[Dúvida] entre Mi e Fá, e Si e Dó

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil
Konrad
como a padronização no 440Hz é algo recente, por exemplo. O problema é achar! hehe

No barroco nem era ainda =D


Pois é. E o Barroco foi ontem. ;)

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Adrikei

Tá, agora me responde de forma direta, sem enrolar, o post que fiz, direcionado a você em 27/jan/10 16:49 , por favor.

Abs

Adrikei
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Uma orquestra toca uma sinfonia inteira e, em dado momento, solta uma nota sozinha, não estou falando disso, não estou falando de sucessões.

Pegue um violão e dê um peteleco numa corda, apenas um peteleco, sem seqüências.

E tá aí o trecho:
"...mas a Música é feita de sentimento também."

overlappingcircles
Veterano
# jan/10
· votar


achei interessante e ate um pouco relevante este video, que demonstra a percepcao humana de uma escala musical. Nao tenho o vosso conhecimento teorico, nem tempo pra pesquisar, realmente a musica para mim e feita de uma mistura de sentimento e logica.


MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Adrikei: Uma orquestra toca uma sinfonia inteira e, em dado momento, solta uma nota sozinha, não estou falando disso,

Nem eu... Vc é que fica pondo palavras na minha boca.

Eu disse: Uma orquestra tocando a mesma nota não vai causar sentimento? Mesmo um violino, tocando uma simples nota não pode emocionar?

Eu desisto. Tô cansando destes debates onde as pessoas falam e são retrucadas de forma deturpada. Assim não há como um assunto ir a diante.

Boa sorte.

Abs

Adrikei
Veterano
# jan/10 · Editado por: Adrikei
· votar


MauricioBahia
No dia em que alguém sentar-se para ouvir o som de uma nota(uma única freqüência) continuamente e se emocionar, terás razão. Pois um simples vibrato já é uma alteração do som.

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


Adrikei
porque as notas não foram "inventadas" segundo semitons, mas segundo harmonias - 8a, 5a, 4a

procure pelas experiencias do monocórdio de pitágoras.

Adrikei
Veterano
# jan/10
· votar


Tá aí uma resposta boa, lógica e simples, eu já havia chegado à essa conclusão um pouquinho antes, mas você descreveu perveitamente o que eu tenho que pesquisar, obrigado.

Gostei muito do vídeo ali em cima, mas o experimento também se trata de lógica e não de sentimento, veja que o vídeo é do "World Science Festival", e se tem uma coisa que os cientistas buscam, é a lógica. Claro que, quando algo está muito afixado em seu cérebro, você é capaz de externalizar sem problemas e com rapoidez, por exemplo: 6x8=48, porque decoramos a Tabuada a muito tempo, nem por isso a multiplicação torna-se um sentimento.

fernando tecladista
Veterano
# jan/10
· votar


Adrikei
o espaço que existe entre mi-fa e si-do é o mesmo que existe entre do e do# la e sib....

que dá pra colocar outra nota entre mi-fá até pode seria um espaço de 1/4 de tom, mas para manter o sistema temperado teria que colocar outra nota entre do e do#, fa e solb....

------------------------------------

Se são 12 notas no total, por que não fazer 6 normais e 6 acidentes?


até daria pra ter feito, o sistema musical seria completamente diferente do que se escuta hoje, sistema de composição seria completamente diferente de hoje...

do pouco que li isso essa coisa foi quando o Pitagoras estudou os intervalos usando circulos de 5ª

dó-sol-re-la-mi-si

já que ele não tinha aparelhos pra medir então...
de 5ª em 5ª quando ele chegou no "si" pra ele na orelhada esava igual ao dó e parou por ai
deve ter a historia correta em algum tópico perdido no fórum de musica erudita

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_diat%C3%B4nica

http://viola-de-arco.blogspot.com/2009/09/18-as-notas-musicais.html

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


Adrikei
fernando tecladista

até daria pra ter feito, o sistema musical seria completamente diferente do que se escuta hoje, sistema de composição seria completamente diferente de hoje...

do pouco que li isso essa coisa foi quando o Pitagoras estudou os intervalos usando circulos de 5ª


matematicamente falando dava pra fazer qualquer sistema. mas uma divisão mais "exata" do ponto de vista matematico talvez nao harmonizasse tão bem.

a experiencia do pitagoras foi justamente essa, de ir harmonizando sons dois a dois, a partir de uma fundamental fixa.

ele chegou na 8a, 5a e 4a como as mais harmonicas. e dai descobriu-se depois que são frequencias com frações redondas: 1/2, 1/3, 1/4.
há um motivo fisico pra ser assim.

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


Adrikei
procure no youtube, tem um video do pato donald que fala disso. é sério.
algo com matematica e musica.

e tem uma série da tv cultura tambem, muito boa.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Adrikei: No dia em que alguém sentar-se para ouvir o som de uma nota(uma única freqüência) continuamente e se emocionar, terás razão.

Que tipo de emoção(ões) vc não espera que uma pessoa tenha? Já que vc quer abordar freqüência "exatas" preciso ter uma premissa sobre o sua expectativa sobre a emoção NÃO sentida através de um freqüência X ou Y.

Abs

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


no Livro "A harmonia do mundo." que é sobre a vida do Astrônomo e matemático Johannes Kepler, ele tenta, dentre outras coisas, determinar qual é o acorde formado pelas frequências dos planetas, dai o título do livro e o título do seu trabalho.

Adrikei
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

Não adianta, ninguém aprecia o "Piiiiiiiiiiiii" da tela colorida de testes, nó máximo acha o ruído muito alto e sente dor nos tímpanos. E isso é uma sensação fisiológica e não sentimental, mesmo que posteriormente ela cause a sensação de irritação.

Não estou abordando uma freqüência exata, mas um som, pode ser até um acorde uníssono, não fede nem cheira.

LeandroP
Moderador
# jan/10 · Editado por: LeandroP
· votar


Bruno Floyd

Escala de Dó:

C - D - E - F - G - A - B - C

Escala de C#:

C# - D# - E# - F# - G# - A# - B# - C#

Acho que este pequeno exemplo diz alguma coisa.

Ou a escala teria que jogar o E e B fora só por causa do # ?!

Estude armadura de clave, círculo das 4as e 5as. Tá lá ;)

E não se limite apenas à música ocidental.

O sistema ocidental apresenta 12 notas, o oriental 24 notas.

Por certo os orientais estão todos errados, né?!

Adrikei
Veterano
# jan/10 · Editado por: Adrikei
· votar


fernando tecladista

Obrigado pelo link, a leitura parece ser proveitosa

kiki
Sim, eu vi o vídeo do Pato Donald, vi uma seqüência de vídeos mas nenhum aborda o Mi e o Si ou o fato de serem insustenitáveis.

Agora, outros sistemas soam harmonicamente sim, o nosso é que não soa perfeitamente harmônico nas para efeitos de percepção humana são o suficiente. Adicionar e remover comas para que haja um sistema circular de notas torna o sistema ocidental bem desarmonioso, matematicamente pensando.

-

O problema é o conflito de conceitos

jimmy vandrake
Veterano
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil
E a música oriental? E a música microtonal?

Sim, e a musica cósmica, e as frequências que estão além e aquém da nossa capacidade auditiva ?
Se não houver uma compreensão e entendimento da praticidade de uso das notas, vamos apodrecer de velhos aqui no fórum tentando entender o infinito das possibilidades com variações imcompreensíveis.

Adrikei
Veterano
# jan/10
· votar


jimmy vandrake

Calmaê, ele está citando coisas que já são estudadas, não exagere e atenha-se ao contexto, por favor.

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


Eu ainda não entendi o porque de tantos porquês...

Existe o E# e B#, assim como o Fb e o Cb.

Não sei porque é tão difícil aceitar isso.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


Adrikei: No dia em que alguém sentar-se para ouvir o som de uma nota(uma única freqüência) continuamente e se emocionar, terás razão.

Adrikei: Não estou abordando uma freqüência exata, mas um som, pode ser até um acorde uníssono, não fede nem cheira.

Ué... Achei que estava, pq eu não estava falando em frequencia e vc tocou no assunto, inclusive vc respondeu sobre isso que eu disse: Uma orquestra tocando a mesma nota não vai causar sentimento? Mesmo um violino, tocando uma simples nota não pode emocionar?

Bom, boa discussão pra vc.

Abs

Adrikei
Veterano
# jan/10 · Editado por: Adrikei
· votar


MauricioBahia

Meu, tanto faz, eu não sinto nada, até dei o peteleco no violão pra testar, e não é por que a orquestra faz o teatro tremer que você está tendo algum sentimento estimulado.

E, também, tentar me fazer entrar em contradição não prova seu ponto.

djvini10
Veterano
# jan/10
· votar


Essa dúvida me surgiu derivada de outra: Se são 12 notas no total, por que não fazer 6 normais e 6 acidentes?
Mas como o som do Fa# se diferencia da progressão Dó-Ré-Mi, imaginei que haja um motivo especial e pesquisei a minha maneira, mas ainda não achei nenhuma resposta concreta.


Se você tivesse nascido a centenas de anos atrás e pensado nisso...
quem sabe?

Adrikei
Veterano
# jan/10
· votar


djvini10

Ou faria igual, mas ao menos faria-me sentido! hauhauhauahuahauhau

Richard Guitar
Veterano
# jan/10
· votar


Se são 12 notas no total, por que não fazer 6 normais e 6 acidentes?

Expirementa o sistema hexafonico.

Enxerga como 6 notas distintas e seus 6 respectivos acidentes.

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


Richard Guitar
Expirementa o sistema hexafonico.


Comece pela inversão da escala.
(mais do mesmo)

djvini10
Veterano
# jan/10
· votar


Faz sentido, mas.....
como você vai mudar anos e anos de musica que não foi feita num estalar de dedos por a penas um homem, ela foi feita por várias pessoas em varias civilizações ; gregos, astecas, hindus, egípcios, chineses....
Alguns estudam a musica de forma matemática outros a sua sonoridade .Cada um em pontos isolados em sua região, que com com o passar dos tempos foram se fundindo e criando a musica complexa como ela é e após isso o avanço foi para conseguir simplificar isso para como ela é hoje, mas a verdadeira complexidade ainda esta por trás... basta se aprofundar mais e buscar o conhecimento.




Filosofei fu**** agora

Richard Guitar
Veterano
# jan/10
· votar


LeandroP

Não entendi...

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


Richard Guitar

A escala de tons inteiros é uma escala simétrica.

T, T, T, T, T

Se você inverter a ordem, terá:

T, T, T, T, T

°.°

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10
· votar


LeandroP
A escala de tons inteiros

A primeira pessoa a usar esta escala, que se tem registro histórico, foi Franz Liszt.

Consegui o gancho pra citar o gênio \o\

Richard Guitar
Veterano
# jan/10 · Editado por: Richard Guitar
· votar


Eu sei disso...

Mas não entendi o porque da sua observação...

Pois o Adrikei perguntou porque não poderia ser 6 notas e 6 acidentes.

Eu apenas falei que pode..

É só ele usar o sistema de tons inteiros, e encarar como 6 notas distintas, independente da conhecida nomeclatura dó ré mi fá sol lá si

Obs: Sistema Hexafonico de Tons Inteiros... Já que a escala pode ter 6 notas e não ser de tons inteiros.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Dúvida] entre Mi e Fá, e Si e Dó