Autor |
Mensagem |
guitar_crust Veterano |
# ago/09
olá turma, veio uma inspiração e criei 2 riffzinhos. Tirei a base deles, pedia até pra um amigo ficar tocando a base e eu riffando. Ficou massa. dando uma vasculhada no PC, achei 2 letras minhas e resolvi tentar encaixar alguma nesses riffs/base.
Mas não tô conseguindo... Alguma dica? Tem um processo pra fazer isso?
Abraços
|
Van_Lorien Veterano |
# ago/09
· votar
guitar_crust Nem sempre uma letra encaixa perfeitamente em uma melodia e vice-versa. Quem sabe se tu fizer algumas alterações na letra e/ou melodia pra que ambas se adequem, mas sem perder a ideia inicial.
|
guitar_crust Veterano |
# ago/09
· votar
Opa! Deve ser isso mesmo. Então amigo, o melhor seria eu criar uma letra já pronta para encaixar certo?
Veja se eu to certo: tenho quecriar uma melodia apartir da harmonia né?
|
ViniMGS Veterano |
# ago/09
· votar
Veja se eu to certo: tenho quecriar uma melodia apartir da harmonia né? Você não tem que criar nada a partir de nada. Você é livre pra fazer o que quiser. Se tudo fosse padronizado a música seria algo monotono demais. Agora, se você quiser fazer algo que com certeza ira encaixar bonitinho, você pode seguir alguns padrões.
|
guitar_crust Veterano |
# ago/09
· votar
Tipo?
|
2Humbucker Veterano |
# ago/09
· votar
Sugestão minha, vc pode começar criando a letra e harmonizar algo especifico pra ela e depois evoluir isso pra algo "riffado".
Ou pode fazer o inverso, criar um Riff e depois uma letra q se encaixa.
Mas cara música "não tem regras", mas pra composição tem dicas tipo: sua música tem os versos e o refrão, as vezes um pré refrão. ai to pode fazer assim:
Verso 1 = A Verso 2 = B Verso 3 = C Pré refrão = D Refrão = E Ponte = F
Estrutura da música:
A B D E A C D E F D E D E
Entendeu?
|
Hard_Guitar Veterano |
# ago/09
· votar
Tentar encaixar uma letra pronta em uma harmonia pronta é uma tarefa bem difícil... O ideal é escrever a letra já pensando na melodia dela, e depois criar uma harmonia em cima da melodia. Ou melhor ainda (e mais difícil), fazer letra, melodia e harmonia simultaneamente. A harmonia de uma música depende muito da métrica da letra, e vice-versa.
Já fiz músicas desta forma que você está dizendo: criei uma harmonia e depois peguei uma letra minha qualquer para colocar em cima. Tive que fazer várias adaptações, tanto na harmonia quanto na letra, pra poder encaixar.
|
ViniMGS Veterano |
# ago/09 · Editado por: ViniMGS
· votar
guitar_crust Fazer o refrão na 5ª, alguma progressões de acordes, como I IV V no blues.
A B D E A C D E F D E D E PLÁGIO OMG
|
guitar_crust Veterano |
# ago/09
· votar
Entendeu?
Entendi sim. Mas a minha maior dificuldade é trabalhar melodia x letra mesmo. Mas como é processo criativo, acho que realmente não dá pra formular.
|
2Humbucker Veterano |
# ago/09
· votar
Nessa parte ai cara é uma questãod e esolha, ou vc faz uma melodia pra letra ou uma letra pra melodia. Fazer os dois juntos é bem dificil.
Axo que uma boa seria fazer um verso por vez, e eu pessoalmente qnd escrevo qq coisa, não fico me prendendo a rimas, mas como se trata de música axo q se você der uma lida em algo com relação a métrica seria uma boa
|
2Humbucker Veterano |
# ago/09
· votar
ViniMGS
Sabe q eu não estou falando de acordes né?
|
ViniMGS Veterano |
# ago/09
· votar
2Humbucker Sei lá poderia ser...
|