Jimi Hendrix - O maior guitarrista da história

Autor Mensagem
marcusVinicius
Veterano
# out/10 · Editado por: marcusVinicius
· votar


Discussão interessante.... mas inóqua.

O 'melhor'... isso não existe. Carlos Santana, Ritchie Blackmore, Hendrix, Eric Clapton, Andreas Kisser, David Gilmour, Satriani, Vai, Yngwie Malmsteen, Frank Solari, ... todos muito bons, mas 'melhor'? Não. Esquece.

Cada um tem seu público, seus admiradores e seguidores.

Eu acho todos estes rapidinhos muito chatos, muito chatos. Alguém vai me mandar longe por isso? Vai mandar errado, é a minha opinião... e eu não condeno quem gosta do Tiririca (eleito deputado aí gente!!)

In the end of the day? Hendrix is Hendrix - sujeito especial com dons especiais que só foi ouvido na terra da rainha.

old steel
Veterano
# out/10
· votar


Tem muita gente legal.Hoje estou curtindo Ted Turner & Andy Powel,Wishbone Ash,um dos maiores duos de guitar/voice da história,inspirador de Iron,Judas...
Quem se interessar...

Guizaum......
Veterano
# out/10
· votar


capacidade de impressionar a todos

Um grande guitarrista como o Steve vai tem a capacidade de impressionar a todos, impressiona mesmo guitarrista e outros musicos. Agora um noob que não entende nada de musica escuta sweet child o minee fala que slash é o melhor guitarrista do mundo.
È dificil.
Minha namorada falou que não gosta do Steve vai, Malmsteen, Hammet porque ela fala que eles toca e parece minigame.

DA ATÉ VONTADE DE DAR UMA PORRADA NA ORELHA DELA.

shuashusahsausahu

Loues
Veterano
# out/10 · Editado por: Loues
· votar


Minha namorada falou que não gosta do Steve vai, Malmsteen, Hammet porque ela fala que eles toca e parece minigame.


Huaheahuaehah!
Pior que é às vezes até parece, nunca tinha pensado...

Satriani tem umas músicas que parece música de videogame...

Ok, parei de desvirtuar, mas não pude deixar de rir depois dessa

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


As pessoas tem essa mania de achar que a pessoa é melhor ou pior por aspectos pequenos da musica e esquecem que cada aspecto desse é parte de um todo bem maior.

No caso do Hendrix e também o Les Paul antes dele, não só ele era absurdamente desenvolvido em todos os aspectos e estando muito a frente da época dele, mostrando para as pessoas vislumbres do que estaria sendo feito 10, 20, 30, 40 anos depois.

Hoje mesmo eu tava ouvindo algumas coisas dos dois, e é incrível como o Les Paul na década de 50 fazia músicas que lembram muita coisa que se faz hoje, pois até musica que lembra uma forma rudimentar de techno ele fazia.

O Hendrix teve a mesma capacidade, antes da disco music fazer sucesso ele fazia disco, ele era fritador antes dos fritadores, ele fazia viagens com efeitos antes do Gilmour sonhar com isso, fazia coisas que atualizando um pouco, daria uma banda de metal ou de jazz ou de blues ou de hard rock ou do que quer que seja e ficaria foda.

Enfim ainda hoje nenhum guitarrista entrou em um território que esses dois de alguma forma não tenham vislumbrado em algum momento.

Some-se isso a uma figura carismática que teve um peso enorme em um dos períodos de maior revolução social, econômica e cultural de todos os tempos e temos um prato cheio.

Agora uma coisa que o Hendrix é que nenhum outro guitarrista conseguiu nem chegar perto é a tradução da imagem de um instrumento. Poucos instrumentistas personificaram seu instrumento de tal forma que é praticamente impossível pensar em um sem pensar no outro. No fim o Hendrix é o Paganinni da guitarra, a pessoa que ficou tão associada ao instrumento, que virou a referência principal do instrumento.

Ramsay
Veterano
# out/10
· votar


joaoluisgm

Na época, ele foi o melhor do mundo e estava muito a frente do seu tempo.
Mas, 10 anos depois, ele já foi amplamente superado por Eddie Van Halen, e depois por outros que se seguiram!!
Mas, ele sempre vai ser um ícone da música do século 20, assim como os Beatles e Roling Stones!!

dibass
Veterano
# out/10
· votar


O Hedrix é como se fosse o Pastorius para nós baixistas.

Enquando dizemos que existem "Grooves antes e depois do Jaco" pode-dizer então que há "Riffs antes e depois do Hendrix" ?!

Loues
Veterano
# out/10
· votar


dibass
Acho que não. Medir pelos riffs seria muito vago e limitado, escuta ele tocando que vais entender...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


Ramsay
ele já foi amplamente superado por Eddie Van Halen, e depois por outros que se seguiram!!
"Superado" em que sentido?
Sinceramente eu não ví (ouví) ninguém superar James Marshall Hendrix em sentido algum, nem creio que Eward Van Halen tenha sequer uma vez expressado essa opinião. Tudo que lí de EVH (e eu tenho uma coleção enorme de revistas, inclusive importadas!) sobre Hendrix é unânime em afirmar sua dívida com ele, portanto, o termo "superado" não faz sentido.
Até mesmo composicionalmente falando, as músicas de Jimi Hendrix são, no mais das vezes, mais complexas, mais elaboradas e mais detalhistas na gravação que as do Van Halen (que aliás, tinha "um pé" no "Metal Farofa" - o que, aliás, não tem nada demais, pois Van Halen é uma das grandes bandas da história do rock).
Quanto aos outros que se seguiram, como o Malsmteen, o Vai e o Satriani...Bem, todos eles são muito técnicos e dominam amplamente seus instrumentos, mas..... Se vc "retirá-los" da história do rock (ou da música em sí), verá que eles fazem muito pouca falta... O Vai é o que compõe melhor, embora muitas das suas músicas sejam apenas "malabarismos técnicos", o Malmsteen se auto-plageia o tempo todo e é incrivelmente mau compositor (à rigor ele só fez 2 bons discos - os outros são cópias desses dois), e o Satriani, apesar da exceleência técnica e timbrística, é, na verdade um compositor de "Surf Music" mais sofisticada....
É claro que não estou citando aqui outros caras que apresentaram algo de novo, como Allan Holdsworth, Robert Fripp, Glenn Branca, Steve Howe, etc, que estão mais para música progressiva ou de vanguarda...
Abç

goodhatin
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Você falou tudo.

Abrçs.

PS:Se fizer outro post falando mal de Bullet e do Slash, te pago uma cerveja em Nikiti.

nichendrix
Veterano
# out/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Apoiado em gênero, numero e grau.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/10
· votar


goodhatin
Squier Bullet = Guitarra tôsca de compensado...
Slash = Chapeleiro Louco!!!
Ah,ah,ah,ah,ah.....
Tá me devendo uma Herdinger!!!!
Abç

RenanBoni
Veterano
# out/10
· votar


Melhor é o Buckthead , tem quase 2m de altura mano D:

RenanBoni
Veterano
# out/10
· votar


Minha namorada falou que não gosta do Steve vai, Malmsteen, Hammet porque ela fala que eles toca e parece minigame.

Ela ta no caminho certo, malsmteem e um videogame,sao muito parecidos,mais eu prefiro o videogame

conandrade
Veterano
# out/10
· votar


Tenho um amigo que diz que Vai, Satriani, Malmsteen e cia, competem na Corrida dos Perus. Só que ninguem ganha...

old steel
Veterano
# out/10
· votar


O mestre voltou.



Guizaum......
Veterano
# out/10
· votar


conandrade

O Steve vai ganha.

Na minha opnião ganha.

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


old steel

+1

Será que aqueles microfones estão ligados?

Enfim, let´s rock!!!!!!!!

:)

ROo
Veterano
# out/10
· votar


mimimi maior, melhor, pior, barulho de peru, fritador, óleo, falta feeling e etc etc.
Tanto faz, ouve o cara, reconheça a importância, que no caso do Hendrix e do Les Paul como bem lembrou o nichiendrix, é gigantesca, absorva, aprenda, se encante, curta, conheça.
É apenas música, de Les Paul até Ligeti, é música.

Loues
Veterano
# out/10
· votar


Valeu por citarem o Les Paul. Nunca tinha parado pra ficar vendo vídeos dele. O cara é demais mesmo, depois vou olhar um pouco os que o Bertola citou...

Curly
Veterano
# out/10
· votar


como não amar um cara desses ??!!

Leo Rio
Veterano
# out/10 · Editado por: Leo Rio
· votar


Aff.

Eu acho engraçado que todo mundo quer dizer que o Hendrix nao tocava nada, que o Van Halen,Satriani, Steve Vai entre outros, ja superaram Hendrix a muito tempo...perdoai-os Jimi, eles nao sabem o que dizem.

Eu concordo, PLENAMENTE, que de nivel tecnico eles ja superaram o Hendrix a decadas, com certeza. Mas nao é soh o nivel tecnico que faz um guitarrista ser bom ou nao.

Agora por um instante, parem pra pensar todos os guitarristas que voces mesmos citaram ai, que tem uma gigantesca influencia do Hendrix. Agora imaginem se o Hendrix nunca tivesse existido...eles simplismente nao teriam tido essa influencia, provavelmente escutariamos um estilo similar a um Blues mais trabalhado nos dias de hoje. Afinal Hendrix foi quem começou a usar a guitarra com distorçao (corrijam-me se eu estiver errado) o que deu origem a praticamente todas as vertentes do Rock atual.

Compor uma musica no nivel das musicas de Hendrix nos dias de hoje nao é tao dificil mesmo(pra quem tem um conhecimento bom, algo que eu nao tenho).

Mas o cara compos aquela loucura de sons ali nos anos 60, ANOS 60, SESSENTA!!!!!!!!!!!!!!!!. Eh obvio que um musico dos anos 80 pra ca vai compor algo mais "elaborado" pelo menos em termos de tecnica e efeitos, afinal eles iam se basear em algo que ja existia, como o Hendrix pra criar algo novo.


EDIT:

Que insano esse cara tocando no video HUAEHAU

old steel
Veterano
# out/10
· votar


MauricioBahia
Ele é muito massa.
Abx

cimerio
Veterano
# out/10
· votar


não é absurdo considerá-lo o maior, pois ele realmente fez muito.

mas há mts guitarristas que criaram e inovaram barbaridade: bb king, gilmour, page...

não chego a ponto de rotulá-lo 'o maior' mas tb não critico quem pense assim.

cimerio
Veterano
# out/10 · Editado por: cimerio
· votar


e sejamos justos, jimi tb recebeu influência dos artistas anteriores a ele, e até dos colegas durante sua carreira.

victorhab
Veterano
# out/10
· votar


Jimi não é só pra ser escutado, tem quer ser conhecido, lido e o mais importante, entendido o que ele era, é e sempre sera, em varias esferas alem da musical somente. No conjunto ele é IMBATIVEL! INCOMPARAVEL!...

Tenho uma palavra:
SUPREMO

"Tocar é facil, dificil é sentir"
Hendrix.


Leex
Veterano
# out/10
· votar


O maior.
Fico imaginando se estivesse vivo... ele teria caralh*da de anos de experiência, ia ser interessante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jimi Hendrix - O maior guitarrista da história