Dúvidas meio longas e específicas sobre escalas envolvendo tom, improvisação, etc (Guitarra)

    Autor Mensagem
    Lucas_Sunheart
    Membro Novato
    # dez/20


    Estava estudando um pouco ontem e até agora sei que a relativa menor de Dó maior é Lá menor (a sexta e tals), no caso esse Lá menor é o da escala natural, ou seja, é o mesmo que o Lá Éolio né?
    Portanto se uma música está em dó maior, uma das possibilidades seria improvisar na escala eólica de Lá não é? É meio estranho pois tem as mesmas notas da escala maior de dó (jônica), mas tudo bem; então se tiverem tocando uma música num tom menor (éolica/natural), eu já posso solar numa escala jônica de sua relativa maior e vice versa?
    Se sim, isso funcionária para a os outros dois tipos de escala menor (a melodica e harmônica)? No caso digo de eu tocar a melodica/harmônica de lá menor numa música em tom de dó maior? Eu sei que nessas duas há alguns acidentes diferente da menor natural relativa (éolica) e da maior respectiva (jônica) que são certinhas CDEFGABC (a natural menor só muda a ordem né?). Negócio é que se a eólica de lá menor tem as mesmas notas que a de dó maior, e o tom da música é dó, tocar a eólica relativa vai ter a sensação de estar maior não?


    Além de tocar a relativa menor, numa música de um tom específico, dá pra tocar outros modos gregos a não ser a eólica? Mas vão possuir algumas notas diferentes? Porque tocar a eólica relativa é redundante aí meu ver. Se sim, como eu poderia descobrir os outros modos que poderiam ser tocados e aplicar de acordo com o tom definido da música?













    [b][/b]

    LeandroP
    Moderador
    # dez/20
    · votar


    Lucas_Sunheart

    Elementar!
    Está caminhando corretamente!
    E da mesma forma que você nota certos acidentes na escala, como a nota G# na escala de Lá menor harmônica, os acordes gerados pelo "empilhamento de terças" dessa escala deve se alterar toda vez que esta nota alterada entrar na formação dos acordes. Essa é uma das razões de você encontrar músicas em Lá menor que tenham o acorde Em7 e o acorde E7.
    ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas meio longas e específicas sobre escalas envolvendo tom, improvisação, etc (Guitarra)