Dúvida: HomeStu. Gravações, MesasdeSom

    Autor Mensagem
    Errol
    Veterano
    # jun/04


    Galera, comprei o livro "Fábrica de Sons" de sérgio Sá, que possui várias dicas, entre elas a seguinte:

    "Bem, com oito canais de bateria, um canal para o baixo, quatro canais para guitarras (considerando duas guitarras gravadas em estério, que ocupam dois canais cada uma) e seis canais para teclados (correspondentes a três teclados estério), teremos 19 canais dedicados á parte instrumental."

    No que se baseia essas guitarras/teclados gravados em estério?

    Vocês já fiseram gravações com microfones ou conectando a guita direto na mesa? qual recomendam? me assustei com os preços de microfones pra esse fim.

    Se eu gravar cada parte separadamente, precisaria de no máximo 10 canais (aproximadamente, para a bateria) certo?

    local22
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Quando você grava em estéreo você preserva muito mais o timbre do instrumento.

    Já gravei das duas formas, tendo a preferir gravar junto ao amplificador com um mic na frente e outro atrás do amplificador, apesar de já haverem softwares com recursos para reproduzir o som de quase qualquer amplificador, inclusive valvulados... mas alguma coisa fica pra trás, não é totalmente perfeito...

    certo, gravando cada instrumento separadamente você tem como não só economizar canais, como também trabalhar melhor cada gravação...

    isso são meus pontos de vista, mas esse assunto gera opiniões bem divergentes... é algo bastante pessoal e o ideal é que você mesmo experimente, para descobrir a sua preferência...

    valeu

    Errol
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Como assim preservar? quais são as diferenças? vlws.

    Errol
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Mais uma coisa, quanto a caixas acústicas, vi uma pela primeira vez, soh ví uma entradinha :P eh soh isso? pluga na caixa/cabeçote e da saída pluga na caixa acústica? nada de tomada, equalizer? :P

    marcioazzarini
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    Errol
    Estereo - é a divisão do som em 2 canais, da direita e da esquerda. É possível, por exemplo, deixar a guitarra somente na esquerda, e o teclado somente na direita, e isso é mais "visível" qdo estamos com fone de ouvido. Existem vários efeitos de guitarra que são estéreo, como phasers, chhorus, onde fica alternando em que canal será lançado o som. Mesma coisa acontece com teclados. Uma outra possibilidade de gravar guitarra estéreo, seria gravar o som em linha dela na direita, e um canal microfonado na esquerda, por exemplo.
    Abraços!
    ___________________
    Marcio Azzarini
    http://www.marciobasspage.cjb.net
    http://www.polosopostos.cjb.net
    http://www.basspoint.cjb.net

    local22
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Errol

    Quando digo preservar, digo manter o som original da guitarra... o timbre dela, assim como você a ouve quando toca ela com um amplificador... quando a guitarra é ligada em linha, o som dela é digitalizado diretamente perdendo nesse processo algumas frequências que não se perdem quando a gravação é feita microfonando o amplificador... os efeitos oferecidos pelos softwares de gravação são para imitar essas frequências, mas em muitos casos não é a mesma coisa...

    é um ponto que gera divergências... existem os que gostam do jeito novo, e outros que preferem à moda antiga...

    quanto ao amplificador que você viu... não sei de qual você está falando, mas um JCM valvulado tem mais de uma entrada... e tem um equalizador sim...

    Errol
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    local22
    era uma caixa aih :P sem marca, 400 conto, estilo essa: http://www.pridemusic.com.br/produtos/marshall22.jpg , como eu disse, porém olhei atrás dela e soh tinha uma entradinha :P num tem tomada nem nada? eh soh isso? :) flws

    Demolisher
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Essa caixa não é amplificada, manim, é só o alto falante... o ampli, vc compra à parte...
    Ela realmente só costuma ter uma entrada e (algumas) uma saída paralela...
    Valeu?

    local22
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Errol

    vide demolisher

    Errol
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    intaum eh soh isso mesmo ? :P eh iso aews, vlws

    Demolisher
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    às ordens...

    jrcintra
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Errol
    hehe , 1 canal para baixo...
    c vc queh realmente um BAIXO BEM GRAVADO , grave em 2..
    um com as freq. medios graves e outro para medios agudos

    leandrosmoraes
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    PRESCISO DE UMA AJUDA, ESTOU FAZENDO UMA GRAVAÇÃO CASEIRA NO CAKEWALK HOME STUDIO 2004, E QUANDO VOU GRAVAR A VOZ OU QUALQUER OUTRO INSTRUMENTO DE PERCUSÃO ONDE VOU USAR O MICROFONE, A GRAVAÇÃO FICA MAIS RÁPIDA DO QUE O ANDAMENTO, QUE FOI GRAVADO. O QUE EU FAÇO, AINDA NÃO TESTEI GRAVANDO O VIOLAO PRA VER SE TAMBEM VAI FICAR MAIS RAPIDO DO QUE DEVIA.
    QUERIA QUE EU ESCUTASE EXATAMENTE DA FORMA QUE EU GRAVEI E ATE NA HORA DE GRAVAR UM SEGUNDO INSTRUMENTO USAR O PRIMEIRO COMO GUIA.

    PRESCISO DE UMA AJUDA.

    leandroms27@hotmail.com
    leandrosmoraes@gmail.com
    leandros_moraes@yahoo.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: HomeStu. Gravações, MesasdeSom