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Adrikei Veterano |
# jan/10 · Editado por: Adrikei
O que eu quero saber é realmente Teórico. Já sei que nos instrumentos temperados não existe nota alguma entre essas notas. Me restou a dúvida, Por quê?
Utilizando-me dos meus conhecimentos sobre teoria musical física, percebi que o Mi(na escala de dó) equivale à nota dó multiplicada pela terceira raiz de 2, a terceira raiz de 2 é um múltiplo da base de multiplicação de um semitom, que é a décima segunda raiz de 2. Mi é a quarta nota, então é a mesma coisa que dizer Dó*2^[1/(12/4)] = ³√2, mas não ocorre nenhum fato matermático no Si, ele é a décima primeira nota da escala diatônica de dó então é um Dó*2^[1/(12/11)] e o resultado de 12/11 é uma dízima periódica, o que me leva a imaginar que não é o fator de multiplicidade que não permite que haja sustenidos na progressão padrão.
A parte em itálico não precisa ler se você tiver pouco conhecimento matemático.
Essa dúvida me surgiu derivada de outra: Se são 12 notas no total, por que não fazer 6 normais e 6 acidentes? Mas como o som do Fa# se diferencia da progressão Dó-Ré-Mi, imaginei que haja um motivo especial e pesquisei a minha maneira, mas ainda não achei nenhuma resposta concreta.
P.S.: Trolls serão denunciados.
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SevenTool07 Veterano |
# jan/10
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...Ronaldo!
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Bebum Veterano |
# jan/10
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Num intindi uki eli falô
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Necrophagist Veterano |
# jan/10
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multi zuando?
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jimmy vandrake Veterano |
# jan/10
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Adrikei
Cara é simples, entre Mi e Fa, não tem sustenido, e entre Si e Só também não. Não complique, simplifique.
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Bruno Floyd Veterano |
# jan/10
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Adrikei
O que eu quero saber é realmente Teórico. Já sei que nos instrumentos temperados não existe nota alguma entre essas notas. Me restou a dúvida, Por quê?
como por que?
fisicamente é impossivel que existam notas entre eles! e mesmo que vc de um pequeno bend na nota si sem chegar no dó, vc vai estar fazendo um si de qualquer jeito só que fora da frequencia!
vc esta atingindo o grau maximo de nerd com esse tópico tosco
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Adrikei Veterano |
# jan/10
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jimmy vandrake Sendo assim minha idéia de 6 notas normais e 6 acidentadas seria a mais simples e aceitável.
Bruno Floyd Se é fisicamente impossível, há um motivo. Sim, sou nerd, e você deve agradecer ao deus metal por nerds existirem, não fossem eles batucaríamos em troncos e nada além disso.
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Ninguém aprende nada fora da decoreba?
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vitaoma Veterano |
# jan/10
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Bom, eu até entendi sua dúvida, ela me intriga também mas não sei respondê-la D:
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Bruno Floyd Veterano |
# jan/10 · Editado por: Bruno Floyd
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Sendo assim minha idéia de 6 notas normais e 6 acidentadas seria a mais simples e aceitável. Ninguém aprende nada fora da decoreba?
ahhh entendi, vc quer transformar séculos de estudo e aperfeiçoamento na construção de instrumentos pq julga que é um genio da matemática musical!
faz o seguinte guri, constroi o seu próprio instrumento, batize-o de Adrikei e mude o mundo da musica!
que duvida besta
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Adrikei Veterano |
# jan/10
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Bruno Floyd
Você não disse que eu deveria simplificar? Foi o que eu fiz.
Se existem séculos de estudos, existe um motivo, eu querer sabê-lo não é nenhum problema.
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The Root Of All Evil Veterano
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# jan/10 · Editado por: The Root Of All Evil
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Caramba, as pessoas não se contentam em viver na ignorância. Ao invés disto ainda tentam forçar os outros a usar também as suas viseiras de burro e hostilizar quem não aceita as coisas simplesmente por aceitar.
Adrikei
Olha só, nos instrumentos não-temperados existe sim as nota entre o E e o F e entre o B e o C, então facilitaria a sua pesquisa se você procurasse o motivo disto ter caído em desuso, ok? E quanto aos outros com mente limitada, não ligue pra eles. É por isso que depois reclamam que não surge nada de novo na música.
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jimmy vandrake Veterano |
# jan/10
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Adrikei Se você simplesmente ignorar as notas e entrar no campo da física o que você terá serão frequências em Hertz. Certamente você terá uma escala de variações muito maior entre um Dó e Ré do que um simples meio tom. Este assunto é bem mais interessante pela física do que pela música e suas aplicações. O que quero lhe dizer é que musicalmente falando não há um bom motivo para tantas duvidas além da curiosidade. Pelo ângulo da composição o que vale é usar o princípio básico das notas e suas aplicações em instrumentos temperados.
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Prometherion Veterano |
# jan/10
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Realmente a ira do Bruno Floyd com o cara parece até aqueles caras que não aceitam nada que conteste o mundinho dele.
Adrikei Sua dúvida é interessante realmente, tipo por que a escala possui tons e semitons e não apenas tons? Não sei a resposta.
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The Root Of All Evil Veterano
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# jan/10
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jimmy vandrake Este assunto é bem mais interessante pela física do que pela música e suas aplicações.
E a música oriental? E a música microtonal?
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Adrikei Veterano |
# jan/10 · Editado por: Adrikei
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jimmy vandrake Você está um pouco certo, mas se eu simplesmente ignorar o fato de essas notas não fazerem parte da progressão estarei traindo meu gosto pela música, além de trair Pitágoras e todos os demais que desenvolveram tudo o que a envolve.
Não sei se é um problema que tenho, mas não consigo ver coisas tão teoricamente embasadas, como a música, ser passada de um pro outro como uma simples decoração de "desenhos". Larguei aulas de instrumentos por isso, estudar algo era sinônimo de decorar. "Estude as notas no braço do instrumento"? - WTF?
Embora 'decorar' esteja dentro do conceito de estudar, o conceito de estudar é muito mais amplo que simplesmente reter na memória.
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MauricioBahia Moderador |
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
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SevenTool07 Bebum Necrophagist
Por favor, não desvirtue o tópico e contribue, se possível.
Abs
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Bruno Floyd Veterano |
# jan/10
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Adrikei
Não sei se é um problema que tenho, mas não consigo ver coisas tão teoricamente embasadas, como a música, ser passada de um pro outro como uma simples decoração de "desenhos". Larguei aulas de instrumentos por isso, estudar algo era sinônimo de decorar. "Estude as notas no braço do instrumento"? - WTF?
sim, é um problema cara, musica não é sobre fisica ou matematica é sobre sentimentos, mas para chegar a isso vc precisa ter um embasamento teorico que só são plenamente absorvidos através desses "desenhos" que vc tanto desdenha!
mesmo Bach, Bethoven, e tantos outros mestres da composição entraram em algum momento de suas carreiras nesse esquema!
todos os maiores mestres da improvisação, se baseiam sim em desenhos, não existe outra maneira
essas notas fantasmas que vc quer encontrar cairam em desuso pq só serviam para complicar as escalas, que como vc bem deve saber servem pra facilitar o entendimento e o dialogo entre instrumentistas!
meu caro, pare e reflita, nem mesmo um maestro tera a resposta pra sua duvida, a não ser a de que é fisicamente impossivel ter notas entre duas com intervalo de semiton, pois as escalas dos instrumentos foram construidas dessa maneira para essa finalidade!
Prometherion
The Root Of All Evil
não vou comentar nada pois vcs não responderam a duvida dele
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MauricioBahia Moderador |
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
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Galera, pelo amor de Deus, sem brigas no tópicos!
Vamos respeitar a opinião dos outros sem ofender. Vamos respeitar as dúvidas ou proposições que são levantadas. Todo mundo ganha com isso e faz bem pra saúde musical! ;-)
Abs
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LeandroP Moderador |
# jan/10
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Posso afirmar que existem as notas:
E#, bem como existe o Fb
B#, bem como o Cb
Pense por exemplo, se a escala de Dó maior não tem nenhum acidente (# ou b), a escala de C# terá 7 sustenidos e a escala de Cb terá 7 bemóis.
É de extrema importância respeitar os graus da escala. E dependendo do tom ou da tonalidade, faz-se necessário o uso de acidentes como E#, Fb, B# ou Cb.
Estude intervalos e os graus da escala e você vai perceber que tudo se encaixa perfeitamente, e que não se trata de uma conspiração dos teóricos pra confundir os novatos.
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LeandroP Moderador |
# jan/10
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SevenTool07 Bebum Necrophagist
Suspensão pra pensar um pouco - Sem mais floods, ok?!
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LeandroP Moderador |
# jan/10
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Bruno Floyd fisicamente é impossivel que existam notas entre eles! e mesmo que vc de um pequeno bend na nota si sem chegar no dó, vc vai estar fazendo um si de qualquer jeito só que fora da frequencia!
É possível sim.
Bends de 1/4 de tom corresponde a metade de 1 semitom. Portanto é possível sim.
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Bruno Floyd Veterano |
# jan/10 · Editado por: Bruno Floyd
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LeandroP
me desculpe mas discordo categoricamente!
um E# tera SEMPRE um som de F
É possível sim.
Bends de 1/4 de tom corresponde a metade de 1 semitom. Portanto é possível sim.
e qual nota é essa então?
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Carregando Veterano |
# jan/10
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um E# tera SEMPRE um som de F
Ab tem som de G#, nem por isso é G#
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Bruno Floyd Veterano |
# jan/10
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Ab tem som de G#, nem por isso é G#
é sim senhor, uma nota tocada na quarta casa da sexta corda é Ab ou G#
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Adrikei Veterano |
# jan/10
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Para mim, desenhos devem servir como auxílio e não como teoria.
A explicação que busco não precisa ser matemática, poderia ser, por exemplo:
"Como você deve saber, os nomes Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si foram tirados da primeira estrofe de um hino religioso em latim. Logo depois foi que pensaram em uma escala com 12 sons e, para não ferir sua religiosidade por mudar os nomes das notas, os outros 5 sons foram colocados arbitrariamente entre os 7 já existentes."
Faz sentido, é plausível e não soa como o fim do mundo. Poderia citar outros exemplos mas não acho necessário.
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Bruno Floyd Veterano |
# jan/10
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Adrikei
a minha resposta esta ali, entenda se quiser!
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Adrikei Veterano |
# jan/10
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"C'est par les nombres et non par le sens qu'il faut estimer la sublimité de la musique. Etudiez le monocorde" - Denis Diderot, "Pitagorismo" 1765
(É pelos números e não pelo sentido que se deve avaliar a sublimidade da música. Estudai o monocórdio).
Não sou só eu quem imagina que a música é muito mais razão que emoção(e não faço aqui apologia ao NX Zero).
Aliás, essa conversinha, a meu ver, tão vaga e Lassez-Fairérica quanto ao fatídico "É uma questão de fé"
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Carregando Veterano |
# jan/10 · Editado por: Carregando
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uma nota tocada na quarta casa da sexta corda é Ab ou G#
exatamente, se for um Ab, vai ser Ab, se for G#, vai ser G#...
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Bruno Floyd Veterano |
# jan/10
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Adrikei
então me desculpe mas a musica não é pra vc
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Adrikei Veterano |
# jan/10
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Bruno Floyd
Música não é decoração. E se a mim não é a múcisa, a você não é a inteligência, pois a maior dádiva humana é a lógica, que lhe faltou até agora.
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