se você toca 2 ou mais violões da mesma linha, mesmas madeiras, da mesma marca, vai achar diferenças significativas. Com guitarras, a mesma coisa. Já tive a oportunidade numa ocasião, experimentar 4 violões teoricamente iguais numa loja, da mesma marca e modelo, sendo que existiam diferenças bem notáveis entre eles. Por isso que eu acho que essas diferenças pequenas de escala, trocou de guitarra já matou a comparação, virou comparação de guitarras e não de escalas. Complicado isso...

Melhoras aí. Remédio para dengue normalmente é paciência em primeiro lugar...

Eric Clapton
Veterano
# fev/12
· votar

pra dar uma agitada:

http://www.youtube.com/watch?v=Gbt9VKOCQGw&feature=related

renatocaster
Moderador
# fev/12
· votar

buddy guy

Mas lance de conforto ao tocar(lance que o Renato,mencionou),tem haver com raio de escala,comprimento etc.E não com textura em sí só. Creio que o Renato deva ter sentido a diferença "comum" entre strat e lespaul(coisa que vai ter mesmo)

Mas aí é que está. Eu tenho uma Les Paul em rosewood com o braço slim taper, é mais fino que o "normal". A guitarra ao qual me refiro é a minha nova N4, feita pelo luthier C. Peruzzo, de Caxias do Sul/RS. Nessas fotos, vcs podem algumas das etapas de construção dela.

O lance é que realmente ao "pisar" nas cordas, eu sinto uma maciez que eu nunca senti em outras escalas que já toquei. Não estou falando em termos de timbre e pegada. Diferença de timbre entre escalas eu acho que é uma coisa que demora a ser notada, e se for notada.

O comprimento da escala dessa N4 é 25.5" (ou 648mm), e o raio é de 14", ou seja, são as medidas "convencionais" de uma superstrat. Como disse, eu já tive outra superstrat e a pegada em termos de tamanho e raio de escala eram bem similiares, então a diferença nesse quesito nem foi tão grande.

Quando eu comprei minha LP, eu ainda tinha uma strat da Tagima toda customizada, mas o braço era original. A diferença da pegada, aí sim foi bem notável.

nichendrix

Elas são gostosas de tocar sim, não diria que tenho uma preferência por ele, mas é bem macio de tocar, em grande parte por ter veios bem juntos, então a textura é mais macia.

Bingo, Nich! Boa dissertação sobre o assunto, como sempre, hehe. Cara, sobre os veios eu não consigo os ver a "olho nú", talvez pelo polimento ou pela cor escura do ébano. O fato é que eu consigo sentir os veios do rosewood da minha LP Tribute ao tocar, coisa que eu não sinto nessa escala de ébano.

Agora, enquanto eu estava escrevendo o parágrafo acima, eu fui ver a escala contra a luz, e realmente dá pra ver os veios do ébano. Mas são bem pequenos e finos mesmo, por isso eu não sinto quando toco.

MMI

Confundiu nada, cara. Só pude constatar no seu texto e no do nichendrix que o ébano realmente é bem macio, só que existem outras madeiras de escalas mais confortáveis ainda, hehehe.

Mas é muito bonito, rígido, polido fica perfeito (suave e liso), proporciona um som percussivo melhor ao fazer two hands ou hammer on, diminui a fadiga dos dedos

Cara, isso é verdade! Eu reparei que ao fazer two-hands e ligados, é bem mais confortável e a "pisada" é bem mais suave. Ahn cara, eu gostei muito do ébano na escala, até eu ter a oportunidade em tocar em outras escalas, ele é o meu preferido agora, hehe.

Sobre a procedência do ébano da escala que foi colocado na minha guitarra, eu não sei dizer. Posso perguntar isso ao Cleder, mas só posso dizer que a peça é bem bonita.

Abs

Juh_Cruz
Veterano
# fev/12
· votar

MMI
husahauhsauhuahuahushsa sei, sei..
eu que agradeço o incentivo!
:D

nichendrix
humilhou geral, até o Faiska comentou q n conseguia tocar essa música hasushausahua

MMI
Veterano
# fev/12
· votar

renatocaster

Putz, sabe que até ler esse texto do Ed Roman eu tinha dúvidas que esse papo era impressão minha. Mas tem suas diferenças sim. Só que em guitarra, muitas vezes o mito e a verdade caminham juntos.

Juh_Cruz

A musa do nosso bar arrebenta!!!!! Quem pode, pode... kkkkkkk

Die Kunst der Fuge
Veterano
# fev/12
· votar

MMI
Curly
nichendrix

Alguém conhece algum CD de seleção de Jazz Standards interpretados por orquestras? (Orquestras sinfônicas mesmo, não jazz bands)
Estou interessado em algo do tipo.

Konrad
Veterano
# fev/12
· votar

nichendrix

Quando eu tirar férias! Sabe Deus quando....

pro pessoal com QI.

Normalíssimo aqui...... infelizmente. tentou para onde?

MMI

Tocando nada..... ando sem tempo até para respirar. Mas decidi voltar para cá pois sinto falta.....

Konrad
Veterano
# fev/12
· votar

buddy guy
Ae professor,seja bem vindo,velho............Tem uma data heim?

Como o nobre MMI,comentou,cadê os novos sons?.......hehehe

Fazia tempo..... pretendo me reorganizar e voltar a brincar.... as meninas estão jogadas....

Curly
Veterano
# fev/12
· votar

Focus em BH, 09/03

http://www.flickr.com/photos/esopobh/6852607815

MMI
Veterano
# fev/12
· votar

Die Kunst der Fuge

pergunta díficil, amigo. Não sei.

Konrad

Pois não deve sair mais, sentimos sua falta também! ;-)

Curly
Veterano
# fev/12
· votar

Die Kunst der Fuge

tb não sei mas uma pesquisa sobre "symphonic jazz" mostra que existem orquestras com essa proposta.

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar

Die Kunst der Fuge

Cara, de cabeça sinfonica sozinha tocando jazz eu não vou lembrar, de cara só me lembro de alguns projetos juntando Big Bands com Filarmonicas ou projetos com grupos de música de câmara, mas eu sei que tenho algumas coisas no meu HD de MP3, mas aí vai demorar um pouco pra procurar. Sei que o Jim Hall tem uma série de composições pra Orquestra Filarmonica, ele é PhD em música e com focos Regência e Composição, existem alguns livros dele inclusive abordando essa fusão do jazz com a música erudita e mostrando as semelhanças e diferenças na forma de compor das duas, tenho certeza de alguns trabalho dele com orquestra de câmara, inclusive peças pra guitarra e cordas.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# fev/12
· votar

Bem que as nossas músicas latinas de Carnaval poderiam ser assim, ao invés de Calypso, não é?

renatocaster
Moderador
# fev/12
· votar

Melhor banda de POP do mundo \o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Nichendrix's Piano Bar Chat - Jazz, Blues, Rock Mulheres e One Bourbon, One Scotch and One Beer