A música, a sociedade e a insatisfação

    Autor Mensagem
    vitaoma
    Veterano
    # out/09


    Olá.

    Estive refletindo com alguns amigos e cheguei às conclusões que apresento abaixo.

    Muitos dizem que está morto o bom e velho Rock n' Roll, junto com toda outra forma de protesto. Alguns alegam que desde o ano 2000 aconteceram diversos eventos contrários a opinião pública e ninguém se manifestou: ataque às torres gêmeas, Guerra do Golfo, mensalão, nepotismo no Senado; além das diversas desgraças que já estão se tornando normais: fome, superpopulação, preconceito, consumismo, exploração da força de trabalho.

    Porque nós estamos calados a tanto tempo? Porque não reagimos? Finalmente nos conformamos? Eu tenho uma teoria.

    Não vou levar muito tecnicamente, até porque não tenho o conhecimento necessário, então colocarei de forma simples, tal como penso. A satisfação não cabe ao indivíduo e sim ao coletivo. O indivíduo não pode tomar ações significativas para alterar a sociedade, mas o coletivo pode, através de revoluções sociais, de pensamento e outras.

    Tempos após essas revoluções, as coisas começam a voltar a ser como eram antes e as conquistas obtidas já não são satisfatórias. Tudo passa a estar fora de seu lugar e a nos incomodar. Então queremos mudar novamente. Acredito que isso tenha acontecido recentemente de 20 em 20 anos. É como se a sociedade tivesse uma bomba-relógio preparada para detonar - tomar atitudes - a cada duas décadas, quando já estivesse revoltada com todos os acontecimentos.

    Porque de vinte em vinte anos? Abaixo as décadas que considero de maior revolução e reflexão no coletivo (no ocidente):

    1950 - Queda do puritanismo, revolução sexual, os jovens tomando o poder. Foi o que começou a quebrar os padrões cristãos e mostrou que os jovens tem a força e tem condições para mudar. Os jovens ganharam voz. Veio junto com a criação do rock n roll.