Autor |
Mensagem |
rodolfo_gju Veterano |
# jun/09
sou novo aqui no forum e toco violão a pouco tempo
eu queria saber como subir o tom de uma música no meio dela por exemplo: um música com os seguintes acordes:
G D Am C
como ficaria par subir o tom
|
Van_Lorien Veterano |
# jun/09
· votar
rodolfo_gju Sobe um tom cada acorde, ora.
|
Thyagw Veterano |
# jun/09
· votar
A E Bm D
|
erico.ascencao Veterano |
# jun/09
· votar
rodolfo_gju A música Pop adora isso. Tudo quanto é música usa este artifício pra dar "um gás" no fim da música: Back on the Chain Gang (Pretenders), God Gave Rock n' Roll to You (Kiss), I'll Be There For You (Bon Jovi), Living On A Prayer (Bon Jovi), etc...
|
rodolfo_gju Veterano |
# jun/09
· votar
mas não tem q ter algum outra nota para fazer essa passagem? ou passar direto
|
# jun/09
· votar
rodolfo_gju Ou faz uma breve paradinha ou usa um acorde de transição. Agora, qual acorde eu não sei...
|
Minow Veterano |
# jun/09
· votar
rodolfo_gju Você pode usar um Bb que é acorde preparatório pro A.
|
janick Veterano |
# jun/09
· votar
I'll Be There For You (Bon Jovi), Living On A Prayer (Bon Jovi
Ambos os casos, assim como várias outras do Bon Jovi utilizam de uma Subida de intervalo de uma terça menor, geralmente após o solo.
|
rodsom Veterano |
# jun/09
· votar
rodolfo_gju normalmente se faz a quinta do tom, por exemplo, para passar para A, faz se a preparaçao em E. mas isso nao e regra geral, pode se usar a criatividade, fazer uma passagem mais complexa, uma escala por exemplo.
|
vitaoma Veterano |
# jun/09
· votar
Eu nasci a dez mil anos atrás... No refrão o Raul canta e o coral repete, no fim (uma sétima maior para cima, eu acho) o coral canta e o Raul repete.
A D A D E ---> Normal Bb Eb Bb Eb F
|
LeandroP Moderador |
# jun/09 · Editado por: LeandroP
· votar
rodolfo_gju
Pra subir um tom você precisa conhecer os intervalos (que é medido em números de tons).
Vamos ver este assunto de uma forma diferente. Imagine uma régua dividida em centímetros. Cada centímetro correponderá a um intervalo de 1 tom.
. 1cm 2cm 3cm 4cm 5cm 6cm 7cm 8cm | tom | tom | tom | tom | tom | tom | tom | tom | .
Sabendo que cada tom corresponde a 1cm, logo meio-tom (ou semitom) corresponde a meio centímetro.
Nesta régua, as notas estão dispostas da seguinte forma:
. C D E F G A B C D | tom | tom | tom | tom | tom | tom | tom | tom | .
Você pode notar na régua acima que não são todas as notas que estão alinhadas. Isso acontece porque as notas não estão separadas por uma distância (ou intervalo) de 1 centímetro. Algumas notas estão mais próximas, a uma distância de apenas meio centímetro, ou meio-tom (semitom).
. 1cm 1cm 0,5cm 1cm 1cm 1cm 0,5cm C D E F G A B C T T ST T T ST T .
Podemos concluir que as notas de E e F e as notas B e C possuem uma distância mais curta com relação as demais notas. Essas notas estão separadas em um intervalo de semitom, que representei com a sigla ST, sendo o tom inteiro representado apenas pela letra T.
Voltando ao planeta Terra, vamos ver como transportar os acordes que você mencionou: G D Am C
Subindo 1 tom, temos:
G + 1T = A D + 1T = E Am + 1T = Bm C + 1T = D
A, E, Bm e D
Se você quiser, pode continuar a escalada, subindo mais 1 tom:
A + 1T = B E + 1T = F# Bm + 1T = C#m D + 1T = E
Veja que nesta altura, apareceram os sinais de sustenido, representado por "#".
Este sinal funciona pra elevar a nota em um intervalo (ou distância) de um semitom.
Se você precisa diminuir o intervalo em um semitom, então utiliza-se o sinal de bemol, representado por "b".
. C . C# ou Db . D . D# ou Eb . E . F . F# ou Gb . G . G# ou Ab . A . A# ou Bb . B . C . C# ou Db . etc .
|
LeandroP Moderador |
# jun/09 · Editado por: LeandroP
· votar
Você pode subir um tom de maneira direta mesmo, sem a necessidade de preparação:
________ +1 ________ +1 __________ +1 ____________ G D Am C - A E Bm D - B F# C#m E - C# G# D#m F# etc
|
rodolfo_gju Veterano |
# jun/09
· votar
então ficaria assim
Começa G D Am C
depois para subir de tom pasagem em Bb e cai nos acorde de
A, E, Bm e D
tá meio estranho eu acho q poderia ter mais alguns acordes
mas mesmo assim valeu ai galera
|
Prof. Grosélio Veterano |
# jun/09
· votar
rodolfo_gju mas não tem q ter algum outra nota para fazer essa passagem? ou passar direto
Não tem que fazer mais nada, é só mudar de tom.
tá meio estranho eu acho q poderia ter mais alguns acordes
Se voce acha que poderia, então faça. Se voce faz a pergunta, e logo após faz uma afirmação, não dá para saber o que voce quer, ou qual é a sua duvida. Fala sério.
|
Kamus23 Veterano |
# jun/09
· votar
Acho que na musica Sinonimos de Chitaozinho e Xororo e Zé Ramalho, acontece isso, bem no meio da musica, de modo bem seco...
|
Prof. Grosélio Veterano |
# jun/09
· votar
Kamus23 bem no meio da musica, de modo bem seco...
O nome disso é modulação.
|
rodolfo_gju Veterano |
# jun/09
· votar
valeu todo mundo
|
rodolfo_gju Veterano |
# jun/09
· votar
mas eu preciso q essa transição seja com dois acordes alguém sabe quais são esse dois acordes?
|
Jon guitar Veterano |
# jun/11
· votar
aí pessoal, ressucitando o forun, ao invés de criar outro... essa modulação existem regras? posso subir qtos tons ou semitons eu kiser?? ex.: tenho uma música onde a sequencia de acordes são:
"Lá menor, ré menor, sol maior, dó maior e mi menor" quero subir o tom no final da música, tentei em si menor (um tom) mas parece que ficou meio estranho... qual tom encaixaria melhor nessa sequencia?? posso subir meio...um...dois...dois e meio..tres... tons? ou existem regras?
vlw galera! abrass
|
# jun/11 · Editado por: erico.ascencao
· votar
Jon guitar Na música Pop se usa muito este recurso. Já escutei de um tom (Back on the Chain Gang), um tom e meio (Living on a Prayer)...
|
Edu_Afram Veterano |
# jun/11
· votar
rodolfo_gju
eu to sem violão aqui então n me lembro bem as sonoridades das notas UAHUA mas se vc fizer um E pra subir acredito que possa ficar bom, é uq edepende do ritimo que vc toca etc..
|
Jon guitar Veterano |
# jun/11
· votar
aee, bom, não é só música pop, haha, anos oitenta e noventa pelo menos Bon Jovi era hard, mas enfim... música classica é cheio disso, e Shaman tbm! Fairy Tale não é pop o.O mto menos Carry On do Angra =s Nova Era haha, o rock in roll sempre fez isso, isso vem desde as sinfonias de compositores clássicos... mas enfim... não era bem esse o assunto, hehe, mas vlw msm assim! então, eu ja vi subir tons variáveis, tipo, um, um e meio.. mas penssei que existisse uma regra para cada escala usada na música, tipo.. a Living on a prayer Teve de ser um tom e meio! pq se fosse um só, ou dois, a música estaria errada...assim como a outra Teve que ser um tom.. e que existisse algumas regras, mas pelo jeito posso subir qtos tons eu kiser =)
|
Darlan Felix Veterano |
# jun/11
· votar
Cara é muito fácil subir de tom. Eu uso algo muito simples que dá pra você subir.
Na harmonia que você colocou, vejo que está em G Major.
Então faça sua harmonia normal:
G D Am C
Quando chegar no C, coloque um C/D e após D/E. Depois só bater um A Major.
É simples.
Subdominante/Dominante - Superdominante/SobreDominante - Tônica um tom acima.
|