É necessario aula para cantar?

Autor Mensagem
Dan Figueiredo
Veterano
# jan/10
· votar


Ahh, esqueci! CheshireCat, você toca muito bem... fiquei arrepiado até!

CheshireCat
Veterano
# jan/10
· votar


Dan Figueiredo
"Nossa, pra ficar assim tem que gritar 3 horas sem parar...", mas gritar não é cantar, correto? Então isso é uma coisa que nunca me aconteceu... eu acho que agredir a voz dessa maneira é irresponsabilidade...
Realmente é uma irresponsabilidade... Mas talvez seja possível danificar as cordas vocais sem que haja uma consequência imediata tão evidente assim, tipo ficar rouco por dias. Eu não entendo muito de saúde vocal, só dou umas lidas nos tópicos do forum de canto porque gostaria de fazer aulas um dia, quando tiver tempo e dinheiro pra isso. Então não tenho certeza do que disse, seria legal se alguém me respondesse se isso é possível ou não. =)

com certeza eu demoro mais pra perceber do que alguem que faz aula e o professor pode apontar seu erro, mas lentamente há uma evolução...
Aí é que está um problema. Você parece ser uma pessoa mais consciente e com certa facilidade pra cantar. Mas tem gente que não consegue nem sequer perceber que está desafinando, e não tem a menor ideia do que pode ser melhorado. Ou, mesmo que a pessoa saiba o que pode ser melhorado, ela pode não saber como fazer isso. É complicado... Sinceramente, não consigo ver como algumas pessoas pessoas conseguiriam evoluir sozinhas, mesmo lentamente. Eu mesma, por exemplo.

E pq não se respeita isso?
Acho que as pessoas não faltam ao respeito com os auto-didatas. Não me lembro de ter visto alguém postar uma música, dizer que não faz aulas e alguém comentar "Nossa, você é auto-didata? Que lixo." O que fazem é dizer que a pessoa melhoraria com aulas, o que é verdade. O pessoal do forum de canto só é meio sem paciência com quem vem e pede que digam dicas pra cantar. Porque tem muitos tópicos assim (que nem tópico tipo "qual guitarra eu compro?"), e porque não tem como dar dicas através de texto escrito.

Ahh, esqueci! CheshireCat, você toca muito bem... fiquei arrepiado até!
Poxa, obrigada!! =)


Acho que me empolguei um pouco na resposta, ficou enorme. O.o

Dan Figueiredo
Veterano
# jan/10
· votar


CheshireCat
Acho que me empolguei um pouco na resposta, ficou enorme. O.o

Eu gosto de respostas complestas, então pra mim está otimo! hahaha
Valeu!

Sinceramente, não consigo ver como algumas pessoas pessoas conseguiriam evoluir sozinhas, mesmo lentamente. Eu mesma, por exemplo.

Mas então, não entendi muito essa parte... você quis dizer que algumas pessoas nunca conseguiram evoluir sozinhas?

Eu acredito que a força de vontade pode fazer qualquer um conseguir atingir seus objetivos.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Dan Figueiredo: Cara, não é por nada, mas você não manja nada pelo jeito... Não tem cabimento o que você disse... hahaha... o que é mais facil na vida é cantar afinado, de resto até que tem um pouco de sentido...


Eu disse: "cantar afinado, sem se esguelar, num evento de 2 horas pra estar "pronto pra outra", no dia seguinte é a questão que eu mais fico preocupado. "

Percebeu o contexto do cantar afinado? Eu falei algo a longo prazo, pois cantando sem técnica vc pode acabar prejudicando sua voz e aí não vai sai nada e vai acabar desafinando.



tirando também o ser humano não consigue se autodestruir... ta valendo...

Eu disse: : "É por essas e outras que é preciso técnica e isso se aprende na escola, analisando até onde seu organismo pode suportar sem se ferir."

Vc deturpa bastante as coisas. Estou falando da voz (cordas vocais) e não do ser humano, é lógico.



A respeito do inglês, não ficou muito claro pra mim... você estava se referindo a mim? Bom se for... eu acho que você esta enganado, pq muitas pessoas de outros paises elogiaram o que fala na música... então consigo me expressar... com certeza não tenho a fluencia de um americano ou ingles... mas não vou negar que sou brasileiro... com certeza todos perceberam... mas mesmo assim, obrigado pela critica.

Eu disse: "E se for cantar em inglês, com pronúncia "meia boca" é um risco. Pode ficar ridículo. Aula de inglês também é uma dica."

Não falei especificamente de você, mas de qualquer um que quer se profissionalizar. A ouvi suas músicas que são legais, mas realmente sua pronúncia não está boa, precisa estudar com professor ou praticar mais com um gravador.

Boa sorte.

Dan Figueiredo
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Não falei especificamente de você, mas de qualquer um que quer se profissionalizar. A ouvi suas músicas que são legais, mas realmente sua pronúncia não está boa, precisa estudar com professor ou praticar mais com um gravador.

Boa sorte.


Bom, ignorando o resto para não gerar uma discussão ainda maior, valeu pela critica, realmente vou prestar mais atenção nisso para uma poxima gravação... e infelizmente também nunca fiz aula de inglês e não pratico com ninguem... Bom, mas como você também deve saber, cantar um cover imitando a pronuncia de cantor é bem mais facil que não é o caso dessas músicas, que são composições minhas, onde com muito dificuldade criei as letras e pronunciei dessa maneira, pois não tenho dominio da lingua, porém com certeza tem imperfeições, mas provavelmente da para entender todas as palavras (Pelo menos), hahahaha...

Valeu e foi mal se eu deturpei suas palavras escritas aqui, mas é que foi o que entendi, pois foi um comentario muito vago (Tipico de quem quer arrumar um discussão) hahaha

Musicólatra
Veterano
# jan/10
· votar


Claro que não, eu acho que não, muita gente nasce com esse dom. O que pode acontecer, nesse caso, é a pessoa estudar para poder se aperfeiçoar. A Sandy, por exemplo, teve que fazer aulas pq conforme ela foi crescendo, a voz foi se modificando.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


Dan Figueiredo

Cara, vc tem talento. Vai em frente. Be humble! :-)

Abs

Humulin
Veterano
# jan/10
· votar


Cara, sei lá... acho que uma aula pode ser legal pra você ter mais controle da voz e aprender coisas novas. Acho que conhecimento nunca é demais, ainda mais quando isso serve pra te ajudar.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Dan Figueiredo

Cara, sobre pronunciar, tem uns macetes que podem te ajudar muuutio. Ex.: ao pronunciar o "p", "d", "b" e o "t" vc precisa soltar um pouco de ar. O som não é seco com o nosso.

Outra coisa é o "i" tem som "e" espremido. "Love" não é "Lóve", mas sim, "lâv". Bom..

Olha, talvez ajude. Tem o site http://www.merriam-webster.com/ no qual vc pode ouvir a pronuncia. Veja o caso de "little":

http://www.merriam-webster.com/dictionary/little
http://www.merriam-webster.com/cgi-bin/audio-medlineplus.pl?little01=l ittle

Ou Time:

http://www.merriam-webster.com/dictionary/time
http://www.merriam-webster.com/cgi-bin/audio.pl?time0001=time

Então, é treino...

Abs

gpeddino
Veterano
# jan/10
· votar


Sou cantor há alguns anos, faço aulas com uma cantora de certa fama, e reitero o que alguns aqui disseram: cantar por cantar muita gente canta, e até consegue agradar os ouvidos dos outros. Mas pra cantar DE VERDADE é preciso ter as técnicas corretas de respiração, impostação da voz, noções corretas de dinâmica, etc. Sem isso, a chance de você acabar destruindo a sua voz por causa de maus hábitos é bem grande.

Quanto à música clássica. Eu mesmo às vezes me aventuro a cantar uma ária do Requiem de Mozart, mas como não tenho a técnica do bel canto nem sei o procedimento correto pra cantar esse tipo de música, faço isso de vez em nunca, e com a plena consciência de que se eu insistir, vou estar acabando com a minha voz.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


gpeddino: Mas pra cantar DE VERDADE é preciso ter as técnicas corretas de respiração, impostação da voz, noções corretas de dinâmica, etc. Sem isso, a chance de você acabar destruindo a sua voz por causa de maus hábitos é bem grande.

Foi justamente o que disse! Se vc quer ser profissional, tem que estudar. Óbvio que existem casos extraordinários, mas mesmo assim, acredito que os "extraordinários" buscaram se aprofundar no assunto, pois o conhecimento é poder!

Abs

Vinicius Capiotti
Veterano
# jan/10 · Editado por: Vinicius Capiotti
· votar


Dan Figueiredo

Cara, como tu disse que não tem como fazer aulas, então quer que a gente diga o que, pra ti parar de cantar? O que importa é tu não se esguelar cantando, tentar preservar ao máximo tua voz e procurar alguém que te oriente o mais rápido possível. Se a gente te disser que cantar sem aula não é o ideal, tu vai parar?

Eu acredito que a força de vontade pode fazer qualquer um conseguir atingir seus objetivos.

Então te aconselho a usar essa força de vontade pra parar de fumar, não só pela voz, mas simplesmente por te trazer uma pilha de problemas e simplesmente nenhum benefício.

Djin
Veterano
# jan/10
· votar


Depende de cada um... tem quem se garanta sem aulas, chega lá e faz acontecer. Mas é fato que um estudo acompanhado de um bom professor abre a possibilidade de aprender técnicas novas e sempre vai aprimorar o que você já sabe.

AndrewGotticus
Veterano
# jan/10 · Editado por: AndrewGotticus
· votar


Cara... Isso depende de como se estuda, hoje em dia é muito fácil ter acesso a materiais com os quais você possa estudar em casa.
Eu vejo uma maior gama de coisas a se verificar no canto (nem é minha função) pois você precisa aprender desde controle da voz propriamente dita (sonoridade) e todas as estruturas físicas que acarretam nela (respiração, garganta etc.)

McBonalds
Veterano
# jan/10
· votar


Canto não é um instrumento comum, que dá pra aprender até pela internet. É necessário saber o que está fazendo e saber também como fazer. É muita coisa pra se aprender sozinho, por mais facilidade que se tenha.

Tempo e dinheiro muitas vezes é questão de prioridade. Na minha opinião: Quer cantar? Então no mínimo busque orientação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É necessario aula para cantar?