Estórias* de Gravações - coisas curiosas

    Autor Mensagem
    LeandroP
    Moderador
    # out/09


    Relate coisas curiosas de gravações.

    Pode ser uma experiência sua ou mesmo de bandas famosas. Histórias e estórias* que você conhece ou vivenciou.

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Eu participei da gravação do cd de um amigo e estávamos todos ouvindo as trilhas, quando o cantor disse: eu não cantei isso!

    A letra da música trazia a frase "feito piada braba", mas quando ouvimos as trilhas estava "feito piada brava".

    Bem, ele disse que não havia cantado aquilo mesmo, que havia tomado o cuidado de não trocar o "b" pelo "v" (por uma questão estética da letra, porque o significado é o mesmo, mesmo), e ficamos todos curiosos.

    Colocamos a trilha pra ouvir novamente e lá estava a letra "v" em "brava", quando um de nós percebeu que junto da última sílaba estava o chimbau da bateria. Mutamos (deixar mudo) aquele chimbal e pimba: braba.

    Como pode?! Um detalhe tão pequeno mudar uma palavra, e ainda por cima para "a indesejada". Coincidência °.°

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    up!

    [acho que este tópico não vai dar certo]

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Vou mudar o título do tópico pra "tenho 10 mil e não sei com o que gastar".

    Konrad
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Rapaz, li alhures uma história de um técnico que acompanhou a gravação do Texas Flood do SRV e ficou surpreso com o pouco tempo em que eles o gravaram, quase tudo em um take.

    Houve uma quebra de corda, o Stevie parou, ela foi trocada e ele continuou de onde havia parado, sem voltar a faixa.

    Agora falta achar a entrevista. ehheheh

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    brunoliam

    Quando o clima tá rolando, não tem o que faz parar. É legal assim mesmo, de primeira, que pega toda a vibe dos músicos.

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Se você ouvir com atenção a música Since I've Been Loving You, do Led Zeppelin, vai notar que faltou um pouco de óleo no pedal do bumbo do Bonhan. Cada vez que ele toca o bumbo dá pra ouvir um "nhec nhec"... Doido °.°

    edu ROCK
    Veterano
    # out/09
    · votar


    A música Black Dog , do Led Zeppelin, se chama assim porque durante a sua gravação, havia um cachorro preto que ficava entrando no estúdio.

    No final da música Long Long Long, dos Beatles, dá pra ouvir um ruído.
    É o barulho de uma xícara de chá vibrando sobre um amplificador de guitarra.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Reza a lenda que :

    "Daniel na Cova dos Leões" era gigantesca (acho que tinha mais de 10 min) e teve que ser "reduzida" para entrar no Legião II. Afinal, "Eduardo e Mônica" também não é nada pequena.

    A música "Índios" foi toda feita no teclado pelo Renato Russo de uma vez só e acho que a letra todinha junto.

    Tem uma cantora brasileira (das antigas) que gravava pelada, só não lembro o nome ao certo...

    A música "Menina Veneno" teve a grande contribuição do famoso reverb de azulejo pra dar um clima bacana na voz do Richie.

    Se eu lembrar mais eu posto.

    Konrad
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Konrad
    · votar


    MauricioBahia
    A música "Menina Veneno" teve a grande contribuição do famoso reverb de azulejo pra dar um clima bacana na voz do Richie.

    Sem contar o tal abat-jour cor de carne... ehhehehe. (whatever that means)

    PsicoLimp
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Uma vez, eu estava gravando com minha banda e eu não conseguia cantar a seguinte frase:"O seu pensamento está na tela de uma tevê",porque a música era muito rápida e as palavras "tela" e "tevê" saiam como "Tchela" e "tcheve"! Foi bem engraçado no dia...

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    PsicoLimp

    Dicção é um problema mesmo.

    Faço parte de uma comunidade no orkut sobre letras de músicas cantada errada, gente que entende uma coisa e é outra... dou muita risada.

    londrer
    Veterano
    # out/09 · Editado por: londrer
    · votar


    Eles todos foram para Montreux, às margens do Lago de Genebra, para gravar com um estúdio móvel. Eles não tinham muito tempo. Frank Zappa e a Mothers estavam no melhor lugar, mas algum estúpido com um sinalizador queimou o lugar até o chão.
    Havia fumaça sobre a água e fogo no céu.
    Eles queimaram totalmente a casa de jogos que ruiu com um som terrível. Funky Claude correu por todos os lados para tirar as crianças do local. Bom, quando tudo acabou eles precisaram procurar outro lugar, mas o tempo estava se esgotando e parecia que eles não iriam conseguir.
    Terminaram então no Grand Hotel que estava vazio e frio, mas, com caminhão do Rolling Stones por lá, eles fizeram as músicas. Foi com algumas luzes vermelhas e algumas camas velhas que eles fizeram um lugar pra suar a camisa.
    Acho que, não importa o que eles ganharam com isso, com certeza eles jamais esqueceram disso.

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Fire in the sky

    Endurance
    Veterano
    # out/09
    · votar


    londrer
    Quase que me pega nessa! xD

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Frank Zappa and The Mothers!

    O Google Translator não entende de música!

    Eric Clapton
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Eric Clapton
    · votar


    LeandroP


    Reza a lenda e quem disse isso foi o próprio Jimmy Page, que em 1965 (Page trabalhava como músico de estúdio) o grupo John Mayall and The Bluesbreakers with Eric Clapton, estavam no estúdio para gravar o lendário álbum "Beano". Porém, a condição imposta pelo próprio Clapton era de que ele só tocaria nesse estúdio se os engenheiros de gravação trabalhassem com o volume desejado pelo próprio Clapton com o recem criado Marshall JTM-45 com falantes Alnico Ceslestion G12 & KT-66 Output Tubes e uma GIBSON LES PAUL STANDARD 1950 com o volume de ambos no talo!

    Resultado: Um dos timbres mais desejados por muitos guitarristas do mundo inteiro e dois engenheiros de som encaminhados ao hospital devido ao volume absurdo da guitarra.

    Doidão esse Clapton!!!Essa é a foto no estúdio em 1965 com John Mayall ao fundo!!!

    LeandroP
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Murillo Wendel

    Pô, legal essa história... O Clapton deu um tapa no ouvido dos caras hehaheuahe

    Eric Clapton
    Veterano
    # out/09
    · votar


    LeandroP


    hausuashuashu... Mas deve ser foda. tem gente que tem mais sensibilidades nos ouvidos. Eu por exemplo sou ao contrário, pra mim, quanto mais volume melhor!!

    Estou até com um pequeno zombido no ouvido esquerdo!! heheheh

    edu ROCK
    Veterano
    # out/09
    · votar


    MauricioBahia
    Afinal, "Eduardo e Mônica" também não é nada pequena.


    Eu também já ouvi dizer que Eduardo e Mônica também teve partes cortadas, e que na versão integral eles se mudavam pra Bahia, e lá eles tinham um filho.

    E seria a esse filho que Renato se referia ao cantar "Porque o filhinho do Eduardo tá de recuperação", e não a um dos gêmeos que vieram há dois anos atrás(até porque seria impossível uma criança de 2 anos estudar e ficar de recuperação.)

    Bom..são lendas, né

    Eric Clapton
    Veterano
    # out/09
    · votar


    LeandroP

    Não é a toa que ele esta virtualmente surdo. Mas mesmo assim, segundo o próprio na sua autobiografia, ele se recusa a usar o aparelho auditivo e ainda toca com amplificadores de 100w no talo.

    LeD_HaleN
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Reza a lenda que Jimmy Page Gravou o solo de Helter Skelter na versão de trinta minutos, ele tinha ido visitar os colegas no studio, e pegaram eles no meio da gravação, não durou muito tempo até o page ser convidado pra sentar com uma guitarra no colo e compor o solo de helter skelter.

    essa lenda é contestada por muitos ingleses, e é considerada real aqui no brasil, sendo que o presidente do fã clube oficial dos beatles afirmou que era verdade, e o lula zeppeliano (presidente do fã clube dos zeppelins aqui no Brasil) acredita que ele realmente compôs.
    mas, jimmy página nunca falou nada a respeito.

    pacman jp
    Veterano
    # out/09
    · votar


    a condição imposta pelo próprio Clapton era de que ele só tocaria nesse estúdio se os engenheiros de gravação trabalhassem com o volume desejado pelo próprio Clapton


    guardadas as devidas proporções, Joey ramone tocou a vida toda com uma guitarra de 50 dólares, com dois amplificadores com o volume "no talo", e quando pediam pra ele abaixar, ele dizia: a gente tá pagando pra vcs mixarem o som... meu som é assim... se virem!"

    LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    "a gente tá pagando pra vcs mixarem o som... meu som é assim... se virem!"

    Bem punk mesmo °.°

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    LeandroP
    Colocamos a trilha pra ouvir novamente e lá estava a letra "v" em "brava", quando um de nós percebeu que junto da última sílaba estava o chimbau da bateria. Mutamos (deixar mudo) aquele chimbal e pimba: braba.

    pois é, deve dar algum fenomeno fisico-acustico aí na soma do som do chimbau com a voz. o B e o V são sonoramente proximos.

    uma vez eu fui gravar um violao com uma bateria gerada a partir de um midi (num programa bem vagabundo). era aquela "that thing you do" do the wonders.
    o primeiro acorde, E, soava como um E6. ficava super estranho.
    quando eu desligava a bateria, sumia a sexta.
    dissonancias do alem.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    kiki

    Então, o "tsss" do chimbau sobre a letra "b" transformava num "v". Matamos apenas aquela batida e tudo foi resolvido. Rimos a beça quando solucionamos e realmente é um fenômeno mesmo.

    No seu caso esta 6a deve ter vindo do além mesmo. Você benzeu a midi antes?!

    °.°

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estórias* de Gravações - coisas curiosas