Porque apenas poucas bandas alcançam o sucesso?

Autor Mensagem
Slash Silva
Veterano
# mai/09


Gostaria de ouvir opiniões sobre quais possíveis erros os integrantes de bandas novas estão cometendo para que não alcancem o sucesso. A culpa é de todos ou apenas de um membro?

Gianyny
Veterano
# mai/09
· votar


O problema não é nos membros, isso varia muito, tem que ter uma boa grana pra começar, gravar um disco legal, tem um empresário bom e honesto (o que não é fácil), e principalmente talento, conheço pessoas que cantam muito, muito mais que pessoas que estão na midia, mais não tem chance, essa é minha opinião.
Valeu.

Slash Silva
Veterano
# mai/09
· votar


É verdade. Acho que a falta de tempo e dinheiro também influencia muito. Principalmente os músicos mais jovens. Pois sem um estudo adequado acabam aprendendo só o básico e logo vem o desistímulo. O fato de desejarem ser iguais aos ídolos os tornam muito exigentes e quando um dos instrumentos não soa bem, começam as reclamações.

Bog
Veterano
# mai/09
· votar


Slash Silva

Existem n+2 fatores, alguns internos, outros externos. Fazer sucesso não é resultado direto de algum conjunto de requisitos, nem mesmo existe uma fórmula - se fosse assim, seria possível projetar uma banda que traria retorno 100% certo para sempre, o que a indústria fonográfica é incapaz de garantir, mesmo com os anos de experiência e milhões de dinheirinhos gastos em jabá.

Por isso, é impossível apontar onde estão as "falhas", muito menos dizer que elas estão neste ou naquele membro.

Headstock invertido
Veterano
# mai/09
· votar


Pq eles encontram um negicinho chamado gravadora.

slow17
Veterano
# mai/09
· votar


meu pq qd vc nasce... nasce com uma luz dizendo vai fazer sucesso...

nao depende de vc nm de integrante nm de produtor e talz...

sei la tem q fazer algo q o povão goste... seil ah axo q eh isso...

tem q nascer pra isso... e nao tem jeito...

Gianyny
Veterano
# mai/09
· votar


Pq eles encontram um negicinho chamado gravadora.

Nem sempre quem é contratado faz sucesso, aquela dupla da som livre "Rud e Rodsom" eu acho, gravarão pela som livre, e não fez sucesso, aquele Radiopop do Raul Gil, só passava lá e acabou.

estúpido
Veterano
# mai/09
· votar


Pra começar tem que ter grana...

Um empresário que tenha bons contatos...

Pq o Felipe Dylon fez sucesso..?? O pai dele é dono de um das mais respeitadas casas de shows do Brasil, logicamente o caminho pra ele foi muito mais fácil.

Raras bandas conseuem fazer sucesso sem um bom empresário e sem um "Capital Inicial".. Por isso acho que o underground deveria ser mais unido sem esse lance de divisão de estilo, afinal tdos tem o mesmo proposito fazer músicas boas.

Slash Silva
Veterano
# mai/09
· votar


Então isso quer dizer que todos que têm estudo mas não têm o dom estão fadados ao fracasso?

toty
Veterano
# mai/09
· votar


Porque apenas poucas bandas alcançam o sucesso?

Tópico Prof Roselito Style!

Isso é relativo, Envolve talento, midia, grana, carisma,sorte!!!

toty
Veterano
# mai/09
· votar


E na verdade eu acho que tem até banda demais alcançando sucesso, "sem merecer" de fato,sem ter nenhum talento!!!

macaco veio
Veterano
# mai/09
· votar


1 porque tem uma banda em cada esquina.
2 porque para muitas pessoas tocar um instrumento eh como operar uma maquina, nao tem valor nenhum, musico eh apenas o operador de uma maquina entao ha que se separar o que eh ser musico e o que eh ser um artista que enterteim as pessoas.
3 se depois de alcancado os objetivos de entretenimento e algum investidor (grandes gravadoras ou outro investidor do ramo) se interessar e achar que pode fazer grana em cima, o artista assina entao um contrato conhecido como "vender a alma ao diabo" onde por um longo perido de tempo o artista entrega tudo que lhe pertence (incluindo nome artistico e nome proprio) ao investidor que mesmo apos termino deste contrato retem varios direitos do artista pelo resto da vida que o artista viver na terra. Essa negociacao com o "demonio" sempre havera, se ela eh bem feita (favorecendo um pouco mais o artista) ou mau feita depende do negociador. O investidor hoje sabe que "Disco de musica nao vende" entao hoje ele quer todo o direito de mercadoria do artista incluido performance ao vivo.
do contrario so vendendo migalhas indie ou migalhas no mundo gospel em geral.
alguns investidores hoje se interessam por pessoas que possuem alguma arte mas que sao pobres (geralmente do morro ou favelas, ex. pepe e nene) e que entao nao possuem nenhum poder de barganha na hora de negociar. nessas negociacoes geralmente pode mas nao obrigatoriamente envolver drogas, prostituicao, e submundo em geral (ex. de britney spears a amy lee) (nos USA ja houve casos de assassinato de produtor onde a forca do dinheiro abafa o acontecimento). minha opinao aqui nao eh contraria nem a favor, eh de apenas esclarecer o jogo para os que ainda nao enxergam. palavra de macaco veio.

Slash Silva
Veterano
# mai/09
· votar


Vejam esta história:

Um grupo de garotos de uma certa cidade resolveu montar uma banda, escolheram aleatoriamente quem ia tocar o Quê dentro da banda. Esses caras de música só entendiam o que costumavam ouvir em seus discos de vinil da época. Aí compraram instrumentos os mais baratos possíveis, pois grana não era o forte deles, pra se ter uma idéia as guitarras eram da marca TONANTE, e a bateria era uma GOLPE usada e bem raladinha. Costumavam se reunir aos fins de semana pra tentar tocar, só quem tocava era o baterista e o guitarra solo; já o vocal era mais ou menos mais não conseguia perceber o ritmo e saía a toda hora do tom. Uma negação. Depois de um tempo tocando apenas algumas dos Guns pela metade, descobriram que seus instrumentos não chegavam nem aos pés dos instrumentos de marca usados por seus ídolos; descobriram que tinham que estudar música e teoria, comprar mais pedais e amplificadores, e mesas de som, e acessórios, emfim: desanimaram e o sonho acabou. Era um sonho que estava muito além de suas realidade e isso prova que o fator dinheiro influi e muito na corrida até o sucesso, quem vai emprestar de graça instrumentos de qualidade para o ensaio? Quem vai pagar a escola de música? E depois por último é que vem o tal empresário e os contatos. Agradeço mais opiniões.

A.Moura
Veterano
# mai/09
· votar


Acredito que seja um conjunto de fatores, conheci aqui na minha cidade uma banda fantástica em 1985. Eles gravaram um Vinil pela Rock Brigade Records, na mesma época do 1º disco do Sepultura. O Sepultura está aí e eles se acabaram, era uma banda completamente desunida não tinham objetivos comuns, era cada um por si. E acredito que a falta de carisma junto ao público também atrapalha muito. Não basta ser bom!

doispontosbe
Veterano
# mai/09
· votar


acredito que além do dom
também tem a história da midia.
o que a midia coloca pra todo mundo ouvir
acaba pegando, exemplo, essa porquera de emo íe funk que a gente ouve a todo momento em rádios e nas ruas.
se você tem uma boa gravadora e meios de sair na midia,
quem sabe.
e como já disseram também, tem uma banda a cada esquina
se todas forem fazer sucesso..

Thyagw
Veterano
# mai/09
· votar


Mas porque essa obcessao por sucesso

Claro que todo mundo quer
Mas não é melhor que sua música, feita com todo cuidado, carinho, emoção e dedicação seja apreciada por realmente quem sabe e quem merece aprecia-la

E não a massa, que tem o que merece, música da massa!

A sua música deve passar a mensagem que você quer, que nem sempre é pra todos

São raras coincidencias de musicos que tocam a musica que amam e que está na midia de forma estrondosa, e que depois do sucesso, mantém a mesma dedicação e o brilho do sonho de que sua musica seja ouvida

O sucesso pode ser alcançado por n caminhos:
- Sorte ( fazer um show onde um olheiro passa e ama sua música)

-Talento ( aquele tipo de pessoa que você percebe que nasceu pra isso, como Les Paul por exemplo)

-Dedicação (o meio menos usado ultimamente, que necessita de muito estudo e força de vontade)

-Originalidade ( tocar uma música diferente de tudo que ja foi tocado, que apesar disso agrade as pessoas)

-Seguir o que toca agora ( tocar o que outra banda já toca, em formato brasileiro ou até em ingles mesmo)

MauricioBahia
Moderador
# mai/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Slash Silva
Pq a vida é assim. Se todo mundo fosse igual não haveria o diferente. E numa banda, que é na verdade um time, alcançar a "perfeição" fica mais difícil ainda.
Mas... que pergunta óbvia!!! ;-)
Abs

Slash Silva
Veterano
# mai/09
· votar


A pergunta não é tão óbvia assim, meu amigo, se fosse, não teria 13 respostas em apenas dois dias.

janick
Veterano
# mai/09
· votar


Porque senão não existiria sucesso

MauricioBahia
Moderador
# mai/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A pergunta não é tão óbvia assim, meu amigo, se fosse, não teria 13 respostas em apenas dois dias.
Slash Silva
Eu acho óbvia. Porém, não deixa de ser interessante! :-P
Abs

LeandroP
Moderador
# mai/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Depende do significado da palavra sucesso.

MauricioBahia
Moderador
# mai/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Slash Silva
Serei mais direto: pq talento não se encontra em qualquer esquina. E numa banda não é só o talento que importa, mas a "sinergia". Submeter-se ficar calado é uma virtude numa banda. George Harrison tinha canções maravilhosas e muitas vezes foi reprimido. Só em Abbey Road, se não me engano, resolveu "botar" banca.
Existe o amadurecimento do Homem e isso não tem a ver com música; e quando entra o ser humano na questão a coisa muda de figura e complexidade. Então, o time tem que jogar junto, deixar de lado "egos". Isso é algo dificílimo. Há um relacionamento afetivo com a música. Por isso que poucas bandas chegam ao sucesso. A música, no meu modo de ver é "hypie", mas o mundo vê cifras ($$$) e aí mora a discordância.
Além do mais, há uma gravadora por trás, uma realidade "x" e um mercado que muda a cada ano. Vai se adaptar...
Os casamentos duram cada vez menos...
Abs

Falkon36
Veterano
# mai/09
· votar


Porque apenas poucas bandas alcançam o sucesso?
porque se fosse muitos o povo n ia ter saco pra ouvir tanta coisa =P

Slash Silva
Veterano
# mai/09
· votar


Maurício Bahia,

Isso é bem verdade, é só olhar a história da música e ver que os vocalistas quase sempre são os mais egoístas: abandonam a banda que iniciaram para seguir carreira solo. Alguns exemplos: Paul Mcarteney (The Beatles), André Matos (Viper, Angra, Shaman), e muitos outros.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/09
· votar


e principalmente talento

É tipo essas bandas talentosas que fazem sucesso atualmente, Strike, Bonde do Stronda, essas coisas.

Su Sukita
Veterano
# mai/09
· votar


Por que a maioria das bandas se preocupam tanto com o 'sucesso'?

Machine Gun Man
Veterano
# mai/09 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


Primeiro, o que é sucesso? Sucesso de crítica e público? Ter uma música na novela da globo? Top 10 de alguma rádio?

Esse negócio de sucesso é bem relativo... Portishead, por exemplo, é uma puta banda legal.. Se você perguntar pra qualquer um por aí, prncipalmente aqui no Brasil, vai dizer que não conhece. Mas é uma banda famosa no mundo todo, mais conhecida do que NXZero ou outra coisa que faça sucesso atualmente. Pra mim, Portishead é uma banda de sucesso, estando ou não na boca do povo, e acredito que eles também se consideram assim.

Bom... a banda que eu usei como exemplo pode ser substituída por muuuuitas outras. No meu terceiro colegial, do meu grupo só eu e meu amigo conhecíamos Pink Floyd, alguns nunca tinham ouvido falar e outros só conheciam Another Brick In The Wall. E olha que é uma das bandas mais famosas do planeta...

Eu acredito, sim, que quem faz coisa boa consegue sucesso.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


Acho que vão querer me matar depois disso, mas...

Pra mim é seleção natural, igualzinho ao que acontece nas espécies, quem sobrevive nunca é o mais forte ou o melhor em algo, mas o que em um determinado período de tempo está mais adaptado ao meio em que está inserido. o mesmo vale pra musica e para a fama de um musico.

Tanto é que o cara pode ser famoso em um determinado nicho do mercado musical e não ser famoso fora dele, como é o caso da maioria dos musicos de Jazz ou Blues ou Bossa Nova, ou o que seja, eles são muito adaptados ao seu meio, mas extremamente inéptos fora dele, não por capacidade ou incapacidade técnica ou musical, mas porque seu conhecimento, embora maior, não seria muito bem adaptado no contexto de bandas emocore pop-teen.

Da mesma fora o carinha da banda de emocore, não se adaptaria tão bem ao nicho do cara que toca Jazz, poir não tem a habilidade necessária pra sobreviver nesse ambiente, onde a mídia é menos decisiva e a capacidade técnica bem mais relevante.

Então, assim como na natureza, bandas fazem sucesso ou não por se adaptarem melhor aos imperativos de seus ambientes (ou públicos), do que as demais, que estão fadadas a deixar de existir mais cedo ou mais tarde.

Machine Gun Man
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix

Isso aí, cara. Quem tem qualidade se destaca no seu "nicho", como você chamou. Tenho certeza que o "sucesso" pra um cara como Hermeto Pascoal, por exemplo, não é aparecer todo mês no Faustão, mas ele não deixa de ser um músico de sucesso.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


Machine Gun Man

É por aí, existem nichos musicais, cada um se adapta da melhor forma ao nicho a qual pertence, alguns se adaptam bem a vários nichos, alguns, como os Beatles se adaptaram bem a quase todos os nichos ao mesmo tempo, tanto é que existem versões das musicas deles que vão do erudito ou do jazz até a musica eletronica.

Quem quer aparecer no Faustão, vai ter que se adaptar a um tipo de exigências do ambiente, no caso as exigências do público do Faustão, se for muito bom nisso (mesmo que não seja um grande musico do ponto de vista técnico), então ele vai conseguir, seja cantando o Créu ou tocando com o Scorpions.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque apenas poucas bandas alcançam o sucesso?