| Autor | 
Mensagem | 
rodolfo_gju Veterano | 
 # jun/09 
  
  sou novo aqui no forum  e toco violão a pouco tempo
  eu queria saber como subir o tom de uma música no meio dela por exemplo: um música com os seguintes acordes:
  G D Am C 
  como ficaria par subir o tom
  
 | 
Van_Lorien Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  rodolfo_gju Sobe um tom cada acorde, ora.
 
  | 
Thyagw Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  A E Bm D
 
  | 
erico.ascencao Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  rodolfo_gju A música Pop adora isso. Tudo quanto é música usa este artifício pra dar "um gás" no fim da música: Back on the Chain Gang (Pretenders), God Gave Rock n' Roll to You (Kiss), I'll Be There For You (Bon Jovi), Living On A Prayer (Bon Jovi), etc...
 
  | 
rodolfo_gju Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  mas não tem q ter algum outra nota para fazer essa passagem? ou passar direto
 
  | 
erico.ascencao Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  rodolfo_gju Ou faz uma breve paradinha ou usa um acorde de transição. Agora, qual acorde eu não sei...
 
  | 
Minow Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  rodolfo_gju Você pode usar um Bb que é acorde preparatório pro A.
 
  | 
janick Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  I'll Be There For You (Bon Jovi), Living On A Prayer (Bon Jovi
  Ambos os casos, assim como várias outras do Bon Jovi utilizam de uma Subida de intervalo de uma terça menor, geralmente após o solo.
 
  | 
rodsom Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  rodolfo_gju normalmente se faz a quinta do tom, por exemplo, para passar para A, faz se a preparaçao em E. mas isso nao e regra geral, pode se usar a criatividade, fazer uma passagem mais complexa, uma escala por exemplo.
  
 | 
vitaoma Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  Eu nasci a dez mil anos atrás... No refrão o Raul canta e o coral repete, no fim (uma sétima maior para cima, eu acho) o coral canta e o Raul repete.
  A D A D E ---> Normal Bb Eb Bb Eb F
 
  | 
LeandroP Moderador | 
 # jun/09 · Editado por: LeandroP 
  · votar  
  rodolfo_gju
  Pra subir um tom você precisa conhecer os intervalos (que é medido em números de tons).
  Vamos ver este assunto de uma forma diferente. Imagine uma régua dividida em centímetros. Cada centímetro correponderá a um intervalo de 1 tom.
 
  .       1cm   2cm   3cm   4cm   5cm   6cm   7cm   8cm | tom | tom | tom | tom | tom | tom | tom | tom | .
 
  Sabendo que cada tom corresponde a 1cm, logo meio-tom (ou semitom) corresponde a meio centímetro.
  Nesta régua, as notas estão dispostas da seguinte forma:
 
  .       C     D     E  F     G     A     B  C     D | tom | tom | tom | tom | tom | tom | tom | tom | .
 
  Você pode notar na régua acima que não são todas as notas que estão alinhadas. Isso acontece porque as notas não estão separadas por uma distância (ou intervalo) de 1 centímetro. Algumas notas estão mais próximas, a uma distância de apenas meio centímetro, ou meio-tom (semitom).
 
  .    1cm     1cm    0,5cm    1cm     1cm     1cm    0,5cm C       D       E       F       G       A       B      C      T        T      ST       T       T      ST      T   .
 
  Podemos concluir que as notas de E e F e as notas B e C possuem uma distância mais curta com relação as demais notas. Essas notas estão separadas em um intervalo de semitom, que representei com a sigla ST, sendo o tom inteiro representado apenas pela letra T.
  Voltando ao planeta Terra, vamos ver como transportar os acordes que você mencionou: G D Am C
  Subindo 1 tom, temos:
  G + 1T = A D + 1T = E Am + 1T = Bm C + 1T = D
 
  A, E, Bm e D
  Se você quiser, pode continuar a escalada, subindo mais 1 tom:
  A + 1T = B E + 1T = F# Bm + 1T = C#m D + 1T = E
  Veja que nesta altura, apareceram os sinais de sustenido, representado por "#".
  Este sinal funciona pra elevar a nota em um intervalo (ou distância) de um semitom.
  Se você precisa diminuir o intervalo em um semitom, então utiliza-se o sinal de bemol, representado por "b".
 
  .          C .     C#  ou   Db .          D .     D#  ou   Eb .          E .          F .     F#  ou   Gb .          G .     G#  ou   Ab .          A .     A#  ou   Bb .          B .          C .     C#  ou   Db .        etc .
 
 
  | 
LeandroP Moderador | 
 # jun/09 · Editado por: LeandroP 
  · votar  
  Você pode subir um tom de maneira direta mesmo, sem a necessidade de preparação:
 
    ________ +1  ________  +1 __________  +1 ____________   G D Am C  -  A E Bm D  -  B F# C#m E  -  C# G# D#m F# etc
 
 
  | 
rodolfo_gju Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  então ficaria assim
  Começa G  D  Am  C
  depois para subir de tom  pasagem em Bb e cai nos acorde de
  A, E, Bm e D
  tá meio estranho eu acho q poderia ter mais alguns acordes 
  mas mesmo assim valeu ai galera
 
  | 
Prof. Grosélio Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  rodolfo_gju mas não tem q ter algum outra nota para fazer essa passagem? ou passar direto
  Não tem que fazer mais nada, é só mudar de tom. 
  tá meio estranho eu acho q poderia ter mais alguns acordes 
  Se voce acha que poderia, então faça. Se voce faz a pergunta, e logo após faz uma afirmação, não dá para saber o que voce quer, ou qual é a sua duvida. Fala sério.
 
  | 
Kamus23 Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  Acho que na musica Sinonimos de  Chitaozinho e Xororo e Zé Ramalho, acontece isso, bem no meio da musica, de modo bem seco...
 
  | 
Prof. Grosélio Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  Kamus23  bem no meio da musica, de modo bem seco...
  O nome disso é modulação.
 
  | 
rodolfo_gju Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  valeu todo mundo
 
  | 
rodolfo_gju Veterano | 
 # jun/09 
  · votar  
  mas eu preciso q essa transição seja com dois acordes  alguém sabe quais são esse dois acordes?
 
  | 
Jon guitar Veterano | 
 # jun/11 
  · votar  
  aí pessoal, ressucitando o forun, ao invés de criar outro... essa modulação existem regras? posso subir qtos tons ou semitons eu kiser?? ex.: tenho uma música onde a sequencia de acordes são: 
  "Lá menor, ré menor, sol maior, dó maior e mi menor"  quero subir o tom no final da música, tentei em si menor (um tom) mas parece que ficou meio estranho... qual tom encaixaria melhor nessa sequencia??   posso subir meio...um...dois...dois e meio..tres... tons? ou existem regras?
  vlw galera! abrass
 
  | 
erico.ascencao Veterano | 
 # jun/11 · Editado por: erico.ascencao 
  · votar  
  Jon guitar Na música Pop se usa muito este recurso. Já escutei de um tom (Back on the Chain Gang), um tom e meio (Living on a Prayer)...
 
  | 
Edu_Afram Veterano | 
 # jun/11 
  · votar  
  rodolfo_gju
  eu to sem violão aqui então n me lembro bem as sonoridades das notas UAHUA mas se vc fizer um E pra subir acredito que possa ficar bom, é uq edepende do ritimo que vc toca etc..
 
  | 
Jon guitar Veterano | 
 # jun/11 
  · votar  
  aee, bom, não é só música pop, haha, anos oitenta e noventa pelo menos Bon Jovi era hard, mas enfim... música classica é cheio disso, e Shaman tbm! Fairy Tale não é pop o.O  mto menos Carry On do Angra =s Nova Era haha, o rock in roll sempre fez isso, isso vem desde as sinfonias de compositores clássicos... mas enfim... não era bem esse o assunto, hehe, mas vlw msm assim!  então, eu ja vi subir tons variáveis, tipo, um, um e meio.. mas penssei que existisse uma regra para cada escala usada na música, tipo.. a Living on a prayer Teve de ser um tom e meio! pq se fosse um só, ou dois, a música estaria errada...assim como a outra Teve que ser um tom.. e que existisse algumas regras, mas pelo jeito posso subir qtos tons eu kiser =)
 
  | 
Darlan Felix Veterano | 
 # jun/11 
  · votar  
  Cara é muito fácil subir de tom. Eu uso algo muito simples que dá pra você subir. 
  Na harmonia que você colocou, vejo que está em G Major. 
  Então faça sua harmonia normal: 
  G D Am C  
  Quando chegar no C, coloque um C/D e após D/E. Depois só bater um A Major. 
  É simples. 
  Subdominante/Dominante - Superdominante/SobreDominante - Tônica um tom acima.
 
  |