Porque apenas poucas bandas alcançam o sucesso?

Autor Mensagem
Slash Silva
Veterano
# mai/09
· votar


Nichendrix,

Parabéns véio, esta é uma das mais inteligentes respostas que postaram até agora, pois eu, autor desse tópico, ainda não tinha pensado nisso, ou pensava e não conseguia ver. Às vezes preciso de alguém que me mostre o que ainda não percebi. Obrigado!

Nelton88
Veterano
# mai/09
· votar


SÓ QUEM CHEGA AO SUCESSO É QUEM FAZ ALGO PRÓPIO PORQUE MUITAS BANDAS FAZEM MUSICAS IGUAIS AS DOS OUTROS....E PARA CHEGAR AO SUCESSO TEM Q FAZE ALGO PESSOAL

Slash Silva
Veterano
# mai/09
· votar


Isso se aplica aos Covers, porém tem muito Cover por aí que ganha como profissional, imitando bandas famosas como o Metallica, Guns, Beatles, etc.

Box
Veterano
# mai/09
· votar


na minha opnião:

- ser um bom musico

- midia ! ( sem ofensas, olha o nx zero, fresno.. olha aonde estão e olha as musicas deles ¬¬, eu particularmente nao gosto. )

- ter os famosos '' contatos ''

- sonhar

- dedicação

Slash Silva
Veterano
# mai/09
· votar


Box,

Isso tmabém é verdade, quanto maior os "padrinhos", maior o sucesso. Quer queiram ou não, o que é anunciado pela Globo é bem mais aceito e consumido.

macaco veio
Veterano
# mai/09
· votar


Então, assim como na natureza, bandas fazem sucesso ou não por se adaptarem melhor aos imperativos de seus ambientes (ou públicos), do que as demais, que estão fadadas a deixar de existir mais cedo ou mais tarde.
Em 1976 eu toquei por um ano numa banda de baile que ja existia a uns 4 anos, essa banda ainda existe ate hoje tocando em bailes e vivendo profissionalmente disso e ainda mantem 3 membros da original formacao estando sempre bem adptada ao seu ambiente, varias da epoca deixaram de existir. essa banda eh uma banda bem sucedida mas nao eh e nem nunca sera uma banda de sucesso.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


macaco veio
Em 1976 eu toquei por um ano numa banda de baile que ja existia a uns 4 anos, essa banda ainda existe ate hoje tocando em bailes e vivendo profissionalmente disso e ainda mantem 3 membros da original formacao estando sempre bem adptada ao seu ambiente, varias da epoca deixaram de existir. essa banda eh uma banda bem sucedida mas nao eh e nem nunca sera uma banda de sucesso.

Claro que é uma banda de sucesso, se vc comparar bandas a empresas, vc vai ver que em média a vida média de uma empresa é de 3 a 5 anos no Brasil, a vida média de uma banda não é muito diferente disso.

Então uma empresa com 10 anos de mercado, sendo lucrativa, mesmo que não seja a ponto de se tornar uma grande empresa ou uma empresa multimilionária, é considerada uma empresa de sucesso. Porque uma banda de baile, que é um nicho bem efemero de mercado, não poderia também ser considerada uma banda de sucesso porque conseguiu permanecer por 30 anos???

Olha só quantas bandas que tiveram sucesso e influência na mídia não passaram nem da metade disso?

Só pra citar duas Les Zeppelin e The Beatles.

Mesmo entre as bandas que alcançaram fama mundial, quantas chegam aos 30 anos de carreira???

Então no nicho de público/mercado que esta sua banda atua, el é uma banda de sucesso sim, de outra forma, não conseguiria ficar tanto tempo no mercado e ainda ser competitiva. Mesmo que ela não seja uma banda de alta vendagem ou que não aparece no Faustão.

Prof. Grosélio
Veterano
# mai/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Slash Silva

O problema não é com a banda (as vezes é ) mas a maior dificuldade é voce conseguir colocar sua música na midia. Os "caras das radios" não colocam qualquer música para tocar. Eu tenho um programa em uma radio comunitária, e chega material (Cds e etc..,) e os programadores nem abrem o pacote, e com isso nem ouvem o que lhe foi enviado. Se em uma radio comunitária acontece isso, voce imagina nas outras. Meu irmão, se não tiver dinheiro para pagar o " jabá" esquece. Tem que ter dinheiro, ou nascer com o "buta" virado pra lua.
Ops!!! Eu não falei televisão. Mas precisa?

Um abraço

natiaraujoxs
Veterano
# mai/09
· votar


ha, eu acho que tem bandas que não alcançam o sucesso porque os integrantes não tocam nada e o vocalista não ajudam muito ou não tem muita carisma, na minha opnião é isso ;*

macaco veio
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
nao acho que sucesso seja isso, isso eh apenas ser bem sucedido, sucesso significa se destacar dos demais e ser lembrado por um bom tempo mesmo depois que tudo acontecer. um exemplo Morris Albert apenas com a musica Feelings (gravou pouquissimas outras) ficou conhecido mundiamente e pode ser que muitas pessoas ainda se lembrem por um bom tempo. (ganhar muito dinheiro ou nao, ai ja seria outra discursao).
nesta banda que citei eu apenas toquei por um ano em 76 mas sei que eles ainda fazem bailes.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


macaco veio

Ter sucesso, é a qualidade dada ao ato de ser bem sucedido, e a prova que a banda tem sucesso no seu nicho de mercado e é lembrada mesmo depois de muito tempo é que eles ainda estão por aí, tocando em bailes 30 anos depois.

Uma banda de baile não é uma banda que vá concorrer com uma banda que tem material próprio, nem é uma banda que concorra em mercado amplo, é um mercado bem específico, bandas que tocam covers de outras bandas em bailes e festas.

Nesse sentido eles tem sucesso sim, tanto de público, quanto de mercado, já que tanto se permanecem no mercado por mais de 30 anos, quanto ainda tem público pra contratá-los mesmo se passado tanto tempo.

Isso é que nem o Ray Conniff, ele tinha uma big band de bailes, tocava em bailes de jazz no mundo inteiro, ele mesmo só compôs duas musicas e nenhuma delas foi considerada sucesso, nem mesmo usando sua definião de bem sucedida, ele só tocava covers mundo afora, e fez isso por mais de 50 anos. Mas no universo do Easy Listening, ele é considerado um rei, mesmo quase ninguém, especialmente hoje em dia, sabendo quem ele é.

O B.B. King também é um caso quase parecido, ele também compôs poucas musicas, e é conhecido mundo afora, mas só por quem gosta de blues, jazz ou rock and roll mais clássico, se vc pensar em termos de mundo, é um público muito restrito, mesmo nos USA, onde ele é chamado de o Rei do Blues, se vc perguntar pelas ruas 1 ou 2 em cada 100 vão saber quem é ele. Se você perguntar quantas pessoas conhecem o Eminen, pelo menos 50 em cada 100 vão te dizer que sabem quem ele é. Por isso o B.B. King, mesmo tendo 80 e tantos anos e mais de 60 anos de carreira, não faz sucesso? É menos bem sucedido?

Wren
Veterano
# mai/09
· votar


A culpa é da publicidade, quem não sabe mostrar seu produto não vende.

Se sua banda faz um som bom, basta aparecer na hora certa pras pessoas certas, de preferencia, o maximo de pessoas o possivel. Nem sempre é questão dos integrantes, todo mundo ouve os mais ouvidos, se souberem ser colocados na midia, o sucesso é certeza...

... mesmo que possam cair no esquecimento algum tempo depois; pra sempre, aí sim, realmente, só os melhores.

gpeddino
Veterano
# mai/09
· votar


Eu acho que no fim vai bem além da questão grana.

Eu, por exemplo, nunca tive problema com grana. Não trabalho, só faço faculdade, mas estou batalhando há um bom tempo com minha bandas e com outros projetos musicais. Tenho um tempo bem razoável pra compor, estudar música e tenho um dinheiro até que legal pra investir em equipamento novo. Só que no fim isso não basta. Apesar de ter meios, e batalhar pra ser um bom músico e pra expor meu trabalho, falta oportunidade. E isso tem a ver com muitos fatores, desde as influências de um músico até os círculos que ele frequenta.

Então acho que, além de todas as coisas já citadas, também tem uma dose de sorte no meio, além de dedicação e perseverança. Então enquanto a sorte não vem (pode ser que ela venha!), o ideal é não desistir e saber vender seu peixe.

Miguelmvg
Veterano
# mai/09
· votar


Isso pode variar muito. Mas se vc for parar pra analisar existem muitas bandas e poucos estilos de musicas, o q faz com q muitas sejam bem parecidas. Assim a banda q geralmente chega primeiro com algo novo faz sucesso nem q seja por pouco tempo, as outras seriam "copias", agora pra se manter com sucesso é o talento mesmo. Pra fazer sucesso tem q ser original e poucos musicos são!!

Lord Sigis
Veterano
# mai/09
· votar


Porque a propaganda é a alma do negócio.

ZePortouga
Veterano
# mai/09
· votar


Sucesso imediato = integrantes jovens, bonita(o)s e que chamem o público jovem e idiota para comprar e babar

Sucesso daqui por 20 anos = Bons músicos+boa música (mas ae só se sabe daqui por 20 anos :-)

Não tenho a mínima dúvida que Scorpions, Motorhead, Rolling Stones, U2, Maiden, Priest e outros não eram nem de perto os mais "famosos" quando apareceram no mundo da musica mas hoje em dia têm sucesso e fama enquanto o restante lixo morreu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque apenas poucas bandas alcançam o sucesso?