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      [Dúvida] entre Mi e Fá, e Si e Dó

      Autor Mensagem
      Konrad
      Veterano
      # jan/10 · Editado por: Konrad
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      Adrikei

      A sua dúvida é interessante pois me despertou outra dúvida. Ate´que ponto o sistema actual é "agradável" por ser "natural"? Ou seria ele resultado de séculos de costume?

      Esclareço a questão: Escalas e músicas ditas exóticas são exóticas de facto ou o são apenas por uma questão de (não) costume? Existe algum tipo de razão para gostarmos (nós aqui, certo?) e usarmos escalas não microtonais, por exemplo?

      E outra coisa, já li muita coisa interessante na busca falando sobre o assunto, posts muito bons de gente que nem frequenta o FCC mais esclarecendo como a padronização no 440Hz é algo recente, por exemplo. O problema é achar! hehe

      Powerslave158
      Veterano
      # jan/10
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      Adrikei

      isso tem haver com a série harmônica onde tu toca uma nota e os harmônicos desta nota ficam soando, tenta procurar algo sobre isto, pq eu não me lembro direito pra te explicar, e se tu ver na música indiana entre um tom e outro existem 9 microtons que são cahamados de comas, e a nossa música existe apenas 1 semiton, é bem interessante já que tu saca de física e matemática, dá pra se divertir um pouco com isso!

      Adrikei
      Veterano
      # jan/10
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      Powerslave158
      Na verdade, há 9 comas dentro de um semitom, não sei se essas são pitagóricas ou sintônicas, mas estou lendo um artigo aqui que parece muito bom; se não esclarecer essa dúvida, esclarecerá fatos que tornar-se-iam dúvidas futuramente.

      Bruno Floyd
      Veterano
      # jan/10
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      E se a mim não é a múcisa, a você não é a inteligência, pois a maior dádiva humana é a lógica, que lhe faltou até agora.


      repito, a MÚSICA não é pra vc

      Powerslave158
      Veterano
      # jan/10
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      Adrikei

      é por aí, faz tempo que estudei isso, lembro vagamente, mas a música indiana é muito interessante, a cítara tem os trastes móveis para se adequar de acordo com a música, e os ensinamentos de tabla outro instrumento indiano só que este de percussão é chamado de "haga ou raga não lembro" estes ragas ou "grooves" hehehe são passados de pai para filho uma coisa assim, e somente por "decoreba", sei que existem muuuito mais que 200

      Adrikei
      Veterano
      # jan/10
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      Bruno Floyd
      Isso não é você quem decide.

      Bruno Floyd
      Veterano
      # jan/10
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      (É pelos números e não pelo sentido que se deve avaliar a sublimidade da música. Estudai o monocórdio).

      Não sou só eu quem imagina que a música é muito mais razão que emoção(e não faço aqui apologia ao NX Zero).


      não mesmo, vc ja fez sua decisão

      Adrikei
      Veterano
      # jan/10
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      Caramba! Tem certeza de que és alfabetizado?

      Adrikei
      Veterano
      # jan/10
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      "sim, é um problema cara, musica não é sobre fisica ou matematica é sobre sentimentos"... - Você

      "Não sou só eu quem imagina que a música é muito mais razão que emoção"... - Eu

      "É pelos números e não pelo sentido que se deve avaliar a sublimidade da música."... - Diderot

      "não mesmo, vc ja fez sua decisão"

      Se você faltou às aulas de interpretação de texto, sinto muito mas não há como argumentarmos pois não falo seu dialeto.

      The Root Of All Evil
      Veterano
      # jan/10
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      Konrad
      como a padronização no 440Hz é algo recente, por exemplo. O problema é achar! hehe

      No barroco nem era ainda =D

      -GUS-
      Veterano
      # jan/10
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      Bruno Floyd

      puts, nao quer parar de discutir um assunto que vc nao conhece??


      Adrikei

      interessante esse assunto, ms tbem nao conheço a respeito... ms sei q tem outros tópicos tratando mais ou menos sobre isso, dê uma olhada na busca q talvez tu ache algo interessante aí.

      The Root Of All Evil
      Veterano
      # jan/10 · Editado por: The Root Of All Evil
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      Um cara chega aqui e nos dá todo o atestado da sua extrema ignorância.
      Primeiro tentando ridicularizar uma dúvida totalmente cabível, simplesmente porque é um ser incapaz de imaginar uma resposta, que vá contra seu mundinho medíocre de desenhos e shapes pré-definidos.
      Depois afirma que Bach e Beethoven usavam desenhos pra compor, provavelmente sem nenhum conhecimento sobre ambos, para afirmar tal estupidez.
      E ainda, afirma que um maestro não saberia a resposta pra esta pergunta, sendo que o estudo que um maestro tem da história da música e dos instrumentos e com certeza estudou a explicação FÍSICA (sem a qual, o instrumento que toca nem existiria) e teórica e as diferenças dos instrumentos temperados e não-temperados.

      É lamentável.

      MauricioBahia
      Moderador
      # jan/10
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      Bruno Floyd: então me desculpe mas a musica não é pra vc

      Música é pra todos. A não ser que vc esteja entrando no âmbito pessoal do debate, o que acho desnecessário.

      Velho, vc toca bem pra caramba, vi seus vídeos no Y2B. Pra que ficar jogando com as palavras e "desgastando! o tópico"?

      Abs

      The Root Of All Evil
      Veterano
      # jan/10 · Editado por: The Root Of All Evil
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      Tinha que ter uma opção ali quando a gente clicasse em denunciar:

      -Burrice, ignorância, estupidez.

      Já taria banido na certa!

      Adrikei
      Veterano
      # jan/10
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      Sim eu pesquisei no fórum, mas nada encontrei :/

      "A musica não é para você" me ofendeu profundamente

      Deturpei meu próprio tópico hahahahah

      Mas continuo com o raciocínio, alguém que toca dista de um músico tanto quanto alguém que só sabe escrever o próprio nome dista de um alfabetizado.

      Amanhã criarei um novo tópico com uma nova pergunta.

      Blackus
      Veterano
      # jan/10
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      Bruno Floyd
      sim, é um problema cara, musica não é sobre fisica ou matematica é sobre sentimentos

      Achava que era sobre sons organizados.

      MauricioBahia
      Moderador
      # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
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      Divagando aqui...

      Há um ponto de vista filosófico na questão da música: alguém criou um padrão. Na verdade as nomenclaturas não existem no som. São meros "identificadores", notações, daí, a palavra "nota".

      Se aquele "barulhinho" lá se chama Dó Maior é por alguém convencionou isso.

      As notas são frequências de áudio e, se são frequências, podem ser mensuradas por números e estes, por consequencias, são infinitos.

      Portanto, existem infinitas notas e os nomes destas, tentem ao infinito.

      Tirei que nota LeandroP? hehehe

      Bruno Floyd
      Veterano
      # jan/10 · Editado por: Bruno Floyd
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      Opa pera ai caceta!!!!

      MauricioBahia

      caro moderador, realmente levei para o âmbito pessoal desnecessariamente! me redimo de ter acusado a dita duvida como besta!

      mas eu dei minha resposta conciente e embasada, diferentemente de alguns que só estão me atacando! e isso eu não vou deixar quieto não!
      sou musico profissional, vivo de dar aulas toco a mais de 16 anos e não vou admitir qualquer peroba ai vir falar que eu não sei do que estou falando!

      ao dono do tópico: beleza cara, cada um tem sua visão, e no caso eu discordo da tua, mas tudo certo, desculpe pelos exageros

      MauricioBahia
      Moderador
      # jan/10
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      Bruno Floyd: sou musico profissional, vivo de dar aulas toco a mais de 16 anos e não vou admitir qualquer peroba ai vim falar que eu não sei do que estou falando!

      Velho, então não discute, ensina! ;-)

      caro moderador, realmente levei para o âmbito pessoal desnecessariamente! me redimo de ter acusado a dita duvida como besta!

      Acho que besta é quem não pergunta! hehehe

      Abs

      MauricioBahia
      Moderador
      # jan/10
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      The Root Of All Evil

      Velho, eu pedi lá na página anterior mais respeito, por favor!

      Eu tô querendo levar o tópico sem precisar suspender alguém pq acho que o debate, apesar do "fogo" está sendo bem legal.

      Abs!

      Adrikei
      Veterano
      # jan/10
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      Aí vai mais uma informação.

      Sobre a Pentatônica, segue:
      "É uma escala onde todos os tons têm uma relação matemática idêntica entre si." - Edson Leite, Maestro.

      Isso me prova que a matemática é o motivo de gostarem tanto de solar sobre a pentatônica.
      Pentatônica Comanda

      3:29~3:33


      MauricioBahia
      Moderador
      # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
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      Adrikei

      Tudo bem, mas a Música é feita de sentimento também. Aí a matemática vira algo sem importância e subjetivo.

      Abs

      mum
      Veterano
      # jan/10
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      Adrikei
      MauricioBahia

      A matemática também é feita de sentimentos, pra mim nojo, desprezo e ódio hehehehehehehe

      Mesmo assim o tópico é interessante, eu, pelo menos, não sabia que existiam tais fórmulas citadas no primeiro post.

      MauricioBahia
      Moderador
      # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
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      Só pra constrar:

      O sábio grego Pitágoras* (séc. VI a.C.) foi quem primeiro estabeleceu uma escala de sons adequados ao uso musical, formando uma série a partir da fração de 2/3 (que corresponde ao intervalo musical chamado de "quinta"). Usando uma sucessão de "quintas", que não cabe aqui entrar em detalhes, ele conseguiu definir doze notas musicais, sendo sete "naturais" (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si) e mais cinco "acidentes": Dó#, Ré#, Fá#, Sol#, e Lá# (o símbolo # é chamado de "sustenido").

      Fonte: http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/matematica/musica_matematic a.htm

      * Pitagoras era matemático

      Adrikei
      Veterano
      # jan/10
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      MauricioBahia

      música s. f.
      1. Arte e técnica de combinar os sons de maneira agradável ao ouvido.


      Veja bem, o conceito de harmonia, melodia e ritmo, que compõem a música, foram todos elaborados a partir da lógica. Lógica e matemática são conceitos fortemente unidos.

      Uma nota sozinha não causa nenhum sentimento, já duas ou mais tocadas ao mesmo tempo podem agradar ou não, e isso vai depender da relação matemática entre elas, sempre.

      Não confunda o que ela proporciona em quem a ouve com a maneira com a qual é formada, são coisas totalmente diferentes.

      mum
      Veterano
      # jan/10
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      Adrikei

      Entendo teu ponto de vista, e acho válido, mas acho que o ponto de vista do Bruno é que até mesmo um aborigena sem conhecimento algum em matemática e que mal sabe escrever consegue fazer música. Tudo bem, ainda existe toda a parte teórica, e isso não faz a matematica ausente, ela ainda estará lá. Mas significa que nem todos os porquês precisam ser respondidos. Não estou tirando o mérito da sua duvida, mas pra mim, pelo menos, isso está servindo mais de curiosidade, do que algo que eu tirarei proveito quando for formar uma escala (tipo, vou fazer a fórmula de baskara para calcular um acorde hehehehe).

      Adrikei
      Veterano
      # jan/10
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      Bom, mas agora com essa sua última postagem eu já tenho uma breve resposta à minha pergunta:

      Foi algo definido(a maneira eu ainda hei de descobrir) por Pitágoras e, posteriormente, foi mantido, mesmo não utilizando-se mais de [todas as] suas formulações.

      Olha só, nem é matemática a resposta! (Por enquanto)

      MauricioBahia
      Moderador
      # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
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      Adrikei: Uma nota sozinha não causa nenhum sentimento

      Que isso cara!!! De onde tirou isso? Uma orquestra tocando a mesma nota não vai causar sentimento? Mesmo um violino, tocando uma simples nota não pode emocionar?

      Não confunda o que ela proporciona em quem a ouve com a maneira com a qual é formada, são coisas totalmente diferentes.

      Mas eu disse que são iguais? Se eu disse, posta aqui por favor.

      Abs

      Headstock invertido
      Veterano
      # jan/10
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      Bruno Floyd
      Deus, tu já ouviu falar em comas?

      Adrikei
      Veterano
      # jan/10
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      Aí que tá, um aborígene raciocina, um ser humano raciocina. Quando pitágoras tocou pela primeira vez uma corda esticada, não viu que ela vibrava a 5ß², mas viu que sua terça lhe soava bem, e não que um pedaço qualquer de sua extensão lhe soava bem.

      Ele encontrou a teoria que lhe demonstrava o resultado prático e, acima de tudo, com teoria ele passou tal conhecimento a diante. Com conhecimento prático isso é extremamente difícil.

      Um exemplo:

      Na quarta série:
      "Não Existe divisão por 0 e pronto cabô" - Sua professora

      No Superior:
      "Se analisarmos o comportamento do gráfico 1/x nas redondezas do x=0, veremos que quanto mais perto X está de 0, mais y aponta para + ou - infinito."

      "Na definição de divisão, explicita-se que o resto não pode ser maior que o divisor, então 5/0 não pode ter resto 5 pois 5>0, não satisfazendo assim a condição, é impossível dividir-se por 0" - Seu Professor

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